Postagem do dia 01.02.2015

Chapa para Mesa da Assembleia: 42 a 4
          Superlotou o plenário da Assembleia Legislativa na posse dos deputados estaduais eleitos em 2014 para um mandato de quatro anos. São 46 deputados abrigados num leque de cerca de 25 legendas partidárias. A sessão começou com 1 horas e 45 minutos de atraso devido à missa em ação de graças realizada no prédio em frente.

O deputado José Albuquerque presidiu a cerimônia, pediu o deputado Roberto Mesquita para fazer a leitura dos nomes dos empossados, que já estavam registrados no painel, e os convidou a prestarem o juramento. “Prometo...”
          O governador Camilo Santana, a vice-governadora Izolda Cela, o prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio compareceram, o que não é de praxe, mas que traduz o elevado grau de entrosamento que está existindo entre Legislativo, Executivo e a Prefeitura. Aliás, diga-se, Governador e Prefeito são oriundos do Legislativo estadual. Também estava lá o Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Salmito Filho.

Prefeito Roberto Cláudio

         Secretários de Estado, prefeitos municipais, vereadores daqui e do interior, ex-deputados, membros da Magistratura, familiares dos eleitos e até mesmo torcida organizada, como podia se ver nas galerias as faixas do PSOL saudando o deputado Roseno. Camocim também mandou claque para a prefeita Mônica Aguiar e para o deputado Sérgio Aguiar (foto).

      Terminada essa formalidade o presidente José Albuquerque pediu que o plenário fosse esvaziado para a eleição da Mesa Diretora. Com chapa única formalizada, foi pedido que o deputado só registrasse no painel o “v” de votou e, num papelzinho, escrevesse se apoiava a chapa ou não. Dos 46 deputados, 42 votaram sim e 4 votaram não.

Painel eletrônico da AL

01.02.2015

Nova Mesa da Assembleia, uma mulher na suplência

Novos dirigentes da Assembleia

          Presidente – Zezinho Albuquerque (Pros); 1º vice-presidente – Tin Gomes (PHS); 2º vice-presidente – Danniel Oliveira (PMDB); 1º secretário – Sérgio Aguiar (Pros); 2º secretário – Manoel Duca (Pros); 3º secretário – João Jaime (DEM); 4º secretário – Joaquim Noronha (PP); suplentes – Ely Aguiar (PSDC), Aderlânia Noronha (SD) e Robério Monteiro (Pros).
          A formação da chapa foi feita levando em consideração a proporcionalidade partidária da Casa, contemplando três blocos partidários e o PMDB. Um dos blocos constituídos, formado por Pros, PT, PCdoB e PSD, conta com 18 deputados;  o bloco PV-PSDC-PTN-PRP-PSC-PHS-PRB-SD-DEM reúne dez membros;  PDT, PP, PSL e PEN estão na terceira colocação, com sete parlamentares, seguidos pela bancada do PMDB (seis). Os demais partidos que elegeram deputados estaduais são os seguintes: PR, PSDB, PPS e PSOL.

01.02.2015

Camilo vai à AL ler mensagem nesta segunda-feira
          Eleita a chapa, o presidente José Albuquerque convocou  os demais membros para compor a Mesa e  instalou  a 29ª legislatura da Casa.  
          Ivo Gomes (Pros-foto), Secretário de Cidades, David Durand (PRB), dos Esportes, e Osmar Baquit (PSD), da Pesca, que voltaram à Assembleia na sexta-feira para assumirem os seus mandatos, já foram liberados para voltarem às suas pastas.
    No lugar dos secretários  serão empossados Leonardo Pinheiro (PSD-Foto1), Professor Teodoro (PSD-Foto2) e Fernando Hugo (SD).
          Empossados os suplentes, o presidente  convocou  os parlamentares a comparecer a Casa na segunda-feira, 2, às 10h, para a Sessão Solene de Instalação da Primeira Sessão da 29ª Legislatura quando o governador  Camilo Santana estará presente para ler a mensagem governamental com as ações que pretende realizar em 2015.
Depois ele receberá os deputados para almoço no Abolição.

01.02.2015

Foco na seca, falta d´água e realizações

          O deputado José Albuquerque focou o seu discurso de posse ressaltando “o agravamento da crise de abastecimento de água porque passa nosso País é uma realidade historicamente vivenciada pelos cearenses. Pelo quarto ano consecutivo, o Ceará tem registrado chuvas abaixo da média. Precisamos agir para evitar o aprofundamento das consequências da seca, o que preocupa nossos irmãos em todos os 184 municípios”.
Adiante: “Estamos confiantes de que, muito em breve, teremos chuvas em nosso Estado, nos permitindo acreditar na chegada de dias melhores para todos os cearenses. Paralelo a isso, é urgente que procuremos, agentes públicos e sociedade, nos unir em busca de soluções que tenham como objetivo a economia e o uso responsável da água, evitando desperdícios.”
          Ele também ressaltou as algumas realizações do Estado nos últimos 8 anos e as ações desenvolvidas pela Assembleia na sua última gestão sobretudo as campanhas pela refinaria e contra as drogas.

*Por hoje contei, até amanhã.