Postagem do dia 18.05.2015

Prefeitura vai substituir plantas exóticas por nativas nas ruas da capital
          Olho vivo! Gradativamente, o setor de paisagismo da Prefeitura de Fortaleza vai erradicar as plantas Nim (originária da Índia)  e Ficus Benjamin (originária da Índia e da Malásia) das ruas de Fortaleza para  usar somente as plantas nativas da região, que têm muitas variedades e algumas são muito bonitas.
          A decisão foi tomada porque essas plantas (Nim e Benjamin), apesar da sombra que fornecem, têm  causado problemas em calçadas e no abrigo a diversos tipos de insetos e afugentamento de pássaros, além de estarem destruindo as espécies nativas cearenses. Dentro de mais alguns dias o Paisagismo da Prefeitura deverá anunciar suas deliberações nesse sentido. E as ruas e áreas verdes de Fortaleza deverão ganhar  paus brancos, ipês, acácias etc.  e muitas outras variedades.
         Em estudo realizado pelo biólogo Marcelo Freire Moro, que  fez um inventário das árvores existentes nos espaços públicos dos  bairros Benfica e Jardim América (ruas e praças) com o objetivo de fazer um levantamento qualiquantitativo da arborização, ficou provado que do total de 2.075 indivíduos amostrados,  a grande maioria era exótica, ou seja, trazida de fora do Brasil para cá.
          “A despeito da grande diversidade de espécies nativas disponível para cultivo ornamental na flora brasileira, a arborização de Fortaleza é essencialmente exótica e o cultivo excessivo de exóticas na arborização desvaloriza e prejudica  a flora nativa,” disse ele recentemente. Portanto, olho vivo.

18.05.2015

Casamento em altíssimo estilo

          Pois bem, sexta-feira, 15, a sociedade cearense presenciou o que até agora eu digo que foi o mais belo casamento do ano, a união em Deus de Giovanna, herdeira de Valéria e Antônio Câmara, e Rafael, filho de Maria de Nazareth e Jonas Pereira.
 
 

          O primeiro momento, a bênção, foi na Igreja de São José, no Seminário da Prainha, lindamente ornamentada. O espaço foi pequeno para caber os muitos amigos dos pais e dos noivos.

Local para as fotos dos noivos

          Mas a bela recepção teve como cenário o Ideal Clube, que recebeu uma ambientação de muita folhagem e luzes. O cerimonialista Mafrense e nsua equipe cuidaram de tudo para que a cerimônia transcorresse impecável, o que realmente aconteceu.

LC Martins, JR e o pai da noiva

          Na recepção, os pais da noiva circularam permanentemente entre os seus convidados, o que é salutar nesses momentos. Pense numa festa bonita!!!!

Mesa de docinhos

          “Buffet” e bar funcionaram com prodigalidade. Todos comeram e beberam à vontade, alguns até com certo exagero.
 

Circulando eu pude ver o vice-prefeito Gaudêncio Lucena, os casais desembargadores do trabalho Antônio Marques Cavalcante,  Jefferson Quezado,   Durval Maia, José Antônio Parente (sozinho) e Laís Freire; casais juiz do trabalho Paulo Régis Botelho, João Cardoso, Marcelo Feitosa, Epitácio Vasconcelos, José Valdo Silva, Luiz Carlos Martins e Marcelo Loureiro. 

As belas primas da noiva, Edna e Enid Câmara

Enid Câmara com a mana Edna, Cláudio Ary e a noiva Luciana, colunistas Leda Maria e Francisco Campelo, Divaneide Albano, Humberto Mota, cearense de São Luís do Maranhão, entre muitos outros, fizeram parte da bela festa.
 O empresário Humberto Mota, diretor da CDL, cearense há muito radicado em São Luís, também trouxe o seu abraço aos noivos e aos pais deles.




18.05.2015

Encontro de Direitos Culturais
          O Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Unifor, por meio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais, realiza, de 5 a 9 de outubro de 2015, o IV Encontro Internacional de Direitos Culturais.
 
