Postagem do dia 20.11.2017

Ceará sem Drogas vai a Várzea Alegre, último do ano
          O  presidente da Assembleia, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), anunciou que a próxima edição da campanha Ceará sem Drogas vai acontecer no município de Várzea Alegre, no próximo dia 24. “Será o encerramento da campanha em 2017 e, junto com o nosso convidado Walter Casagrande, vamos alertar os jovens sobre os riscos e prejuízos da dependência química”, salientou o presidente.

          O parlamentar também sinalizou a possibilidade de ampliar a iniciativa para que alcance ainda mais municípios a partir de 2018. Lançada em 2014 por iniciativa do  presidente da Casa, Zezinho Albuquerque, a campanha objetiva mobilizar a sociedade cearense em torno da prevenção e do enfrentamento à dependência química, realizando uma série de encontros em todo o Estado.

20.11.2017


20.11.2017

Camilo é a Personalidade Turística 2017
        O governador Camilo Santana foi escolhido pela ABIH/Ceará e Convention Bureau/Ceará a Personalidade Turística de 2017. A escolha foi comunicada ao Chefe do Executivo pelos presidentes das entidades referidas, Eliseu Barros (à esquerda) e Régis Medeiros (à direita). A entrega solene da comenda será em dezembro.
Pesou na decisão os investimentos realizados nas estradas dos municípios turísticos do Estado (foto), a entrada em funcionamento do Aeroporto de Cruz que permitiu a realização de voos para Jericoacoara e a conquista do centro de distribuição de voos da Gol/Air France/KLM.

20.11.2017

500 anos de Lutero na AL
          Nesta segunda-feira, às 18 horas, a pastora-deputada Silvana Oliveira (PMDB) preside na Assembleia Legislativa do Ceará (auditório Deputado João Frederico, Anexo II)) sessão especial alusiva aos 500 anos do rompimento de Lutero com a Igreja Católica. O evento comemora o Dia da Reforma Protestante e o Dia Nacional da Proclamação do Evangelho.
         O requerimento para a sessão também foi subscrito pelo deputado Agenor Ribeiro (PSDC).
        Na ocasião algumas personalidades políticas receberão a edição especial da Bíblia alusiva à data. "Será um dos mais bonitos momentos dessas comemorações no Ceará", me disse ela. Durante a sessão solene, serão homenageados com placas comemorativas pastores de diversas igrejas do Estado.

20.11.2017


20.11.2017

Santa Casa cobra mais atenção da Prefeitura
          Comentando nota que publiquei a respeito do projeto do governador Camilo Santana e do prefeito Roberto Cláudio, que vão investir quase 2 bilhões de reais em obras de infraestrutura em Fortaleza até o final de 2018, disse o Provedor da Santa Casa de Fortaleza Luiz Marques: “...como o amigo fala , é para testemunhar a falta completa de ajuda por parte da Prefeitura, que sistematicamente se mostra insensível aos nossos pleitos. Imagine que em pleno 2017 recebemos pelos procedimentos que fazemos o mesmo que recebíamos em 2012.
        “Se não houver uma rápida intervenção do meu estimado amigo Roberto Claudio, com a explícita má vontade da SMS não sei como manter nossa sesquicentenária Instituição”.

18 de novembro às 16:14

 A internauta acima comentou a nota do blog: “Lamentável ver a área da saúde em completo caos, onde a preocupação é obras, urbanização, e outras coisas. Nunca é o momento para coisas urgentes e prioritárias, está na hora de agir com recursos para salvar o que ainda tiver tempo.
O povo está adoecendo e sem um lugar para adequado e humanizado para poder ter um atendimento de respeito. Verba tem pois ....aonde estão o impostos altíssimos que pagamos diariamente......quais os plano de ação a esse nível para salvar a santa casa?”

