Postagem do dia 27.03.2017

Contratação sem concursos
            Registra o jornalista Macário Batista que a Assembleia Legislativa do Ceará acaba de aprovar mensagem do Tribunal de Justiça criando 289 cargos comissionados a serem preenchidos a bel prazer dos desembargadores e  juízes.
          “Os sindicados dos servidores do TJ recorreram ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ao Supremo Tribunal Federal (STF) porque há uma lista de aprovados no último concurso na esperança da convocação.
          “Agora, o Ministério Público imita o TJ e elabora projeto criando 300 cargos sem concurso a serem preenchidos por indicados dos procuradores e promotores de justiça”, afirma o jornalista.

27.03.2017


27.03.2017

Medalha da Abolição para seis personalidades
                  Fotos Divulgação - Ascom/Abolição  
       Neste sábado (25), data magna em que é lembrada a abolição da escravatura no Ceará, o governador Camilo Santana homenageou personalidades importantes que ajudaram a construir a história do Ceará e se destacaram de alguma forma no cenário nacional. Pela primeira vez o evento foi realizado fora do Palácio da Abolição devido a possibilidade de chuva. O cenário foi o Centro de Eventos.  Compareceram  representantes dos Poderes Executivo, Legislativo (Estadual, Federal e municipal), Judiciário e  Ministério Público, além de prefeitos e diversos líderes políticos e empresariais do Estado.
 
     Seis personalidades receberam das mãos do Governador  a principal honraria do Estado: Ciro Ferreira Gomes, Napoleão Nunes Maia Filho, Carlos Francisco Ribeiro Jereissati, Luiza de Teodoro Vieira, Valton de Miranda Leitão e Francisco Alemberg de Souza Lima (Alemberg Quindins).
          "Temos hoje aqui seis grandes cearenses, que nasceram ou adotaram nosso estado como parte de suas vidas, e cujas trajetórias brilhantes, pessoais e profissionais, enchem a todos nós de muito orgulho. Somos gratos a cada um de vocês por tudo o que fizeram e continuam fazendo em prol do nosso estado. Eles são os grandes homenageados, dos anos de 2016 e 2017, com a Medalha da Abolição", discursou o governador. 
         Carlos Francisco recebe a medalha
       Após as homenagens Camilo Santana  fez um balanço das políticas públicas executadas nos últimos dois anos que apresentaram resultado positivo. Ele destacou principalmente as áreas de educação, convivência com a estiagem, desenvolvimento econômico, gestão pública e saúde. Sucos de frutas naturais e água foram servidos aos convidados.

27.03.2017

Turismo e segurança  na pauta da reunião da Câmara Setorial de Eventos
        Nesta quarta-feira, 29, de 9 às 11 horas, o turismo em Fortaleza estará sendo enfocado por três especialistas durante a 47ª. reunião da Câmara Setorial de Eventos do Ceará, que acontecerá no auditório da Adece no Center Business Etevaldo Nogueira na Avenida Dom Luís.
        “São três temas que merecem a atenção dos cearenses dada a sua relevância para o turismo de nossa terra”, diz a presidente Enid Câmara de Vasconcelos.
        Em pauta estarão o “Novo Plano de Gestão da Setfor” com o Secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira (foto acma);  “Segurança e as Políticas Públicas para o Turismo” com o especialista Laércio Noronha Xavier e “O Cenário das Barracas da Praia do Futuro” exposto pelo engenheiro Pedro Carlos da Fonseca (foto abaixo), presidente da Associação dos Empreendedores da Beira Mar”.
        Mais informações: Heleno Júnior e Carolina Veras. (85) 3433-7684 e (85) 3457-3346.

