Postagem do dia 21.04.2016

AL aprova isenção de ICMS para operações e prestações do HUB da TAM
          A Assembleia Legislativa aprovou, na sessão plenária desta quarta-feira (20/04), a isenção do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) incidente em operações e prestações relacionadas com a construção, instalação e funcionamento do Centro de Conexões de Voos (Hub) da TAM, no Aeroporto Internacional Pinto Martins. O Plenário também aprovou outros três projetos de lei do Poder Executivo, um projeto de lei da Mesa Diretora, três projetos de lei de parlamentares e dois projetos de indicação.
          O projeto de lei 32/16, oriundo da mensagem 7.976, do Executivo, prevê a implementação de sistemática de tributação diferenciada para o Hub da TAM, com o objetivo de estimular a exploração, por companhia aérea brasileira, de um número elevado de voos nacionais e internacionais, representando um incremento no fluxo de pessoas e bens que acorrem ao estado do Ceará.

21.04.2016

Polícia civil ganha gratificação de reforço
          Também na mesma sessão do Legislativo estadual foi aprovado o  projeto de lei 30/16, oriundo da mensagem 7.974, que institui a Gratificação de Reforço Operacional Extraordinária, em substituição à Gratificação de Serviço Extraordinário ao policial civil de carreira que aderir voluntariamente à escala de serviço fora do expediente normal.
          Igualmente foi aprovada alteração no  artigo da Lei nº 13.729, de janeiro de 2006, instituindo a Indenização de Reforço ao Serviço Operacional (IRSO) para o militar que trabalhe em dias de folga da atividade policial. (Fonte: Jornalista Salomão Castro).

21.04.2016


21.04.2016

Política Nacional de Resíduos
Sólidos faz seminário em Fortaleza
        O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Severino Ramalho Neto, abrirá no dia 25 de abril, às 8 horas, dando as boas vindas aos presentes e falando da importância do evento,  o 3º. Seminário Política Nacional de Resíduos Sólidos que acontecerá no Auditório Gervásio Pegado da CDL, em Fortaleza. Antes, de 7 às 8 horas, haverá o credenciamento dos participantes e um Café de Boas Vindas.
Logo após  o pronunciamento do presidente Severino Neto (foto)  falarão o Secretário de Meio Ambiente do Ceará, Artur Bruno; o Secretário das Cidades do Ceará, Lúcio Ferreira Gomes, e o presidente da APRECE, Expedido José do Nascimento, que farão uma panorâmica sobre a problemática do lixo no Estado, em Fortaleza e nos municípios cearenses.
A palestra magna da manhã será do Prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (foto).
         Na sequência, o Consultor Internacional de Portugal, Rui Marques, fará a palestra “Lições da experiência internacional para a efetivação da PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) no Brasil.”

21.04.2016


21.04.2016

Turismo, Solução para a Crise
          Em artigo que está publicando, o presidente da ABIH/Ceará (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira), Darlan Leite (foto), avalia que “a queda percentual na ocupação da hotelaria para o feriado de Tiradentes, se comparada ao mesmo período do ano passado (75.22 % para 61. 58 %), sinaliza que , enfim, o reflexo da crise chega ao setor de serviços, particularmente ao turismo do Ceará.
          “O setor continua a dar mostras de resistência , como alternativa à queda generalizada da atividade econômica e seus reflexos no desemprego, na inflação, na insegurança que se abateu sobre o País.
          “A hotelaria de Fortaleza acaba de ser reconhecida pelo Trip Advisor como a terceira melhor avaliada do Brasil. No segundo semestre  do ano passado quatro novos hotéis foram inaugurados em nossa capital. Os empresários do setor investem permanentemente em uma politica de preços competitiva, em um alto padrão de capacitação de pessoal, manutenção dos equipamentos, e ações de promoção juntos às agências , operadoras e ao publico final, nas regiões emissoras do País, em parceria com as secretarias de turismo do Estado e da Capital.
          “O Ceará continua mantendo a preferencia como destino turístico nacional, e busca também retomar o fluxo internacional , prejudicado desde a crise mundial de 2008. O Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza tem sido competentes na continuidade das politicas publicas para o turismo, que tem garantido importantes obras de infraestruturas consubstanciadas em estradas, aeroportos, saneamento, equipamentos como o Centro de Eventos, o Acquário (em construção), o Mercado do Peixes, entre outras intervenções de engenharia de transito e mobilidade urbana  , que criam um ambiente favorável ao setor.
        “O ex-ministro da Fazenda, Joaquim Levy (foto), já indicava o turismo como uma alternativa para a crise. O Brasil tem dimensões continentais, e foi agraciado por Deus com atrativos naturais exuberantes e um acervo cultural único no mundo. A Amazônia, Foz do Iguaçu, o Rio de Janeiro, as Serras Gaúchas, o Pantanal, as praias do Nordeste , são alguns exemplos desse potencial”.

