Postagem do dia 01.10.2014

Será que o cearense está adoecendo mais?
           Hospitais públicos e privados, clínicas públicas e privadas, laboratórios de exames clínicos e outros que tais estão ùltimamente super lotados todos os dias;  é raro o momento em que o número de pessoas diminui. Fiquei matutando ao  fazer essa constatação após um périplo investigativo: será que o cearense está adoecendo mais? Certo que a população de Fortaleza aumentou muito nos últimos anos, certo também que, devido à deficiência  médica/clínico/hospitalar ser  muito grande no interior,  70% dos pacientes  um pouco mais grave são encaminhados para Fortaleza para tratamento ou para exames.
Andei  fazendo umas perguntas sobre o porque de tanta gente nesses locais sobretudo nas clínicas e laboratórios de exames. Uma das atendentes me disse: “50 por cento desse pessoal que está aqui, não estão doente, não; os exames são preventivos, solicitados pelos médicos, por algum motivo,” me disse. “Também os médicos de hoje não tratam mais nada se não for tudo esmiuçado por uma bateria de exames clínicos. Parece até que são sócios das clínicas e laboratórios ou ganham comissão pelos exames solicitados”, completou  ela. Eu acho que as pessoas estão mais precavidas com a sua saúde.

01.10.2014

Analistas fazem prognósticos sobre eleitos
 Comenta-se que a coligação PT/PROS/PRB/PTB/PSL/PV/PSD/SD e PHS, que tem os dois primeiros partidos como carro-chefe, deverá fazer a maior bancada da Assembleia Legislativa na eleição do próximo domingo.
É certo que entre eles (as) estarão: Zezinho Albuquerque, Sérgio Aguiar, Tin Gomes, Sineval Roque, Antonio Granja, Manuel Duca, Dedé Teixeira, Raquel Marques, Elmano Freitas e Moisés Braz. Também se estima que o PRB elegerá o mínimo de um, sendo cotado o radialista Evaldo Costa, do Grupo Cidade de Comunicação; o PSL trabalha com o nome de Naumi Amorim, o PV com Roberto Mesquita e o PSD quer reeleger Osmar Baquit, Leonardo Pinheiro e Professor Teodoro (dificilmente fará os três).
          Por outro lado, o SD, embora na coligação mencionada que tem como candidatos a Governador e Senador, Camilo Santana e Mauro Filho, suas principais "estrelas" estejam votando na outra chapa, liderada por Eunício Oliveira e Tasso Jereissati, tem chances reais de eleger três deputados , no caso, os atuais Lucílvio Girão e Fernando Hugo e a mulher do presidente do partido Genecias Noronha, Derlânia. Ela será uma das mais votadas entre todas as mulheres candidatas ao Legislativo Estadual, assim pensa o sempre atento o jornalista Antônio Viana, que se debruça em números e outras informações para fazer tais prognósticos.

01.10.2014

Cartazes de João Jaime na avenida
          O deputado João Jaime (DEM) encheu a Avenida Virgílio Távora, da Abolição à Pontes Vieira, afora outras, com a sua propaganda eleitoral, mas de forma correta, conforme previsto na Lei Eleitoral. Menos mal.

01.10.2014

Dia consagrado à Santa Terezinha
          O dia primeiro de outubro  foi muito reverenciado nas igrejas do Ceará por ser o dia consagrado à Santa Terezinha de Lisieux. Teresa de Lisieux,  nascida Marie-Françoise-Thérèse Martin, conhecida como Santa Teresinha do Menino Jesus da Santa Face, foi uma freira carmelita descalça francesa, conhecida como um dos mais influentes modelos de santidade para Católicos romanos   e religiosos em geral por seu "jeito prático e simples de abordar a vida espiritual".
Juntamente com São Francisco de Assis, é uma das santas mais populares da história da Igreja. . O Papa Pio X   chamou-a de "a maior entre os santos modernos”. (Fonte: Wikipedia).

01.10.2014

Talentos da Maturidade com nove espetáculos
          Até sexta-feira (3), o Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (foto), da UFC, é o palco da I Mostra Talento da Maturidade, evento pensado para celebrar o Dia do Idoso, comemorado em 1º de outubro. Realizado pelo Grupo Teatro de Expressões, a mostra tem entrada gratuita e apresenta ao público nove espetáculos na quinta (2) e sexta-feira (3), sempre a partir das 19h.
          A idéia é dar visibilidade ao talento e promover a inclusão cultural da chamada terceira idade, além de funcionar como evento de formação de plateia. Confira os espetáculos abaixo:
2/10 (quinta-feira):

19h – As beatas, encenado pelo Grupo A Comédia do Drama;

19h30min – Teatro do absurdo, leitura dramática pelo Grupo Tema;

20h – Surpresas e confusões, encenado pelo Grupo Artifício;

20h30min – A República das meninas, encenado pelo Grupo A Comédia do Drama; e

21h – Nas vespas de uma ileição, encenado pelo Grupo Artifício.

3/10 (sexta-feira):

19h – Meu canto no colo da poesia, encenado pelo Grupo A Comédia do Drama;

19h30min – Poética, pelo Grupo Tema;

20h – O Contador de história, pelo Grupo A Comédia do Drama;

20h30min – Coisas do Brasil, encenado pelo Grupo Artifício.
          A I Mostra Talento da Maturidade, que tem apoio do Projeto TU Residência – Pavilhão da Magnólia, também tem como objetivo promover o desenvolvimento humano através das técnicas e dos recursos das artes cênicas, capacitando e revelando talentos. Para isso, ocorre até quarta-feira (1º) oficina de interpretação teatral, cujas vagas já foram preenchidas.(Fonte: Jair Freitas, ator, diretor e organizador do evento – fone: 85 9633 3656).