          As inscrições de artigos científicos e relatos de pesquisa estão abertas a alunos de graduação e pós-graduação em Direito, à comunidade e aos trabalhadores da cultura, aos gestores públicos e privados de órgãos e entidades culturais, assim como aos profissionais do Direito e de outras áreas do conhecimento que tenham afinidade com a temática geral do evento e dos seus simpósios temáticos.
          O prazo de inscrições dos trabalhos vai até 10 de agosto, através do site do do Grupo de Estudos   em Direitos Culturais da Unifor. Para realizar a submissão dos trabalhos, os autores deverão se inscrever na plataforma Open Journal System ou "Sistema de Publicações" do endereço
www.direitosculturais.com.br/ojs.

Cada autor poderá submeter até dois artigos ou um relato de pesquisa para apresentação no evento, desde que para Simpósios Temáticos (ST) distintos. Serão admitidos trabalhos escritos nos idiomas português, espanhol, francês, italiano ou inglês. Os Simpósios Temáticos a serem apresentados são:
ST1 - Direitos Autorais e Conexos
ST2 - Patrimônio Cultural
ST3 - Políticas Culturais e Fomento à Cultura
ST4 - Direito, Arte e Cultura
ST5 - Direitos Culturais e Transversalidades
ST6 - Direito e Economia da Cultura
ST7 - Direitos Culturais e Constituição
ST8 - Direitos Culturais, Memória e Verdade
ST9 - Conflitos Culturais
Participação de ouvintes
Interessados em participar como ouvintes no evento poderão se inscrever entre os dias 4 de setembro de 2015 a 5 de outubro de 2015, em link a ser disponibilizado em breve.

Sobre o evento
O IV Encontro Internacional de Direitos Culturais tem como tema "Conflitos Culturais: Como resolver? Como conviver?", a fim de refletir sobre os constantes e graves conflitos de matriz cultural averiguados no Brasil e no mundo, debatendo-os a partir da ótica dos Direitos Culturais, com a participação dos meios acadêmicos, judiciais, políticos e sociais. Os objetivo do evento são envolver a comunidade cultural nos debates acerca dos Direitos Culturais; ampliar o intercâmbio entre juristas, pesquisadores e militantes brasileiros e de outras nacionalidades que atuam nessa área; além de comparar experiências e reflexões sobre este ramo jurídico.

Cronograma
Inscrições de Trabalhos | 7 de abril a 10 de agosto 2015
Resultado da Seleção de Trabalhos | 4 de setembro de 2015
Apresentação de Trabalhos | 6 e 7 de outubro de 2015, das 15h às 19h
Inscrições de Ouvintes | 4 de setembro de 2015 a 5 de outubro de 2015
IV Encontro Internacional de Direitos Culturais | 5 a 9 de outubro de 2015

Mais informações
http://www.unifor.br/index.php?option=com_content&view=article&id=6525%3Ainscricao-de-trabalhos-para-o-iv-encontro-internacional-de-direitos-culturais-ate-1008&catid=1%3Anoticias&Itemid=1003
Site |
www.direitosculturais.com.br
E-mail |
contato@direitosculturais.com.br

18.05.2015

Cumbuco mais pobre em boa conversa           Uma notícia triste na noite de sexta-feira: a morte de Fernando Machado, que foi diretor do BEC e atuou na área financeira do Estado. 
         Depois do Tonzito Cavalcante (na foto com a sua Ana) e agora do Fernando, o Cumbuco fica mais pobre em termos de pessoas queridas e de convivência social agradável.

18.05.2015

Iate concede Sócio Honorário a três personalidades

Na foto, Nelson Antônio, Max, Edilmar e Salmito

           Noite do Iate Clube para festejar 61 anos de existência e entregar títulos de Sócios Honorários, conduzida pelo comodoro Max Câmara, sexta-feira, 15, foi super prestigiada por associados e amigos dos homenageados, o jornalista Edilmar Norões, o ex-presidente do Banco do Nordeste, Nelson Antônio de Sousa, e o vereador Salmito Filho, presidente da Câmara Municipal de Fortaleza.

