Postagem do dia 13.05.2015

Drama visto de perto:
“mães de criancinhas disputam aerosol para seus filhos no hospital Albert Sabin,” diz deputado
       Uma comitiva de deputados estaduais do PMDB teve muita dificuldade para entrar na tarde de terça-feira, 12, no Hospital Albert Sabin, em Fortaleza, quando consegui pode constatar “o verdadeiro descalabro em se encontra a saúde pública no  Ceará”, disse na sessão desta quarta-feira o deputado Daniel Oliveira (foto abaixo), líder e um dos integrantes do grupo.
          “É pior do que num hospital-acampamento de guerra onde, apesar da precariedade das instalações, as coisas funcionam muito melhor”, afirmou. O deputado também disse que viu criancinhas sendo atendidas nos corredores, berços quase uns sobre os outros “e muito pior é no cantinho do aerosol onde mães disputam aparelhos para aplicação do remédio em suas crianças”.
          Vários deputados apartearam o orador, entre eles Roberto Mesquita (PV-Foto acima) que acusou o ex-governador Cid Gomes por essa situação: “Ele só pensou em construção de UPAs e hospitais e não se preocupou em dar melhores condições de funcionamento aos hospitais existentes. O governador Camilo Santana (PT) também é culpado porque não denuncia a herança maldita que recebeu do seu antecessor”, afirmou o parlamentar.

13.05.2015

Punição para lançadores de lixo nas ruas
Com uma palestra magna, o prefeito Roberto Cláudio (foto) anunciou no Simpósio Nacional sobre Resíduos Sólidos as 13 ações que vai adotar para resolver o problema da sujeira em Fortaleza. “As ações de fiscalização para identificar os jogadores de lixo nas ruas começam agora. De início, educativa. Depois serão punitivas”, afirmou. “Fortaleza coleta lixo de grandes geradores de resíduos pagando com o dinheiro público. Isto eu vou acabar”, acrescentou.
     A Prefeitura identificou 1.800 pontos que funcionam como depósito de lixo na cidade.”A pessoa pega o lixinho gerado no almoço, coloca num saco plástico, atravessa a rua e vai colocar no canteiro central. É uma prática que também precisa acabar”, revelou. A Prefeitura vai orientar e criar condições de educação dessa população.
          Ele também afirmou que serão criados mecanismos especiais de coleta para o lixo de podas domésticas e descartes de utensílios residenciais inservíveis. A vigilância também será intensa não apenas na coleta mas também na fiscalização dos “caçambeiros clandestinos que colocam os resíduos da construção civil em áreas verdes, riachos, rios e lagoas do município”, disse o prefeito RC.

13.05.2015

“Evento que nos ajuda a pensar em nossas cidades”
          “Fico feliz em ver este auditório tão lotado a esta hora da manhã por pessoas interessadas na destinação dos resíduos sólidos. A CDL está muito satisfeita em participar deste evento”, disse Severino Neto (foto), presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza, ao falar na abertura do 2º Simpósio Nacional de Resíduos Sólidos na manhã do dia 11. “Já no próximo ano estaremos em auditório maior”, completou Neto. Ele cumprimentou à executiva Enid Câmara pela iniciativa bem sucedida da Prática Eventos “e que vem nos ajudar e muito no pensar em nossas cidades”.
        Durante toda a realização do simpósio foi um desfilar de interessantíssimas palestras sobre essa importante questão urbana apresentadas por especialistas no assunto, pesquisadores e industrias da área. “Os prefeitos que não cuidarem da questão vão ser cobrados pelo Ministério Público e pela Agência Reguladora do Ceará”, afirmaram palestrantes, dentre eles Tião Santos, ex-menino de lixão no Rio de Janeiro, que se tornou um combatente contra as más condições de funcionamento dos aterros (lixões).