20.11.2017

Logística internacional e feira Expolog no Ceará
   Dias 22 e 23, quarta e quinta-feira, com o tema Internacionalização, acontecem  em Fortaleza o XII Seminário Internacional de Logística e a Expolog-Feira Internacional de Logística. O local é o Centro de Eventos do Ceará. 
            Na quarta-feira, às 9 horas, haverá a solenidade de abertura com a presença de autoridades convidadas tendo como palestrante Ogarito Borgias Linhares, Diretor de Outorgas Portuárias da Secretaria Nacional de Portos do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil. Ele abordará o tema Outorgas Portuárias – Desafio e Realidade.
          No intervalo para almoço visita à Feira Expolog e encontro de negócios. À tarde, às 14 horas, palestra: Hub Ceará e a Expansão da Malha Aérea no Brasil com Rafael Moreira Mello Araújo,  Gerente de Planejamento de Malha da Gol Linhas Aéreas. O seminário e a feira foram concebidos e realizados pela Prática Eventos, que tem como executiva a empresária Enid Câmara e sua equipe.
           Temas da maior relevância para o setor estarão sendo enfocados durante os dois dias, como Gestão Portuária do Futuro, A Experiência do Porto de Antuérpia, Terminais de uso privado, Gestão e investimento no Porto de Itaqui.
            Na quinta-feira, o ex-ministro e ex-governador Ciro Gomes abrirá  o dia de trabalhos com a palestra “Atual conjuntura econômica brasileira e o impacto na cadeia logística” seguindo-se as palestras sobre  a Economia de Portugal,  Visão da América Latina  e dos Países de Língua Portuguesa. Haverá ainda o painel sobre Infraestrutura e competitividade do transporte brasileiro e palestras Inovação na Logística, Desafios do setor de concessões de rodovias e  Técnica Internacional – Economia do Mar.
          No último painel – Integração Modal – serão focalizados os temas  O Novo Programa de Fiscalização de Produtos Agropecuários,  Emissão de CFO e Alvancas de valor para integração modal. A programação terminará com  o “talk show” Ceará Global e Oportunidades de investimentos no Ceará,  perguntas direcionadas, debates e visitação à feira.

20.11.2017

Diocese de Quixadá faz Pastoral e prepara 50 anos
           A 45ª Assembleia Diocesana da Pastoral da Arquidiocese de Quixadá aconteceu com a presença do clero e da comunidade em cerimônia presidida pelo Bispo Dom Ângelo Pagnoli. Estiveram reunidos os párocos das Dioceses de Quixadá, Banabuiu, Boa Viagem, Capistrano, Ibaretama, Itatira, Madalena, Choró, Itapiúna e Quixeramobim.
          Entre os assuntos em pauta, o planejamento das atividades para 2018 com o tema “A Missão e Vocação dos Leigos” e como segundo tema a programação para as comemorações dos 50 anos da Diocese de Quixadá, que acontecerão em 2018. (Fonte - Radialista Cleumio Pinto - blog www.sertaoalerta.com.br). 

20.11.2017


20.11.2017

Turismo para os municípios
          Nestas  segunda e terça-feira a Aprece (Associação dos Prefeitos do Ceará) promove a oficina Fomento ao Turismo no Ceará em sua Escola de Gestão Pública e em parceria com o Fórum de Turismo do Extremo Oeste (Fortexo). A turismóloga  e presidente do Fórum, Rosana Lima, coordena.
         O evento,  que acontecerá durante dois dias, de 8h30 às 17 horas, dará direito a certificado e é destinado a prefeitos, secretários e executivos municipais da área. Informações: (85) 4006-4023.

20.11.2017

Airbus sai de Dubai com protocolos de 940 aviões
         Com uma forte presença no Dubai Airshow 2017, que se realizou na semana passada, a Airbus (multinacional de capital francês, alemão, espanhol e inglês) saiu de mãos cheias: anunciou compromissos e ordens de contratos de 510 aviões e o histórico Memorando de Entendimento de 430 novos aparelhos da família A320neo pelo consórcio Indigo Partners formado por empresas de ultra-baixo-custo. Essas empresas são a Frontier Airlines (Estados Unidos), JetSmart (Chile) e Volaris (México).
            Esse compromisso de 510 aviões, que inclui outros tipos de aeronaves ( os modelos de transporte C295 e H160), o contrato é de 58,3 bilhões de dólares (pela lista de preço) e o memorando de entendimento com a Indigo Partners para o fornecimento de 430 aeronaves chega a 49,5 bilhões de dólares a preço de catálogo.
         A Airbus é líder mundial na fabricação de aviões comerciais, líder europeu no desenvolvimento de programas espaciais e líder mundial na produção de helicópteros para uso civil.

