Postagem do dia 03.02.2016

Bandidagem reagiria contra bloqueadores nos presídios
          Conforme matéria publicada no portal “Ceará News 7º”,  uso de celulares dentro dos presídios cearenses levantou cautela e dúvidas no  governador Camilo Santana (PT). Por recomendação do secretário de Justiça e Cidadania, Hélio Leitão, ele  estaria propenso a desistir de instalar os aparelhos nas cadeias  por temer  reação violenta da facção criminosa  Primeiro Comando da Capital (PCC), que hoje domina as penitenciárias e Casas de Privação Provisória da Liberdade, as CPPLs.
          Camilo teria ordenado o envio de um projeto de lei à Assembleia Legislativa com o objetivo de ser implantado um sistema de bloqueio de sinal de telefona móvel (celulares) nas unidades do Sistema Penal, principalmente naqueles situados nos Municípios de Itaitinga, Aquiraz, Caucaia e Pacatuba, todos na Região Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), e onde estão instaladas cinco CPPLs e uma penitenciária.
        No entanto, Leitão (foto) teria advertido o governador sobre os riscos de uma violenta reação do PCC caso os bloqueadores fossem instalados. Os bandidos teriam ameaçado uma retaliação sangrenta nas ruas da Capital, como a queima de ônibus, “arrastões” e até chacinas caso esta medida venha a se concretizar. Eu acho que o Governador e o Secretário não vão se intimidar com ameaças.
          No ano passado, o mesmo tipo de atitude aconteceu em Fortaleza,  quando os detentos resolveram denunciar maus-tratos sofridos nas cadeias. Vários coletivos foram incendiados na cidade, num desafio à pasta da Segurança Pública. Um membro do PCC acabou preso.
          Conforme os informes, a instalação dos equipamentos iria causar a ira dos chefes locais da facção criminosa e o secretário Leitão teria advertido Camilo Santana de que a própria segurança pessoal do chefe do executivo e de seus familiares ficaria em situação de risco.

03.02.2016

Governador Camilo na AL presta contas e se queixa da falta de recursos para a saúde
          Durante 1 hora e 5 minutos, o  governador Camilo Santana falou na manhã desta terça-feira na Assembleia Legislativa prestigiando, como é de praxe em todas as Legislaturas, a  instalação da 2ª sessão da 29ª legislatura da Assembleia Legislativa. Ele  anunciou as prioridades para 2016 e fez um balanço das ações do seu primeiro ano de Governo, destacando  o papel do Legislativo na  aprovação de projetos de lei que resultam em melhorias para a vida da população cearense.
          Afirmou o Governador que dará prosseguimento às políticas estruturadas nos sete grandes Eixos Governamentais de Articulação Intersetorial, o 7 Cearás.  A sessão foi aberta e presidida deputado Zezinho Albuquerque (Pros-foto abaixo), presidente da Casa.
        "Espero continuar contando com a Assembleia Legislativa para que possamos desenvolver o estado do Ceará e garantir melhor qualidade de vida para a população. E venho aqui, respeitosamente, além de prestigiar a abertura dos trabalhos desta Casa, apresentar aos deputados uma prestação de contas das nossas ações”, afirmou o chefe do Executivo cearense.
          Ele enumerou as políticas estruturadas nos sete grandes Eixos Governamentais de Articulação Intersetorial, o 7 Cearás, que abrangem as seguintes temáticas: o Ceará do Conhecimento, o Democrático, o Pacífico, o de Oportunidades, o  Acolhedor, o Saudável e o Ceará  Sustentável.
        Reforçou que o seu governo vai persistir nos investimentos em projetos estruturantes e em áreas estratégicas, como  recursos hídricos (foto), infraestrutura, energias renováveis, mobilidade e turismo, e em áreas sociais que ajudarão o Governo do Ceará a promover a qualidade de vida da população — da saúde à segurança pública, da educação básica à profissional. . O governador anunciou que, neste ano, 26 escolas de ensino médio funcionarão em tempo integral.
          Entre as realizações, Camilo destacou o ingresso de milhares de contribuintes na malha arrecadadora do Estado, por meio do sistema público de escrituração digital. “Em parceria com o  Tribunal de Justiça, também houve a conciliação para débitos fiscais, o que permitiu o  parcelamento de dívidas em até 120 meses", observou.
          Destacou  o Plano Estadual de Convivência com a Seca; as legislações aprovadas pela Assembleia, como a Lei do Piso dos Agentes de Saúde, com mais de oito mil beneficiados; a Lei do Piso dos Professores, com mais de 48 mil alcançados, igualando ao piso nacional da categoria; o plano de cargos e carreiras do servidores do Detran e a lei de promoções de policiais e bombeiros, com 8.891 promoções.
          Salientou que o Estado vai lançar edital para reforçar a PM, com mais 4.200 vagas para policial militar e  que,  como resultado de investimentos na área, o Ceará apresentou, pela primeira vez nos últimos 17 anos, a redução nas mortes violentas no Estado. “Conseguimos diminuir em 9,5% os homicídios no Estado e 17% em Fortaleza, sendo que a meta nacional é a queda de 5% nesses números. Foram 420 vidas salvas em 2015”, frisou.
        Na vertente Ceará Acolhedor, conforme disse o governador, houve o combate à vulnerabilidade social e uma política habitacional, com mais três mil unidades habitacionais entregues, com um investimento de cerca de R$ 250 milhões. Segundo ele, há mais 41 mil unidades em construção, todas com contrapartida do Estado.
        Na área da saúde, o Governador queixou-se de que este ano o Governo do Estado irá receber do Governo Federal  133 milhões de reais a menos do que em 2015. Disse também que, enquanto o Ministério da Saúde destinou 400 milhões de reais para a área de saúde no Ceará em 2015, o Estado investiu 1 bilhão de reais de recursos próprios no setor “e ainda não foi suficiente para cobrir todos nos custos”, completou. (Repórter JR no plenário e Agência AL).

03.02.2016

Prefeitos  se reúnem hoje para discutir pagamento de precatórios
          Os problemas administrativos gerados em diversos municípios cearenses por conta do pagamento de precatórios judiciais serão tema de reunião a ser realizada nesta  quarta-feira (3), na Assembleia Legislativa. O encontro é fruto de encaminhamento da reunião realizada entre os gestores municipais cearenses e representantes da bancada federal do Ceará, no último dia 25 de janeiro. A realização é uma parceria entre a Aprece e a casa parlamentar cearense.
          A ideia é ouvir  os  prefeitos de todos os municípios cearenses que estão sendo prejudicados pela inviabilidade financeira de pagar os precatórios e discutir alternativas legais a serem apresentadas ao Tribunal de Justiça do Ceará, de modo que seja concedido mais prazo e facilidade de pagamento aos municípios, que correm o risco de terem suas administrações completamente inviabilizadas por conta dessa situação. O encontro será às 10 horas no auditório Murilo Aguiar. (Fonte: Carol Batista – Ascom/Aprece).

03.02.2016

Nossa Senhora das Candeias
do Padre Cícero
          Nossa Senhora da Luz (também chamada de Nossa Senhora das Candeias, ou Nossa Senhora da Candelária, ou Nossa Senhora da Apresentação ou ainda  Nossa Senhora da Purificação) é um título mariano pelos quais a Igreja Católica venera a Santíssima Virgem Maria. Sob essas designações, é particularmente cultuada em Portugal e Brasil apesar de o surgimento do culto ter sido nas Ilhas Canárias  na Espanha.  
          A origem da devoção à Senhora da Luz tem os seus começos na festa da apresentação do Menino Jesus no Templo e da purificação de Nossa Senhora, quarenta dias após o nascimento de Cristo (sendo celebrada, portanto, no dia 2 de Fevereiro).
          De acordo com a lei mosaica, as parturientes, após darem à luz, ficavam impuras, devendo inibir-se de visitar o Templo de Jerusalém até quarenta dias após o parto; nessa data, deviam apresentar-se diante do sumo-sacerdote a fim de apresentar o seu sacrifício (um cordeiro e duas pombas ou duas rolas) e, assim, purificar-se.
        Desta forma, São José e a Santíssima Virgem Maria apresentaram-se diante de Simeão para cumprir o seu dever. Este, depois de lhes ter revelado maravilhas acerca do filho que ali lhe traziam, teria-lhes proferido a Profecia de Simeão: «Agora, Senhor, deixa partir o vosso servo em paz, conforme a Vossa Palavra. Pois  os meus olhos viram a Vossa salvação que preparastes diante dos olhos das nações: Luz para aclarar os gentios e glória de Israel, vosso povo» (Lucas 2:29-33). (Fonte Wikepedia).
        Em Juazeiro do Norte, no Ceará, a devoção foi iniciada por Padre Cícero e que, nesta terça-feira, teve significação muito importante pela reconciliação do Vaticano com o Padim Cícero, o que possibilitou  que a imagem dele entrasse pela primeira vez na Igreja que ele ajudou a construir.
          Segundo cálculos, mais de 200 mil romeiros estiveram lá nesses dias de festas.

03.02.2016

Olhares sobre o sertão de Irauçuba
          Uma experiência coletiva. É assim que os fotógrafos que assinam a exposição “Caminho das Abelhas”  a definem. “A exposição se torna mais forte, mais simples, porque ela mostra a diversidade do olhar indiferentemente de como o sertão se apresenta pra cada um dos fotógrafos“, explica o piauiense Sérgio Carvalho (foto acima).
          Sertão esse que recebeu, além de Sérgio, os fotógrafos Iana Soares (CE-foto acima), Markos Montenegro (CE), Paulo Gutemberg (PI), Silas de Paula (RJ) e Vanessa Andion (BA-foto abaixo), e agora resulta na mostra que narra, por meio de 48 imagens, o processo de desertificação de Irauçuba, a 168 km de Fortaleza.
        O caminho que aponta e grita para o deserto fica em cartaz no Espaço Cultural Correios Fortaleza (ECC) até o dia 19 de março. (Ascom-Kiko Bloc-Boris).

03.02.2016

São Luiz exibirá no  carnaval  filmes
que concorrem ao Oscar 2016
           Aberto no carnaval, durante os dias 6, 7 e 9/1, o Cineteatro São Luiz exibirá  "O Pequeno Príncipe" (foto), "Macbeth" e "Awake - A vida de Yogananda".  A partir da quarta-feira de cinzas ,10/2, o  equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) passará a exibir também dois filmes que concorrem ao Oscar 2016.
          O primeiro deles, "Os Oito Odiados", é o mais novo filme do diretor norte-americano Quentin Tarantino ("Pulp Fiction" e "Kill Bill").  O outro, uma animação brasileira chamada "O Menino e o Mundo", de Alê Abreu, é o único filme a representar o cinema nacional na maior premiação do audiovisual mundial.
          Os ingressos, à venda na bilheteria do São Luiz, custam R$ 6.00 (inteira) e R$ 3,00 (meia). A programação detalhada está disponível no site da Secult: http://www.secult.ce.gov.br/.

03.02.2016

Pesar para Leda Maria
         Minhas condolências à amiga e colega colunista Leda Maria (na foto com o marido Souto) e a seus irmãos  pelo falecimento de sua genitora Dona Águeda Feitosa Alves, cujo corpo foi  velado e sepultado  no cemitério Parque da Paz, na segunda-feira, dia primeiro.

03.02.2016

Bacalhau e samba no jantar da Academia
          A Academia do Bacalhau de Fortaleza realiza o seu jantar mensal nesta quinta-feira, 4, na Sociedade Beneficente Portuguesa. Samba e bacalhau vão  ser o tema, conforme os organizadores.
        Vai ter música sob o comando do maestro Teclinha (foto), dança  e bons pratos para agradar o apetite. Será a partir das 20 horas. O evento apoia o Lar Amigos de Jesus da Irmã Conceição.
         No jantar preparado pelo chef Rogério Eterno duas opções de pratos: Bacalhau a Zé do Pipo e Caldeirada de Carneiro. Como entrada Pão português, azeitonas e bolinhos de bacalhau. De sobremesa Arroz Doce e Baba de camelo. Cafezinho saideiro.
          Uma garrafa de vinho para cada duas pessoas. Preço por pessoa: 75 reais. Haverá ainda leilão. Confirmação de presença com Ana Paula – 3274.2535 – 99613.3259.

03.02.2016

Multidão no pré-carnaval de Teresina
          A capital do Piauí  fez o último pré-carnaval da temporada levando cerca de 250 mil pessoas às ruas (foto) para o seu tradicional Corso, segundo amigos presentes e  os jornais da cidade.
          O colunista Fábio Teles (foto) anfitrionou no seu caminhão particular do corso várias pessoas de sua lista afetiva.

03.02.2016

Setur comemora resultados positivos de cruzeiros em 2016
           A Secretaria de Turismo do Ceará está comemorando os resultados positivos em termos de cruzeiros marítimos que passaram por Fortaleza no ano passado e já neste ano. Só em janeiro mais de 2 mil turistas estrangeiros desembarcaram no  Terminal de Passageiros do Porto do Mucuripe (foto).
          Para recepcioná-los, a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), por sugestão do secretário Arialdo Pinho (foto)  fez  um trabalho de boas-vindas, com distribuição de brindes e mapas informativos, informações sobre pontos turísticos, dicas de compras, restaurantes e praias e atendimento bilíngue.
          No sábado (30), o navio Silver Spirit (foto) atracou  vindo de Bridgetown, em Barbados, trazendo 377 passageiros e 370 tripulantes. Com idades entre 50 e 80 anos, a maioria dos turistas era  norte-americanos (141), seguidos por britânicos (111), canadenses (17), suíços (17) e alemães (16), entre outras nacionalidades. Eles fizeram  um tour por Fortaleza.
          No domingo (31) foi  a vez do navio MS Balmoral (foto)  chegar à Capital, vindo de Southampton, na Inglaterra, e trazendo 1.004 passageiros e 553 tripulantes. A maioria dos passageiros é de britânicos (945), seguidos por holandeses (25) e noruegueses (11), entre outras nacionalidades.
           Este ano, Fortaleza já recebeu dois outros cruzeiros. No dia 2, o Amadea (foto)  veio da França com 600 passageiros. Já no dia 21, 684 turistas chegaram à Capital no Insignia (foto abaixo), que veio de Miami (EUA).
          Em 2015, segundo a Companhia Docas do Ceará (CDC), Fortaleza recebeu 13 cruzeiros marítimos internacionais com cerca de 18 mil passageiros. Por motivos climáticos, dois não atracaram. Até abril, são esperados mais cinco cruzeiros com aproximadamente 8 mil passageiros.

03.02.2016

Comunicação do Festuris com novo assessor
           Tem novo Assessor de Comunicação a empresa Rossi & Zorzanello, que  promove o mais respeitado festival de turismo do Brasil, o Festuris, em Gramado, no Rio Grande do Sul. Desde o dia primeiro deste mês, a  convite dos diretores Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Rossi (foto abaixo), o jornalista Flávio Prestes  assumiu  este posto.
        Ele é jornalista profissional desde 2006 tendo exercido o cargo de Assessor de Imprensa na Prefeitura de Canela, trabalhado em jornais locais, mudando-se para Florianópolis onde trabalhou em jornais e fundou o portal “Acontece Floripa”. Flávio já prestou assessoria ao Festuris e agora irá conduzir a Assessoria do festival  com suas colegas Ianaê Machado e Graziela Quartieri.

03.02.2016

CURTAS SOCIAIS
*Lobão (foto) vem a Fortaleza no dia 10 de março participar de um evento na Livraria Saraiva do Iguatemi organizado pela União de Defesa da Cidadania e Combate à Corrupção, segundo manda dizer Fernandes Filho.
*Já começam os preparativos dos que fogem de Fortaleza no carnaval. Socorro e Olavo Moreira (foto) vão hospedar Maria Vanda Sá e Valdélio Leite na casa da Praínha.
*Sarah e Herbert Aragão (foto)  estarão na fazenda às margens do rio Curu e terão como  hóspede a filha Rafaela e Ageu Brasil.
*Dirceu Vasconcelos (foto) vai com a família para a casa serrana do Maciço de Baturité.
*Gabriela Castro (na foto com Flávia Vasconcelos) estará com a família na lagoa do Uruaú, em Beberibe.

*Neste dia 3 os abraços vão para Alice Ferraz Soares, sra. Desembargador do Trabalho aposentado Ronald Cavalcante Soares.
*Também são aniversariantes o empresário e  vice-prefeito de Fortaleza Gaudêncio Lucena (foto).
*E o empresário Roberto Pinheiro, que festejará ao lado de sua Carlotinha (foto).
*Na quinta-feira, 4, eu cumprimento o empreendedor televisivo Anselmo Mororó (foto) pelo “nat”.
*E ao Francisco Ribeiro (na foto à direita com o filho Alexandre), ex-Diretor Comercial do jornal Diário do Nordeste, que também faz idade nova.

*Por hoje contei. Até amanhã.