Postagem do dia 20.07.2015

Governo deve dividir o ISSEC em previdência e plano de saúde      

          Olho vivo!!!!! O Governo do Estado está preparando outra surpresa para quando a Assembleia retornar do recesso ou  ao longo do segundo semestre: o envio de mensagem transformando o ISSEC em previdência e  plano de saúde do servidor estadual. O órgão, atualmente Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará, já foi IPEC (Instituto de Previdência do Estado do Ceará), e deverá sofrer transformação, partindo-se em dois: a previdenciária e  uma médico  hospitalar que viraria plano de saúde.
          Aí, neste caso, todos os servidores, da ativa ou  aposentados, iriam continuar pagando um valor determinado para permanecer  usufruindo dos serviços médicos e de  hospitalização. Hoje, mesmo com todas as suas dificuldades e limitações de gastos, o ISSEC  presta  um serviço razoabilíssimo a seus assistidos. Portanto, olho vivo!!!

20.07.2015

Memória das Secas em exposição
          Um olhar sobre as secas de 1877, 1915 e 1932 no Ceará, através de documentos de época que revelam o drama vivenciado nos períodos de estiagem, a migração de milhares de flagelados, a repercussão em cidades como Fortaleza e até a instalação de campos de concentração.
          É o que oferece a exposição “Memórias das Secas em Documentos de Arquivo”, que será aberta nesta segunda-feira (20), a partir das 9 horas, no Arquivo Público do Ceará (rua Senador Alencar, 348, Centro), equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Estado (Secult). A mostra inclui 30 documentos referentes a esses três períodos de seca que marcaram a história do Ceara e segue aberta à visitação até 20 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com entrada franca.
          Com supervisão do diretor do Arquivo Público, historiador e professor Márcio Porto, e pesquisa de Paulo Cardoso, servidor da instituição, a exposição oferece a oportunidade de conhecer, através de documentos preservados pelo Arquivo Público, detalhes sobre a seca e suas consequências sobre a população cearense, em diferentes momentos históricos.
          A grande seca iniciada em 1877 e que se estendeu por três anos, tornando-se conhecida como “a seca dos três oitos”, foi vivenciada ainda no Brasil Império, com os documentos revelando pedidos de providências ao governo provincial do Ceará.
          A seca de 1915, tema do clássico romance de Rachel de Queiroz, também levou milhares de cearenses a se deslocar do Interior para Fortaleza e outras cidades litorâneas. Por fim, em 1932, a seca gerou a instalação de campos de concentração nos arredores de Fortaleza e de cidades como Quixeramobim, Senador Pompeu e Iguatu. (Fonte: Ascom-Secult).

20.07.2015

Os 30 anos da Festa da Amizade de
Limoeiro do Norte em Fortaleza

Nelson Faheina e Pedro Jorge Medeiros

          As comemorações foram realizadas no Náutico Atlético Cearense, sábado, 18, coordenadas por um grupo de limoeirenses residentes em Fortaleza tendo à frente Gizeuda Cardoso. O presidente do Nautico, Pedro Jorge Medeiros, esteve presente e manifestou o seu carinho e admiração pela colônia limoeirense lembrando que a esposa dele é de Limoeiro. 
          Neste ano o Náutico (foto), um dos mais importantes clubes sociais do país, está comemorando 86 anos. (Informação de Nelson Faheina).

20.07.2015

Ciro quer Cunha também fora
          “Se o Cid saiu por falar a verdade, então como pode alguém envolvido no escândalo da Lava Jato presidir a Câmara dos Deputados do Brasil ?” 
          Ciro Gomes, irmão mais velho do ex-ministro da Educação, Cid Gomes, compartilhou no seu perfil pessoal no Facebook uma página que exige a renúncia do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB).
          A página foi criada logo após Cid  ter entregado o cargo à presidente Dilma Rousseff. Cid está descansando em Fortaleza. Não tem aparecido em público e evita a imprensa.
          “Se o Cid saiu por falar a verdade, então como pode alguém envolvido no escândalo da Lava Jato presidir a Câmara dos Deputados do Brasil ?”, informa uma descrição curta sobre a página. Na última postagem, o gerenciador pede que compartilhem. “Já conseguimos três mil membros em menos de dois dias. Mas a página precisa atingir pelo menos 50 mil membros”, conclama. (Fonte: Blog BR29).

20.07.2015

Selo e Medalha nos 80 anos da SNFC
          Nesta terça-feira, 21, às 9 horas da manhã, acontecem os lançamentos do Selo Personalizado e da Medalha comemorativos aos 80 anos de criação da Sociedade Numismática e Filatelia do Ceará (SNFC) no auditório do prédio dos Correios, no centro da cidade. As peças poderão ser adquiridas na ocasião.
          A Sociedade Numismática e Filatélica Cearense-SNFC completou  no dia  14 de julho 80 anos de fundação reunindo os colecionadores de selos e de moedas do Ceará. A entidade foi criada em 1935 com o nome de Sociedade Numismática Cearense,  mas, em 1938, fundiu-se com o Clube Filatélico do Ceará assumindo sua atual denominação.
          Seu primeiro presidente foi Alcides de Castro Santos, importante numismata brasileiro, que manteve a entidade funcionando em sua residência até maio de 1959 quando a SNFC adquiriu sede própria, um imóvel localizado na Avenida Duque de Caxias, 440, em cuja posse permanece até hoje.
          A Sociedade realiza, desde 1970, suas reuniões aos domingos pela manhã na Cidade da Criança. Depois de Alcides Santos como presidente estiveram no comando da SNFC 14 presidentes, entre os quais Raimundo Gomes, Ignácio Ellery Barreira, Galba Araújo e Francisco Firmino de Araújo. Hoje o presidente é Roberto Moreira Filho (foto abaixo).
          A Sociedade já trouxe para Fortaleza importantes eventos filatélicos, como três Nordex (exposição nordestina) e uma Brapex (exposição nacional), a primeira fora do eixo Rio-São Paulo-Belo Horizonte, além de haver promovido dezenas de exposições com os colecionadores cearenses. Também já é tradicional a venda sob oferta de material objeto das coleções de seus sócios.

20.07.2015

Palmas e cactáceas em congresso
           Nesta terça-feira, 21, às 7h30, reunião quinzenal do Agropacto da Federação de Agricultura e Pecuária do Ceará com o lançamento do Agropec-Seminário e IV Congresso Brasileiro de Palmas e outras Cactáceas. Na ocasião a palestra de Joaci Franklin de Medeiros, coordenador de Projetos do Departamento de Inovação e Conhecimentos do Senar-Nacional de Brasília.              Agropacto se reúne no auditório da Superintendência do Banco do Brasil, em Fortaleza. O presidente da FAEC, Flávio Saboya, comanda a reunião.

20.07.2015

Empresas de Turismo irão ofertar descontos no NE por uma semana

           Os estados do Nordeste ganharão um reforço para a promoção do turismo na baixa estação. Entre os dias 10 e 16 de agosto, os produtos e destinos de Pernambuco e dos outros estados da Região Nordeste estarão com descontos promocionais, através da ação ‘Turismo Week Nordeste’, a maior promoção de viagens do país.
          A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco e a Comissão de Turismo Integrado do Nordeste (CTI) apresentaram a ação hoje (17/7) para o trade turístico de Pernambuco, no Centro de Convenções.
          A iniciativa conta com o apoio de parceiros como companhias aéreas, hotéis, pousadas, bares, restaurantes e receptivos. “A compra deverá ser feita durante o período da promoção (10 a 16/8), no entanto, a utilização das promoções será informada por cada estabelecimento, podendo chegar até 2016”, informa Jeanine Pires (foto acima), presidente da CTI/NE.
 A iniciativa é realizada em parceria com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). Esta é a primeira vez que a ação Turismo Week será exclusiva de uma região brasileira. Os Estados nordestinos tendem as ser beneficiados com o aumento da movimentação turística, apesar da atual instabilidade econômica do país.
        “O Turismo Week é uma importante ação a ser promovida para o Nordeste, principalmente em tempos de crise, em que os brasileiros optam por explorar o turismo regional, interessados em pacotes diferenciados e, principalmente, nos atrativos naturais que estados como Pernambuco têm a oferecer”, finaliza Felipe Carreras (foto acima). (Fonte: Ascom-Seturpe).

20.07.2015

Servidores do IFCE em todo Ceará entram em greve a partir de quinta-feira, 23/7

           Os servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) em todo o Estado entram em greve a partir de quinta-feira, 23/7. O movimento inclui as diversas unidades do Instituto, que também realizará paralisação na quarta-feira, 22/7, após decisão tomada em assembleia que lotou a quadra principal do Campus Fortaleza na sexta-feira, 17/7. Na assembleia mais representativa já realizada pelos trabalhadores do IFCE, a greve foi decidida por ampla maioria.
          Para o servidor David Montenegro, integrante da Diretoria Colegiada do Sindicato dos Servidores do IFCE (SINDSIFCE), responsável pela coordenação da mesa de trabalhos, a assembleia foi "histórica", pelo grande número de servidores reunidos e pela forte demonstração da insatisfação e da disposição para lutar contra os cortes federais no orçamento da educação, pela jornada de 30 horas.  
          Logo após a votação, foi formado o comando de greve, também com participação de grande número de servidores. A primeira reunião do comando de greve acontece nesta terça-feira, 21/7.  (Jornalistas responsáveis pelas informações: David Montenegro, professor do IFCE e integrante da Diretoria Colegiada do SINDSIFCE, e Dalwton Moura, Assessor de Imprensa).