27.03.2017


27.03.2017

LATAM proíbe Samsung Galaxy 7 em seus aviões
          Em função dos acontecimentos envolvendo celulares Samsung Galaxy Note7, o transporte desses aparelhos está proibido em todos os voos da LATAM Airlines, tanto na bagagem despachada como na cabine, como bagagem de mão ou nos pertences do passageiro. A medida visa garantir a segurança de todos os passageiros e da tripulação.
        Outras informações comunicadas pela companhia: Saiba quantas peças você pode levar de forma gratuita no compartimento de carga do avião, bem como as dimensões e pesos permitidos.
          A dimensão da mala é de até 158 cms lineares  (largura + altura + comprimento), Peso: 23 kg a 32 kg, conforme a rota; Se a  bagagem superar essas dimensões ou o peso permitido para a  rota, você deverá pagar um adicional.
         Se você comprou sua passagem a partir de 14/03/17, as franquias de bagagem apresentadas no seu recibo de compra podem ter sofrido alterações. Para mais informações:  www.latam.com

27.03.2017

Seminário discute  combate ao Aedes aegypti e as consequências da Chikungunya
        Numa iniciativa  da Frente Parlamentar de Combate ao Aedes aegypti, a Assembleia Legislativa  realiza nesta segunda (27) com a presença de especialistas do Ceará, da Bahia, do Rio de Janeiro e de Goiás, seminário para discutir as consequências da Chikungunya, as políticas públicas, estratégias e ações de enfrentamento ao mosquito transmissor da doença.
        O Seminário “Chikungunya  – Conhecer para prevenir e combater: Experiências e atitudes no enfrentamento ao Aedes aegypti”  acontece das 8h às 17h30, no auditório Deputado João Frederico Ferreira Gomes, no edifício Anexo II da Assembleia.
  
          O deputado Carlos Matos (PSDB), presidente da Frente Parlamentar de Combate ao Aedes aegypti da Assembleia Legislativa ressalta a união de vários setores da sociedade civil para a realização do seminário e espera o engajamento de representantes dos municípios cearenses.

27.03.2017

“Shows”, dramaturgia, dança, debates e circo na Semana do Teatro do José de Alencar
          O Theatro José de Alencar, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) realiza até esta segunda, 27/3, a Semana de Teatro, com uma programação especial reunindo música, dramaturgia, dança, debates e circo.
          A programação começou sexta-feira, às 9h, com  o seminário "E Agora, José ?", tendo como objetivo debater propostas de Ocupação do Anexo 2017. Finalizando o dia, às 19h30, no Palco Principal, o show Carlos Malta e Marimbanda.
          “A Semana do Teatro no TJA tem por objetivo estimular cada vez mais as pessoas a frequentar o teatro, valorizar a dramaturgia cearense, o fazer teatral,  e também reconhecer no José de Alencar este papel estratégico e fundamental para a política cultural, com o Sistema Estadual de Teatros, na memória afetiva e na formação das pessoas, através do Curso Princípios Básicos de Teatro, das oficinas, da Biblioteca Carlos Câmara, especializada em teatro, a única do Ceará com esta característica”, destaca a diretora Selma Santiago.
          A partir das 14h30  desta segunda-feira  o grupo Juventude Positiva da ONG Frente de Assistência a Criança, do Lagamar Prado, apresenta o espetáculo  "O Menino Azul Dir. Fernando", no “foyer”.  Às 15h, tem a Padaria Espiritual com Oscar Roney, Ronaldo Agostinho e Talhes Valério, no Saguão.  E, às 16h30,  a Escola de narradores e a Escola de Palhaçaria e Circo Escola apresentam  Xilito Palhaçada, com atividades circenses, na Praça José de Alencar, Calçada do teatro. 
        Encerrando a Semana de Teatro ocorrem ainda duas apresentações, a primeira no Porão do TJA, às 18h15, com a encenação da peça "Morte Anunciada", adaptada e interpretada por Oscar Roney, e Direção de Francinice Campos. E a segunda, às 19h, será o espetáculo "Os Tamburetes", com Gil Brandão e Joca Andrade, no Palco Principal. Toda a programação está disponível no site da Secult, www.secult.ce.gov.br. (Fonte: Ascom/Secult).

