Postagem do dia 22.11.2014

CNBB condena corrupção na Petrobrás
          Na sessão plenária desta sexta-feira(21/11) a deputada estadual Eliane Novais (PSB-foto) utilizou o tempo do primeiro expediente para ler uma nota divulgada pela  Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que condena a corrupção na Petrobrás de fala dos desafios futuros para os governantes brasileiros.
Um dos trechos: “A construção do bem comum desafia, especialmente, os eleitos em outubro deste ano. A corrupção na Petrobras reforça a sensação de que é um mal que não tem fim. Vemos aqui, claramente, as consequências do financiamento de campanhas por empresas, porta e janela de entrada da corrupção. Nenhum país prospera com corrupção que, no caso do Brasil, lamentavelmente já vem de muitos anos e não se limita à Petrobras”.

Outro trecho: “A reforma política é outra urgência inadiável. Convicta disso, a CNBB se empenhará ainda mais na coleta de assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular proposto pela Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas. À reforma política, entretanto, é necessário unir outras reformas igualmente urgentes como a tributária e a agrária. O Brasil não pode mais conviver com tanta omissão em relação a estas e outras matérias que lhe são vitais”.

22.11.2014

Agentes penitenciários na expectativa    
Sentados no chão alguns aguardam
          Muita expectativa dos agentes penitenciários no acompanhamento da votação da mensagem do Executivo que dispunha sobre “a criação de cargos públicos de provimento efetivo de Agente Penitenciário no Quadro do Poder Executivo para lotação na Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará.”
          Na quinta-feira, 20,  eles “acamparam” no “hall” de entrada do plenário da Assembleia aguardando a votação. Mensagem aprovada pelos deputados.

22.11.2014

Os homens de confiança de Camilo
          Assinala Roberto Moreira em seu blog: “No debate sobre a montagem da grade de cargos para o futuro governo, nos corredores da Assembleia, deputados dizem que Camilo não tem opção boa fora  do PROS e alguns gatos pingados no PT.
          “Não é verdade, Camilo Santana tem um grupo que o segue faz tempo e ele leva com ele para onde vai. Vou citar alguns casos. Na campanha, Camilo falou  muito de regularização da terra.

          No Governo quem fez o trabalho de regularização fundiária foi o competente engenheiro Ricardo Durval que  comanda o Idace. Ele está com Camilo desde o início.
          “Outro assunto bastante colocado por Camilo na campanha foi a construção de casas populares. Pois bem! Ele tem dois homens chave na Secretaria de Cidades, colocados por  ele: Ronaldo Borges e Felipe Pinheiro. Outro nomes que seguem o futuro governador em todos os momentos é Wilson Brandão, o secretário executivo da SDA.
Outro nome que está no governo Cid com talento é Rebeca Majó, especialista em gestão portuária. Por isso Camilo falou muito do Pecém em seus programas.
          “Não posso arriscar qual os cargos que essas pessoas devem ocupar, mas certamente estarão em locais de destaque pela competência e lealdade ao governador eleito”.
 

 

22.11.2014


História empresarial de sucesso
          A Associação Comercial realiza na quarta-feira, 26, às 15h30,  mais uma edição do projeto “Coletiva Empresarial – Casos de Sucesso” ouvindo o empresário Everardo Ferreira Teles (Ypióca-foto), que contará detalhes da trajetória de  sua vida e da rica história da empresa fundada pelos seus avós. O presidente da ACC, João Porto Guimarães, como anfitrião.
João Guimarães
 

22.11.2014

Roteiro da Fé....
       Uma das palestras do último dia, 21, do IV Simpósio Internacional sobre Padre Cícero, que acontece esta semana na Universidade Regional do Cariri, campus Crajubar, em Juazeiro do Norte, foi do vice-reitor da URCA, José Patrício Mello, que abordou "Roteiro da Fé como patrimônio imaterial global". Representante do Iphan nacional presente à mesa. (Foto Luciano da Urca).

22.11.2014

Convivência e lembranças de Pe. Cícero
Reitora Otonite
        Uma riqueza de detalhes sobre a vida de Padre Cícero revelados por pesquisadores brasileiros e estrangeiros foi o que se pode ver durante este IV Simpósio Internacional sobre Padre Cícero, que acontece a cada 10 anos, numa realização da Universidade Regional do Cariri que tem à sua frente a Reitora Antônia Otonite Cortez de Oliveira.
           Nas últimas palestras da manhã de sexta-feira, 21, depoimento de Dona Rosinha do Horto e suas lembranças pessoais e convivência com o artífice de Juazeiro. O auditório do campus Crajubar esteve lotado em todos os momentos. (Fotos Luciano da Urca).

22.11.2014

O Reisado de Dedé de Luna
         O rico folclore do Cariri, como o belo Reisado Dedé de Luna, de Crato, fez parte das apresentações culturais do IV Simpósio Internacional sobre Padre Cícero realizado pela Universidade Regional do Cariri, que terminou sexta-feira, 21, no campus Crajubar, em Juazeiro do Norte. A reitora Antônia Otonite conduziu com muito acerto o evento.
          Apesar de muito densa, a programação científica agradou a todos, brasileiros e estrangeiros, que participaram do evento.(Foto Sandra Nancy, Pró-Reitora de Extensão da Urca).

