Postagem do dia 23.09.2016

Em Juazeiro do Norte
Raimundo Macedo oficializa parada na campanha e pode desistir da candidatura
          Estranhando a maneira como  o prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo, candidato à reeleição, vem sendo agredido na campanha, a coordenação da coligação Frente Popular de Juazeiro, distribuiu nota esclarecendo que “o nosso candidato a prefeito, Raimundo Macedo, tem sido alvo incessante de críticas perseguidoras, imputadas por alguns candidatos na cidade de Juazeiro do Norte...”  
          E adiante: “A população juazeirense  e de todo o Ceará, conhece e reconhece os relevantes serviços prestados por Raimundão, ao longo de mais de 30 anos. Notadamente na defesa dos interesses dos mais humildes. Entretanto, fatos estranhos foram desencadeados na tentativa de atingir nosso candidato e sua família. E ele, Raimundão, não admite, por hipótese alguma, que sua família seja atingida por aqueles que desejam chegar ao poder através do jogo sujo, com atitudes espúrias.

        “Diante desta situação, decidimos dar uma pausa em nossa campanha, com o intuito de buscar um diálogo com familiares e amigos, na busca de uma reflexão mais profunda em relação a decisão a ser tomada”.
          A coligação Frente Popular de Juazeiro  é formada pelos partidos PMDB, DEM, PR, PPS, PT do B, PSL, PMN, PEN, PSDC. A decisão se desiste ou não da candidatura será tomada pelo grupo até este sábado, 24, quando deve se reunir novamente com seu grupo político e reavaliar o quadro.
Tudo indica que ele vai mesmo desistir da candidatura e negociar apoio a Arnon Bezerra.

23.09.2016


23.09.2016

Lula  em Barbalha
“Se acharem um real que não seja meu, não valerá ter a confiança do povo”
         Registra o jornalista Eliomar de Lima, repercutida por outro jornalista, Macário Batista, que “O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva disse  nesta  quarta-feira, em Barbalha (Região do Cariri), ter vergonha na cara. Reagiu assim ao falar da decisão do juiz federal Sérgio Moro, que aceitou denúncia do MPF e o transformou, ao lado de sua mulher, dona Marisa Letícia, e mais seis pessoas, em réus na Operação Lava Jato. O caso diz respeito a um triplex em Guarujá, que teria sido financiado com propina de empreiteira.
Em Crato com Ze Ailton
           "Lula chegou a lançar um desafio, ao discursar para uma multidão, tendo ao lado o governador Camilo Santana (PT) e várias lideranças da região caririense: “No dia que acharem um real na minha vida que não seja meu, eu não valho mais ter a confiança de vocês”.

23.09.2016

Mais uma vítima de pistolagem no Ceará
          Sepultado na manhã de hoje, 23, em sua cidade natal, Independência, o corpo do radialista e pastor Henrique Júnior de Morais, assassinado na quarta-feira à noite em Antônio Diogo, distrito de Redenção,  onde exercia suas funções de pastor embora estivesse temporariamente sem atuar no rádio.
        Segundo Zeudir Queiroz, do grupo  Radialistas do Ceará do WhatsApp, o pastor, que acabara  de concluir o culto noturno, só teve tempo de dizer “amém”, antes de ser atingido por vários tiros disparados por dois atiradores que adentraram o templo. Mais tarde a polícia prendeu 6 pessoas e descobriu que a morte havia sido ordenada por um ex-genro do pastor.

23.09.2016


23.09.2016

Sefaz chega a 180 anos e comemora com palestra
           Segunda-feira, 26, a Secretaria da Fazenda do Ceará completará 180 anos de criação. A data será marcada por sessão solene, às 9 horas, no auditório da Sefaz, e contará  com as presenças do governador Camilo Santana,  secretário da Fazenda  Mauro Filho,  presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque,  presidente do Tribunal de Contas do Estado, Edilberto Carlos Pontes Lima, de secretários de Estado e outras autoridades convidadas.
          O momento terá em sua programação o lançamento de selo comemorativo aos 180 anos da instituição, reinauguração do Centro de Memória, reabertura da galeria de fotos dos ex-secretários da Fazenda do Ceará e palestra com a filósofa e artista, Márcia Tiburi. 
          O selo, produzido pela Regional dos Correios, traz a imagem da atual sede administrativa da Sefaz, o Palácio da Fazenda, inaugurado em 27 de novembro de 1927, pelo então secretário Luiz de Morais Correia, e circulará nas correspondências do Estado durante todo o mês de outubro.

23.09.2016

Alerta contra o câncer
Outubro Rosa tem lançamento na Assembleia
          A campanha Outubro Rosa será lançada nesta sexta-feira, às 16h30, no auditório Murilo Aguiar da Assembleia Legislativa do Ceará. A campanha da Rede Cearense de Combate ao Câncer de Mama – REDE MAMA, tem parceria com a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Mulheres.
          A presidente da Frente Parlamentar, a deputada estadual Fernanda Pessoa (PR-foto), explica que durante o lançamento serão apresentadas as atividades do Outubro Rosa para este ano, o que inclui: Palestras de Conscientização, Audiências e Mobilizações em Instituições Públicas e Privadas; Realização do Passeio Ciclístico Rosa; Exposição de fotografias de Mulheres Vitoriosas na Luta contra o Câncer de Mama; e realização da Caminhada Rosa. Após, a Assembleia se iluminará de rosa, um ato simbólico para lembrar sobre a prevenção do câncer de mama.
          Para contribuir com a agilidade no diagnóstico e com mais investimentos para as instituições que dão assistência às mulheres com câncer de mama, Fernanda Pessoa enviou à Assembleia Legislativa requerimento solicitando que cada deputado estadual reserve uma parte  da verba do Pacto de Cooperação Federativa (PCF) e destine aos institutos que cuidam de pessoas com câncer, tanto de mama quanto de próstata.  No ano passado foram destinadas verbas de todos os parlamentares, somando um montante de quase R$ 1 milhão.