01.10.2014

O grito dos aposentados
          Está na Internet sendo repassado para milhões de brasileiros:
“Eu só gostaria de saber qual a justificativa para o fato de o Bolsa Família, onde ninguém trabalha, ter o dobro do aumento dos aposentados que trabalharam a vida toda.

AJUDEM, REPASSANDO A PELO MENOS PARA  10 PESSOAS!


           
Este Ano (2014) este governo deu os seguintes reajustes:
Reajuste para Aposentados= 5,7% ( A cada ano a defasagem é maior, o aposentado vai ganhando menos);
Reajuste para Trabalhador ainda na ativa = 7,5%;
Reajuste para o Programa Bolsa Família= 10% (só para garantir o voto de quem não tem compromisso com o trabalho).
Temos de agir !!!   

           SOMOS mais de trinta milhões de aposentados!  Não podemos admitir que distribuam o nosso dinheiro a quem nunca trabalhou 35 anos na vida.(esta é a lei !)”.

01.10.2014

Assistência Farmacêutica e Farmácia Clínica no Ceará
          A UFC, em parceria com a Coordenadoria de Assistência Farmacêutica do Estado do Ceará, realizará de 13 a 15 de outubro de 2014, em Fortaleza, o I Congresso Brasileiro de Assistência Farmacêutica e Farmácia Clínica. O tema é Assistência Farmacêutica no Século XXI: integrando os cuidados farmacêuticos à prática profissional. 
            O objetivo é promover a discussão sobre a implementação da Política Nacional de Medicamentos e Assistência Farmacêutica e o seu impacto na formação, na estrutura e no processo de trabalho dos farmacêuticos. O público-alvo do congresso são alunos de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais de saúde, principalmente farmacêuticos.
          Na programação constam palestras, mesas-redondas, painel, exposição em pôster de estudos e pesquisas. Participam palestrantes nacionais e internacionais (Inglaterra, Nova Zelândia, Portugal e Argentina), que apresentarão suas experiências.  Mais informações no site do evento (https://farmacia.saude.ce.gov.br) ou pelo telefone 85 3101 2188.(Fonte: Profª Maria Goretti Rodrigues de Queiroz, da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem da UFC – fone: 85 3366 8030 / e-mail: congressoaffcfortaleza@gmail.com).
 

 

01.10.2014

Câmara de Eventos ouve e elege diretoria
          A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Eventos do Ceará-CSE (foto de reunião) está convidando para  para a 28ª Reunião Ordinária,  que acontecerá no dia 08 de outubro de 2014, quarta-feira, às 9h, no auditório da  Agência de Desenvolvimento do Ceará- ADECE (Ed. Etevaldo Nogueira - Av. Dom Luís, 807; 7º andar - Meireles).
          Na pauta, Aprovação da ata das últimas reuniões (26ª e 27ª); Aprovação do Pleito do IFCE  para ser  membro da CS Eventos; Centro de Eventos do Ceará - Histórico e evolução de 2012 a 2014, a  funcionalidade do equipamento por Lívia Holanda (Gerente Administrativa Operacional do CEC) e Eleições CS. A presidente Circe Jane Teles é quem convoca.  
 

01.10.2014

Palestra sobre Previdência Privada
          A Associação Nacional dos Analistas e Profissionais de Investimento de Mercado de Capitais (APIMEC),  juntamente com o Grupo Pague Menos, convida para o que chama de  um evento exclusivo: Palestra "Aposentadoria Segura com Previdência Privada"  com o  Prof. Sergio Prates (foto), Superintendente Nacional da ICATU Seguros, que vem  de São Paulo para tal finalidade.
          Os temas abordados incluem: Como reduzir seu Imposto de Renda; Blindagem Patrimonial; Planejamento sucessório e Identifique as melhores previdências para sua aposentadoria.  O evento acontecerá na sede da Pax Corretora,  em Fortaleza,  no dia 7 de outubro. Depois acontecerá um coquetel de integração.

01.10.2014

CURTAS SOCIAIS


*Terça-feira no final da tarde, o empresário José Carlos Pontes (foto) era visto em Nice, na Côte d´Ázur da França, traçando umas ostras esticando de um casamento em Portugal. Afinal ninguém é de ferro.

*Nesta quinta-feira as amigas se reúnem em almoço no restaurante da cidade em torno do aniversário de Lula Pinto, já acontecido.


*Dia 8 de outubro, na Livraria Cultura, a partir das 19 horas, lançamento do livro e documentário  de  Bonfim Feitosa “O Siara na rota dos Neerlandeses.” Vale a pena conferir.

*Evento que já está sendo articulado por Tetê Albano Rizzato é o “Friday Night Fever”, no dia 7 de novembro, no Iate Clube.

*Neste dia 22  os abraços vão para Eliane Caracas e Eliseu Batista que marcam o calendário. Parabéns, amigos.


*O “coiffeur” Gurgel do Amaral (foto) esteve em Salvador maquiando uma noiva e ficou radiante com o sucesso que o seu trabalho fez.
*Ostras não muito saudáveis consumidas num restaurante da cidade “derrubaram”  Olavo Moreira e Francisco de Matos Brito na semana passada.

*Será sepultado nesta quinta-feira, pela manhã, José Távora. O velório acontece na Funerária Thermus. Meus sentimentos à família.

*Por hoje contei. Até amanhã.