Postagem do dia 10.08.2016

Gratificação de Agentes Penitenciários chegará a 100%
          Com a leitura do expediente da sessão plenária de terça-feira (09/08) começou  a tramitar na Assembleia Legislativa mensagem do Poder Executivo que aumenta gratificação de agentes penitenciários.
          A mensagem que acompanha o projeto de lei nº 82/16 dispõe sobre a Gratificação de Atividades Especiais e de Risco (Gaer), prevista na Lei nº 14.582. A matéria objetiva alterar os percentuais para os servidores ocupantes de cargos ou funções de agentes penitenciários integrantes da carreira de Segurança Penitenciária.
        Pela redação atual, a gratificação prevista fica no patamar de 60%, sendo que, pelos termos do projeto, passará a 70% em fevereiro de 2017; 80% em 2018 e 100% a partir de novembro de 2018.

10.08.2016


10.08.2016

Atraso por causa da greve
          Com a greve dos carteiros e o atraso na entrega das correspondências, como é fica a questão das contas a pagar cujo vencimento se deu exatamente no período da greve e agora quando a entrega dos boletos ainda não foi regularizada?
        As instituições financeiras, inclusive os cartões de crédito, não querem nem saber. E nós, ó!!!!!!!!

10.08.2016

Nem Moroni nem Wagner para resolver
         Sobre a nota Perseguindo um Sonho publicada na coluna do dia 05 e relacionada à escolha de Moroni para companheiro de chapa do prefeito Roberto Cláudio,   Paulo Queiroz Dias (falando ao microfone) faz este comentário: “Duas observações sobre a noticia acima: em 2018 o governador Camilo certamente irá tentar a reeleição. Já está se prevendo um racha no grupo, caso o prefeito entre na corrida pelo governo?
        “Como ficam  os Ferreira Gomes nesta história? Nem Moroni (foto acima), nem Capitão Vagner resolverão o problema da violência, pois o discurso do Moroni é pedra batida, virando pó, desde muito tempo.
        E o capitão (foto acima) a única coisa que fez até hoje foi comandar greve de policiais e aumentar a violência. SEGURANÇA É EDUCAÇÃO, portanto, solução de longo prazo. Não tem mágica, nem cunhão roxo pra resolver na marra”.

10.08.2016

Ônibus não pode parar para turista embarcar
          O negócio está brabo mesmo. Em Fortaleza, o turista nem sempre é bem tratado. Vejam aí... grupo de visitantes, a pé, (adultos, crianças, mulheres, idosos)   subindo a ladeira da rua Barão de Aracati com suas bagagens (foto) para ir pegar o ônibus na Avenida Monsenhor Tabosa. A interdição não foi explicada a ninguém, mas a AMC está bem instalada, à sombra, na vaga de um taxi. E ninguém multa.
         Os turistas saíram do Hotel Plaza e foram pegar o ônibus de viagem que estava estacionado na Av. Monsenhor Tabosa. O presidente do Sindicato dos Guias de Turismo, Flávio Alvarenga (foto) disse: “Não me conformo com esse tratamento para quem leva em sua bagagem nossos produtos e deixa aqui uma parte de sua renda. É vergonhoso!”. Verdade!!!

10.08.2016

Os grandes da política na eleição sobralense
          As convenções partidárias realizadas em Sobral dão o tom do quanto a campanha eleitoral será quente por lá. Três candidatos mostram mais musculatura para a disputa. Ivo Gomes (PDT), Moses Rodrigues (PMDB) e Dr. Guimarães (PSDB).
          Ivo tem o apoio dos irmãos Ciro e Cid Gomes, do governador Camilo Santana, do presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque, e do atual prefeito Veveu Arruda (PT), que indicou a candidata a vice, a vereadora Cristiane Coelho.


         
A oposição vem com o deputado federal Moses Rodrigues (PMDB), que tem a chancela do senador Eunício Oliveira, rival dos Ferreira Gomes.






          Mas a oposição sai dividida com outra candidatura, a do Dr. Guimarães, pelo PSDB. Definitivamente, não deverão faltar polêmicas nesse embate político sobralense.

10.08.2016


10.08.2016

Deputados e seus projetos
          Naumi Amorim (PMB) – Dispõe sobre a concessão de incentivo financeiro aos catadores de materiais recicláveis e reutilizáveis em cooperativas e associações no âmbito do Estado do Ceará e a utilização de internos do sistema prisional neste serviço promovendo a sua ressocialização.
          Renato Roseno (PSOL) – Concede isenção da tarifa de coleta e tratamento de esgoto aos trabalhadores desempregados, na forma que indica.
         Moisés Braz (PT) – Dispõe sobre a Política Estadual de fomento à Economia Solidária.
        Dr. Santana (PT) – Institui o Dia do Trabalhador Sindical – Sindicatário.

