Postagem do dia 22.02.2018

0,05 de ganho real para servidores do Estado

Os servidores do Estado terão reajuste salarial com ganho real de apenas 0,05% em 2018. Isso porque o índice de 3% divulgado pelo governador do Ceará, Camilo Santana (PT), na terça-feira, 20, quase empata com a inflação do fechamento de 2017, de 2,95%, calculada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“Vamos honrar o reajuste dentro da inflação do período, que foi um pouco abaixo de 3%, mas resolvi arredondar para 3%”, disse o Governador.

22.02.2018


22.02.2018

Criação de empregos e reajustes salarial
          Começaram a tramitar na Assembleia Legislativa desde ontem, 21, dez novos projetos oriundos do Executivo. Entre eles: 01) Trata da criação de empregos públicos de Analistas de Gestão de Recursos Hídricos. Este já foi aprovado hoje;

02) Promove a revisão da remuneração dos servidores civis do Executivo; 03) Estabelece o valor da remuneração mínima dos servidores públicos ativos; 04) Trata da representação de Secretários; 05) Promove a revisão geral dos titulares de cargos comissionados.
          Alguns dos projetos seguiram para análise da Procuradoria e apreciação as Comissões Técnicas da AL. (Fonte: Jornalista Aline Pedrosa, Ascom/AL).

22.02.2018

Ceará sem Drogas retorna com mais 3 cidades
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), anunciou a agenda de programação da Campanha Ceará sem Drogas. "Os locais dos próximos encontros da campanha serão Itatira (28/02), Morada Nova (01/03) e Itapajé (02/03)", adiantou.
Criado em 2014, por iniciativa do presidente da Casa, Zezinho Albuquerque, o Ceará sem Drogas promove debates em municípios do Estado sobre a prevenção do uso de entorpecentes e formas de enfrentar a dependência química, contando com a participação do ex-jogador de futebol e comentarista esportivo Walter Casagrande.
No domingo (18/02), em Massapê, o deputado Zezinho, que é da região,esteve na inauguração do açude Ponta do Serrote, no distrito de Aiuá. A obra foi uma solicitação do ex-prefeito Antônio José ao Governo do Estado.

22.02.2018


22.02.2018

Audic Mota critica ação policial em Icó
        O deputado Audic Mota denunciou na tribuna da Assembleia “a violência física e administrativa contra os professores de Icó”. Ele mostrou fotos e imputou a responsabilidade à Guarda Municipal “que reprimiu com violência manifestação de educadores, na segunda-feira, 19, usando inclusive bala de borracha e “spray” de pimenta”.
        O protesto foi gerado em razão do decreto da prefeita Laís Nunes “que reduz o salário de 362 professores com o corte da metade da carga horária”.

Prefeita Laís Nunes explica
        Em nota distribuída, a prefeita Laís Nunes esclarece: “Atualmente a Folha de Pagamento dos Servidores Públicos Municipais de Icó chega a 66%, onde o índice para conveniar com os Governos do Estado e União, inclusive para o recebimento de certidões nos tribunais, é de no máximo 51% (Lei de Responsabilidade Fiscal-LRF);
          “Em 22 de janeiro de 2013, a então administração municipal reduziu carga horária de centenas de professores da rede pública local, porém, em 2014 (período eleitoral), retornou após decisões judiciais com nova ampliação (de carga horária), sem o impacto financeiro necessário e sem ser através de concurso público, como determina a constituição brasileira;
                                           
“Os vídeos gravados em posse das autoridades, mostram atos de violência e selvageria, quando um grupo articulado joga pedras e ovos nos vereadores, Polícia Militar, Guardas Municipais e servidores do legislativo, antes – durante – e após o encerramento da sessão da câmara de vereadores”, afirma a nota da prefeita..

22.02.2018

Grupo quer reeditar “Renasce Ceará” de 1986
          Movimento “Renasce Ceará” será lançado no dia 2 de março, às 19 horas no Hotel Gran Marquise, em Fortaleza, com palestra do senador Tasso Jereissati. “1986: um novo começo” será o tema da palestra. “Esse ano conecta o Ceará com o momento atual. A necessidade de romper com antigos modelos administrativos”, dizem os coordenadores. Abaixo foto da época.
          O movimento, constituído por profissionais liberais e empresários, “objetiva cobrar, de forma propositiva e reflexiva, a correta aplicação dos recursos públicos e a adoção de medidas efetivas contra problemas em áreas críticas da sociedade, como educação, saúde e segurança”.
        Ao que tudo indica, a candidatura do Capitão Wagner (ao centro) ao Governo do Estado iria atrelada à iniciativa.

