Postagem do dia 09.05.2016

Secretários de Agricultura do Nordeste
contra a extinção do MDA
                                            
         Após sua realização, o Fórum dos Secretários de Agricultura do Nordeste publicou Nota Oficial que, de acordo com o secretário da SDA   cearense, Dedé Texeira (foto abaixo), resumidamente, diz  o seguinte:
        “O Brasil experimentou na última década um profundo avanço no atendimento a camadas expressivas da população que tem como atividade econômica a agricultura familiar. O marco inicial dessa marcha se deu com a criação do MDA, e consolidou uma verdadeira rede de proteção de direitos e de oferta de serviços públicos fundamentais a milhões de agricultoras e agricultores familiares.
        “Na atual crise político-institucional, tem sido ventilado por setores ligados à agricultura  industrial, a extinção do MDA, o qual seria incorporado ao MAPA. Isto trará consequências negativas para a consolidação do processo de desenvolvimento agrário vivenciado no último período. Por esse motivo o Fórum dos Secretários de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário do Nordeste + Minas Gerais reafirma a importância da manutenção e do fortalecimento das instituições e políticas capitaneadas pelo MDA para a agricultura familiar brasileira!
        “Não aceitamos a usurpação de competência das ações de desenvolvimento rural voltadas ao público da agricultura familiar, historicamente conduzidas pelo MDA. Somos contra o rompimento com a autocentralidade da política vigente até hoje, bem como de sua transferência ao setor responsável pelo agronegócio e à agricultura de grande porte a gestão de políticas da agricultura familiar”.

09.05.2016


09.05.2016

Ceará agora tem Plano Estadual de Cultura
          O Plano Estadual de Cultura foi aprovado na Assembleia Legislativa  na noite de quinta-feira, 5/5. Uma vitória para a política cultural, para os artistas, produtores, gestores, articuladores, cidadãos cearenses, que, com a aprovação, realizada já às 21h20, após todo um dia de expectativa no Legislativo estadual, passam a contar com um instrumento legal com metas a serem cumpridas, incluindo importantes conquistas.
        Entre elas, o investimento em cultura de pelo menos 1,5% do orçamento do Poder Executivo, o aumento de 60 para 80 Mestres da Cultura oficialmente reconhecidos pelo Estado, a maior presença da política cultural no Interior.
Secretário Fabiano e equipe
         O projeto foi aprovado com 33 emendas. O Secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos, a secretária adjunta, Suzete Nunes, e vários representantes do campo da cultura acompanharam as votações ao longo de todo o dia, reforçando a mobilização em prol do plano. O secretário da Cultura do Estado, Fabiano dos Santos, destaca que o Plano Estadual de Cultura foi construído "a muitas mãos, a muitos pensamentos, depois de um processo construtivo, colaborativo e  coletivo".

09.05.2016

Fortaleza terá voo semanal
vindo da Guiana Francesa


          
A Azul fechou com o Governo do Ceará, através da Secretaria do Turismo (Setur), um voo semanal vindo da cidade de Caiena, na Guiana Francesa. A operação, que está aguardando autorização da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac), terá início em julho. Os detalhes do voo ainda estão sendo negociados.

        
Atualmente, o Ceará recebe sete voos internacionais. Os de Lisboa (TAP), que é diário; e de Miami (TAM), Bogotá (Avianca), Buenos Aires (GOL), Frankfurt (Condor), Milão (Meridiana) e Cidade de Sal (TACV), que são semanais. Está em negociação também um segundo voo vindo de Buenos Aires, também pela GOL.

       
"Esse voo vindo de Caiena é muito importante para o Ceará porque abre um novo mercado internacional de turistas no Estado", destaca o secretário do Turismo, Arialdo Pinho. (Fonte: Setur).

09.05.2016

Rotary Fortaleza em noite festiva de 82 anos
        Jantar e homenagens pelos 82 anos de existência do Rotary Clube de Fortaleza marcado pela emoção do presidente Tarcísio Porto que, em um ano rotário, 2015/2016, imprimiu ao clube um extraordinário dinamismo que o tornou novamente o primeiro do Ceará. No evento, realizado no Salão Nobre do Ideal Clube, foi feito pelo Cerimonial um histórico da vida do clube desde os primeiros momentos.
Roberto Cláudio e Tarcísio
        O presidente Tarcísio conduziu as homenagens, como a entrega de títulos Paul Harris a Francisco Sávio Silveira Torres e ao escritor Juarez Leitão, título de Sócio Honorário ao Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil/Ceará, Roberto Rocha Araújo, e ao prefeito Roberto Cláudio Bezerra, que também recebeu o Pim com a Primeira Safira do Rotary Internacional.
Casais Arnóbio e Tarcísio
      Em reconhecimento a seu trabalho à frente do Rotary Fortaleza, Tarcísio Porto foi homenageado pelo congênere Rotary Fortaleza Dunas, através do presidente José Expedito de Sousa Araújo, que lhe entregou o título Sócio Honorário da agremiação.
Tarcísio e José Carlos
     Momento maior da noite foi a entrega da Medalha Antônio Gomes Guimarães, a maior comenda do clube, ao médico José Arnóbio Menezes Tomaz, e a homenagem tributada ao empresário José Carlos Pontes com idêntica comenda e o Cristal Major Donor, Nível 2, e o Pim com dois brilhantes por suas destacadas participações em doações benevolentes ao Rotary. O momento foi ainda assinalado com o descerramento de uma placa no Salão Nobre do Ideal.
   Entre as muitas presenças, a sra. Teresa Porto, esposa do presidente Tarcísio, o general comandante da 10ª, Região Militar, Marco Antônio Freire Gomes, o prefeito Roberto Cláudio, os casais Capitão dos Portos Leonardo Salema Cabral, ministro Ubiratan Aguiar, governador do Rotary Paulo Queiroz Dias, Procurador da República Lino Edmar de Menezes e Manoel Cardoso Linhares, Antõnio Cardoso Linhares, Seridião Montenegro e Luiziane Fontenele e muitos outros nomes.
      Depois um grupo se deslocou para outro espaço do Ideal onde iria acontecer o “show” de Toquinho e Ivan Lins.

