Postagem do dia 14.09.2016

Deputado denuncia negócios suspeitos  à vista
           Olho vivo! O deputado Renato Roseno (Psol) denunciou da tribuna da Assembleia nesta quarta-feira, 14, o golpe que o Governo Camilo  “prepara contra  o patrimônio estadual com a participação em empresa estatal não dependente  como já confirmou o Secretário da Fazenda Mauro Filho”, disse o parlamentar.
        O negócio, segundo ele, se passa assim: “Esse tipo de empresa,  capital privado não dependente, que não é estatal, não sofre nenhum controle dos órgãos públicos,  compra o ativo do Estado com 50% de desconto, recebe remuneração de 23% ao ano e ao final de 7 anos resgata o investimento numa tramoia incrível”, disse o deputado que chamou a atenção dos seus pares para ficarem alertas “em relação a essa proposta que será enviada pelo Executivo para a Assembleia aprovar”, ressaltou. Portando, olho vivo!

14.09.2016


14.09.2016

Abandonado pela tropa antes de cair
          O deputado cassado Eduardo Cunha ainda está zonzo com a rasteira que levou da sua turma de 200 apoiadores na época do reinado na presidência da Câmara Federal. 450 votos a favor da cassação, 10 contra e 9 abstenções.
          A bancada federal cearense, com exceção de Goretti Pereira (PR), que não compareceu, votou favorável à cassação de Cunha. Foi um ato histórico para a democracia brasileira. E ele ainda revelou como articulou o golpe para derrubar a presidente eleita por 54 milhões de votos.
  Entre idas e vindas do processo, Cunha foi traído por diversos aliados, inclusive do próprio partido, o PMDB. Poucos deputados que apoiavam Cunha mantiveram suas posições - mesmo com o risco de perder votos dos eleitores em 2018.

Os dez parlamentares que votaram contra a cassação:

Arthur Lira (PP/AL), Carlos Marum (PMDB/MS), Carlos Andrade (PHS/RR), Dâmina Pereira (PSL-MG), Jozi Araújo (PTN-AP), Júlia Marinho (PSC-PA), João Carlos Bacelar (PR-BA), Marco Feliciano (PSC/PA), Paulinho da Força (SD/SO) e Wellington Roberto (PR-PB).

 As abstenções
          A seguir  estão os nove deputados que não quiseram se comprometer e, por isso, se abstiveram do "sim" e do "não". Entre eles está o delegado Edson Moreira (PR-MG), que chegou a subir na tribuna  para defender a presunção da inocência de Cunha, mas não quis se comprometer com livrá-lo da cassação: Alberto Filho (PMDB-MA), André Moura (PSC-SE) -  Líder do governo Temer na Câmara, Delegado Edson Moreira (PR-MG), Mauro Lopes (PMDB-MG),Saraiva Felipe (PMDB-MG), Laerte Bessa (PR-DF), Rôney Nemer (PP-DF), Alfredo Kaefer (PSL-PR) e Nelson Meurer (PP-PR).

"Nunca deixaram de apoiar o finado Cunha" 
          Ciro Gomes tascou em sua página do Facebook:  Moses que já foi um fiel escudeiro  de Cunha, indo inclusive para o PMDB pelos braços de Temer e Eunício, agora busca tentar descolar sua imagem do deputado cassado com possível medo da opinião pública.
         “Parlamentares que integravam a chamada tropa de choque de Cunha, como Genecias Noronhas (SD) e  Vitor Valim (PMDB),  e o prefeiturável  Moses Rodrigues (PMDB-foto abaixo), em Sobral, deverão acusar o golpe.
        “O pior de tudo isso não é viuvez ou orfandade, é explicar para o eleitor por que nunca deixaram de apoiar as peripécias do finado Cunha”.

14.09.2016

Presa na panela de pressão
          Uma menina de 1 ano e 4 meses precisou ser resgatada pelos Bombeiros nesta terça-feira, 13. Ela ficou presa dentro de uma panela de pressão. A mãe da garota, de 23 anos, tinha lavado a panela e procurava um local para guardá-la quando a criança que brincava com o utensílio se prendeu pelas costas e joelhos.
          Os Bombeiros tiveram que cortar a panela com um alicate especial. Isso aconteceu em Brasileia, no Acre, segundo postagem do Grupo Radialistas do Ceará no WhatsApp.