Mauro Benevides e JR, sentados, acompanhando

a solenidade

          O comodoro Max Câmara preparou uma cerimônia simples, mas muito calorosa, destacou o papel de cada um dos agraciados para a vida do clube, que tem se destacado ao longo dessas seis décadas como uma entidade de expressão para Fortaleza e sua vida social. Ele chamou os vices-comodoros Tibério Burlamáqui e Carlos Juaçaba para também entregarem as comendas. A primeira-dama do clube, Celene Câmara, também fazia as honras da casa.

Bolo do aniversário

Casais José Benevides e Max Câmara

          Na platéia familiares e muitos amigos dos homenageados, como deputado federal Mauro Benevides, Pádua Lopes, Roberto Moreira, Lucila Norões com os filhos Edilmar Júnior e Kako, Paulo César Norões e Simone, desembargadores do TJ, Zezé Câmara, e do TRT José Antônio Parente e Durval Maia (com a esposa), juiz do TRT, Paulo Régis Boetelho, e juiz do TJ, Jucid Peixoto Filho (com a esposa), casal José Benevides, Pompeuzinho Vasconcelos, Mano Alencar e muita gente mais.

18.05.2015

Terceiro avião com drogas no Ceará
        Uma grave notícia estampada nos jornais de nossa capital neste domingo, chama a atenção o jornalista Antônio Viana em uma postagem. a Polícia aprendeu o terceiro avião com drogas no interior. Desta vez, um pequeno , tipo Cessna, foi encontrado em um distrito de Pedra Branca, no sertão central.
           O aparelho levava 300 quilos de cocaína. Já é o terceiro avião, só este ano, naquela região, encontrado com drogas. Apesar da ação policial ninguém foi preso. Com o cerco da Polícia, os traficantes agora estão usando tudo que é possível para transportar drogas.

18.05.2015

Um deputado federal pode ir para a saúde
        O governador Camilo Santana (foto) deverá indicar nos próximos dias o substituto de Carlyle Lavor na Secretaria de Saúde do. Estão cotados, segundo se ouve nos bastidores: os deputados Antônio Granja, José Sarto, Wellington Landim (estaduais) e os federais Odorico Monteiro e Leônidas Cristino.(Informações com Antônio Viana).
É por isso que o Mauro Benevides me dizia na sexta-feira à noite estar esperando para qualquer hora seu chamamento de volta à Câmara Federal.

18.05.2015

Mapa Cultural do Ceará torna-se realidade
          O projeto Mapa Cultural do Ceará, uma plataforma digital de gestão cultural e mapeamento colaborativo dos agentes culturais, equipamentos, manifestações, eventos e expressões da cultura no Estado, foi lançado na noite de sábado, no Estoril (foto), pelo Instituto TIM, em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). O projeto reúne informações sobre agentes, espaços, eventos e projetos culturais por meio de uma ferramenta colaborativa, fornecendo ao poder público uma radiografia da área de cultura e ao cidadão um mapa de espaços e eventos culturais da cidade, em um processo contínuo e permanente de colaboração aberta e coletiva, com todos os cidadãos podendo inserir novos dados no mapa e acessar as informações. O mapa já está disponível no endereço mapa.cultura.ce.gov.br.
          O lançamento do Mapa Cultural contou com a participação do secretário adjunto da Secult, Fabiano dos Santos Piúba (foto acima), do secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Guilherme Varella (foto abaixo), da representante do Instituto TIM Anna Carolina Meireles, além de agentes envolvidos com os mapas já implantados em estados como São Paulo e Rio Grande do Sul, que estiveram reunidos em Fortaleza sexta e sábado, no 3º. Encontrão Hacker.  Fabiano dos Santos destacou a importância do mapa como espaço de interação e de informação da sociedade sobre as atividades culturais no Estado e de orientação e subsídio para a política pública de cultura, mas também como instrumento de grande valor simbólico.
      Na solenidade de sábado à noite, no Estoril, foi apresentado o software Mapas Culturais, já aplicado ao Ceará. As discussões para criação da plataforma tiveram início em 2013, quando agentes de vários países da América Latina e do Brasil se reuniram para debater a elaboração de uma ferramenta de mapeamento de iniciativas culturais e gestão cultural. Dessa iniciativa surgiu um software livre, chamado “Mapas Culturais”, com o objetivo de contribuir para a gestão cultural dos municípios e estados e que pode ser adotado gratuitamente por qualquer cidade ou estado. (Fonte Secult/Jornalista Dalwton Moura).

18.05.2015


Utilidade pública para Vida Melhor
          Projeto do deputado Capitão Wagner (PR-foto) foi aprovado na Assembleia. Ele dispõe sobre a concessão de Utilidade Pública à Associação Beneficente Vida Melhor, que funciona no bairro Bom Jardim, em Fortaleza.

18.05.2015

13ª Semana de Museus em Fortaleza
          Museu do Ceará (foto escadaria), Museu da Imagem e do Som do Ceará, Sobrado Dr. José Lourenço, Arquivo Público do Ceará, Museu Sacro São José de Ribamar e Casa de Juvenal Galeno. Os equipamentos da Secretaria de Cultura do Estado  contam com uma programação especial para a 13ª Semana de Museus, iniciativa de abrangência nacional, à qual a Secult se associa. Nesta segunda-feira, 18, é o Dia do Internacional do Museu e o começo da Semana de Museus, que segue até o dia 23.

Museu da Imagem e do Som

          Sempre com entrada franca, o público poderá conferir acervos permanentes e exposições temporárias, nos museus mantidos pelo Governo do Estado, além de uma programação de atividades especiais, com o objetivo de fortalecer o estímulo para que a população possa frequentar mais os museus, ampliando sua relação com esses espaços e tornando-os lugares de visita habitual, de diversão e aprendizado.

Arquivo Público

          Realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a 13ª Semana Nacional de Museus, que reúne ações de diversas entidades de todo o País, tem como tema “Museus Para Uma Sociedade Sustentável”. A ideia é estimular a reflexão, debater e trocar experiências sobre o papel da memória como vetor de sustentabilidade.

Museu São José de Ribamar, Aquiraz


Imagem barroca desse museu

          Os museus e outros equipamentos da Secult participam da Semana, entre os dias 18 e 23 de maio, trazendo ao público cearense oficinas de higienização e acondicionamento de papel, relatos de experiências, minicurso sobre inventário participativo, os diálogos "Expressões Colaborativas", exposições, oficinas de brinquedos com materiais reciclados e oficinas de fanzines, além da Oficina de Preparação de Candidaturas do Programa Memória do Mundo da Unesco.

Mais informações:
(85) 3101-6761 - secultmkt@gmail.com

18.05.2015

CURTAS SOCIAIS
*Na sexta-feira decolaram para circulada em Barcelona, Paris, Nice e Monte Carlo,  Maria Vanda e Valdélio Leite (foto). Ninguém é de ferro.
*Hoje, 18, é o Dia nacional de combate  ao abuso sexual de crianças e adolescentes.
*No domingo, ontem, ganharam abraços porque  marcaram o calendário Luiz Cidrão (na foto com sua Helena), Norma Guimarães, Fernanda Pinho e Cláudia Gomes de Freitas.
*Nesta segunda-feira eu cumprimento pelo aniversário ao ex-deputado federal Paes de Andrade (foto), Ana Flávia Carvalho e Osler Machado.
*A colunista Leda Maria (foto) esteve ativa na noite de sexta-feira colhendo informações para sua muito bem informada coluna  no Iate Clube, na festa de entrega de títulos, e na recepção de casamento de Giovanna e Rafael.
 *Já marcando retorno de sua viagem a Paris e Marrakech Gláucia Mota, Isolda Harris (foto as duas num resto em Paris) e Mônica Arruda.

*Por hoje contei. Até amanhã.