Postagem do dia 30.06.2015

Cupins destroem móveis em  residências de Fortaleza
          Entre os males destrutivos que acometem Fortaleza agora chegou a vez do cupim doméstico,  que está acabando com os móveis de muitas residências.
        E não importa que seja de gente rica ou pobre. Onde existir madeira, ele ataca com voracidade, e não deixa caminho, somente um pó, certamente resultado de sua ação deletéria.Vai começando bem pouquinho...até que...
          A utilização de cupinicida ameniza um pouco o ataque, mas por poucos dias, logo eles voltam ainda mais fortes. E cupinicida é veneno,  faz um mal enorme à saúde. Por isso, várias pessoas já estão substituindo camas, mesas de cabeceira, “closes”, lambris das paredes, armários por peças em alvenaria,  gesso, vidro, metais etc. As portas, bom, essas são substituídas por outras à medida que ficam contaminadas.

30.06.2015

10ª. Região faz seleção para  oficiais temporários
          O Comando da 10ª Região Militar recebe inscrições até o dia 10 de julho para uma Seleção Especial de profissionais de nível superior para cadastro de reserva de prestação de Serviço Militar Temporário no Exército Brasileiro como Oficial Técnico Temporário (OTT). Podem se inscrever pessoas de ambos os sexos.
          Esse Serviço Técnico Temporário (SvTT) é realizado sob o regime de Estágio de Serviço Técnico (EST) para Oficiais em períodos, nos quais os candidatos deverão se adaptar à vida militar e comprovar seus méritos para obtenção de sucessivas prorrogações de tempo de serviço.
          A convocação tem validade de 12 meses, prorrogáveis, conforme legislação específica do Exército. Serão feitas análises dos currículos de todos os candidatos, avaliação de conhecimentos, nesta etapa participarão no máximo, quatro candidatos por vaga provável a ser aberta, obedecendo-se à classificação obtida após a avaliação curricular. Prosseguirão no processo seletivo, sendo chamados para as fases de inspeção de saúde e exame de aptidão física, uma quantidade de dois candidatos por vaga provável (previsão) a ser aberta.
         O período de inscrição segue até o dia 10 de julho, de segunda-feira a quinta-feira das 09h às 11h30 e das 13h30 às 16h e sexta-feira das 08h30 às 11h.

30.06.2015

Dr. Cabeto com um pé na Subsecretaria da Saúde
          O Dr. Carlos Roberto Martins Rodrigues (Cabeto-foto) está cedendo aos constantes apelos do Governador e de vários amigos da área para que aceite participar da gestão da saúde no Ceará. Disse ele ao jornal O Povo: “Já venho ajudando o governo. Eles vêm me chamando para dar opinião. E me disponho completamente pela minha função pública a ajudar. Mas quanto ao cargo, estou estudando de que maneira. Vou conversar com calma com o governador”, afirmou.
            Segundo Cabeto, suas opiniões dizem respeito ao planejamento da saúde no Estado. “Não acredito em salvador da pátria. Não tenho essa importância neste processo. Dimensiono de modo muito racional. Sou mais um para colaborar”, afirmou. “O que se está pedindo é a colaboração da classe médica e dos profissionais de saúde para construir um pacto social para ajudar nesta estruturação.”

A favor de Cabeto para a Secretaria  contam o perfil técnico e o bom relacionamento com o Sindicato dos Médicos, principal responsável por denunciar a crise na saúde no Ceará.
          Considerando a hipótese de o médico ser anunciado como secretário-adjunto da Secretaria Estadual de Saúde  a presidente do Sindicato dos Médicos do Ceará, Mayra Pinheiro (foto), comemora. “Acreditamos que, neste momento, não poderia ser um nome melhor. Cabeto goza do respeito dos médicos e é uma pessoa preparada”, afirma a presidente.
          Segundo Mayra, a escolha do médico “enaltece muito a postura do governador”. Para ela, Cabeto e Javi têm capacidade de diálogo e conhecimento da área.  A ida de Cabeto poderia apaziguar a relação com a entidade. (Fonte: Jornal O Povo)

30.06.2015

Isso não é turismo que se preze
          É um absurdo e ainda assim se quer a região como área de turismo internacional. O acidente que vitimou um dos líderes classistas mais destacados  do Ceará, Francisco Barreto (foto), presidente da FACIC, serve muito bem para mostrar que o “paraíso” de Jericoacoara só existe mesmo na natureza porque os serviços de atendimento médico estão muito, mas muito mesmo, abaixo das necessidades.
          Como é que um cidadão cai dentro de uma piscina vazia, tem fratura exposta em uma perna, leva pancada na cabeça, passa mais de quatro horas sem conseguir remoção e cuidados por uma equipe médica? Esse é um caso triste que deve servir de alerta para quem deseja fazer turismo com eficiência.

30.06.2015

Fortaleza fora dos cruzeiros de fim de ano
          As empresas de cruzeiros marítimos Costa, Royalcaribbean e MSC não estão incluindo Fortaleza nos  seus roteiros de fim de ano, pelos menos nos anúncios publicados atualmente. Do Nordeste somente Salvador, até agora.
         As atividades dessas empresas com os seus navios e roteiros só incluem  os portos de Santos, Búzios, Cabo Frio, Ilhabela e Rio de Janeiro além de Punta del Leste e Buenos Aires.

30.06.2015

200 milhões de reais para remédios que não existem
          “Se foram liberados 200 milhões de reais para comprar remédios, e eles estão faltando em todo o Estado, eu quero saber para onde foram esses remédios ou esse dinheiro”, disse ao repórter o deputado Heitor Ferrer (PDT-foto) que está preparando requerimento com pedido de informação ao Governo do Estado.
          “Quando Ciro Gomes (foto) assumiu a Secretaria de Saúde o sistema de distribuição de medicamentos aos municípios  foi inteiramente desmantelado, o que levou a  COASF-Coordenação  de Assistência Farmacêutica a uma total desorganização.
          Os recursos federais e estaduais foram liberados, mas remédio que é bom para a população não existe. É preciso saber o que aconteceu”, afirmou o parlamentar.

30.06.2015

Sessão solene pelos 47 anos da Inace
           Nesta terça-feira, às 19 horas, a Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado João Jaime (DEM-foto) realiza sessão solene em comemoração aos 47 anos de  atividades da Indústria Naval do Ceará, que acontecerá no plenário 13 de Maio.
          A INACE, conduzida pelo casal Gil Fernandes Bezerra e Elisa Gradvhol Bezerra (foto),  é um dos mais importantes estaleiros do Brasil na construção de navios para a Marinha, não somente do Brasil mas também de alguns países africanos, e de iates de luxo sendo o estaleiro de Fortaleza responsável por dezenas de unidades nessa categoria.

30.06.2015

Pedagogia Waldorf em exposição
          “Pensar, Sentir e Querer" é uma leitura do fotógrafo Wagner Kiyanitza (foto) sobre o olhar Waldorf. A exposição será aberta no dia 2 de julho, às 19h30, no Shopping Riomar. As atividades pedagógicas irão acontecer  durante os dois meses da exposição.
          Um trabalho desenvolvido ao longo de mais de um ano de estudo, observação e captura de imagens que mostram o dia a dia da pedagogia Waldorf ( Waldorf Micael), o carinho e cumplicidade entre alunos e professores, mostrando com muita sensibilidade que a prática pedagógica Waldorf é permeada pela arte e pelo respeito ao ser humano.
          “Indo além das imagens, montamos um projeto maior que envolve uma série de oficinas ministradas por professores e pais da escola, com a intenção de levar vivências das atividades lúdicas, artesanais e criativas que acontecem no cotidiano das escolas Waldorf”, dizem os organizadores..
          Profissionais de renome, que atuam nas mais diferentes áreas ligadas à Educação são os convidados para um bate papo em mesas redondas. Medicina escolar, o Brincar livre, a importância da Arte na Educação, Educação Integral, a atuação do Unicef nas políticas públicas no Ceará e muitos outros temas serão abordados durante o tempo da  exposição.

30.06.2015

Troféu Clóvis Rolim
          A Federação Lojista e a CDL escolheram o ex-reitor da UFC e atual Secretário de Educação Superior do MEC, Jesualdo Farias (foto), para receber o Troféu Clóvis Rolim, a maior comenda do comércio cearense. Jesualdo teve papel decisivo na implantação da Faculdade CDL de Comércio. A solenidade será no dia 16 de julho, às 20 horas, no Theatro José de Alencar.

30.06.2015

Reforma do Pacto Federativo para fazer com que País volte a crescer
          Peemedebista cearense que preside a Comissão Especial que analisa o tema, o deputado Danilo Forte (PMDB-foto) subiu à tribuna da Câmara Federal para destacar a apresentação do relatório do deputado André Moura (PSC-SE) que sugere 12 propostas para repactuar a federação brasileira. O parecer do parlamentar sergipano será apresentado nesta terça-feira, 30, a partir da 14h30.
          Presidente da Comissão Especial da Câmara que analisa o tema, o peemedebista cearense aposta na reformulação do Pacto Federativo para fazer com que País volte a crescer. “Conquistar a credibilidade é fazer com que o País cresça. A busca da credibilidade tem que ter um propósito. E a agenda do Pacto Federativo pode e deve ser este propósito”, disse.

30.06.2015

O exemplo do “hub” de Lisboa
           O diretor e editor do “Brasilturis Jornal”, jornalista Horácio Neves (foto acima), que é português mas há muito tempo está radicado no Brasil, trará toda a sua experiência de profissional de turismo na exposição da palestra intitulada “O exemplo do hub de Lisboa como incremento para o turismo e a economia da capital portuguesa”, que fará nesta quarta-feira, 1º de julho, a partir das 9h, no Hotel Mareiro, na avenida Beira Mar.
        O evento marca a designação do jornalista Ivonildo Lavor (foto) como correspondente da publicação no Ceará.

30.06.2015

CURTAS SOCIAIS
*Curso para aumentar a empatia, comunicação, expressividade e naturalidade espontânea vai ser ministrado pela fonoaudióloga e “coach” Nayara Fortaleza (foto) na Pousada Monte Cristo, em Guaramiranga, de 17 a 19 de julho. Informações: (85) 99978.5306.
*E Guaramiranga continua em foco, agora em corrida de pedestres, a de número 8, programada para acontecer em 8 de agosto.
Isso segundo um dos motivadores, Alexandre Pereira (foto). Mais informações: (85) 3263.8888. 
*A Turma do Buzão, que tem forte atuação no Facebook com suas postagens sempre descontraídas e hilárias, movimentará a sua festa de São Pedro no dia 3, sexta-feira, no Ideal Clube, a partir das 7h30 da noite. Roberto Costa (foto acima) é um dos articulares.
*Numa iniciativa do deputado Heitor Ferrer (PDT) a Assembleia Legislativa concederá o título de Cidadão Cearense ao jornalista e radialista Evandro Nogueira de Souza (foto). Solenidade às 18 horas deste dia primeiro de julho.
*Neste dia 30 Gláucia e Fernando Mota (só tenho foto dela) fazem aniversário de casamento. Já são pra lá  dos 50.
*E Carlito Ponte  (na foto com o amigo Romel Almeida) é também o aniversariante  da data. Parabéns.

*Por hoje contei. Até amanhã.