27.03.2017


27.03.2017

Deputados e seus projetos
        Com a leitura do expediente da sessão plenária de sexta-feira (24/03) começaram a tramitar na Assembleia Legislativa três projetos de lei de autoria parlamentar.
        Do deputado Leonardo Pinheiro (PP)  o projeto que   institui a campanha permanente de orientação, conscientização, prevenção e combate à nanofobia. Outro projeto dele  altera a Lei n° 12.670, de 30 de dezembro de 1996,   que  trata da isenção de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para produtos alimentícios destinados aos portadores de diabetes.
        Já o projeto da  deputada Aderlânia Noronha (SD) trata da implantação de medidas de informação e proteção à gestante e parturiente contra a violência obstétrica no estado do Ceará.
          Depois da leitura no Plenário, as matérias seguiram  para análise da Procuradoria da AL. Em seguida irão  para as comissões técnicas da Casa. Se aprovadas, serão encaminhadas para votação em Plenário.

27.03.2017

Resíduos sólidos motivam
seminário de nível internacional
         Segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, o Ceará está em quinto lugar na produção de lixo atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia gerando diariamente mais de 15 mil toneladas de detritos  e procurando ainda viabilizar  um plano definido de manejo desses resíduos.
        Diante desse quadro, especialistas em questões de resíduos nas cidades e sua destinação final  estarão reunidos em Fortaleza no dia 3 de abril para detalhar aspectos e debater a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Juntamente com o Advogado e Consultor Internacional Wladimir Ribeiro, que fará a palestra de abertura, e o   Professor Catedrático da Universidade de Lisboa e Consultor Internacional, Rui Cunha Marques,   estarão expondo suas ideias e trabalhos realizados  a Secretária de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza Águeda Muniz (foto acima), o Secretário de Meio Ambiente do Estado, Artur Bruno (fo abaixo),  o Coordenador de Saneamento da Secretaria  das Cidades Alceu Galvão, autoridades da  Justiça e outros convidados de capitais nordestinas e cidades do interior cearense.
        O 4º. Seminário Política Nacional de Resíduos Sólidos ocorrerá no auditório Gervásio Pegado da Câmara de Dirigentes Lojistas de Fortaleza e a entrada é aberta ao público.
Alceu Galvão
       Também serão enfocados os Investimentos Públicos na área, Investimentos Privados, as Oportunidades e Novas Tecnologias além da participação de autoridades do Ministério Público que prestarão esclarecimentos sobre o lixo,  meio ambiente,  Justiça e os direitos do cidadão em relação ao saneamento básico.
         O seminário é organizado pela Prática Eventos e as inscrições são gratuitas.

27.03.2017


27.03.2017

CURTAS SOCIAIS
*Dia 31, sexta-feira, o cirurgião plástico Ageu Brasil comemorada sua chegada aos 60 anos de idade. E comemora com a mulher, Rafaela, e os filhos em cruzeiro pelo Caribe. Afinal, ninguém é de ferro!
*Nesta quinta-feira, 30, Sarah e Herbert Aragão brindam os seus 49 anos de casamento. Quase chegando às Bodas de Ouro, os 50 de casados.
*Lenilza Campos foi passar o final de semana em Camocim para atender a um compromisso social.
*Neste dia 27 os abraços vão para o colunista e editor da revista “Chic” Marcondes Viana. Parabéns, amigo.
*É também o aniversário de Rafael Rangel Felício, 13 aninhos; de Eudinha Palácio e de Gina Fiúza.
*Na terça-feira, 28, ganham abraços porque trocam de idade Josias Alves (na foto acima entre Osler Machado e Josué de Castro)  o deputado Roberto Mesquita, Bel Machado e Ruy do Ceará (na foto abaixo, à esquerda, com Chateaubriand Arraos).
 
*Por hoje contei. Até amanhã.