09.05.2016

Novidades e recomendações do Simpósio Internacional de Cirurgia Plástica
        O blog ouviu o Dr. Ageu Brasil sobre o que aconteceu  XVII Simpósio Internacional de Cirurgia Plástica realizado no mês passado, em São Paulo. Veja o que ele disse: “Este é um encontro que está no calendário da cirurgia plástica como uns dos mais importantes do mundo.
          Foi realizado em São Paulo abordando  temas os mais variados dentro da especialidade, com discursões interessantes em alguns assuntos, e ditando consenso em outros. Vamos trazer para vocês alguns pontos importantes deste encontro tentando traduzir em poucas palavras o que foi discutido.
          1) A lipoaspiração úmida ou molhada com infiltração com solução de soro fisiológico e adrenalina é a mais utilizada. A quantidade de  solução injetada e a de aspirada  é 1:1 ou 1:2. Isso quer dizer que para cada ml injetado é aspirado 1 ou 2 ml.
          2) Enxerto de gordura na região glútea deve obedecer agora alguns parâmetros como: locais do glúteo que se deve evitar a injeção de gordura por causa da presença de grandes vasos, fazer retro injeção (injetar a gordura retrocedendo a cânula)  e evitar injeção intramuscular. Esses procedimentos evitam embolia gordurosa.
          3) Na prevenção da TVP (trombose venosa profunda),  além da compressão intermitente  dos membros inferiores, uso de meias elásticas e uso de anticoagulantes, manter o paciente hidratado, evitar hipotensão severa e anoxia são medidas importantes.
          4) A rinoplastia aberta e estruturada com uso de enxertia de cartilagens principalmente, é a técnica usada por 80% dos cirurgiões plásticos na atualidade.
          5) O uso da célula tronco está saindo da fase de pesquisa para prática. Isso é visto no uso de gordura centrifugada no curativo de pacientes com queimaduras graves, propiciando uma cicatrização mais rápida.
          6) Na reconstrução de mama a enxertia de gordura vem trazendo melhoramentos tanto na forma das mamas como na qualidade da pele;
          7) Na cirurgia do pescoço a retirada de gorduras mais profundas e a redução da glândula submandibular vem dando resultados melhores. Na face  a bichectomia quando bem indicada é um sucesso.
          8) As novidades para um futuro próximo é a cirurgia robótica para realização de mini-abdome, e vem sendo realizadas por um cirurgião plástico brasileiro que reside em Singapura. Na Suécia estão tentando a  fabricação de um implante mamário mais leve que os atuais”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário