Postagem do dia 22.10.2015

Deputados lamentam morte do jornalista Edilmar Norões

           Na abertura dos trabalhos da sessão plenária de terça-feira (20/10), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), registrou pesar e lamentou a morte do diretor de Programação do Sistema Verdes Mares, Edilmar Norões, ocorrido pela manhã. Segundo o presidente, a trajetória do jornalista e suas análises políticas eram amplamente acompanhadas pelos cearenses.
          “Para além da sua atuação como profissional dentro do Sistema Verdes Mares, Edilmar Norões, que atuava como diretor de programação, era uma liderança dentro da categoria dos jornalistas e um dos profissionais mais respeitados nos vários segmentos”, ressaltou o parlamentar. Para Zezinho Albuquerque, “a imprensa e todo o Ceará perdem um grande cidadão, que deixa um grande legado a todos que acompanharam a sua trajetória”. “Que Deus conforte familiares e amigos do meu querido amigo Edilmar Norões”, disse o presidente.
          Acatando a sugestão do presidente da Casa, o Plenário 13 de Maio fez um minuto de silêncio em pesar pela morte do jornalista.  Em seguida, vários deputados se manifestaram e destacaram o trabalho dele na imprensa cearense.
          O deputado Ely Aguiar (PSDC) afirmou que “a imprensa cearense e brasileira estão de luto pela perda de um homem que cultivou amigos ao longo da vida e realizou um valioso trabalho pelo desenvolvimento do jornalismo no País”.
          O deputado João Jaime (DEM) ressaltou que “a imprensa e a política cearense perdem o maior analista político de todos os tempos do jornalismo local, que sempre norteou a todos com seus comentários, análises e projeções sobre o cenário político”.
          Já o deputado Fernando Hugo (SD) lamentou o “hiato que se cria na imprensa brasileira com a ausência de Edilmar Norões”, e agradeceu “a oportunidade de ter convivido com alguém que durante todo este tempo encheu o Ceará de informação com suas notícias encantadoras e precisas”.
          Os deputados Capitão Wagner (PR), Odilon Aguiar (Pros), José Sarto (Pros) e Ferreira Aragão (PDT) também lamentaram a morte de Edilmar Norões e manifestaram solidariedade aos amigos e familiares do jornalista.

22.10.2015

Ninguém impede o andar da vida....

           A terça-feira, 20, foi um  dia muito  difícil para os meus sentimentos: pela madrugada, o amigo Thyrso Leal foi chamado para junto do Pai.
          Mais tarde, pela manhã, Deus nos privou do colega Edilmar Norões (foto), amigo e companheiro desde o início de minha carreira jornalística na Rádio Verdes Mares, onde ele já estava com os programas Musifone e Highsociety musical quando eu cheguei. A partir daí nasceu uma amizade, uma afetividade de mais de 50 anos.

          É preciso força.

22.10.2015

Ouro Preto 2
Dois milhões em negócios e mídia nacional espontânea no Festival de Turismo
            Diretor da Fire Assessoria em Eventos, Alexandre Araújo; Secretária adjunta de turismo do estado, Silvana Nascimento; Prefeito de Ouro Preto, José Leandro Filho e o Presidente da ABAV-MG, Antônio da Matta.

 
          O primeiro Festival de Turismo de Ouro Preto, com sua feira de negócios, não teria acontecido sem a notável contribuição da ABAV (Associação Brasileira das Agências de Viagem) de Minas Gerais, presidida por Antônio  da Matta,  e a  Fire Eventos conduzida por Alexandre Araújo que se desdobraram em suas áreas para que tudo acontecesse na pauta absolutamente precisa, como ocorreu. Juntando-se,   ABAV, a Fire Eventos e a Secretaria de Turismo do Município  proporcionaram a realização de um evento  ainda não visto nos municípios de Minas Gerais. Quero destacar ainda a eficiência da empresa Libertas-Viagens e Experiências que deu o apoio logístico de transporte em todos os momentos.
            O festival e feira, com o seu público,  movimentou a cidade histórica e atraiu mais de mil visitantes diários à feira, gerando 2 milhões de reais em negócios para a cidade e uma extensa mídia nacional espontânea.  Com  programação intensa, incluindo passeios turísticos, feira de negócios, congressos, seminários e workshops, o Festival entrou para o calendário nacional turístico e já têm datas marcadas para as próximas edições: maio de 2016 e março de 2017.
          Referindo-se ao evento, Antônio da Matta (foto), presidente da ABAV/MG, disse: “O evento é um ambiente ideal  para apresentação de produtos e serviços turísticos, propiciando a realização de novos negócios. A feira proporciona tudo isso em um só lugar, agregando os serviços disponíveis no mercado de turismo nacional e internacional”.