22.02.2018


22.02.2018

Nova droga ameaça colegiais
         Surgiu nas portas e imediações dos colégios essa nova droga, segundo denúncias que me chegam pelas redes sociais. Esse "bombom" é conhecido como "Strawberry Quick", tem aparência de balas "soft" de morando, e de outras sabores também. As crianças ingerem e passam mal.
          Portanto, olho vivo. Advirtam os seus filhos para não aceitarem nada semelhante. Aliás, é bom que elas não recebam nada de pessoas estranhas, sobretudo quando saem em grupo para uma voltinha nos "shoppings".

22.02.2018

Segurança pública em pauta
          Roberto Victor, presidente da Academia Cearense de Direito, conduziu com a Associação das Líderes Femininas do Ceará o ciclo de debates com o tema Segurança Pública. O palestrante foi o tenente-coronel Juarez Gomes tendo como debatedor o advogado Leandro Vasques.
        O evento aconteceu quarta-feira na sede da ACD, Rua República do Líbano, 980 e foi aberto ao público.

22.02.2018

Metropolitana de Letras com novos dirigentes
Nesta sexta-feira, 23,  às 19 horas, acontece a posse da nova diretoria da Academia Metropolitana de Letras de Fortaleza na sede da Academia Cearense de Letras (Palácio da Luz, centro) tendo em sua presidência e vice Régis Frota e Marcus Fernandes .
Completando a diretoria  estão os acadêmicos escritores José Bonfim de Almeida Jr., José Cláudio Carneiro, Jaildon Correia, Francisco Castro, Gonzaga Mota, Leda Maria Souto e Francisco Geovane Saraiva.

22.02.2018


22.02.2018

CURTAS SOCIAIS
*De 23 a 25, na Caixa Cultural, “show” de João Bosco e Hamilton Holanda. Ingresso 20 reais (inteira) e 10 reais (meia).
 *A morte de Aymar Rodrigues (na foto com Vidal Neto) me deixou  triste e pensativo quando soube. Minha geração está se acabando. Era uma pessoa levíssima e de convivência fácil e agradável, de dia e de noite. Que o Senhor lhe conceda a paz dos justos.
 *Aniversariante da semana anterior, a desembargadora aposentada Edite Bringel será homenageada sexta-feira, no “Cabana del Primo”, durante almoço articulado pela amiga Maria Vanda Sá. Na foto abaixo com as amigas Kátia Maggy e Irene Mota.                                                                    
*Conhecido médico de veias e varizes de Fortaleza, o Dr. Lineu Jucá te  m seu nome relacionado para ocupar cadeira na Academia Cearense de Medicina.                                                                                 
*O querido José Augusto Lopes programou os festejos dos seus 50 anos de jornalismo para o dia 4 de março, no Cine São Luís, às 17 horas,                                          
                                                                     
com convescote e a exibição do filme “Gilda”.
                                                        
*No posto da Caixa Econômica do TRT-sede, uma turma resolveu cultivar uma barbinha fechada, a começar pelo gerente Cleber Juvino, que está entre os seus seguidores amigos e colegas de trabalho, André Brito (esquerda) e Renan Leitão.
                                               
*Personalidade querida entre os frequentadores do antigo bar do Kari, o amigo Antônio Monteiro Monteiro (a esquerda na foto com Francieudo e Serginho) é o aniversariante desta sexta-feira, 23, e ganha o abraço da lista afetiva.                                                            
*Mudou de idade na quarta-feira, 21, o tabelião Cláudio Narcélio Bezerra. Foto da BalladaIn de Pompeu Vasconcelos.                                                            
*Nesta quinta-feira, 22, vão ser cumprimentados Aracy Justa, que comemora ao lado do maridão e de familiares e está com a amiga Simone Bellin. A foto também é da Ballada In;
                                                            
Fernando Dall´Olio (na foto à esquerda com Valmir Neto e Leo Dall´Ólio) e Paulo Simas.                                           
*Nesta quinta-feira, 22, durante todo dia, o Ideal Clube coloca urnas à disposição dos associados para votarem na eleição para a nova diretoria do clube.
Chapa única, com Amarílio Cavalcante indo presidir o Conselho Superior e Alcimor Rocha (à esquerda) passando ao comando da Diretoria Executiva.
                                      
*O Iate Clube agita sua tradicional caranguejada nesta quinta-feira com a voz de Ana Canário. E tem o pianista Felipe Adjafre, sábado, ao por do sol.                                    
*Por hoje contei. Até amanhã.