10.08.2016

Municípios homenageados por práticas inovadoras
        Dezesseis cidades foram homenageadas com a Certificação de Práticas Inovadoras nos Municípios Cearenses durante sessão solene na tarde de terça-feira (09/08), na Assembleia Legislativa. O evento foi promovido pela AL, em parceria com a Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE). Na ocasião, a Casa foi agraciada com o troféu “APDMCE 29 anos”  pelo apoio dado aos municípios.
         O deputado Carlos Felipe (PCdoB), que presidiu a solenidade, recebeu o troféu APDMCE dedicado à Assembleia Legislativa, por ser uma das entidades públicas que têm contribuído com o fortalecimento das políticas públicas nos municípios cearenses.
          Os municípios contemplados com a certificação foram: Alto Santo, Aracati, Barroquinha, Beberibe, Crateús, Farias Brito, Horizonte, Iguatu, Jaguaribe, Maracanaú, Miraíma, Pedra Branca, Reriutaba, Russas, Sobral e Tabuleiro do Norte.
            A presidente da ADPMCE, Josefa Farias, explicou que, para celebrar seus 29 anos de atuação, a instituição lançou edital para identificar, divulgar e certificar municípios em que são implementados projetos de fortalecimento das políticas públicas nas categorias primeira infância; crianças, jovens e adolescentes; mulheres; pessoa idosa; pessoa com deficiência.

10.08.2016


10.08.2016

Médico e sua poesia
         Nesta quarta-feira, a partir das 19 horas, lançamento do livro “Do coração de um médico poeta” de autoria do médico-otorrino Dirceu Vasconcelos que estará recebendo todos os seus amigos.
        O evento tem como cenário o Terraço da Cultura do Ideal Clube (acesso pela Avenida Rui Barbosa). Dirceu, um dos mais conceituados médicos cearenses em sua especialidade,  enveredou pela poesia sendo muito bem recebido pela área literária de Fortaleza.

10.08.2016

Cearense no TSE
                                   
          O cearense ministro do Superior Tribunal de Justiça, Napoleão Nunes Maia Filho, assumiu como ministro do Tribunal Superior Eleitoral. Ele foi eleito por aclamação e substituirá a ministra Maria Thereza de Assis Moura. A posse será no próximo dia 30.

10.08.2016

Danças e culturas do Líbano no Maranhão
          A brasiliense Letícia Puttini e o libanês radicado no Brasil, Blaisson Farid, aterrissam em São Luís no próximo dia 18 para quatro apresentações no espaço gastronômico árabe Al Khalifa, localizado na praia do  Calhau.Vão mostrar a leveza e o encanto da dança do ventre e do bailado folclórico árabe  nos dias 18, 19 e 20, às 20h, e no dia 21, ao meio-dia, deste mês.         Com agenda lotada de shows, o bailarino e coreógrafo libanês Blaisson Farid é um dos mais completos nos ritmos do Oriente Médio, executando, inclusive, passos da época dos antigos fenícios, que ocupavam a região onde hoje está situado o Líbano.
        Letícia Puttini, por outro lado, já recebeu diversos prêmios em competições. Em 2012, ela fundou o grupo Fadas do Oriente, com 12 bailarinas que se dedicam ao estudo da arte da dança do ventre. Essa dança passou por diversos estágios até se tornar uma arte globalizada.
        Segundo Leslie Trovão, que gerencia o espaço Al Khalifa,  “O nosso espaço não é dedicado apenas à gastronomia, mas também à cultura árabe, razão pela qual, periodicamente, temos apresentações de dança do ventre. E agora receberemos esse fantástico bailarino e, novamente, Letícia, que dança como ninguém”, disse Leslie Trovão, segundo manda dizer de São Luís o  colunista e “promoter” Nedilson Machado.

10.08.2016


10.08.2016

CURTAS SOCIAIS
*Dia 19, às 17 horas, lançamento da Rota das Falésias-Cenários de Cores, roteiro turístico do Litoral Leste, no auditório do Sebrae da Monsenhor Tabosa.
 *Nesta quarta-feira, 10, é dia de abraçar Adriano Josino da Costa, que faz aniversário.
*Também mudam  de idade na data o empresário Édson Ventura (na foto com sua Ítala) e o professor e jornalista Francisco Souto.
*Nesta quarta-feira, na capela de Santa Filomena, à noite, missa de um ano de partida para o mundo maior de Humberto Cavalcante.
*Ana Luísa Barreira agitou a festa de 15 anos de sua herdeira Carol. Familiares e a  lista afetiva presente.
*Festa pelos 97 anos de fundação do Náutico Atlético Cearense terá como atrações Waldonys (foto abaixo) e a Banda Caribean Kings. Flávio Melo coordena.
*Terminando em Quixadá a Expocece, exposição de ovinos e caprinos do Ceará.
*Inteiramente integrado à vida do Iate Clube, o cirurgião plástico Carlos Juaçaba assumiu a presidência do Conselho Deliberativo da agremiação.
A Arx Eventos, de Rafael Bezerra (foto abaixo), recebeu para “happy hour” professores, pesquisadores, chefes de departamentos e o reitor da UFC, Henry Campos.
O grupo participou do encontro Eventos, Pesquisas e Desenvolvimento. As diretoras Márcia Araújo e Mirna Vale ajudando a receber.

*Por hoje contei. Até amanhã.