Postagem do dia 20.06.2015

Mobilização de todos pelo “hub” da TAM
            Fortaleza está  entre as três cidades avaliadas para receber o futuro centro de conexões de voos nacionais e internacionais - o HUB da TAM. O equipamento representa a entrada de recursos da ordem de 4 bilhões de reais na economia cearense, assim como a geração de cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos  e um incremento histórico para o turismo, comércio e setor de serviços como um todo.
          A capital cearense  já apresentou seu programa de investimentos, ações, incentivos e facilidades para receber o empreendimento. Além disso, está à frente de uma campanha de mobilização cujo objetivo é somar esforços da sociedade à ação de Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza e Assembléia Legislativa  nesta busca.
          Por isso, junto com o “trade” do turismo, essas autoridades constituídas  estão  “convidando você para participar conosco do evento "Todos pelo HUB da TAM", nesta segunda-feira, dia 22,  às 09 hora, no Palácio da Abolição.

20.06.2015

Suplente, do suplente, dos suplentes
                                   
          Registra o jornalista Antônio Viana (foto) que, no momento, além da efetivação do suplente Leonardo Pinheiro(PSD), encontram-se em exercício na Assembleia Legislativa os seguintes suplentes: Professor Teodoro (PSD), Fernando Hugo(SD), Raquel Marques (PT), Manoel Santana (PT) e Sineval Roque (PROS).
Isso porque estão no Secretariado do governador Camilo Santana(PT), os deputados: Ivo Gomes (PROS), na Secretaria de Cidades; Osmar Baquit (PSD), na Pasta da Pesca e Aquicultura; Jeová Mota (PROS), na Secretaria de Esporte, e a deputada Mirian Sobreira (PROS) na Secretaria que cuida do setor das Drogas.
 
           “Bem, está neste momento na primeira suplência da famosa coligação que elegeu Camilo, o ex-deputado federal Artur Bruno (foto), segundo do pastor Ódécio e, quem diria, o coronel Bezerra (que ficou se, não me engano, na 11ª suplência).

20.06.2015

Locais das provas do TCE
           A organizadora do concurso público do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Fundação Carlos Chagas (FCC), já disponibilizou o local das provas a serem realizadas pelos candidatos inscritos no certame.
          No sábado, (27/6), à tarde, será realizada Prova Objetiva de Conhecimentos Específicos I para os cargos de Conselheiro Substituto (Auditor) e Procurador de Contas.

20.06.2015

Revista e Garota Chic nos 10 anos
O jornalista Marcondes Viana (foto) está movimentando neste sábado, 20, a sua tradicional Feijoada Chic que, este ano, terá como cenário o Hotel  Dom Pedro Laguna, empreendimento no Aquiraz Riviera.
          Além de festejar o aniversário da revista, ele lançará a edição 35 e também será eleita, entre bonitas candidatas, a Garota Chic 2015.
          O hotel estabeleceu tarifas especiais para quem quiser ficar por lá durante o final de semana. Depois eu conto mais.

20.06.2015

Instituto dos Advogados do Ceará empossa novos sócios
          Em solenidade realizada na noite de quinta-feira (18.06), no auditório Castelo Brando, da Reitoria da UFC, o Instituto dos Advogados do Ceará-IAC deu posse aos advogados Jardson Saraiva Cruz, José Damasceno Sampaio, Roberto Victor Pereira Ribeiro e Valdetário de Andrade Monteiro como sócios efetivos daquela entidade que no próximo dia 4 de julho completa 84 anos.           O IAC é um colegiado acadêmico, cuja trajetória se funda na pesquisa e estudo da Ciência do Direito, bem como na defesa do Estado de Direito democrático.
          O advogado João Gonçalves de Lemos (foto), presidente do IAC, abriu os trabalhos da sessão solene fazendo breve relato histórico da entidade e o elogio póstumo de seu antecessor, o advogado e professor José Alberto Rôla, recentemente falecido. Reafirmou os compromissos do IAC com valores da ética, do direito como meio de se buscar a justiça, e da democracia. O presidente chamou a atenção para a importância do ingresso no IAC de "tão ilustres personalidades que se alteiam no cenário jurídico do Ceará", observando que eles “tomam assento no Instituto como um novo alento para a vetusta entidade que congrega grandes nomes da advocacia e das letras jurídicas cearenses desde 1931.”
           O advogado e professor Adriano Pinto, fez a saudação aos novos sócios do IAC, afirmando que eles são neófitos no Instituto, mas “eminentes veteranos nas letras jurídicas e reputados advogados e autores de estudos produzidos em suas especialidades, além de dedicados militantes nos desempenhos da nossa OAB-CE, sendo Valdetário seu presidente, Jardson o seu secretário-geral, e Damasceno o presidente do nosso Tribunal de Ética e Disciplina, enquanto Roberto Victor secretaria a Academia Cearense de Letras Jurídicas.”
          Ao agradecer a acolhida no IAC, em nome dos empossados,  o advogado José Damasceno Sampaio fez o elogio do colegiado e observou que o ingresso no Instituto “oportuniza caminhos para contribuir para a cultura jurídica”, lembrando que o IAC “é pai e  mãe da Ordem dos Advogados do Brasil, secção do Ceará e congrega professores, advogados, bacharéis, magistrados das mais variadas especialidades, cultuadores do direito e da justiça, e perlustra este longo caminho existencial pela farta contribuição para a cultura e para o conhecimento jurídico de nosso Estado.”  (Colaboração do jornalista e poeta Barros Alves).