23.09.2016

VLT a caminho de entrar nos trilhos
          As obras do VLT Mucuripe/Parangaba prosseguem. As desapropriações na área entre as avenidas Santos Dumont e Padre Antônio Tomás já estão quase concluídas, inclusive com a demolição das casas e casebres.
         O túnel na Pe. Antônio Tomás continua em escavação.
Maquete
           Eu tinha dúvidas quanto a essa estrutura na Via Expressa, próximo a S.Dumont, mas o Bayma Rebouças explicou tratar-se da plataforma de ligação do VLT com o terminal de ônibus do Papicu. Valeu, Bayma!

23.09.2016

Turismo religioso no Ceará
          Além de Juazeiro do Norte e Canindé, a  Ibiapaba está se tornando um polo de turismo religioso. O Santuário de Fátima, em São Benedito, atrai todos os anos expressiva romaria do Piauí além das festas religiosas que acontecem durante o ano. Na festa do último dia 13 mais de 2 mil pessoas estiveram presentes.
          Em Tianguá, as festas são na  Igreja de Sant´Ana,  que tem realizado grandes romarias e festas religiosas com a participação de fiéis de toda região e de vários municípios do Ceará e Piauí.
          Agora o município de Saboeiro, na região de Inhamuns, esteve em festa  com a inauguração do Santuário Nossa Senhora da Purificação. A solenidade  teve a presença do governador Camilo Santana. Foi entregue na ocasião uma grande estátua da padroeira.

23.09.2016


23.09.2016

Prof. Paulo Bonavides com novo número
de sua revista de estudos constitucionais
          No seu 15º ano de circulação, a Revista Latino-Americana de Estudos Constitucionais chega ao seu 18º número. Com caráter científico, esse periódico, de publicação semestral, é dirigido pelo professor e jurista Paulo Bonavides e editada pelas Edições Demócrito Rocha (EDR) do Ceará.
          O lançamento da revista será no próximo dia 28 de setembro, às 10 horas, na Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec), com abertura feita pelo Desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto. A apresentação da Revista será feita pelo Juiz de Direito e professor Antônio Carlos Klein.  
         Na apresentação desse novo número, Paulo Bonavides (foto) registra o centenário de instalação da Constituinte de Querátaro que promulgou no México a Carta Constitucional precursora do constitucionalismo social no mundo. A experiência de doutrinas sociais ao longo do século XIX, como publicistas utópicos, sociólogos marxistas, teólogos cristãos, teve na assembleia mexicana sua primeira tradução num código legal.   (Informações: 85-3255-6226).

23.09.2016

Procon da AL atende na capital e interior
          Outro setor disponibilizado ao público pela Assembleia, segundo o deputado-presidente Zezinho Albuquerque (foto),  é o Procon, que funciona no Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes, em frente ao prédio do Legislativo pela Rua Barbosa de Freitas. No início deste segundo semestre foram realizados 1.751 atendimentos, sendo 744 reclamações abertas com Carta de Informações preliminares (CIPS) e Processos Administrativos; 682 audiências e 325 audiências de retorno de CIP com o consumidor.
         O Procon da  Assembleia também realiza atendimento “call center”, realização de cálculos revisionais e consultas SPC/Serasa. Totalizando mais de 12 mil atendimentos se somados desde o início do ano.
        Além da sede na Assembleia Legislativa, os consumidores contam com mais 11 núcleos já inaugurados sendo um localizado na Universidade de Fortaleza (Unifor) e os demais nos municípios de Juazeiro do Norte, Crato, Quixadá, Viçosa do Ceará, Morada Nova, Quixeramobim, Tauá, Jaguaruana, Camocim e Carnaubal. O Procon Assembleia realiza atendimento ao público das 8h às 17h. (Informações: Procon Assembleia: (85) 3277 3790/3791).

23.09.2016

Assistência Social
          O deputado Fernando Hugo (na foto, ao centro, com sua Valéria à direita) participou nesta  sexta-feira pela manhã da inauguração de um  CRAS-Centro de Referência de Assistência Social no bairro Barroso, em Messejana, acompanhado da esposa Valéria Soares e outras lideranças políticas.
          Há mais de 30 anos Fernando Hugo, que é médico, faz política com P maiúsculo na região.

23.09.2016


23.09.2016

CURTAS SOCIAIS
*Nesta sexta-feira a presidente Enid Câmara conduz reunião da  Câmara Setorial de Eventos ocasião em que será deliberado sobre as eleições na entidade.
*Com aniversários já acontecidos, as queridas Regina Koblitz (sentada, na foto com a amiga Glória Barbosa) e Lula Pinto (foto abaixo, à direita, com a amiga Maria Luiza Caminha) serão homenageadas nesta sexta-feira, durante almoço, pela lista afetiva. Depois eu conto mais.
*Nesta sexta-feira, 23, os abraços vão para a querida amiga  Mônica Rocha Borges.
*É também a idade nova de João Luiz Ramalho (na foto abaixo da BaladaIn com a esposa Erlane), Wantan Laércio e Ricardo Bezerra.
*Sábado, 24,  o calendário assinala o natalício de João Borges.
*E no domingo, 25, eu cumprimento a Eymard Freire (na foto abaixo com a sua Bárbara), Gláucia Mota, Lenise Queiroz Rocha e Rosa Ester Vieira que estarão aniversariando.
*Estão de volta de circulada em Viena, Praga e Paris Tane e Chiquinho de Matos Brito.

*Por hoje contei. Tenham  todos um bom final de semana.