 Cidade histórica, Patrimônio da Humanidade
          Localizada a 100 quilômetros de Belo Horizonte, a mais ou menos 2 horas por terra, Ouro Preto é uma linda cidade histórica, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, que  conta com o maior conjunto homogêneo da arquitetura colonial do Brasil. Na cidade mesmo pode-se ver uma boa parte da história da mineração do ouro no século 18, o barroco e o rococó na decoração de seus templos e as valiosas peças de seus acervos. Esse conjunto transforma Ouro Preto em um museu a céu aberto.
          Elevada a Vila Rica de Pilar em 1711, a cidade foi capital de Minas Gerais e também o berço de grandes manifestações políticas como a Inconfidência Mineira de Tiradentes.
          O principal ponto de referência turística é a Praça Tiradentes. Outrora palco das confabulações dos inconfidentes, hoje, local de grandes eventos e “shows”, inclusive do famoso carnaval de Ouro Preto. Ao redor da praça pode-se observar o genuíno casario barroco setecentistas, cujo cenário é contemplado pelo Museu da Inconfidência. (foto abaixo).
Vejam mais algumas fotos do evento:

                                  
          Superintendente de turismo, indústria e comércio de Ouro Preto, Gilson Martins; Presidente da ABAV nacional, Antônio Azevedo;  Diretor da Fire Assessoria em Eventos, Alexandre Araújo; Secretária adjunta de turismo do estado, Silvana Nascimento;  Prefeito de Ouro Preto, José Leandro Filho;  Presidente da ABAV-MG, Antônio da Matta; Presidente da Panrotas, Guillermo Alcorta;  Secretário de turismo de Ouro Preto, Felipe Vecchia e  Reitor da UFOP, Marcone Jamilson Freitas Souza.
 
Na próxima edição eu conto mais.
(O jornalista José Rangel viajou a Ouro Preto, de 15 a 18 deste mês,  a convite da ABAV/MG, Fire Eventos e Secretaria de Turismo de Ouro Preto).

22.10.2015

Ações criminosas contra agências bancárias
          A Comissão de Defesa Social da Assembleia Legislativa do Ceará realiza na próxima segunda (26\10),  às 14h, audiência pública "As Investidas Criminosas nas Agências Bancárias do Estado do Ceará", requerida pela deputada estadual Fernanda Pessoa (PR-foto abaixo), para  discutir as explosões a postos e agências bancárias no interior do Estado.
          Os números oficiais apontam que até agosto deste ano foram, pelo menos, 42 ações criminosas contra agências e postos bancários. “A população enfrenta uma rotina de transtornos e dificuldades para a realização de pequenas operações bancárias.  O governo precisa intensificar investigações e ações mais eficazes para conter estes crimes, e enviar reforço policial para o nosso interior.  Inclusive nessa audiência pública vamos discutir as ações que podem minimizar as investidas de assaltos, sequestros e explosões  de caixas bancários", disse a parlamentar.   

22.10.2015

Novos membros do IAC na AL
          Dia 28 deste, às 19 horas, no Auditório Murilo Aguiar, a Assembleia Legislativa realiza solenidade de posse dos novos  membros do Instituto dos Advogados do Ceará (IAC), iniciativa da entidade e do deputado Heitor Ferrer (foto).
          Na ocasião, o presidente do IAC, advogado João Gonçalves de Lemos, além da posse dos novos associados fará uma explanação para os presentes sobre as atividades da entidade.

 

22.10.2015

Alunos cearenses participam de
olimpíada de matemática na Índia
          O deputado Danilo Forte (PSB-CE-foto) destacou na terça-feira, 20, em discurso realizado no plenário da Câmara Federal,  a atuação de quatro alunos de uma escola pública de São Gonçalo do Amarante, no interior do Ceará, que se classificaram para 2ª Fase da Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras que acontecerá na Índia entre os dias 12 a 19 de novembro.
          Orientados pelo professor José Oliveira da Escola de Ensino Profissionalizante Adelino Cunha Alcântara, os estudantes Amanda Costa Leal, Daniela da Silva Pereira, Felipe Campezoni dos Santos e Wesley de Vasconcelos Barros foram os selecionados. “É um feito extraordinário para uma escola do interior do Estado do Ceará, que demarca, dessa forma, uma expectativa melhor para essa juventude que sabe ocupar seu espaço”, disse.
         “Isso é uma demonstração clara de que, com estímulo à sua capacidade, esses jovens com certeza garantirão principalmente a nós do interior do Ceará, um futuro mais próspero e melhor”, complementou parabenizando o vice-prefeito do município, Avelino Forte Filho (foto), que teve a iniciativa ao lado do ex-prefeito Silva Neto de auxiliar os alunos para a aquisição das passagens aéreas.