13.05.2015

Hoje é o dia de Nossa Senhora de Fátima
          Nossa Senhora de Fátima (ou Nossa Senhora do Rosário de Fátima) é uma das designações atribuídas à Virgem Maria que, segundo os relatos da época e da Igreja Católica, apareceu repetidamente a três pastores, crianças na altura das aparições, no lugar de Fátima, tendo a primeira aparição acontecido no dia 13 de Maio de1917.
Estas aparições continuaram durante seis meses seguidos, sempre no mesmo dia (exceptuando em Agosto). A aparição é associada também a Nossa Senhora do Rosário, sendo portanto aceito a combinação dos dois nomes - dando origem a "Nossa Senhora do Rosário de Fátima" - pois, segundo os relatos, "Nossa Senhora do Rosário" teria sido o nome pelo qual a Virgem Maria se haveria identificado, dado que a mensagem que trazia consigo era um pedido de oração, nomeadamente, a oração do Santo Rosário.
Fecha o ciclo de aparições iniciado em Paris, como Nossa Senhora das Graças, sucedida pela aparição em La Salette (foto) e Lourdes. (Fonte: Wikepedia).

13.05.2015

Ex-reitor da UFC assume SESu em Brasília
          A Secretaria da Educação Superior (SESu), do Ministério da Educação, realizou na segunda-feira (11), às 17h, em Brasília, a solenidade de transmissão de cargo da secretária interina Adriana Weska para o Prof. Jesualdo Farias, ex-Reitor da UFC. O evento teve  caráter simbólico, uma vez que a efetivação do Prof. Jesualdo no cargo se deu no momento da sua nomeação.
          A solenidade contou  com a presença do Reitor em exercício da UFC, Prof. Henry Campos, e dos dirigentes das demais universidades federais, que estiveram  em Brasília para a reunião do Conselho Pleno de Reitores da Associação Nacional de Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior. (Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional).

13.05.2015

PCdoB fala no futuro
 
          A futura presidente nacional do PCdoB, deputada federal Luciana Santos (PE), estará em Fortaleza no próximo sábado.
          Luciana participara, na Casa Amarela Eusélio Oliveira, de uma reunião do Comitê Estadual do PCdoB fechando os debates para a X Conferência Nacional da legenda, marcada para 29 e 30 deste mês. (Fonte: Macário Batista).

13.05.2015

ABAV/Ceará oferece curso a profissionais de turismo
          Formação de executivo, gerente de vendas de alta performance para o Turismo com o tema “ Técnicas de Vendas, Atendimento e Negociação” em carga horário de 8 horas é o curso que a ABAV/Ceará vai oferecer ao “trade” do turismo cearense, dia 26 próximo, em sua sede em Fortaleza. Isso é o que revela ao blog a presidente Verônica Patrício (foto).

A realização do evento é do ICCABAV e ABAV-CE e o público são Profissionais de atendimento do turismo de agências de viagens, consolidadoras e operadoras e receptivo.
          O objetivo:  é proporcionar ao profissional de vendas externo ou que almeje esta função, conhecimentos sobre habilidades, competência e as ações práticas para a conquista de um melhor desempenho na cobertura de sua carteira e com isso um incremento nas suas vendas. Mais informações: ABAV/Ceará.

13.05.2015

Gado Jersey com novo comando
    No dia 05 deste mês o médico  Dálvaro José Jales Paixão  assumiu a presidência da Associação dos Criadores de Gado Jersey (foto) do Ceará-
ACGJCe.
          Dálvaro e seu pai,  Ribamar Paixão,  são proprietários do Sítio Paixão em Guaiu/ba, onde possuem  um rebanho Jersey de alta linhagem, segundo revela ao blog o técnico Antônio Magalhães.

13.05.2015

Câmara  Brasil Portugal empossa nova diretoria

A Câmara Brasil Portugal no Ceará - Comércio, Indústria e Turismo (CBPCE) realiza nesta quinta-feira, 14, a posse da nova diretoria para o biênio 2015/2017, que será às 8h, na Federação das Indústrias. O novo presidente da instituição é o empresário português Armando Abreu, que vive no Brasil há quase 20 anos e está à frente de grandes empresas. Armando Abreu é engenheiro formado pela Universidade de Coimbra, mestre em Energias Alternativas e PHd pelo Imperial College, de Londres, e é diretor da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeeólica).
O advogado José Maria Zanocchi, presidente cessante,  agora é o  vice-presidente. Também integram a vice-presidência da CBPCE o advogado Rômulo Alexandre Soares, também ex-presidente da instituição, e o empresário do setor de logística, Carlos Maia. 
          À frente das diretorias setoriais estão: Ricardo Guedes (energia), Cliff Vilar (projetos especiais), Antônio Vieira (serviços jurídicos), Wandocyr Romero (turismo), Priscilla Rabelo (comunicação), Gustavo Silva (tesouraria), Verônica Amaral (serviços aduaneiros) e João Teixeira Júnior (agronegócios). (Fonte: CBPCE).

