Comitê pela Prevenção de Homicídios na Adolescência vai ao Jangurussu
Dando continuidade às audiências públicas nos bairros para discutir homicídios na adolescência, o Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência (foto) realiza nesta terça-feira (12 de abril) uma audiência territorial no Jangurussu, em Fortaleza. O encontro será a partir das 18 horas, no CUCA e deve reunir moradores de bairros circunvizinhos.
O objetivo é ouvir das pessoas a opinião acerca do que aproxima e o que poderia afastar meninos e meninas da violência que os leva ou a matar ou a morrer, a partir das realidades onde vivem. O Comitê tem como presidente o deputado estadual Ivo Gomes (PDT-foto) e, como relator, o deputado Renato Roseno (PSOL).
Audiências territoriais também serão realizadas no Vicente Pinzon e em cidades do interior e da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) com os maiores índices de homicídio na faixa de 10 a 19 anos – sendo um de cada macrorregião cearense.
Dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM)/Secretaria Municipal de Saúde mostram a escalada da violência letal na adolescência em Fortaleza, em uma proporção que supera os homicídios entre adultos: em 2000, foram assassinadas na capital cearense 95 pessoas com idades entre 10 e 19 anos. Passada uma década, o número já era 312. Em 2013, chegou a 635; a 600 em 2014 e 429 em 2015 – mais da metade de todas as mortes nessa faixa etária em todo o Estado, em 2015, 817, segundo dados da SSPDS. (Jornalista Ilo Santiago).
Nenhum comentário:
Postar um comentário