Postagem do dia 13.11.2-13


Articulação da Assembleia contra fim da Base Aérea

 
Fachadas da Base, a antiga, em primeiro
plano, e a mais recente

A extinção da Base Aérea de Fortaleza dominou as atenções gerais na manhã desta quarta-feira, na Assembléia, quando o deputado Heitor Ferrer (PDT)  disse que, com o fim das atividades daquela corporação, o Ceará perderá 200 milhões de reais por ano de recursos que eram repassados para o pagamento dos 1.200 militares e 100 funcionários civis ali lotados. “Além disso perde também o status de abrigar uma unidade militar com 80 anos de relevantes serviços prestados ao nosso Estado”, acrescentou. O deputado Manuel Duca (Pros) havia falado sobre o problema na sessão do dia anterior.

Deputado Heitor Ferrer

O deputado também lembrou a importância dos serviços que o Hospital da Base Aérea oferece à comunidade cearense e o trabalho desenvolv ido  a cada ano com as centenas de jovens que se alistam para servir a Aeronáutica. Como o assunto é de urgência máxima, Heitor Ferrer sugeriu que a Assembleia votasse uma moção ao Governador e aos deputados e senadores, para que se manifestem contra essa atitude do Ministério da Defesa.

Deputado Neto Nunes
Em aparte, e sobre a promessa do comandante da Aeronáutica,  brigadeiro Saito, de que somente as operações aeronáuticas seriam transferidas para Natal, o deputado Neto Nunes comentou: “todos estão lembrados do que aconteceu em Crateús com a transferência do Batalhão  de Engenharia do Exército  para a Bahia: o batalhão virou um simples tiro-de-guerra”.

Homenagem ao soldado operário

 

13.11.2013


Festival do Camarão da Costa Negra em 5ª. edição

Os eventos técnicos e gastronômicos que compõem o Festival Internacional do Camarão da Costa Negra realizados na Fazenda Cacimbas, em Acaraú  acontecem de 14 a 16 deste mês sob o comando do empresário Livino Sales.  É a quinta vez consecutiva que o festival se realiza.

Anfitrião Livino Sales

Durante o evento  haverá também o Encontro do Arranjo Produtivo local da Carcinicultura do Litoral Oeste e o 1º Seminário Internacional de Indicação Geográfica Costa Oeste. Antes de sua realização a programação do festival foi mostrada durante o Agropacto, realizado no  Complexo das Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa. Também houve  apresentação  aos parceiros e convidados especiais no restaurante Faustino. A Prática Eventos, sob o comando de Enid Câmara, é a responsável por toda estruturação do festival.

 

“Chefs” e restaurantes participantes no Festival do Camarão

 Brasil Tropical – Chef Cícero

La Bella Itália – Chef Andrea

La Chef -  Chef Tamara

Nogueira Gourmet – Chef Nice

Restaurante Kazumi – Chef Dedé

Trattoria do Álfio – Chef Alfio

13.11.2013


ABIH ouve secretário no almoço


Darlan, Salmito e Pompeu Vasconcelos numa
viagem a Moscou

A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, ABIH-Ceará, reúne-se nesta quinta-feira, a partir do meio-dia, no seu almoço mensal, no Romanos Hotéis, quando ouve o Secretário Municipal de Turismo Salmito Filho falar sobre as ações desenvolvidas neste ano e os projetos para 2014. “Há muta expectativa sobre o que poderá ser anunciado”, me disse o presidente da entidade e anfitrião do almoço Darlan Leite.

13.11.2013


Duas perdas grandes para todos nós

Esta semana está sendo triste para a mídia e outros segmentos de atividades produtivas do Ceará.

MESSIAS PONTES

Perderemos o combativo jornalista Messias Pontes, que fez dos seus escritos e espaços verdadeira trincheira contra a ditadura militar. Ele até pouco tempo foi presidente do Comitê de Imprensa da assembléia Legislativa.

ASSIS MARTINS

Ex-dirigente da AMC e atual presidente do Rotary Fortaleza Iate, Assis Martins circulava  em todas as áreas políticas e sociais com desenvoltura e competência por ser um técnico competente e devotado.

Todos vamos sentir muito a falta desses amigos.

 

13.11.2013


Fórum e Comtur em reunião com luto

O Fórum de Turismo do Ceará e o Conselho Municipal de Turismo estarão reunidos nesta quarta-feira, 13,  a partir das 14 horas, em   Assembleia Geral Ordinária, reunião que integra o Encontro Intercontinental sobre a Natureza , no Centro de Eventos do Ceará para apreciação e deliberação sobre as seguinte pautas:

1 - Orientação, informações e procedimentos sobre a eleição no Fórum de Turismo do Ceará - FORTUR-CE; 

2 - Informações sobre a solicitação de audiência ao Sr. Prefeito de Fortaleza para tratar dos assuntos elencados na última reunião; 

Edgar Sá e Pedro Carlos comandam
as duas entidades

3 - Eleições 2013- posicionamento dos Conselheiros em relação ao impasse provocado pela persistência da retenção de toda a documentação do COMTUR pela SETFOR, o que inviabiliza a realização das eleições de 2013 em função da impossibilidade de atendimento ao artigos 9 e 10 §6º. 

4 - Palestra do Amigo do Turismo - Deputado Estadual Sérgio Aguiar, Primeiro Secretário da Assembleia Legislativa do Ceará - Tema: "Turismo Sustentável"

O Fórum estará de luto pelo falecimento do parceiro e colaborador Assis Martins. Pedro Carlos da Fonseca e Edgar Sá conduzem a reunião.  

 

13.11.2013


Turismo rural recebe grupo de Brasília


A Associação Cearense de Turismo no Espaço Rural e Natural – ACETER receberá um grupo de empresários do Turismo Rural do Distrito Federal, de 18 a 21 de novembro de 2013.

A missão tem como objetivo conhecer as boas práticas de empreendimentos que trabalham com o turismo rural no Ceará. A ACETER elaborou a programação para os 04 dias de estadia do grupo, onde estão  previstas  visitas às empresas da Região Metropolitana e Região do Maciço de Baturité. Além de reunião entre as entidades, programação social e City Tour por Fortaleza estão programados. A presidente Fabiana Ribeiro no comando.

13.11.2013


Livro sobre transtorno mental


A Universidade de Fortaleza e a Editora CRV (Curitiba – Paraná) convidam para o lançamento do livro “Identidades e Direitos da Pessoa com Transtorno Mental” da autoria de Manoel Valente  Figueiredo Neto (Doutorando em Direito Constitucional – Unifor)
            Apresentação das professoras  Erotilde Honório,  Cibele Espíndola, Gina Pompeu e  Ana Vládia Feitosa. Será no auditório da Unifor da biblioteca da Unifor.

 

13.11.2013


Azeite extravirgem duvidoso

 


De 19 marcas de azeite extravirgem testadas, quatro sequer podem ser
consideradas azeite A Proteste – Associação de Consumidores testou 19 marcas de azeite extravirgem e constatou que quatro (Figueira da Foz, Tradição, Quinta d’Aldeia e Vila Real) não podem nem ser consideradas azeites, e sim uma mistura de óleos refinados. Não são azeites.

             Menos da metade dos produtos avaliados, apenas oito, apresentam qualidade de extravirgem. São eles: Olivas do Sul, Carrefour, Cardeal, Cocinero, Andorinha, La Violetera, Vila Flor, Qualitá. Os outros sete (Borges, Carbonell, Beirão, Gallo, La Espanhola, Pramesa e Serrata) são apenas virgens. Dos quatro testes que a entidade já realizou com esse produto, este foi o com o maior número de fraudes contra o consumidor.


          As propriedades antioxidantes do azeite de oliva são o principal atrativo
do produto, devido ao efeito benéfico à saúde. Mas para que o azeite
mantenha suas características, é importante que ele não seja misturado a
outras substâncias. Os quatro produtos declassificados pela entidade são,
na verdade, uma mistura de óleos refinados, com adição de outros óleos e
gorduras. Em diversos parâmetros de análise, essas marcas apresentaram
valores que não estão de acordo com a legislação vigente. Os testes
realizados indicaram que os produtos não só apresentam falta de qualidade,
como também apontaram a adição de óleos de sementes de oleaginosas, o que caracteriza a fraude. (Está informação circula  na Internet desde 07.11.13).

 

13.11.2013


PE mostra seu turismo em Fortaleza

A Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE), por meio da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), promove em seis capitais nordestinas o projeto Ação Nordeste. Entre os locais a serem visitados estão  Salvador (BA), Maceió (AL), Fortaleza (CE), Natal (RN), João Pessoa (PB) e Recife (PE). O objetivo da ação é realizar treinamentos com os profissionais de turismo sobre os destinos, os produtos e os serviços oferecidos no Estado, além de divulgar ao público final os encantos do Estado.

Rio e mar

            As intervenções para a o público final acontecem simultaneamente em todas as seis capitais entre os dias 22 a 24 de novembro. Em Salvador, Maceió, Fortaleza e Natal, além das blitze, acontecem ainda Happy Hours.  Os happy hours acontecem no dia 21 em Fortaleza. Local: Seu Boteco – Avenida Dom Luis, 575.