Notícias do dia 31.01.2013

Novos dirigentes da Assembléia ouvem missa
            Missa às 8h30 da manhã desta sexta-feira,  no auditório Deputado João Frederico,  marca o retorno dos deputados estaduais das férias de fim de ano e a posse da nova Mesa Diretora para o biênio 2013/2014. O ato litúrgico será celebrado pelo pároco da Catedral, padre Clairton Alexandrino, e terá a participação musical do Coral do Maestro Poty. Católico fervoroso, o deputado José Albuquerque, que assumirá a presidência da Casa, quer fazê-lo sob as bênçãos divinas. O ato de posse será no plenário e é possível que o governador Cid Gomes esteja presente.
Deputado José Albuquerque
Aliás, é certo que ele irá ao Poder Legislativo no dia 5 para a instalação do ano legislativo de 2013 e entrega da proposta orçamentária do Governo do Estado para o ano corrente.
A nova composição da Mesa Diretora que irá conduzir os trabalhos do Legislativo no biênio 2013-2014 está assim formada: deputado José Albuquerque (PSB), presidente; primeira e segunda vice-presidência deputados Tin Gomes (PHS) e Lucílvio Girão (PMDB), respectivamente; deputado Sérgio Aguiar (PSB), 1º secretário; Manoel Duca (PRB), 2º secretário; João Jaime (PSDB), 3º secretário e Dedé Teixeira (PT), 4º secretário. Os três deputados vogais são, pela ordem: Ely Aguiar (PSDC), Ferreira Aragão (PDT) e Sineval Roque (PSB).
Bifês querem ficar mais seguros

            A catástrofe de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, com seus quase 240 mortos, alertou os donos de “buffets”  de Fortaleza para os riscos de incêndio que também correm com os exageros decorativos de alguns donos de festa, que tem usado e abusado de materiais inflamáveis (tecidos, plásticos, papeis decorativos, palhas) em suas festas. Esses riscos também são latentes nos bifes quentes colocados à disposição dos convidados e muitos sobre arranjos dos materiais citados.
Um desses “buffets”, segundo me contaram, já está tomando as providências não aceitando decorações muito inflamáveis, com muitas velas acesas, nem qualquer tipo de pirotecnia que não esteja conforme as regras de segurança. Ah, agora todas as saídas de emergência terão sinalização mais visíveis e haverá extintores de incêndio em pontos estratégicos. Ainda bem, antes tarde.

Turismo, mobilização e eventos

O Secretário Municipal da Copa, Domingos Aguiar Neto, leva para seu “staff” Circe Jane Teles, presidente do Sindicato de Eventos do Ceará, que vai assessorá-lo em Turismo, Mobilização e Eventos. Um setor que estará bem entregue.


As crianças de Uruburetama

estão nascendo em Itapipoca

           Uma das prioridades do prefeito de Uruburetama Vasconcelos Neto é reaparelhar o hospital do município para que o mesmo volte a funcionar plenamente e as mamães possam ganhar nenem em sua terra natal, pois, há mais de 8 anos que as crianças urubutenenses nascem em Itapipoca pelas más condições de funcionamento do hospital.








Peregrinação à Terra Santa
          

A praça de São Pedro, no Vaticano, repleta de peregrinos.



            Com saída prevista para o dia 15 de maio, em voo Alitalia Fortaleza/Roma, e retorno no dia 27 do mesmo mês, Daniel Gurgel Serpa e grupo da Comunidade Católica Shalom levam, através da agência Beteltur,  algumas dezenas de cearenses para uma peregrinação ao Vaticano (com o evento Pentecoste), Terra Santa e à terra de Nossa Senhora de Medjugorje.


Injustiça com os produtores de alimentos

Revelamos o teor da correspondência dirigida aos senadores e deputados federais do Ceará que, por   solicitação de . Flávio Saboya, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará, foi preparada pelo Assessor Técnico da CNA (Confederação Nacional da Agricultura)  Edvaldo Brito, e enviada aos parlamentares representantes do Ceará solicitando providências com relação à injustiça feita aos produtores de alimentos do Nordeste.  

“Dirigimo-nos a Vossa Excelência para tratar de questões afetas à Resolução de 4.181, do Banco Central, editada em 07 de janeiro de 2013, que define novos parâmetros para os encargos financeiros e o  bônus de adimplência das operações que serão realizadas com recursos dos Fundos Constitucionais de Financiamento, no período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2013.
A mencionada Resolução foi analisada pelo técnico da Superintendência Técnica da CNA e na seqüencia expomos o resultado desta análise, e solicitamos de Vossa Excelência uma atuação junto aos Ministérios da Integração Nacional, da Fazenda e ao Banco Central em defesa dos nossos produtores.
Nos artigos 1º e 2º  da supramencionada Resolução, observamos que a taxa de juros é igual para todos os setores, colocando de forma absurda e inaceitável  os encargos financeiros para o crédito rural nos mesmos patamares dos créditos comercial, industrial e de serviço.
Verificamos ainda que,  embora a taxa de juros seja reduzida no primeiro semestre de 2013, a 3,53% ao ano, e a partir de 1º de julho/2013 passe a ser praticada a 4,12%, os mutuários que tomaram crédito em operações antigas e com taxas mais elevados  não são contemplados, permanecendo com os encargos financeiros já pactuados.
Essa realidade torna os mutuários com crédito anterior à Resolução menos competitivos  em relação aos que obtiverem crédito novo, com taxas de juros reduzidas a quase 50%, do que era antes praticado.
O artigo 3º da Resolução, em seu caput,  define o bônus de adimplência em 15%,  independente de quem seja o tomador do crédito e onde esteja, se na ambiência do semiárido ou fora dela,  e isso é de causar espécie porque fere diferenças regionais, haja vista que o referido bônus era anteriormente de 25% para o mutuário do semiárido.
Cônscios do empenho de Vossa Excelência nessa causa,  subscrevemos-nos mui cordialmente,

Atenciosamente,
Edvaldo Brito
ASSESSOR TÉCNICO CNA”