11.01.2014


Brasileiros presentes na Europa

          (Silvana Frota, “from” Amsterdam, especial para o blog) – A Europa aos poucos sai da grave crise financeira pela qual está passando e o turismo, com certeza, tem contribuído fortemente para alavancar sua economia. A desvalorização do real em relação ao euro - cerca de 3,23 a mais que o real, não intimidou os milhares de brasileiros que invadiram literalmente diversas cidades do velho mundo. Nós, particularmente, estivemos na Holanda, Bélgica ,Alemanha e Paris onde, apesar da temperatura variando entre 2 a 12 graus, encontramos brasileiros em todos esses lugares, conhecendo os lindos mercados de Natal e as pistas de patinação no gelo, duas principais atrações nesta época do ano.
          Na cidade de Utretch, Holanda, montaram uma pista de patinação dentro de um Museu do Trem, por sinal belíssimo. O mesmo encontramos nas cidades de Gent e Brugge, na Bélgica, e na Alemanha.
          Em Paris, a avenida Champs Elysees estava belíssima, cheia de arcos coloridos e barraquinhas de madeiras também com artigos de Natal vendendo também comidas típicas de vários países, inclusive uma churrascaria brasileira, lotada de turistas , repito, especialmente de brasileiros, que encontramos em todas as cidades onde estivemos, lembrando também que nesta época o turismo cai naturalmente, devido ao frio intenso e chuvas.
            Os principais pontos turísticos de Paris, incluindo a Torre Eifel e até os metrôs estavam cercados por policiais fortemente armados de metralhadoras, acho que para inibir qualquer ação ou violência. Num passeio de barco pelo rio Sena recordamos toda a historia da "cidade luz", sem dúvida uma das mais belas do mundo, embora não seja uma das mais limpas.



          De lá, esticamos de trem até a Eurodisney, que fica a 35 km de Paris, onde pude reviver meu lado criança ao lado de minhas netinhas Aisha (5 anos) e Letícia (3 anos), uma réplica menor da Disney de Orlando, com tendência de crescimento, tal o tamanho de sua área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário