09.05.2016

Produção de energia solar para rede elétrica da UFC
         O Laboratório de Energias Alternativas do Centro de Tecnologia, em parceria com o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Agricultura Urbana (NEPAU) do Centro de Ciências Agrárias, a Superintendência de Infraestrutura da Universidade Federal do Ceará e o Instituto Joazeiro de Desenvolvimento Sustentável, instalou a primeira planta fotovoltaica (FV) conectada à rede elétrica da UFC.
        A planta FV é composta de seis módulos de 250 Wp (potência total de 1.500 Wp) e um inversor de fabricação nacional, necessário para conexão à rede. O projeto foi aprovado pela Coelce atendendo à norma  que estabelece os critérios técnicos aplicáveis à conexão de micro e minigeradores difundidos ao sistema de distribuição.
        Segundo o coordenador do projeto, Prof. Paulo Carvalho, do Departamento de Engenharia Elétrica da UFC, o objetivo da planta  é produzir energia elétrica a partir de fonte solar e injetá-la na rede elétrica do Campus do Pici.  Além da produção de energia elétrica de fonte limpa e renovável, a pesquisa também visa ao desenvolvimento de tecnologias próprias para o aperfeiçoamento dessa geração, como sistemas de aquisição e transmissão de dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário