Postagem do dia 22.12.2014

Cid se despede dos deputados
          O governador Cid Gomes (foto) fará nesta terça-feira, 23, visita de cortesia aos deputados  estaduais na Assembleia Legislativa. Ele quer se despedir dos parlamentares e apresentar agradecimentos pela convivência dos últimos oito anos como Chefe do Executivo cearense.
A visita ocorrerá pela manhã, no plenário (foto),  possivelmente às 9h30, segundo o presidente José Albuquerque (Pros) que fez o convite aos deputados pedindo-lhes a presença.

22.12.2014

Informações para novos deputados estaduais
          A semana política começa logo nesta segunda-feira pela manhã quando os 22 novos deputados estaduais eleitos pela primeira vez irão ouvir explanações de Zezinho Albuquerque (foto)  e Sérgio Aguiar, respectivamente presidente e primeiro secretário do Poder Legislativo, sobre os mecanismos de funcionamento do Legislativo estadual. Depois realizarão uma visita às instalações da Casa.
A renovação da AL para a nova legislatura que se inicia no dia primeiro de fevereiro de 2015  é de quase 50%, pois dos 46 deputados 22 não estão voltando,  alguns como Camilo Santana, eleito governador; Mauro Benevides Filho e Eliane Novais (candidatos derrotados ao Senado e ao Governo do Estado) e outros que não foram candidatos ou se elegeram deputado federal, como Ronaldo Martins.

22.12.2014

Resultado  da segunda etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa
          O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e da Agência de Defesa Agropecuária (ADAGRI), realizam nesta segunda-feira (22), ás 15 horas, no novo auditório da SDA, entrevista coletiva sobre a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa no Ceará. A campanha teve início dia 03 de novembro encerrando dia 03 de dezembro.
O secretário Nelson Martins (foto) destaca que esse ano o Ceará conquistou título de zona livre internacional de febre aftosa e que precisa continuar com a vacinação. “Isso foi uma grande conquista, mas ela tem que ser preservada, nós temos que continuar vacinando todo ano, nos meses de maio e novembro”.
A Febre aftosa é uma enfermidade altamente contagiosa que ataca a todos os animais de casco fendido, principalmente bovinos, suínos, ovinos e caprinos. Dá-se em todas as idades, independente de sexo, raça, clima, porém há diferenças de suscetividade de espécie.
          O Ceará foi reconhecido como zona livre internacional de febre aftosa, o que permite ao Estado comercializar produtos de origem bovina para todos os Estados e para países da América Central, Europa e África. (Fonte: Mariana Galvão – Imprensa – SDA).

22.12.2014

Inscrições para o Curso de Esperanto da UFC

       As inscrições para o Curso de Esperanto da Universidade Federal do Ceará serão realizadas, exclusivamente, pela Internet, no endereço eletrônico http://www.ccv.ufc.br,  até às 23h59 do próximo dia 31. São ofertadas 22 vagas para a única turma, que terá aulas às terças e quintas-feiras, das 16h às 17h40min. A taxa de inscrição é no valor de R$ 60,00.
O esperanto é considerado a "língua da paz". Criado em 1887 pelo médico polonês Lazaro Zamenhof (foto), tem como base o latim, possui gramática simples com 16 regras fundamentais. Seu objetivo era agregar a comunidade internacional através de uma língua universal, em princípios como a cultura de paz. 
          Na UFC, o curso foi instituído em 1965, pelo Prof. Paulo Cardoso Amorim, hoje com 92 anos de idade. Ele contou com todo o apoio do fundador e primeiro Reitor da Universidade, Prof. Antônio Martins Filho (1904-2002). Curso regular das Casas de Cultura Estrangeira da UFC, atualmente é coordenado pelo Prof. Adelson Sobrinho.
          SELEÇÃO PARA AS CASAS DE CULTURA ESTRANGEIRA  – No portal da UFC (http://is.gd/UsrAlW), estão mais informações sobre a seleção para os cursos ofertados pelas Casas de Cultura Estrangeira da UFC. No total são 638 vagas, distribuídas nas Casas de Cultura Alemã, Britânica, Francesa, Italiana, Portuguesa, Hispânica, incluindo as 22 de Esperanto. (Fonte: UFC).

