Postagem do dia 11.01.2014


MPF e Patrimônio querem retomar  áreas de Marinha

 

          Olho vivo! O Ministério Público Federal e o Patrimônio da União, segundo informações colhidas pelo blog, voltarão neste começo de ano a desenvolver ações para recuperar áreas pertencentes à União, dentro dos critérios de Marinha, e que atualmente estão ocupados por edificações particulares em Fortaleza, e também no interior, inclusive com edifício residencial, clube social, hotel, restaurante, barracas de praia, produção de barcos e indústrias pesqueiras em outras áreas do Estado.


Barracas na Praia do Futuro

          Este assunto também será discutido na Assembleia no retorno das sessões legislativas, em fevereiro.




11.01.2014


UFC seleciona alunos para intercâmbio na França



          O Centro de Tecnologia da UFC, que envia alunos para instituições universitárias francesas, abrirá inscrições a partir do dia 27 deste mês prosseguindo até 21 de fevereiro. Entre os pré-requisitos para o aluno candidatar-se é preciso que esteja cursando, no mínimo, o sexto semestre ou oitavo. No caso do curso de Engenharia de Teleinformática ter Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) a partir de 7 mil pontos.

          Vinte e seis instituições de ensino superior francesas, entre elas a Escolas Centrais e o Instituto Nacional de Ciências Aplicadas, receberão os estudantes da UFC para o intercâmbio que começará no início de setembro de 2014, com duração de dez meses. Os custos com manutenção, seguro-saúde, passagens aéreas e auxílio-instalação serão cobertos pelo convênio. Os interessados poderão obter mais informações acessando o site da Coordenadoria de Assuntos Internacional da UFC (www.cai.ufc.br).

11.01.2014


Brasileiros presentes na Europa

          (Silvana Frota, “from” Amsterdam, especial para o blog) – A Europa aos poucos sai da grave crise financeira pela qual está passando e o turismo, com certeza, tem contribuído fortemente para alavancar sua economia. A desvalorização do real em relação ao euro - cerca de 3,23 a mais que o real, não intimidou os milhares de brasileiros que invadiram literalmente diversas cidades do velho mundo. Nós, particularmente, estivemos na Holanda, Bélgica ,Alemanha e Paris onde, apesar da temperatura variando entre 2 a 12 graus, encontramos brasileiros em todos esses lugares, conhecendo os lindos mercados de Natal e as pistas de patinação no gelo, duas principais atrações nesta época do ano.
          Na cidade de Utretch, Holanda, montaram uma pista de patinação dentro de um Museu do Trem, por sinal belíssimo. O mesmo encontramos nas cidades de Gent e Brugge, na Bélgica, e na Alemanha.
          Em Paris, a avenida Champs Elysees estava belíssima, cheia de arcos coloridos e barraquinhas de madeiras também com artigos de Natal vendendo também comidas típicas de vários países, inclusive uma churrascaria brasileira, lotada de turistas , repito, especialmente de brasileiros, que encontramos em todas as cidades onde estivemos, lembrando também que nesta época o turismo cai naturalmente, devido ao frio intenso e chuvas.
            Os principais pontos turísticos de Paris, incluindo a Torre Eifel e até os metrôs estavam cercados por policiais fortemente armados de metralhadoras, acho que para inibir qualquer ação ou violência. Num passeio de barco pelo rio Sena recordamos toda a historia da "cidade luz", sem dúvida uma das mais belas do mundo, embora não seja uma das mais limpas.



          De lá, esticamos de trem até a Eurodisney, que fica a 35 km de Paris, onde pude reviver meu lado criança ao lado de minhas netinhas Aisha (5 anos) e Letícia (3 anos), uma réplica menor da Disney de Orlando, com tendência de crescimento, tal o tamanho de sua área.

11.01.2014


Assim está bem!!!



          Abordagem policial na Avenida Desembargador Moreira, próximo ao clube Náutico, na manhã de quarta-feira, 08.01.2014. O blog mesmo já constatour diversas ações policiais dessa natureza em outros pontos da cidade.
 

11.01.2014


Quase 100 milhões de turistas chineses em 2013


          Um total de 97 milhões de turistas chineses viajaram ao estrangeiro no ano passado, número recorde para uma clientela que se confirma como a que mais gasta no mundo com viagens, segundo a imprensa oficial chinesa revelou nesta quinta-feira, 9.
          Trata-se de um aumento de 14 milhões de pessoas em relação a 2012, tendência de aumento que deverá prosseguir em razão da forte expansão da classe média da segunda maior economia do planeta, precisou o jornal “China Daily” citando fonte da administração nacional de turismo.
          A China elevou-se em 2013 ao primeiro lugar mundial em termos de despesas dos turistas no estrangeiro com um total de 102 bilhões de dólares, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT). Este montante será certamente superado em 2013, conforme estima Song Rui, da Academia Chinesa de Ciências Sociais, um centro de pesquisas sob o controle governamental.
 
 
          “Os turistas chineses gastam tanto no estrangeiro que eles às vezes são chamados de “carteiras de dinheiro ambulantes”, disse Song Rui ao “China Daily”. (Fonte: Le Figaro, Paris).


11.01.2014


Descaso político-administrativo em Itapipoca

        A população do município de Itapipoca em um ano de Governo Municipal vem acompanhando um verdadeiro descaso político-administrativo, que não se justifica em pleno século XXI, com a população consumindo ainda “carne de moita” (abate clandestino de animais), carne de qualidade duvidosa.