14.09.2016


14.09.2016

Pagamento do Garantia Safra atrasado

Milhares agricultores  nordestinos, e cearenses em particular, estão na expectativa de receberem o Seguro Garantia  Safra, cujas parcelas já deveriam estar sendo pagas desde julho.
Eles que, com a seca perderam praticamente tudo que plantaram, contam com esse seguro  de  850 reais por família, pago em 5 parcelas,  para complementar a sua renda de sobrevivência.
O Governo Federal está prometendo pagar a primeira parcela no final deste mês.

14.09.2016

Reposicionamento de promoções na PM
Deputados Sérgio e Duquinha
            Com a leitura do expediente na abertura da sessão plenária desta quarta-feira (14/09), iniciou tramitação na Assembleia Legislativa projeto de indicação de autoria do deputado Bruno Gonçalves (PEN). A  matéria acrescenta dispositivos à Lei n°15.797/15 de Promoções dos Militares Estaduais do Ceará. O parlamentar propõe  reposicionamento dos policiais militares que ingressaram na corporação em 2001, atuais 3º sargento, para 2º sargento em 2016.
          O deputado justifica a proposta, observando que, ao tempo da aprovação da Lei de Promoções, faltavam apenas 54 dias para a Turma de 2001 completar 15 anos de serviço, requisito para a promoção à graduação de 2º sargento.
          Após leitura no plenário, a matéria segue para análise da Procuradoria da AL. Em seguida, para as comissões técnicas da Casa. Se aprovada, será encaminhada para votação em plenário e depois para sanção ou veto do Governo estadual. Como se trata apenas de sugestão, cabe ao Governo, se acatar, enviar a proposta em forma de mensagem para apreciação da Casa.

14.09.2016

Missão vai ao Ministro pela Faculdade de Medicina de Quixadá
          Comitiva de Quixadá composta por  d Ricardo Silveira, Dom Adélio, Professor José Nilson e Marcio Cidade, e levada pelo deputado Danilo Forte, esteve em uma audiência com o ministro da Educação, Mendonça Filho, em Brasília.
          No encontro, o grupo tratou de antiga reinvindicação da população que é a implantação da Faculdade de Medicina na cidade de Quixadá, que hoje está se consolidando como um polo universitário para os jovens da região.       
          Para Danilo Forte é necessário investir cada vez mais na educação naquele município, que já abriga centros de Ensino Superior: a UniCatólica e a Faculdades Cisne. “Quixadá tem uma forte vocação para se tornar a cidade dos universitários, e quero contribuir para concretizar isso”, disse.

14.09.2016

Chope em voo da KLM  e em fonte na Eslovênia
           A cerveja está de vento em popa no mundo. Depois que a companhia aérea holandesa KLM decidiu oferecer chope (bière pression) em seus voos na Europa, uma cidade da Eslovênia, Zalec, inaugurou em um parque, neste fim de verão europeu, uma fonte de cerveja para amenizar a sede dos turistas.
           Nesse país da ex-Iogoslávia, esprimido entre a Áustria e a Croácia, uma pequena vila, Zalec, acaba de inaugurar uma imensa fonte de cerveja no centro de seu parque municipal. Uma atração  a mais que está chamando a atenção dos turistas que amam a cerveja de toda Europa.
          O parque também só abre de 10 às 21 horas, de abril a outubro, e por 6 euros você pode encher cinco vezes sua caneca. Para dissuadir aqueles que querem beber mais, as fontes têm um dispositivo eletrônico que controla o consumo. É o novo circuito turístico temático da Eslovênia. (Fonte: Easyvoyage).

14.09.2016


14.09.2016

Revista com os melhores restaurantes da capital
          Em nova e atraente edição, a revista “Público A – Fortaleza”  traz na sua editoria Gourmet 2016 os principais restaurantes  da capital cearense, mostrando as suas opções gastronômicos, a qualidade dos serviços que prestam, a ambientação, os seus “chefs” e muitas dicas úteis para você decidir onde almoçar ou jantar. Apresenta também uma entrevista com o “chef” Albertino Araújo, “cozinha por paixão a quase 30 anos”.
          Editada por Rodrigo Kawasaki que diz “Fortaleza tem uma rede  bem estruturada de bares e restaurantes que servem pratos da cozinha internacional e muitas opções para quem quer experimentar a culinária local. A revista mostra todo esse tempero dos restaurantes que se destacam em Fortaleza”. Para contatar a revista: (85) 98864-7851. www.publicoa.com.br.