21.04.2016

Um depoimento para a história
O Juiz do Trabalho e professor de Direito Judicael Sudário repercutiu:
“Acho estarrecedor, em um país republicano, que tem princípios de laicidade do Estado, levantar argumentos religiosos e a família. Pouquíssimos levantaram os motivos reais que são julgados no processo. É entristecedor ver a qualidade de argumentos, todos arregimentados para seu entorno, em questões de seu interesse”, disse a professora do Departamento de Ciência Política e coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Marlise Matos.
          A professora destaca que há uma leitura estranha do que seja o interesse democrático. “Há pessoas caricatas, como [o deputado Jair] Bolsonaro, que não contam. Mas deveria ser pedagógico, fica muito claro que o problema não é a presidenta Dilma Rousseff, o PT. Temos um problema muito mais sério, mais grave. Ficou explícita a falência do sistema representativo brasileiro”, argumentou Marlise.
          “Perdemos uma batalha. Batalha para a qual nos preparamos muito para vencê-la. O outro lado estava mais armado, concordo. Armado de hipocrisia, da cegueira de uma boa parte da população e de egoísmo venceu o governo nesta primeira frente de luta. Foi a primeira e talvez mais dura batalha contra o golpe. Mas, vendo os discursos daqueles que impõem o golpe, vejo como estamos do lado certo. Não estamos do lado de uma Globo e muitos outros veículos de comunicação que omitem os nossos feitos, escamoteiam os defeitos de seus cúmplices, mentindo muito.

    
          “Fico pensando no que o grande Darci Ribeiro (foto) disse certa vez, “Fracassei em tudo o que tentei na vida.Tentei alfabetizar as crianças brasileiras, não consegui. Tentei salvar os índios, não consegui. Tentei fazer uma universidade séria e fracassei. Tentei fazer o Brasil desenvolver-se autonomamente e fracassei. Mas os fracassos são minhas vitórias.
          “Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu”. Vejo que o governo conseguiu muita coisa e hoje, vendo aqueles que nos venceram vociferarem, principalmente o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (foto), me sinto como Darci Ribeiro e estou feliz por não estar no lugar e com quem me venceu".

21.04.2016


21.04.2016

Academia Brasileira de Eventos
          “Vale a pena comemorar! Nossa Academia faz 10 anos com muitas conquistas e muitos desafios pela frente! Parabéns a todos que fazem esta importante instituição!”, disse Enid Câmara referindo-se aos 10 anos de fundação da Academia Brasileira de Eventos.

21.04.2016

Relator contra Dilma condenado
        Deputado Jovair Arantes (PTB-GO), que apresentou texto favorável ao pedido de “impeachment”  da presidente Dilma Rousseff como relator da comissão especial da Câmara, foi condenado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Goiás.
Ele é acusado de utilizar servidor comissionado da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) sem estar de férias ou licenciado do cargo durante sua campanha eleitoral de 2014. A pena aplicada ao parlamentar seria uma multa de R$ 25 mil da qual ele disse que vai recorrer.” (Fonte:  Desembargador José Antônio Parente, TRT/Ceará).

21.04.2016


21.04.2016

CURTAS SOCIAIS
*Ivana e o ex-vice-governador Maia Júnior estão afivelando as malas para novo giro europeu. Desta verz a Escandinávia.
*Quem também se programa para viagem internacional é Gabriela Castro.
*Cumprimentado na quinta-feira, 21, pela idade nova Tadeu Chehab. Também fazem aniversário Fernando Barroso, Flávio Leitão (foto acima) e Roberto Misici.
*Nesta sexta, 22, os cumprimentos vão para Júlio Di Martino (o Bambino Giulianno), Tarcísio Amora, Airton Rocha, Manoel Milfont, Silvinha Soares, Salma Machado (na foto, à esquerda, com amiga e Tane Albuquerque) e o jornalista José Mário Pinto (na foto abaixo, o segundo).
*Aliás, o 22 é também o Dia Nacional da Aviação de Caça e o Dia do Agente de Viagem.
 
*Por hoje contei. Até amanhã.