Abatedouro embarcado

           Outra obra construída pelo Governo Federal, e a contra partida do município, feita na gestão passada- o Restaurante Popular -, funcionou e na atual gestão encontra-se fechado. O mesmo restaurante comemorou um ano de inaugurado. Outra obra deixada na gestão passada com 85% concluída ainda se encontra inacabada é a Biblioteca Pública está na mesma situação.

Biblioteca que nunca abriu


         A maioria das obras que o atual Prefeito vem inaugurando, que boa parcela da população desconhece, algumas foram deixadas em fase de conclusão pela administração passada.

Restaurante abriu, mas fechou

          Também é grave a falta de médicos e de medicamentos nos PSFs. O descaso é o retrato da Itapipoca de hoje. (Radialista Joalano Tavares especial para o blog).

11.01.2014


200 mil turistas na Paraíba

 

Ponto de atração

          João Pessoa e outras cidades do litoral da Paraíba deverão receber em janeiro de 2014 cerca de 200 mil turistas. A previsão é do Setor de Estatística da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), que divulgou uma pré-estimativa do Fluxo Global de Turistas para o período da Alta Estação (Verão). A capital do estado deverá receber mais de 138 mil turistas. Computados os dados de todo o estado o número total deve ficar na casa dos 197 mil turistas.

          A pesquisa prevê que ao longo de 2013 mais de 1,6 milhão de turistas tenham visitado o estado, o que representa um implemento no fluxo global de visitantes na casa dos 6,02%. No mesmo período do ano passado foram registrados 1.513.468 turistas. Para João Pessoa, o principal portão de entrada de visitantes, os números previstos são de crescimento da ordem dos 6%, ou seja, 1.127.397 de turistas. (Fonte: Agenilson Santana, coordenador de Comunicação).

11.01.2014


 Disseram do blog

          “Estimado colega e amigo! Tuas notas para este começo de ano estão espetaculares! Do réveillon com certeza...passou o tempo em que as mulheres se reuniam e viviam juntas a ansiedade por alguns momentos, sociais e de glamour. Hoje até em casamentos, se perdeu o hábito tão envaidecido que valorizava a nossa beleza feminina ( uma pena)...Confesso, fico triste...ainda sonho com estes eventos.
          “Sobre os incêndios na França..eu não sabia...que triste realidade...Ainda bem que tenho um mundo a descobrir.
“E por conta da gastança em fogos de artifícios..realmente é uma falta de vergonha na cara desse governantes...meus deus se todo esse dinheiro posse para ampliar estruturas em hospitais e contratar médicos...Utopia ..não é mesmo?
          “Desejo para 2014 muita saúde, paz e $$...Nos vemos em João Pessoa! Um grande abraço, muito obrigada pelas tuas notas.
Bjs – Mariza Ortiz Carvalho, jornalista, abrajeteana”.




11.01.2014

Casas de Cultura selecionarão  de novos alunos


        
Estarão abertas até o dia 19 de janeiro, exclusivamente pela Internet, as inscrições para seleção de alunos para o primeiro semestre das Casas de Cultura Estrangeira da Universidade Federal do Ceará, período 2014.1. São ofertadas 484 vagas, distribuídas entre as Casas de Cultura Britânica (154), Alemã (22), Francesa (110), Hispânica (88), Italiana (66) e Portuguesa (22), além do curso de Esperanto (22).

          Os candidatos precisam ter concluído pelo menos o ensino fundamental e devem realizar a inscrição no site da Coordenadoria de Concursos da UFC (
www.ccv.ufc.br) até as 23h59min do dia 19 de janeiro (horário de Fortaleza). A taxa de inscrição é de R$ 60,00, com possibilidade de isenção.

11.01.2014


CURTAS SOCIAIS

Casal Flávio mMelo


*A banda Caribbean Kings lança neste sábado, 11, sua nova atração a “Nona Sinfonia”. Trata-se do mais novo grupo musical para cerimônia religiosa. A estréia acontecerá no casamento de Alessandra Romero e Julio Sampaio. No comando o empresário Flávio Melo.

*Na churrascaria Dallas Grill a “Mesa dos Pedros” é fixa e ninguém ocupa a partir das 5 da tarde: lá estão, invariavelmente, Pedro Bezerra de Menezes, executivo de banco aposentado, e o médico e escritor Pedro Henrique Saraiva Leão. Também se agregam dois não “pedros”: o juiz Gerardo Biserra e o cardiologista José Maria Bonfim. Quem esteve lá outro dia foi Herbert Aragão.

Dr. Isaac




*Dia 30 de janeiro, no Ideal, lançamento de “Caderno 47”, trabalho sobre poesias biográficas do médico cirurgião plástico Isaac Furtado. Como cenário o Terraço da Cultura.

*Bené Frota, aniversariante de sexta-feira, recebe a lista afetiva ao lado de sua Neiara no lago Catu.

*Quem ganhou abraços foi a bela jornalista/advogada Jerizta Gurgel.

Eugênio e Letícia Pequeno

*

Neste sábado, 11, os abraços de parabéns vão para duas simpáticas mulheres: a ex-primeira dama de Fortaleza Mirian Fialho e Letícia França Pequeno.
*Já de volta das férias de fim de ano em sua casa de Miami o casal advogado Marcus Vinicius Soares. Ninguém é de ferro.

*Casal Mário Cézar Sales circulando em Portugal neste início de ano.

*Tenham todos um bom final de semana.