20.06.2015

Homenagem à Betânia no José de Alencar
          No domingo, 21/6, o Theatro José de Alencar traz na programação o espetáculo “Obrigado Senhores”, uma Homenagem a Maria Bethânia, em apresentação às 16h, e na sequência, o Grupo Imagens, sobe ao palco com o “O Abajur Lilás - 6 anos”, retratando o período da ditadura militar no Brasil. 

20.06.2015

Vasta programação para o final de semana
          O Ceará segue com uma vasta e acessível programação cultural neste final de semana. São festas juninas com apresentações de quadrilhas, o Cine Ceará que retorna ao São Luiz, apresentações teatrais no Theatro José de Alencar (que completou 105 anos, na quarta-feira, 17/6).
          E ainda tem chorinho, no Pôr do Som, o III Seminário de Produção Cultural, além da 3ª edição do projeto “Duetos”, que conta com os shows de Isabella Taviani (foto abaixo) e Lupe Duailibe, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
          Toda a programação será sediada por equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará e pode ser conferida na integra, no site www.secult.ce.gov.br. A grande maioria das atrações tem entrada franca.

20.06.2015

Casas de Cultura Estrangeira ofertam 1.052 vagas
            Estarão abertas, desta sexta-feira (19) até o dia 28 de junho, exclusivamente pela Internet, no site da Coordenadoria de Concursos da UFC (CCV – www.ccv.ufc.br), as inscrições para a seleção ao Semestre I e Teste de Nível dos cursos das Casas de Cultura Estrangeira da UFC. São oferecidas 1.052 vagas para o período letivo 2015.2, sendo 528 vagas para o Semestre I e 524 vagas para o Teste de Nível. 
 Para o Semestre I as vagas estão distribuídas entre as seguintes Casas: Alemã (66 vagas), Britânica (132 vagas), Francesa (66 vagas), Hispânica (88 vagas), Italiana (110 vagas), Portuguesa (44 vagas) e Esperanto (22 vagas). Já para o Teste de Nível são 524 vagas, distribuídas em diversos semestres das Casas de Cultura Alemã (76 vagas), Britânica (119 vagas), Francesa (164 vagas), Italiana (57 vagas), Hispânica (78 vagas) e Esperanto (30 vagas) Editais e mais informações estão no site da CCV (www.ccv.ufc.br). (Fonte: Coordenadoria de Concursos da UFC).

20.06.2015

O Caminho Mágico de Mickey e Minnie
 
          Espetáculo inédito da série estreia em Fortaleza e passará por outras nove cidades brasileiras entre junho e outubro deste ano
          A série Disney Live! volta ao Brasil neste ano com um espetáculo inédito.
          O show O Caminho Mágico de Mickey & Minnie faz sua estreia mundial com apresentações em Fortaleza (de 25 a 28 de junho, no Teatro RioMar), passando também por Natal, Recife, São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre  e Novo Hamburgo.
          No palco, Mickey e Minnie unem-se a Donald e Pateta para uma jornada mágica em que os pequenos espectadores poderão acompanhar a Fada Madrinha transformar os trapos da Cinderela em um lindo vestido de baile em uma fração de segundo; a turma de Toy Story desafiar as dimensões da caixa de brinquedos de Andy com a ajuda do Exército Verde; e, ainda, a primeira interpretação nos palcos de Rapunzel e Flynn Rider, que, juntos, sobem ao céu em meio a lanternas flutuantes. A montagem ainda conta com as participações especiais de Branca de Neve, Tinker Bell e o gênio de Aladdin.

20.06.2015

Projeto "Um Toque de Vida" entrega  certificados
            O projeto "Um Toque de Vida", apoiado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, finaliza sua primeira etapa com a   entrega dos certificados dos participantes do projeto nesta segunda-feira, 22/6, às 9h, no auditório da  Coelce (Rua Padre Valdevino, 150, José Bonifácio), com a participação do consagrado músico Manassés de Sousa, patrono da edição 2015 do projeto que garante aprendizado musical a jovens de comunidades carentes.
Na ocasião será feita a doação de instrumentos para a União das Entidades Comunitárias de Maranguape (Unecom) e lideranças de Maranguape.
Esta é a segunda edição do projeto "Um Toque de Vida", que leva o ensino de música aos jovens das cidades de Aracati e Maranguape, em aulas gratuitas de percussão e violão. Ao longo de seis meses, o projeto proporcionou aos participantes vivenciar experiências para além da música, apontando novos horizontes aos alunos, trabalhando temas como disciplina, honestidade e cidadania, contribuindo também para o engrandecimento das comunidades em que as aulas são realizadas. (Mais informações: (085) 8787 8742/9991 2626 – Fonte: Ascom-Secult).

20.06.2015

CURTAS SOCIAIS

*A festa de São João da Padaria Digital será realizada em uma localidade histórica cultural, onde  existe um paraíso ecológico cultural, a Casa de José de Alencar, hoje uma fundação, no dia 27 próximo, sábado, a partir do meio-dia. É o que diz João Otávio Lobo.
*Cumprimentados  pela idade nova neste sábado Átila Calvet (Ascal, na foto com Freitas Jr. e Alfredo Marques) e Elba Ramalho, sra. Ary Ramalho.
*No domingo os cumprimentos vão para Nelson Pinheiro e Paulo Aragão (na foto com a sua Odete).
                                          
*Um “arraiá” para corretores de imóveis acontece neste sábado, de 11 às 15 horas, na área do condomínio Jade, nas Dunas, para mostrar o final das obras do empreendimento realização da Dibra e da Diagonal. Priscila Cavalcanti na coordenação.

*Por hoje contei. Até segunda-feira.