14.09.2016

Mídias sociais e novas ferramentas para o turismo
         Durante  o 6º Festival de Turismo de João Pessoa, que acontecerá em outubro, no Centro de convenções, a revista Panrotas estará apresentando o seu “Panrota Next” com temas “inovadores e relevantes para os profissionais do turismo”, diz a coordenação.
          No evento após o credenciamento e abertura a palestra “Mobile e redes sociais: as ferramentas de negócios em ascensão” por Bruno Fisbhen, diretor da Agência B2A. Em seguida “Estratégias de atendimento e mídias sociais, ´case´ KLM/Air France” com German Carmona, diretor de Marketing e Comunicação das empresas no Brasil.
          Outros temas enfocados: “O turismo do amanhã: o que é preciso para acompanhar mudanças velozes”; Pesquisa Data Popular – Efeitos da crise econômica e oportunidades para o mercado de viagens”, com José Guilherme Alcorta, diretor executivo da Panrotas e, por último, “Renascimento criativo: valorização da criatividade em escala global” com Lucas Foster, psicólogo e consultor em criatividade, fundador da ProjectHub e sócio da THNK, de São Paulo.

14.09.2016

85 anos do Ideal Clube na Assembleia
          A Assembleia Legislativa realiza nesta  quarta-feira (14/09), às 19h, no Plenário 13 de Maio, sessão solene para celebrar os 85 anos de fundação do Ideal Clube. A solenidade atende a requerimento do deputado Sérgio Aguiar (PDT).
          O clube foi construído ainda na década de 1930 e virou berço de eventos tradicionais, frequentado por personalidades da alta sociedade de Fortaleza, até os dias atuais. Tendo como primeira sede uma chácara no bairro Damas.
          A sede definitiva e atual, localizada no bairro Meireles, foi inaugurada em 31 de dezembro de 1939, e marcada por um  baile de Réveillon.
         Durante a sessão solene serão homenageados os ex-presidentes do clube e do Conselho Deliberativo Alcimor Aguiar Rocha Junior ( na foto com a esposa), que atuou de 2010 a 2014 e é atual presidente do Conselho Deliberativo; Humberto Cavalcante (in memorian), de 2006 a 2010;
Luiz Carlos Aguiar (in memorian), de 1994 a 1998 (na foto à direita com os amigos Desembargador Ademar Bezerra e Paulo Bandeira de Melo, igualmente ex-presidente); Valmir Pontes Filho, que foi do Conselho de 2006 a 2010,
bem como o atual presidente, Amarílio Cavalcante Júnior (foto), e o atual presidente do Conselho Fiscal, Firmo Fernandes de Castro.

14.09.2016


14.09.2016

CURTAS SOCIAIS
*O chanceler Airton Queiroz agraciado no Rio de Janeiro com duas comendas: o Homem do Ano nas Artes, Culturas e Educação da Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito e o Prêmio JK da Câmara Municipal da cidade em celebração aos 114 anos de nascimento do ex-Presidente da República Juscelino Kubitschek.
*Estão em novo passeio pela Europa Tane e Francisco (Chiquinho) de Matos Brito. Ninguém é de ferro!
*Amanhã, 15, às 7h30, a Construtora Placic faz café da manhã para mostrar a corretores e convidados especiais seu novo empreendimento, o Promenade Aldeota, na Carolina Sucupira com Barbosa de Freitas. Priscila Cavalcanti (Eventos) na articulação.
*Socorro Albuquerque vai movimentar festa pela sua chegada aos 70 anos de idade  ao lado do maridão Leopoldo, no dia 21 próximo. Ela já disse que não deseja mimos pessoais como presente, mas quer lençóis brancos que doará a entidades assistenciais. Gesto nobre.
*Marcam o calendário neste dia 14 Pedro Carlos da Fonseca (foto), presidente do Fórum de Turismo do Ceará,  Dimas Macedo e minha ex-colega da Tv Diário Natália Varela.
*O dia 16 marca  a idade nova de Raquel Aragão (na foto, à direita, com a amiga Natália), que festeja com a lista afetiva.
* Hoje, os abraços vão para o empresário Erivaldo Arraes (na foto com a esposa Alessandra). Meu abraço de felicitações aos nataliciantes.
*Partiram para temporada de dois meses no Velho Continente Célida e José Bonifácio Souza. Na foto com o amigo Júlio Moreira, à esquerda.
                                    Foto do Google
*Em novo restaurante do Iguatemi, em mesa política, o dono do shopping, senador Tasso Jereissati e o ex-senador  Luiz Pontes.

*Por hoje contei. Até amanhã.