13.05.2015

Cine Ceará comemora 25 anos com retorno ao São Luiz 
          O Cine Ceará - Festival Ibero-Americano de Cinema divulga a seleção dos dez longas-metragens em competição da edição comemorativa de 25 anos, que será realizada de 18 a 24 de junho de 2015, em Fortaleza.  Do Brasil foram selecionados  Real Beleza, de Jorge Furtado e Cordilheiras no Mar: a Fúria do Fogo Bárbaro, de Geneton Morais Neto, que têm suas pré-estreias mundiais no festival,  e Que Horas ela volta (foto abaixo), de Anna Mulayert, que faz a sua primeira exibição oficial no país  depois de receber prêmios nos Festivais de Sundance e Berlim.
          Das produções internacionais, cinco filmes inéditos no Brasil participam da competição: o chileno O Clube, de Pablo Larraín, vencedor do Leão de Prata no Festival de Berlim; o peruano NN, de Héctor Gálvez, vencedor do Prêmio de Melhor Diretor do Festival de Cartagena de Índias, na Colômbia; o espanhol Loreak, de Jon Garaño e José Mari Goenaga; a coprodução Espanha/ Etiópia, Crumbs, de Miguel Llansó; e o cubano A Obra do Século, de Carlos M. Quintela, vencedor do Prêmio Hivos Tiger y Lions Film no Festival de Rotterdam.
          A seleção se completa com dois filmes inéditos no Ceará: Cavalo Dinheiro, dirigido pelo português Pedro Costa, vencedor de dois prêmios no Festival de Locarno,  e a coprodução Brasil /Argentina, Jauja, de Lisando Alonso, que estreou na Seleção Un Certain Regard no Festival de Cannes e recebeu o prêmio de Melhor Filme da Fipresci.
          Para o diretor do Festival, Wolney Oliveira (foto), “esta é a melhor seleção do festival desde sua criação e a melhor forma de comemorar seus 25 anos”. O Cine Ceará também ganhou um presente da Secretaria de Cultura do Estado, com o retorno do Festival ao histórico Cine São Luiz, onde foi realizado de 1995 a 2010. Wolney Oliveira festeja: "É uma felicidade muito grande para o evento voltar ao palco do São Luiz, reformado, com qualidade técnica de ponta, como um dos cinemas mais bonitos do país".
          As obras selecionadas e exibidas no festival concorrem ao Troféu Mucuripe em diversas categorias, como melhor longa, direção, roteiro, e melhor direção de arte. O vencedor na categoria melhor longa-metragem ibero-americano levará um prêmio em dinheiro no valor de 10 mil dólares. O prêmio da crítica para melhor longa-metragem será concedido pela  Abraccine, Associação Brasileira de Críticos de Cinema.

Assessoria de Imprensa
Primeiro Plano (nacional)  – Anna Luiza Muller/ Aline Martins
Fortaleza - DÉGAGÉ
Jornalistas  Sônia Lage e Eugênia Nogueira.

13.05.2015

CURTAS SOCIAIS
 *Beni Maia recebeu ontem a solidariedade da lista afetiva pela morte de sua genitora.
*Dia 20, às 16h30, reunião extraordinária do Skal Fortaleza quando a presidente Priscila Cavalcante (foto) promove congraçamento entre os novos diretores.
*Na ocasião também será feita gravação de clip para o 45º Congresso Nacional da entidade e definido o planejamento estratégico que está programado.
*Nesta sexta-feira, 15, a Whiskeria do Parque Recreio inicia novo  programa “Como é grande o meu amor por você” com o sax e a música romântica de Carlos Magno.O ambiente é climatizado, o estacionamento gratuito. Reservas: 3535.1133. Ótima opção para quem quer jantar e dançar.
*Ganha abraços na data Marta Cambraia, ex-primeira-dama de Fortaleza. Hoje também é dia de cumprimentar o gentilhomem Ary Alencar Araripe (foto acima).
 
*Por hoje contei. Até amanhã.