09.05.2016


09.05.2016

Skal vai realizar dois congressos em Fortaleza
        Dois importantes eventos na área do turismo nacional e internacional em Fortaleza em maio de 2017: os congressos brasileiro e do Cone Sul do Skal Internacional. Representações estaduais do Brasil e de todos os países da América do Sul vão estar presentes.
Priscila e Colombo
        Os eventos foram conquistados no último final de semana em El Salvador, onde aconteceu o conclave latino-americano deste ano, pela representação cearense composta por Priscila Cavalcanti, presidente do Skal/Brasil, e Colombo Cialdini, presidente do Skal/Fortaleza.

09.05.2016

Finanças públicas e educação fiscal para comunicadores                      “Contas Públicas: Qual é o papel do Tribunal de Contas?” é o tema da palestra a ser proferida pelo presidente do TCE Ceará, conselheiro Edilberto Pontes, dia 25 de maio, das 8h30 às 10 horas,  na Escola de Administração Fazendária (Esaf-CE). A palestra está inserida na programação do Curso de Finanças Públicas e Educação Fiscal para Jornalistas, que acontecerá de 17 de maio a 2 de junho.  
        O objetivo do curso é propiciar aos profissionais de comunicação conhecimento especializado na área fiscal, facilitando a difusão de informações  que possibilitem a constituição da consciência cidadã, e a abordagem de aspectos relacionados às Finanças Públicas e à Educação Fiscal. Dessa forma, a capacitação é voltada para jornalistas de impresso, tv e rádio, assessores de comunicação e demais profissionais da área. Informações: (85) 3223.6644/ (85) 992232180.

09.05.2016

Produção de energia solar para rede elétrica da UFC
         O Laboratório de Energias Alternativas do Centro de Tecnologia, em parceria com o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Agricultura Urbana (NEPAU) do Centro de Ciências Agrárias, a Superintendência de Infraestrutura da Universidade Federal do Ceará e o Instituto Joazeiro de Desenvolvimento Sustentável, instalou a primeira planta fotovoltaica (FV) conectada à rede elétrica da UFC.
        A planta FV é composta de seis módulos de 250 Wp (potência total de 1.500 Wp) e um inversor de fabricação nacional, necessário para conexão à rede. O projeto foi aprovado pela Coelce atendendo à norma  que estabelece os critérios técnicos aplicáveis à conexão de micro e minigeradores difundidos ao sistema de distribuição.
        Segundo o coordenador do projeto, Prof. Paulo Carvalho, do Departamento de Engenharia Elétrica da UFC, o objetivo da planta  é produzir energia elétrica a partir de fonte solar e injetá-la na rede elétrica do Campus do Pici.  Além da produção de energia elétrica de fonte limpa e renovável, a pesquisa também visa ao desenvolvimento de tecnologias próprias para o aperfeiçoamento dessa geração, como sistemas de aquisição e transmissão de dados.

