Postagem do dia 25.09.2013


O PROS chega e poderá  abrigar Cid Gomes e seu grupo

Cid Gomes está atento
Parece que o caminho do governador Cid Gomes será mesmo o novo Partido Republicano da Ordem Social (PROS), que acaba de ser criado, ele e mais os seus 9 deputados estaduais e outros que deverão segui-lo. Os que deverão acompanhá-lo são Ivo Gomes, José Albuquerque, Mauro Benevides Filho, Antônio Granja, Miriam Sobreira, Sérgio Aguiar, Sineval Roque e Wellington Landim. O deputado Manuel Duca (PRB) também vai. Com isso o PSB ficará reduzido a apenas uma cadeira no Legislativo estadual, a da deputada Eliane Novais. Quem também vai é o prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio.

Ontem durante o dia e à noite (esta com o diretório do PSB) houve uma série de reuniões entre Cid e seus principais aliados, inclusive com a presença do vice-governador Domingos Aguiar, que  troca o PMDB pela nova sigla, inteiramente identificado com o esquema “cidista”. Até o final da tarde, antes  da  oficialização da criação do PROS, a expectativa era grande.

25.09.2013


Arco de alianças  da oposição com Heitor

Luiz Pontes representou o PSDB


              Nesta terça-feira, antes do meio-dia, eu divulguei na minha página do Facebook que “Há pouco instantes estiveram reunidos na Assembleia o ex-senador Luiz Pontes (PSDB), ex-deputado Roberto Pessoa (PR), ex-governador Lúcio Alcântara (PR), Sérgio Novais (PSB ala contra governador Cid) e deputado Heitor Ferrer (PDT) conversando sobre alianças e formulando convite para Heitor ser candidato a Governador por um bloco de oposição”. A deputada Eliane Novais também esteve presente.
Lúcio Alcântara pelo PR
            Mais tarde eu conversei com o deputado Heitor que não somente confirmou o convite como também disse que está considerando essa possibilidade, embora ache ainda muito cedo a oficialização de uma candidatura. O certo é que existe uma forte possibilidade da formação desse arco de alianças, inclusive com o achegamento ao PSB da ex-prefeita Luizianne Lins, que está muito incomodada no PT, e que seria candidata ao Senado.

25.09.2013


Professores das universidades estaduais
ganham na justiça mas não recebem piso

Campus da UECE em Fortaleza

Em denúncia que postou no Facebook,  Fernanda Borges diz que o piso salarial dos professores das Universidades Estaduais do Ceará (Uece, Uva e Urca), depois de 26 anos de luta judicial, mesmo com o direito adquirido, continua sem solução mesmo tendo o processo transitado e julgado pelo Supremo Tribunal Federal e enviado para a Vara de Execução;  agora o Revisor pediu vistas e não o devolve para o Relator, o que está dando a impressão de medida protelatória em favor do Estado.

 
            “Afinal de contas, o processo já foi ganho, o próprio Revisor já o havia julgado em situações anteriores  favorável aos  reclamantes, mas ele condiciona dar andamento ao processo se os professores fizerem um acordo altamente prejudicial para a categoria, o que não é aceito.  Interessante, o Estado perdeu em todas as instâncias, se o Estado tivesse ganho será que os professores  poderiam propor um acordo? Acredito impossível. Uma observação: apenas a UVA de Sobral continua recebendo o que foi bloqueado nas outras universidades. É estranho. Por que? “, diz ela. 

 

25.09.2013


Heitor força CPI, que é rechaçada

Deputados Heitor e José Sarto
O deputado Heitor Ferrer voltou à carga ontem na Assembleia reafirmando denúncias anteriores dos gastos de mais de 80 milhões de reais com a contratação de “shows” pelo Governo do Estado dentro do programa “Férias Ceará”, preços “muito superiores aos cobrados pelos mesmos artistas para a realização de espetáculos semelhantes em outros Estados”. O deputado pediu a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar os gastos, baseado num relatório da Inspetoria do Tribunal de Contas do Estado,  o que foi negado pela maioria dos deputados.

O líder do Governo, deputado José Sarto, na tribuna e também ao repórter disse que “Sobre esses gastos já foi dito exaustivamente que não se trata apenas do cachê do artista, mas que o preço inclui  a  montagem de toda estrutura para a realização do espetáculo, inclusive passagens aéreas que na época da alta estação são mais caras. Tudo foi feito de maneira absolutamente legal e transparente. Ele quer pedir uma CPI baseado num relatório da Inspetoria do Tribunal de Contas, que é apenas um relatório, sem nenhum valor,  não é nada conclusivo, por isso não é possível a aprovação da CPI”.

25.09.2013


Deputado Delegado Cavalcante:
“Eu sei da sujeira de muita gente, inclusive desta casa”

Deputado Cavalcante
Zangado o deputado Delegado Cavalcante subiu à tribuna da Assembleia ontem  para denunciar um “complô contra mim que observei nesta Casa quando da realização da Audiência Pública sobre o Sistema Carcerário Nacional: não queriam que fosse no plenário embora tivéssemos as presenças de deputados de fora, promotores públicos, que não foram bem recebidos; não deixaram a Tv Assembleia transmitir alegando que estava com problema; querem me massacrar só porque eu não digo amém o tempo todo. Eu não tenho medo de nada, não, se tivesse não tinha prendido tantos bandidos como já fiz em minha vida. Eu sei da sujeira de muita gente, inclusive desta Casa”, desabafou. E mais não disse.

Ele também  não concedeu apartes a nenhum dos seus pares apesar de várias solicitações.   

25.09.2013


“Todos foram muito bem tratados”, diz Tin Gomes

"Eu não tenho culpa", diz Tin
Sobre as queixas do deputado Delegado Cavalcante, disse o deputado Tin Gomes, vice-presidente da Assembleia: “Não sei o que houve não: o deputado  Zezinho Albquerque me pediu para vir presidir a audiência, eu vim. Não notei nada de errado, não. Todos os participantes saíram satisfeitos. Todos foram muito bem tratados.”

25.09.2013


V Feira das Profissões da UFC prevê 120 mil visitantes

              A Universidade Federal do Ceará começa nesta quarta-feira, 25.  a sua V Feira das Profissões, que segue até a sexta-feira (27). Sediado na Praça de Eventos do Campus do Pici (conhecida como "Praça das Mangueiras"), o evento visa aproximar a Universidade dos estudantes de ensino médio, convidados a conhecer melhor os cursos de graduação oferecidos pela UFC.

              No ano passado, 95 mil pessoas passaram pelo espaço. Para 2013, são esperadas entre 100 mil e 120 mil pessoas durante os três dias de programação.
                Organizada pela Pró-Reitoria de Graduação, a Feira deste ano  conta com 770 escolas inscritas para visitação. Marca registrada do evento,  a troca de saberes e experiências entre secundaristas e alunos de todos os cursos de graduação da UFC em Fortaleza auxilia os jovens concludentes a escolher de maneira mais segura o curso superior desejado, o que ajuda a reduzir os índices de evasão na Universidade.

25.09.2013


Máscara não impede a conversa

O deputado Lucílvio Girão compareceu à sessão de ontem da Assembleia portando uma máscara clínica, o que despertou a curiosidade geral. Eu lhe perguntei o que acontecera:
Na Mesa com os deputados Manuel Duca
e Hermínio Resende. (Foto JR).
 
- Nada sério. Fiz uma pequena cirurgia bucal e, por recomendação do dentista estou usando esta máscara protetora, mas somente até quinta-feira.

25.09.2013


Um cearense no Prêmio Jabuti

O Prof. Antônio Caminha, do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Ceará, é um dos finalistas do Prêmio Jabuti 2013, na categoria "Ciências exatas, tecnologia e informática". O docente concorre com a coleção de livros Tópicos de matemática elementar (volumes 1, 2, 3, 4, 5) da editora Sociedade Brasileira de Matemática. A informação foi divulgada pela Câmara Brasileira do Livro.
Esse prêmio literário e de
ciências é sempre muito
disputado

              A 55ª edição do Prêmio Jabuti tem 27 categorias, com 110 finalistas em cada uma delas. O prêmio para cada vencedor, independentemente da categoria, é de R$ 3.500,00. Em 13 de novembro, serão conhecidos os vencedores das categorias "Livro do ano de ficção" e "Livro do ano de não ficção". Esses receberão, adicionalmente, mais R$ 35 mil, cada um.

25.09.2013


TIC em Fortaleza, Sobral e Icapui


A edição 2013 do Festival de Teatro Infantil do Ceará  vai de 5 a 13 de outubro em Fortaleza oferecendo  novas possibilidades de diversão e arte em família, com programação gratuita em oito equipamentos públicos da cidade. Seguindo o exemplo das edições anteriores, o TIC também vai a Sobral e neste ano estréia em Icapuí, no litoral leste.
 
            Nos palcos e praças, atrações cearenses e internacionais em cerca de 50 apresentações, parte delas com acessibilidade para deficientes auditivos ou visuais por meio de tradução em libras e audiodescrição. Com a opção responsável de promover diversão e arte para todas as idades, o 3º TIC, além do teatro de atores, oferece “Um mundo de possibilidades” – tema desta edição – apresentando outras linguagens cênicas: teatro de animação, mágica, circo, dança, contação de história e artes plásticas.
              Em Fortaleza o TIC estará no Mercado dos Pinhões, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), Parque das Crianças, Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), CUCA Barra, Teatro Antonieta Noronha (Secultfor), Estoril e Passeio Público, além do Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa, onde, a exemplo do Festival em 2012, haverá uma apresentação especial para os filhos das internas.

25.09.2013


CURTAS SOCIAIS

Nicolle Barbosa
*Nicolle Barbosa, presidente do CIC, iniciou ontem viagem de férias de quinze dias pela Turquia. Afinal ninguém é de ferro.
*Nesta quarta-feira almoço reunião do Consórcio de Amigas do qual faz parte Zenaide Bezerra. Ela, já que aniversaria no domingo, 29, convidou pessoas da sua amizade para dividir a alegria. Entre elas, Maria Vanda Sá, Zeneida Rangel, Elza Moreira e Margarida Borges.

 

Reunião todos os meses

*O Volks Clube do Ceará convida seus sócios, amigos e antigo-mobilistas para seu 27º Encontro que acontece sábado, 28, a partir das 4 horas da tarde no posto de gasolina Bela Vista, na Avenida Rogaciano Leite. “ Traga sua ´jóia` e venha bater um papo descontraído com a gente e comemorar os aniversariantes do mês”, diz a presidente Izabel Romcy.

*Amanhã Tarcísio Ximenes faz lançamento imobiliário internacional em Orlando, o Magic Village Resort Orlando, recebendo convidados especiais no Gran Marquise, às 19 horas.

*Por hoje contei. Até amanhã.