Postagem do dia 12.04.2016

817 jovens foram mortos em 2015
Comitê pela Prevenção de Homicídios na Adolescência vai ao Jangurussu
          Dando continuidade às audiências públicas nos bairros para discutir homicídios na adolescência, o Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência (foto) realiza nesta terça-feira (12 de abril) uma audiência territorial no Jangurussu, em Fortaleza. O encontro será a partir das 18 horas, no CUCA e deve reunir moradores de bairros circunvizinhos.
          O objetivo é ouvir das pessoas a opinião acerca do que aproxima e o que poderia afastar meninos e meninas da violência que os leva ou a matar ou a morrer, a partir das realidades onde vivem. O Comitê tem como presidente o deputado estadual Ivo Gomes (PDT-foto) e, como relator, o deputado Renato Roseno (PSOL).
           Audiências territoriais também serão realizadas no Vicente Pinzon e em cidades do interior e da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) com os maiores índices de homicídio na faixa de 10 a 19 anos – sendo um de cada macrorregião cearense. 
          Dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM)/Secretaria Municipal de Saúde mostram a escalada da violência letal na adolescência em Fortaleza, em uma proporção que supera os homicídios entre adultos: em 2000, foram assassinadas na capital cearense 95 pessoas com idades entre 10 e 19 anos. Passada uma década, o número já era 312. Em 2013, chegou a 635; a 600 em 2014 e 429 em 2015 – mais da metade de todas as mortes nessa faixa etária em todo o Estado, em 2015, 817, segundo dados da SSPDS. (Jornalista Ilo Santiago).

12.04.2016

Hilux serão substituídas

          A partir de segunda-feira, 11, 26 veículos modelo Renault Duster devem reforçar o policiamento preventivo nas ruas de Fortaleza. Segundo o Governador, 200 carros serão adquiridos para integrar a frota e evitar crimes nos principais corredores da capital.
           O Governo do Estado está reconhecendo o que há muito se disse sobre a impraticabilidade das Hillux como veículo policial. 
         Governador Camilo Santana também anuncia que seu Governo firmou convênio entre a Polícia Militar e a Autarquia Municipal de Trânsito AMC (foto das viaturas da AMC). Com a parceria, a PM , por meio do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual, poderá atuar na fiscalização do trânsito de Fortaleza, aplicando multas a infratores e atuando nas ocorrências de acidentes, mesmas atribuições da AMC. De acordo com o comandante geral da PRE, Paulo Sérgio Braga, o convênio ainda será publicado no Diário Oficial.

12.04.2016


12.04.2016

TRE inocenta Duquinha e Aníbal Gomes 


      O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará inocentou esta tarde, os deputados Anibal Gomes e Duquinha, do processo aberto pelo Ministério Público Eleitoral de captação de votos de maneira irregular.
Deputado Duquinha
          O MP achou que uma passeata em Cruz, no litoral norte do Estado, havia sido feita de forma como compra de votos.
Deputado Aníbal
         Defendidos pelo advogado Regis Albuquerque, o TRE entendeu, por unanimidade, que os dois acusados eram inocentes. O próprio procurador do MP pediu o fim do processo e o reconhecimento de que não havia culpa de nenhum dos dois. (Fonte: Jornalista Macário Batista).

12.04.2016

Deputado Carlos Matos
“Ceará sem projeto; Nós queremos discutir o modelo de desenvolvimento do Estado”
         Aos repórteres, após falar na tribuna da Assembleia na sessão desta terça-feira, 12,  o deputado Carlos Matos (PSDB-foto)  ressaltou haver  pedido  para registrar nos anais da Casa artigo de  jornalista  que ressalta haver “o  presidente Lula ter querido  fazer os cearenses de bobo”. Disse o deputado que “Lula  não cumpriu nada do que prometeu, e prometeu uma  refinaria quando a Petrobrás já estava  quebrada,  teve um prejuízo de 35 bilhões  de reais e demitiu   170 mil funcionários. Lula precisa saber que não estamos em terra de cego, não, nós enxergamos”.
          O deputado também falou  sobre o modelo de desenvolvimento do Estado do Ceará, “nós estamos agindo como se estivéssemos olhando pelo retrovisor, não olhando para frente  pelo  para-brisa. O mundo olha para o  que vai substituir o petróleo, nós ainda pensamos em refinaria; o mundo todo não faz siderúrgica a carvão mineral, só o Ceará faz. Será que nós estamos descobrindo o mundo?”
         Carlos Matos prosseguiu: “Nós temos que ir é para o Vale do Silício (foto),  temos que apostar na juventude; estamos vendo a criminalidade saltar no Ceará e perguntamos por quê. Faltam políticas públicas. O Ceará está equivocado, não tem projeto. Faz só  o feijão com arroz, nós temos que fazer é melão, melancia, frutas, nós temos que agregar valor,  temos que ir para outro destino. Então, o papel nosso aqui é questionar o Poder Executivo, que  gasta  todos os recursos e  ainda está querendo cobrar cada vez mais imposto.”
        O líder do PSDB na Assembleia concluiu a sua manifestação aos jornalistas dizendo: “Estamos vendo agora o Governo do Estado  fazer um novo “tarifaço” querendo cobrar taxas inconstitucionais de até 1.200 reais  de tarifa para a pessoa saber se está devendo ou não à Secretaria da Fazenda. Estamos com os advogados analisando se é legal ou não essa iniciativa. Mas como raiz principal de nossa atuação no Legislativo é que nós estamos queremos discutir o modelo de desenvolvimento do Estado do Ceará.”

