22.10.2015

Ouro Preto 2
Dois milhões em negócios e mídia nacional espontânea no Festival de Turismo
            Diretor da Fire Assessoria em Eventos, Alexandre Araújo; Secretária adjunta de turismo do estado, Silvana Nascimento; Prefeito de Ouro Preto, José Leandro Filho e o Presidente da ABAV-MG, Antônio da Matta.

 
          O primeiro Festival de Turismo de Ouro Preto, com sua feira de negócios, não teria acontecido sem a notável contribuição da ABAV (Associação Brasileira das Agências de Viagem) de Minas Gerais, presidida por Antônio  da Matta,  e a  Fire Eventos conduzida por Alexandre Araújo que se desdobraram em suas áreas para que tudo acontecesse na pauta absolutamente precisa, como ocorreu. Juntando-se,   ABAV, a Fire Eventos e a Secretaria de Turismo do Município  proporcionaram a realização de um evento  ainda não visto nos municípios de Minas Gerais. Quero destacar ainda a eficiência da empresa Libertas-Viagens e Experiências que deu o apoio logístico de transporte em todos os momentos.
            O festival e feira, com o seu público,  movimentou a cidade histórica e atraiu mais de mil visitantes diários à feira, gerando 2 milhões de reais em negócios para a cidade e uma extensa mídia nacional espontânea.  Com  programação intensa, incluindo passeios turísticos, feira de negócios, congressos, seminários e workshops, o Festival entrou para o calendário nacional turístico e já têm datas marcadas para as próximas edições: maio de 2016 e março de 2017.
          Referindo-se ao evento, Antônio da Matta (foto), presidente da ABAV/MG, disse: “O evento é um ambiente ideal  para apresentação de produtos e serviços turísticos, propiciando a realização de novos negócios. A feira proporciona tudo isso em um só lugar, agregando os serviços disponíveis no mercado de turismo nacional e internacional”.

 Cidade histórica, Patrimônio da Humanidade
          Localizada a 100 quilômetros de Belo Horizonte, a mais ou menos 2 horas por terra, Ouro Preto é uma linda cidade histórica, Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, que  conta com o maior conjunto homogêneo da arquitetura colonial do Brasil. Na cidade mesmo pode-se ver uma boa parte da história da mineração do ouro no século 18, o barroco e o rococó na decoração de seus templos e as valiosas peças de seus acervos. Esse conjunto transforma Ouro Preto em um museu a céu aberto.
          Elevada a Vila Rica de Pilar em 1711, a cidade foi capital de Minas Gerais e também o berço de grandes manifestações políticas como a Inconfidência Mineira de Tiradentes.
          O principal ponto de referência turística é a Praça Tiradentes. Outrora palco das confabulações dos inconfidentes, hoje, local de grandes eventos e “shows”, inclusive do famoso carnaval de Ouro Preto. Ao redor da praça pode-se observar o genuíno casario barroco setecentistas, cujo cenário é contemplado pelo Museu da Inconfidência. (foto abaixo).
Vejam mais algumas fotos do evento:

                                  
          Superintendente de turismo, indústria e comércio de Ouro Preto, Gilson Martins; Presidente da ABAV nacional, Antônio Azevedo;  Diretor da Fire Assessoria em Eventos, Alexandre Araújo; Secretária adjunta de turismo do estado, Silvana Nascimento;  Prefeito de Ouro Preto, José Leandro Filho;  Presidente da ABAV-MG, Antônio da Matta; Presidente da Panrotas, Guillermo Alcorta;  Secretário de turismo de Ouro Preto, Felipe Vecchia e  Reitor da UFOP, Marcone Jamilson Freitas Souza.
 
Na próxima edição eu conto mais.
(O jornalista José Rangel viajou a Ouro Preto, de 15 a 18 deste mês,  a convite da ABAV/MG, Fire Eventos e Secretaria de Turismo de Ouro Preto).

Nenhum comentário:

Postar um comentário