22.10.2015

Aposentadoria com previdência privada
A Pax Corretora, empresa financeira do Grupo Pague Menos, em parceria com o Conselho regional de Economia e o Instituto Brasileiro de Finanças,  vai realizar a palestra  “Aposentadoria segura com Previdência Privada”,  evento é gratuito, com duração aproximada de 90 minutos, que  acontecerá às 19 horas do dia 28 de Outubro (Quarta-feira), na sede da PAX Corretora.
          “Nosso objetivo é mostrar todos os benefícios desta modalidade de investimento para seu futuro e apresentar a forma de encontrar as melhores opções para sua independência financeira”, dizem os organizadores.
          Alguns dos  temas que serão abordado: Diferentes tipos de previdência - PGBL ou VGBL; tributação, portabilidades e riscos;  a melhor previdência para sua aposentadoria; Qual previdência se aplica ao seu perfil; Como reduzir seu imposto de renda; Planejamento sucessório; Blindagem patrimonial e Previdência Social INSS.Para participar do evento, confirme sua presença através do link:http://www.paxcorretora.com.br/eventos.

22.10.2015



 
Agropacto na Ibiapaba discute recursos hídricos
           O Agropacto desloca-se esta semana de Fortaleza  para a Ibiapaba onde, na quinta-feira, 22, a partir das 9 horas, fará sua reunião no auditório da Hortifrutec na V Ferira Tecnológica do Agronegócio da Ibiapaba. Estarão à frente do grupo o presidente Flávio Saboya e o coordenador-geral Paulo Hélder Braga (foto).
          O tema deste encontro é “Políticas Públicas  da Secretaria de Recursos Hídricos para o ano 2015/2016 face à realidade atual” e terá como palestrante Gianni Peixoto Lima, assistente da presidência da Cogerh e integrante do Comitê da Seca do Ceará.

22.10.2015

Festa dos filhos e amigos de Jaguaruana
          Na sexta-feira, 23, a partir das 18 horas, Encontro anual dos Filhos e Amigos de Jaguaruana no Clube B-25, evento organizado pela entidade que é presidida pelo vereador Joaquim Rocha. A entrada e adesão à festa é de apenas 10 reais. Diversas homenagens serão prestadas na ocasião, segundo uma entusiasta do evento, a criadora de moda e confecções Guilarneide Façanha.
          Algumas das presenças já confirmadas nessa festa dos filhos e amigos de Juaguaruana que serão homenageadas, como o engenheiro e sócio proprietário da Construtora Colmeia, Otacílio Valente; Prefeita de Jaguaruana, Ana Tereza; presidente da Câmara Municipal Francisca Fátima, desembargador Francisco Barbosa e Odílio Almeida Filho, do CREA.

22.10.2015

A força do luxo italiano no FESTURIS
A Itália, um dos principais destinos turísticos do mundo que recebe por ano cerca de 185 milhões de turista, marcará presença no Salão Internacional do FESTURIS, que acontece no início de novembro em Gramado, RS.
Através de uma ação da iniciativa privada, o Made Italy, criado por Edson Calixto , brasileiro que vive há  mais de 10 anos na Itália e trabalha como Product Manager , será um grupo composto por empresários hoteleiros que apresentará em um stand de 36m² tudo o que o país tem para oferecer, inclusive o exclusivo segmento de luxo: hotelaria de alto nível em varias regiões da Italia.
Entre os expositores presentes estarão  o Tour Operator Vertours, que trabalha especialmente com o mercado brasileiro;  o Hotel Chateu Monfort (foto acima), um  5 estrelas em Milão,  que faz parte da rede de Hoteis de Luxo Rellais e Chateux;  o Hotel Sogno de Julieta, único hotel localizado dentro da famosa casa de Julieta em Verona (foto abaixo) , e vários outros hotéis de charme.
Todos os participantes da feira que visitarem o Made Italy no stand 89 concorreram a hospedagens nestes  hotéis. (Fonte: Ascom/Festuris).

22.10.2015

CURTAS SOCIAIS
*Gardênia Soares marcou para o dia 17 de dezembro, às 9 horas, no Iate Clube (foto), a sua Festa dos Voluntários da Alegria para o natal das crianças com câncer. Depois eu conto mais.
*Nesta quinta-feira, às 17h30, o prefeito Roberto Cláudio faz a entrega oficial da Praça Marcelo Caracas  Linhares (foto) e da passarela da avenida Antônio Sales.
*Na quarta-feira, 21, os abraços foram para o presidente do Conselho Estadual de Educação, padre José Linhares (foto).
*O hoteleiro José Hugo Machado (foto), que divide o seu tempo entre Fortaleza, São Luís, onde tem hotéis, e Lisboa, é o aniversariante  da quarta-feira.
*Na quinta-feira, 22, eu cumprimento à desembargadora aposentada Gizela Nunes da Costa (foto), Guiomar Marinho, Terezita Aguiar e o Ministro do TCU, cearense Valmir Campelo.
*A aposta da Zug Choperia para a noite desta quinta-feira (22) é o show de Rafael Balboa (foto), que inicia trabalho solo, depois de participações em diversas bandas de Fortaleza. Na apresentação, elementos de blues, rock, pop, soul e funk em suas composições.
*Por hoje contei. Até amanhã.