12.04.2016


12.04.2016

Senai Cetis atenderá o “Brasil Produtivo”
          Os consultores do Centro de Excelência em Tecnologia e Inovação do Senai (Cetis), em Maracanaú, estão prontos para atender as 120 pequenas e médias indústrias do setores metalmecânico, vestuário e calçados interessadas em participar do Programa Brasil Produtivo no Ceará. Serão atendidas 40 por ramo. 
        O Programa Brasil Mais Produtivo, sob coordenação técnica do Senai  pelo país, prevê o aumento em 20% na produtividade dessas empresas por meio de modificações rápidas e de baixo custo nas empresas para alcançar ganhos expressivos de produtividade por meio de técnicas de manufatura enxuta.
       As empresas interessadas devem entrar na página do Brasil Mais Produtivo ​ e completar o cadastro.  Podem também encaminhar e-mail para vendas@sfiec.org.br ou ligar para Gerência de Vendas do Sistema FIEC, que atende pelo número de telefone (85) 3421.5813. Com base nas informações, o Senai Cetis  entrará em contato com as empresas inscritas. 

12.04.2016


12.04.2016

Seminário Fortaleza 290 Anos discute  a cidade pelo viés sociológico
          O Laboratório de Estudos em Política, Educação e Cultura (Lepec), ligado ao Departamento de Ciências Sociais da UFC, realiza nos dias 12 e 13 de abril  o Seminário Fortaleza 290 Anos: Estudos e Perspectivas. Trazendo palestras e mesas-redondas com diversos temas relacionados à cidade, o evento ocorrerá no Auditório Luiz de Gonzaga (área 3 do Centro de Humanidades, Campus do Benfica).
        O seminário visa aproveitar a data para pensar Fortaleza sociologicamente, ponderando sobre seus aspectos  urbano, político, social, cultural, arquitetônico, infraestrutural, educacional, turístico, entre outros. Para isso, o evento traz professores e pesquisadores-bolsistas  que apresentarão seus trabalhos e a maneira como estes dialogam com o tema da cidade, além de outros convidados especiais.
        Ainda fazem parte do evento  mesas-redondas que trazem como tema: "Usos da cidade", "Expansão da cidade: dinâmica urbana, infraestrutura e mobilidade", "Novas dinâmicas da educação na cidade", "Turismo e nativo: sociabilidades conflitivas" e "Remoção e luta política". (Fonte: Laboratório de Estudos em Política, Educação e Cultura da UFC – fone: 85 3366 7427).

12.04.2016


12.04.2016

Fortaleza recebe nesta terça-feira o maior navio da temporada
          Este será o sexto navio a atracar em Fortaleza  nesta temporada. A previsão é que desembarquem mais de 3.000 passageiros. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo,  estará recepcionando nesta terça-feira (12/04), cerca de 3.130 turistas, no Terminal de Passageiros do Porto do Mucuripe. O navio MSC Esplendida estará atracando às 07h30 e deve permanecer na capital até as 14horas.

          Trata-se ainda do  maior navio a aportar em Fortaleza, durante a temporada de 2015/2016. Entre as nacionalidades estão brasileiros e argentinos. A faixa etária é de 50 a 80 anos.
 
     No local serão distribuídos pela Prefeitura de Fortaleza, brindes, mapas, informações de pontos turísticos com atendimento bilingüe, dicas de restaurantes e praias. (Jornalista Macário Batista).

*Por hoje contei. Até amanhã.