20.07.2015

Cagece, saúde e Polícia os mais procurados na Ouvidoria do Estado
Um canal aberto para a participação de todo cidadão cearense, a Ouvidoria do Estado, contabilizou neste primeiro semestre de 2015 o total de 28.538 manifestações, que incluem sugestões, elogios, reclamações, críticas, denúncias e solicitações de serviços pertinentes ao Poder Executivo Estadual. Em um comparativo com o primeiro semestre de 2014, verifica-se o aumento de 1,48% nos atendimentos.
O canal de atendimento mais utilizado pelos cidadãos neste período foi a Central de Atendimento Telefônico 155 (ligação gratuita), com um aumento no registro de manifestações de 34,5%. A Ouvidoria disponibiliza ainda o acesso pela internet no site www.ouvidoria.ce.gov.br; Todas as ferramentas são gratuitas e podem ser utilizadas à vontade pela população, sem limites de manifestações.
Os cinco órgãos mais demandados no período foram a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Secretaria de Saúde (Sesa), Polícia Militar (PMCE), Instituto de Saúde dos Servidores do Ceará (Issec), e Departamento de Trânsito (Detran).   (Fonte: Comunicação CGE).

20.07.2015

“Floripa” busca identidade turística
Leio na coluna/blog do amigo Jeff Severino, um dos jornalistas e fotógrafos brasileiro  mais entendidos em turismo: “Florianópolis, cujos governantes estão sempre de costas pro mar,  está a um passo de ter a marca turística definida e, assim como foi no início do processo, conta com o apoio e envolvimento da população para legitimar características que já são atribuídas à cidade. A votação está aberta até o dia 8 de agosto.
As alternativas foram definidas como “Movimenta Florianópolis”, “Minha Florianópolis” e “Tecendo Florianópolis”. O trabalho é resultado do estudo realizado pelo LOGO da UFSC, em parceria com a Secretaria de Turismo. Pra mim, a nossa Ponte Hercílio luz, que vai cair, era a nossa identidade, conhecida internacionalmente”. 
“A marca da cidade está sendo construída de dentro para fora. Com a participação de todos aqueles que amam Florianópolis. Nós fizemos as identidades visuais utilizando também referências do mundo inteiro, criamos uma fonte exclusiva que chamamos de purpurata – flor símbolo da cidade – e desenvolvemos as três propostas.
Umas mais tradicionais, outras mais dinâmicas, sendo que cada uma delas possui um dinamismo quanto a sua aplicabilidade em produtos, material de divulgação e consideradas tecnicamente perfeitas para redução, ampliação, uso colorido ou em preto e branco”, destacou o coordenador Luiz Salomão Ribas Gomez.

20.07.2015

CURTAS SOCIAIS
*Graça Dias Branco da Escóssia (foto) em Paris com filha Gabriele e o maridão Jório Júnior vistos em visita ao Louvre.
*Esta semana Lenilza Campos (foto)  decola na rota de Londres para visitar as netas que lá estão em temporada. Depois Paris para uma imersão cultural.
*Ganharam abraços no final de semana porque marcaram o calendário Solon Lima Verde Neto (18), Augusto Oliveira e Aymar Rodrigues (19,na foto com o Zacarias Neto). Neste dias 20 muda de idade o ex-vice-prefeito José Carlos Veneranda.
*Também cumprimento nesta data ao coronel Adyr Sampaio (na foto, com ele, o coronel Galaor, general Manoel Teófilo e Pedro Medeiros) João Rafael Furtado, Risa Boris e Vivian Albuquerque.
*Quarta-feira, 22, às 19 horas, “show” de humor do Cibalena (foto), um fenômeno da Internet, que tem o 4º. Vídeo mais visto no Whatts App no Brasil.
*A cidade de Jaguaruana (foto), no Ceará, em evento  criado pela Diretoria da ASFAJ, está convocando  a todos os jaguaruanenses para se encontrarem no próximo dia 22 num ato de união e participação nos movimentos locais para resgatar laços afetivos. Será na própria cidade, segundo manda  me dizer a borgense Gui Façanha.

*Por hoje contei. Até amanhã.