22.12.2014

Associação dos professores com meio século
          A  APESC - Associação dos Professores do Ensino Superior do Ceará realizou  sábado, 19,  as comemorações dos seus 50 anos. A partir das 11 horas houve  sessão especial de lançamento do livro contando a história dos 50 anos.
          Todos os  nomes que participaram e participam da entidade são citados na publicação,  que é das mais importantes de todas aquelas já produzidas pela entidade, diz o jornalista Vicente Alencar. O presidente Ari Sidou (foto)  confessa sua satisfação com o desenvolvimento da entidade.    Nesta festiva manhã de sábado na APESC foi  reinaugurado o auditório, agora com ar refrigerado e mais lugares.

22.12.2014

Bicicletas para alugar pode chegar a 60 estações
          As “verdinhas”, bicicletas de aluguel, começam a circular em Fortaleza, sobretudo nos  bairros  Aldeota e Meireles, onde já existem em funcionamento  algumas estações  para aluguel.  O projeto de bicicletas compartilhadas  prevê a instalação de aproximadamente 60 estações com disponibilidade de aluguel das bicicletas.
          “Serão priorizados locais com quantidade significativa de atração de viagens, com muito comércio e residências, como  Aldeota, Bezerra de Menezes, próximo a universidades, bairros como Parquelândia, Monte Castelo, Centro, Praia de Iracema, Guararapes, Parangaba....”, exemplificou o técnico do Plano, Gustavo Pinheiro.
          Uma empresa ficará responsável pelos gastos de implementação e manutenção do sistema, enquanto a Prefeitura deve executar ações de infraestrutura. “Estamos vendo a possibilidade de integração com Bilhete único e ciclo-rotas estão sendo traçadas através do Plano Cicloviário em andamento”, complementou o coordenador.

22.12.2014

Confraternização do Interclubes

O general Crisóstomo (o último, à direita)

no Náutico, com amigos,

          O Conselho Superior Interclubes, que congrega os clubes sociais de Fortaleza, realizou o seu tradicional jantar de confraternização de fim de ano no Círculo Militar de Fortaleza, evento anfitrionado pelo presidente, general Crisóstomo. Houve muita alegria e o sorteio de vários brindes.
          O Conselho é formado pelas agremiações sociais AABB, BNB Clube, Círculo Militar, Country Club, Clube Petrobrás, Diários, Iate, Ideal e Náutico.

22.12.2014

Coral da UFC seleciona novos participantes
          A Secretaria de Cultura Artística  da Universidade Federal do Ceará inscreve, até 25 de janeiro de 2015, para seleção de novos integrantes do Coral da UFC. As inscrições estão abertas para todas as vozes – soprano, contralto, tenor e baixo –, e os selecionados atuarão na temporada 2015-2016 do Coral. 
As audições ocorrerão no auditório da Pró-Reitoria de Extensão (área 3 do Centro de Humanidades, Av. da Universidade, 2995, Benfica), no período de 26 a 30 de janeiro, sempre às 19h. Qualquer pessoa pode participar da seleção, mesmo sem vínculo formal com a UFC. Os cantores selecionados, porém, deverão assumir o compromisso de cantar exclusivamente no Coral da UFC, não sendo aceitos candidatos com compromissos assumidos com outros grupos artísticos. É preciso ter disponibilidade para ensaios às terças, quintas e sextas-feiras, das 19h às 21h30min, e ensaios extras aos sábados, das 14h às 18h.
Para se inscrever, basta preencher a ficha de inscrição (http://is.gd/WljCyT) e enviá-la, com foto atualizada anexada no devido campo, para o e-mail coralufc.selecao@gmail.com. Mais informações podem ser obtidas no site do Coral da UFC - www.coral.ufc.br.(Fonte: Janis Soares, produtora cultural da Secult-Arte – fone: 85 3366 7831).

22.12.2014

CURTAS SOCIAIS
*Nesta terça-feira Enid Câmara (foto) conduz o almoço de confraternização da equipe e amigos de sua Prática Eventos.

*Ganharam abraços porque marcaram o calendário Irene Mota e Rose Lima.

*No domingo foi dia de abraçar Lúcia Liebmann e Márcia Távora. E hoje eu cumprimento Alessandra Aragão.

Maninho Monteiro e Zezé Jereissati

 
*Zezé Jereissati trouxe do Santuário de Fátima, Portugal, muitas medalhas da santa que agora distribui com os amigos. 

*Em Sobral, para o Natal com a famíia, Elza e Maurílio Moreira.

*Por hoje contei. Até amanhã.