22.11.2014



Confraternização, fanfarra e homenagens
         Na tarde de sexta-feira aconteceu uma confraternização com direito à fanfarra e a Quadrilha de Juazeiro no encerramento do IV Simpósio Internacional sobre Padre Cícero e a Universidade Regional do Cariri (URCA) manifestou a sua gratidão a vários colaboradores e amigos da instituição tributando-lhes uma homenagem, às 19 horas, no Cariri Garden Shopping.
 
           Também foi realizada a solenidade de entrega dos certificados aos agraciados pela coordenação do evento. Como disse a Reitora Otonite Cortez, na sua saudação de abertura do simpósio “desejamos que esteja o Padre Cícero a abençoar todos os que fazem a URCA, as pessoas que vivem, trabalham, oram e amam nessa cidade e nessa região”.
           Foram também homenageados, à noite, pela URCA, os que se dedicam à preservação da memória do Padre Cícero e do Cariri. (Fotos Sandra Nancy).

22.11.2014



ABERT com respeito ao Edilmar

          Manda dizer de Brasília o jornalista Wilson Ibiapina (foto): “O vice presidente da Globo, Paulo Tonet Camargo, abriu a residência para uma recepção em homenagem ao senador José Sarney, que está deixando a política. A reunião contou com a presença de diretores da Globo e de sucursais de tvs e jornais em Brasília, alem de diretores da Abert e ANJ.
          “Em conversa informal, numa ronda em que estávamos com o Nilvan, o José Francisco de Araújo Lima, diretor de relações institucionais- regulação e novas mídias da Globo; José Occhiuso, chefe do jornalismo do SBT em Brasília; Marcelo Rech, novo diretor da sucursal da RBS em Brasília, e o Marcio Novaes, da Record, o Luís Roberto Antonik pagou um baita de um elogio ao Edilmar Norões. Disse que existem duas pessoas a quem a Abert muito deve. São prestativas e todos os problemas que lhes são colocados elas resolvem imediatamente. Uma é o Raimundo Moreira, diretor da Sucursal da Rede Amazonas, e a outra é o Edilmar Norões (foto), do Sistema Verdes Mares de Comunicação, no Ceará.
“Estou lhe passando essa informação para que tome conhecimento da importância que o pessoal da Abert dá ao seu trabalho e a sua dedicação às causas da comunicação.Abs wi”.

22.11.2014

Alunos de Música criam espetáculo e se apresentam em escolas públicas

Os alunos do 4º semestre da disciplina de Canto Coral do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará montaram  o espetáculo musical  "O Canto da Porta", com o qual se apresentam  durante o mês de novembro em escolas públicas de Fortaleza. O trabalho foi concebido ao longo do ano e o resultado final tem como objetivo preparar os alunos para conhecerem mais de perto a realidade das escolas públicas nas quais estarão estagiando a partir do quinto semestre,  destaca o Prof. Erwin Schrader.

          O trabalho permite, também, o exercício da interdisciplinaridade, pois além da atividade de canto, os alunos constroem o próprio figurino, o cenário,  os adereços,  executam as músicas e compõem o enredo do espetáculo. É uma forma de prestar conta para a comunidade da produção musical que é desenvolvida no Curso de Música da UFC, complementa o Prof. Erwin.

    Do repertório da apresentação constam as seguintes canções: Vida de Viajante (Luiz Gonzaga); A Casa (Toquinho e Vinícius de Moraes); A Porta (Toquinho e Vinícius de Moraes); O Jumento (Luiz Gonzaga); O Bode (Samyr Pereira); A Galinha (G. Monreal e Edgard Poças); O Pato (Toquinho e Vinícius de Moraes); Festa em Independência (Flávio Paiva) e Submarino Amarelo (Lennon e McCartney).
          As apresentações começaram  na Escola Martins de Aguiar, no bairro Ellery, e prosseguem na Escola Monsenhor Linhares, na Parquelândia,  no Núcleo de Desenvolvimento da Criança, no campus do Pici, na Escola Adroaldo Teixeira Castelo, no Planalto Pici etc. São duas apresentações em cada escola: às 10h e às 13h30min.(Fonte: Prof. Erwin Schrader, do Curso de Música da UFC – fone: 85 8852 8433).

22.11.2014

CURTAS SOCIAIS
*Casaram-se na Igreja do Líbano, Ricardo, filho de Silvana Mary Silva e Francisco Sérgio Araújo, me Lucíola, herdeira de Fátima (nascida Santiago) e Jacinto Moreira Sales. A recepção teve como cenário o Ilmar Buffet.

*Ganha abraços neste final de semana pelo aniversário Rebeca Felício.
*Foram abraçadas pelo “nat” Gláucia Martins, Ana Virgínia Carneiro, Bia Jucá (foto) e Eveline Freitas. Também ganhou abraço pelo mesmo motivo o construtor Gera Teixeira.
*O desembargador Fernando Ximenes (foto) e o empresário Gervásio Pegado Filho são os folhinhas deste domingo.

*Na segunda-feira os cumprimentos vão para o executivo  Everardo Matias (ex-Varig).

*Bom final de semana.