20.11.2017

Consciência Negra com programação especial

         O Dia da Consciência Negra está sendo    celebrado com uma programação especial nos equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado que  pode ser conferida no site da Secult: www.secult.ce.gov.br
           Amanhã, 21, a partir de 8h, acontece no Museu do Ceará o  curso demação Política para Mulheres Negras, ministrado em parceria com o Instituto Negra do Ceará.  No dia 23, às 10h,  palestra sobre o dia da Consciência Negra  com a Professora Mestra em História, Cícera Barbosa, do Instituto INEGRA. Toda a programação é aberta ao público.
          O curta-metragem "Cappuccino com Canela", escrito e dirigido por Déo Cardoso, será exibido no Cineteatro São Luiz, nesta segunda-feira, às 11h, seguido de debate. 
          Durante o mês de novembro, o São Luiz também exibe o curta-metragem “Disque Quilombola”, de David Reeks, que retrata aspectos da cultura afrodescendente com sessões sempre às 9h e 14h30, para escolas e outras instituições, com agendamento prévio. Tudo grátis.
          A Casa de Juvenal Galeno  realiza no dia 20/11, às 17h, duas palestras envolvendo a temática do Dia da Consciência Negra, em parceria com Academia Afrocearense de Letra. A primeira delas é intitulada "A criação do Movimento Negro", ministrada pela professora Joelma Gentil. A segunda se chama "Gênero e Racismo", ministrada por Thiana Rodrigues.
          No dia 21, às 17h, no Theatro José de Alencar, acontece um momento de celebração intitulado Missa Inculturada - Missa Afro, com o Maracatu Nação Iracema. Também no dia 21, às 14h, a Biblioteca Pública do Ceará - Espaço Estação realiza a Leitura Compartilha especial, trazendo a acessibilidade para as leituras de mundo, em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra.

20.11.2017


20.11.2017

CURTAS SOCIAIS
*O Grupo Mulheres do Brasil/Ceará fez reunião, sábado, pensando juntas no melhor para o evento do dia 24, sexta-feira na FIEC com ,palestra da líder nacional Luiza Trajano, evento que comemora um ano do grupo em Fortaleza. Ethel Whitehurst entre elas.
*Na terça-feira, 21, às 19 horas, o empresário Deusmar Queirós receberá o Troféu Amigo da Alfe (Associação de Lojistas Femininas) que tem no seu comando Selma Cabral. Será no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza.
*PC Norões homenageado em sessão solene como ex-aluno do Colégio Christus, que está comemorando aniversário.
*No domingo ganhou abraços porque marcou o calendário o deputado estadual Carlos Matos (foto abaixo).
*Também é folhinha João de Deus Costa Lima.
*Idade nova da querida Deborah Campos (na foto com a amiga Erlane Ramalho) festejada com almoço pela lista afetiva articulada por Bia Jucá (na foto abaixo, à direita, com as amigas Gláucia Mota e Islay Rangel).
*Entre as presenças Valdísia Souza, Ana dos Santos, Diana Ferreira Gomes, Julinha Philomeno Gurjão, Sônia Uchôa e Lourdinha Leite Barbosa entre tantas.
*A amiga Lenilza Campos com nova agenda familiar em São Paulo. Fica por lá uns dias.
*As queridas amigas Teresa Borges e Teresa Lima (o amigo José entre elas) tiveram seus aniversários comemorados durante almoço do grupo amigo sábado, no Dalla´s.
*Zezé Jereissati (na foto à esquerda com Maninho Brígido) retornando de viagem a Paris conferindo as novidades para a sua Casa do Frango.

*Por hoje contei. Até amanhã.