09.05.2016

Novidades e recomendações do Simpósio Internacional de Cirurgia Plástica
        O blog ouviu o Dr. Ageu Brasil sobre o que aconteceu  XVII Simpósio Internacional de Cirurgia Plástica realizado no mês passado, em São Paulo. Veja o que ele disse: “Este é um encontro que está no calendário da cirurgia plástica como uns dos mais importantes do mundo.
          Foi realizado em São Paulo abordando  temas os mais variados dentro da especialidade, com discursões interessantes em alguns assuntos, e ditando consenso em outros. Vamos trazer para vocês alguns pontos importantes deste encontro tentando traduzir em poucas palavras o que foi discutido.
          1) A lipoaspiração úmida ou molhada com infiltração com solução de soro fisiológico e adrenalina é a mais utilizada. A quantidade de  solução injetada e a de aspirada  é 1:1 ou 1:2. Isso quer dizer que para cada ml injetado é aspirado 1 ou 2 ml.
          2) Enxerto de gordura na região glútea deve obedecer agora alguns parâmetros como: locais do glúteo que se deve evitar a injeção de gordura por causa da presença de grandes vasos, fazer retro injeção (injetar a gordura retrocedendo a cânula)  e evitar injeção intramuscular. Esses procedimentos evitam embolia gordurosa.
          3) Na prevenção da TVP (trombose venosa profunda),  além da compressão intermitente  dos membros inferiores, uso de meias elásticas e uso de anticoagulantes, manter o paciente hidratado, evitar hipotensão severa e anoxia são medidas importantes.
          4) A rinoplastia aberta e estruturada com uso de enxertia de cartilagens principalmente, é a técnica usada por 80% dos cirurgiões plásticos na atualidade.
          5) O uso da célula tronco está saindo da fase de pesquisa para prática. Isso é visto no uso de gordura centrifugada no curativo de pacientes com queimaduras graves, propiciando uma cicatrização mais rápida.
          6) Na reconstrução de mama a enxertia de gordura vem trazendo melhoramentos tanto na forma das mamas como na qualidade da pele;
          7) Na cirurgia do pescoço a retirada de gorduras mais profundas e a redução da glândula submandibular vem dando resultados melhores. Na face  a bichectomia quando bem indicada é um sucesso.
          8) As novidades para um futuro próximo é a cirurgia robótica para realização de mini-abdome, e vem sendo realizadas por um cirurgião plástico brasileiro que reside em Singapura. Na Suécia estão tentando a  fabricação de um implante mamário mais leve que os atuais”.

09.05.2016


09.05.2016

Baby do Brasil e filho em show no São Luís
          No Dia das Mães, às 18h,  o Cineteatro São Luiz  recebeu  um encontro especial entre Baby do Brasil e Pedro Baby. Mãe e filho  juntos no palco, trazendo muita emoção e carinho em um novo show da cantora, após a  turnê “Baby Sucessos”,  em que Pedro dirigiu a mãe, marcando o retorno da Baby aos palcos após quase dez anos dedicados à música gospel. 
        Os arranjos, a banda e todo o repertório do show "Pedro Baby e Baby do Brasil" foram escolhidos pelo filho da cantora, que, depois de tocar com nomes como Marisa Monte, Bebel Gilberto, Ana Carolina e Gal Costa, assinou a direção do espetáculo da Baby do Brasil.

09.05.2016

Festival Música na Ibiapaba abre inscrições
          A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) confirma a realização do Festival Música na Ibiapaba, um dos mais reconhecidos eventos do calendário cultural cearense e uma das mais importantes iniciativas de todo o País quanto à formação em música popular.
        O festival será mais uma vez sediado em Viçosa do Ceará e acontecerá de 23 a 30 de julho, se estendendo também para outros municípios da região da Ibiapaba, além da cidade de Sobral, ampliando o público participante e beneficiando de forma mais ampla o Interior, em sintonia com a política cultural do Estado.
        Criado na década de 2000, sob concepção e direção da musicista e professora de música popular Consiglia Latorre, então integrante da equipe do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Festival Música na Ibiapaba contribuiu, ao longo de suas 11 edições realizadas até aqui, para a formação de várias gerações de novos músicos cearenses ou atuantes no Estado.
        As inscrições para o edital de seleção de instituição parceira já estão abertas e seguem até o dia 20 de maio, podendo participar qualquer pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e com atuação na área cultural.  O investimento do Governo do Estado, por meio da Secretaria, é de R$ 450 mil, recursos do Fundo Estadual de Cultura. Incluindo R$ 112 mil de contrapartida da instituição selecionada, o festival contará com orçamento inicial de R$ 562.500,00 para sua realização. 
        A íntegra do edital e todos os formulários a serem preenchidos para participação já estão disponíveis no site da Secult: www.secult.ce.gov.br. (Fonte: Ascom/Secult).

09.05.2016


09.05.2016

CURTAS SOCIAIS
*Nesta terça-feira, 10, Missa da Ressurreição de Paulo Matta (foto) no sétimo dia da sua morte. Será às 19 horas, na Igreja do Líbano.
 *Retorna nesta terça-feira de sua viagem a Portugal, onde esteve espairecendo porque ninguém é de ferro, Ester Lins Cavalcante (foto).
 *Sábado foi cumprimentado pelo aniversário o querido Valmir Rosa Torres (na foto com a herdeira Melânia), empresário da área imobiliária, de agência de viagens e responsável pela fundação de algumas entidades de turismo, como Abav, Skal e sindicato.
*Outro folhinha de sábado foi Mano Alencar (mano), um dos mais focados artistas plásticos cearenses.
 *No domingo, 8, ganhou abraços porque marcou o calendário Auricélia Queirós (sra. Deusmar Queirós-foto).
 *Nesta segunda-feira, 9, eu cumprimento ao “designer” e excelente cantor Milton Nunes (o Sinatra cearense, na foto, à esquerda, com Jânio Soares). Outro folhinha do dia é Josué de Castro (na foto abaixo com a sua Branca).
*Dia 12, Carlos Wizard (foto abaixo) estará em Fortaleza para falar sobre “Equilíbrio e empreendedorismo em Franchising, das 18 às 21 horas, no Teatro Via Sul numa realização da Faculdade Evolutivo. Gilvanete Silva na articulação.
*Por hoje contei. Até amanhã.