Postagem do dia 18.05.2015

Prefeitura vai substituir plantas exóticas por nativas nas ruas da capital
          Olho vivo! Gradativamente, o setor de paisagismo da Prefeitura de Fortaleza vai erradicar as plantas Nim (originária da Índia)  e Ficus Benjamin (originária da Índia e da Malásia) das ruas de Fortaleza para  usar somente as plantas nativas da região, que têm muitas variedades e algumas são muito bonitas.
          A decisão foi tomada porque essas plantas (Nim e Benjamin), apesar da sombra que fornecem, têm  causado problemas em calçadas e no abrigo a diversos tipos de insetos e afugentamento de pássaros, além de estarem destruindo as espécies nativas cearenses. Dentro de mais alguns dias o Paisagismo da Prefeitura deverá anunciar suas deliberações nesse sentido. E as ruas e áreas verdes de Fortaleza deverão ganhar  paus brancos, ipês, acácias etc.  e muitas outras variedades.
         Em estudo realizado pelo biólogo Marcelo Freire Moro, que  fez um inventário das árvores existentes nos espaços públicos dos  bairros Benfica e Jardim América (ruas e praças) com o objetivo de fazer um levantamento qualiquantitativo da arborização, ficou provado que do total de 2.075 indivíduos amostrados,  a grande maioria era exótica, ou seja, trazida de fora do Brasil para cá.
          “A despeito da grande diversidade de espécies nativas disponível para cultivo ornamental na flora brasileira, a arborização de Fortaleza é essencialmente exótica e o cultivo excessivo de exóticas na arborização desvaloriza e prejudica  a flora nativa,” disse ele recentemente. Portanto, olho vivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário