Postagem do dia 17.11.2017

Unidos Estado e Fortaleza para investir quase 2 bilhões na cidade até fim de 2018
          Governador do Ceará, Prefeito de Fortaleza, senadores, deputados federais e estaduais, gestores estaduais e municipais se reuniram no Palácio da Abolição, na manhã desta sexta-feira (17), para o lançamento do novo programa Juntos por Fortaleza.
  A novidade consiste num conjunto de ações integradas entre Governo do Estado e Prefeitura de Fortaleza para a criação de oportunidades de trabalho e a melhoria da qualidade de vida da população. Em apresentação conjunta da parceria, o governador Camilo Santana e o prefeito Roberto Cláudio anunciaram investimentos da ordem de R$ 1,851 bilhão para o primeiro eixo de atuação do plano, que contempla mobilidade, urbanismo e meio ambiente.
 No primeiro eixo, os benefícios para os cidadãos fortalezenses envolverão a urbanização de lagoas, comunidades e áreas preservadas, a reforma de áreas de lazer e esporte, obras de mobilidade, drenagem e abastecimento de água, dentre outras políticas, todas com recursos dos tesouros Estadual e Municipal. Em outros momentos, serão anunciados outros investimentos em estruturas para Segurança, Saúde, Educação e Cultura. (Fonte e fotos: Comunicação Casa Civil).

17.11.2017


17.11.2017

Contestado por três deputados, Ernesto Sabóia é eleito conselheiro do TCE
            A Assembleia realizou sessão plenária extraordinária na quinta-feira (16/11) para votar a indicação do conselheiro do extinto Tribunal de Contas dos Municípios, Ernesto Sabaóia, para exercer cargo idêntico no Tribunal de Contas do Ceará. Com 33 votos favoráveis e três contrários, o nome do novo conselheiro foi aprovado em votação secreta. Ele irá ocupar a vaga do conselheiro aposentado Teodorico Menezes, Na foto abaixo, Ernesto entre deputados.
 O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), destacou a aprovação, ressaltando que a indicação  obedeceu a todo o trâmite previsto tanto no Regimento Interno da Casa como na Constituição Estadual.  “Trata-se de um nome qualificado, com grande preparo técnico e que dará uma enorme contribuição ao TCE”, destacou.
 A indicação do conselheiro foi questionada por  três parlamentares. O deputado Ely Aguiar (PSDC, foto) discordou da forma como é feita a nomeação e defendeu que os conselheiros sejam escolhidos “através de concurso público”. 
 Heitor Férrer (PSB, foto) avaliou que a vaga deveria ser ocupada pelo conselheiro em disponibilidade  mais antigo do extinto Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), no caso, o ex-deputado Manoel Veras.
          Já Carlos Matos (PSDB, foto) ressaltou não pesar nada contra o novo conselheiro, mas ponderou que poderia ter sido aproveitada a oportunidade para se fazer uma grande reforma do sistema de fiscalização no Estado.

17.11.2017

Camocim festeja seu padroeiro
          De 16 até o dia 26 a cidade de Camocim estará festejando o seu padroeiro, Bom Jesus dos Navegantes, com uma intensa programação religiosa e também diversional realizada pela Prefeitura com a prefeita Mônica Aguiar no comando.  
  Um dos atos administrativos foi a Ordem de Serviço para a construção da primeira areninha esportiva, que estará concluída em 120 dias. O deputado Sérgio Aguiar está presente.

17.11.2017


17.11.2017

Justiça brasileira na visão do general Torres de Melo
            O general Torres de Melo, coordenador do Grupo Guararapes,  escreveu e mandou para este blog: “Durante mais de 25 anos o Grupo Guararapes   vem lutando para  que a justiça  seja a nossa última esperança, nos momentos de crises. Sem Justiça  não há ordem. 
  “Quando a Justiça  faz diferença entre pobre e rico, entre mulher e homem, entre Políticos ou o juiz torna-se um político a sociedade encontra-se ameaçada. Nestas condições o ódio domina e a justiça é injusta.
 “Quando a Justiça  olha com outros olhos os grandes ladrões (dinheiro e a moral)  tudo pode estar perdido.  Há um Ministro do  STF que parece não ser ministro do  STF e, sim, um grande político  e tem, também, bandido solto dançando rumba. É o fim de tudo, o País treme, sem Justiça é o caos.

17.11.2017

Só um lado
        Pois é, a nova propaganda do Temer na televisão fica assobiando "parabéns para você" e relacionando alguns dados da economia, mas não mostra os preços dos combustíveis que, em novembro de 2015, eram bem diferentes dos atuais...
          Caminhoeiros e motoristas estão possessos com esses preços que encarecem muito o custo dos transportes.





17.11.2017


17.11.2017



Cera de carnaúba do Ceará para os Estados Unidos

        No começo da noite desta quinta-feira, 16, o presidente da FIEC, Beto Studart, abriu a Exposição Carnaúba, que mostra da origem à industrialização da cera da carnaubeira e a saga dos Johnson, responsáveis pelo aproveitamento industrial do produto nos Estados Unidos e de lá para o mundo desde o primeiro refino no Ceará, nos anos 30. Vale a pena conferir a exposição no Museu da Indústria.
 Beto Studart disse da importância que a carnaúba e a cera que suas palhas produziam para a economia do Estado, que muitas fortunas foram construídas a partir dessa palmeira e que o Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte abasteciam o mercado mundial com o que precisava. Beto também se referiu a importância que a família Johnson, dos Estados Unidos, teve na industrialização do produto e na geração de renda para os produtores cearenses.
  Um bisneto (foto) dos pioneiros estava presente. Ele ressaltou a profunda ligação da família com o Ceará a ponto de, no início dos anos 30 (1934), um dos fundadores do grupo terem empreendido viagem de Wisconsin a Fortaleza num anfíbio, bimotor, ao qual batizaram de “Carnaúba”. Uma pequena réplica do avião (foto ilustração) está na exposição.
 
        Os convidados para a abertura do evento conheceram em detalhes o que está exposto como o corte da palha, o processo de retirada do pó e de fabrico da cera, os produtos fabricados pela SC Johnson, publicações da época e anúncios de compra publicados nos jornais.
 Totens projetam em monitores, sob demanda, vídeos que contam toda história da carnaúba no Ceará.

17.11.2017

Flávio Saboya reeleito presidente da FAEC
          O  engenheiro agrônomo Flavio Viriato de Saboya Neto  foi eleito para mais  um quadriênio 2018/2021 à frente da presidência da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará,-FAEC. Saboya obteve a maioria dos votos dos 46 presidentes  de sindicatos  rurais através da Chapa " Unidade Sindical e Participação Democrática" . 
            Flávio disse “em 2002 submeti-me ao julgamento em eleição direta, sendo esta  nossa  segunda eleição.  Naquela época fiz ver q todos que ocupação dessa função por muito tempo seria, na nossa visão, pouco salutar, vez que o sistema de rodízio permitiria a outros companheiros exercerem a presidência e externar suas contribuições. 
          “E foi esse pensamento que nos levou a propor e aprovar a possibilidade de cada Presidente exercer apenas até dois (02) mandatos consecutivos. Foi  então, com essa visão que  nos candidatamos mais uma vez e pedimos o apoio   dos companheiros de todos os Sindicatos,  sendo este o nosso último mandato,  não esquecendo nunca o compromisso com todos”.

17.11.2017

Encomenda de 146 aviões  Airbus
          Para renovação e expansão de sua frota, a Wizz Air, linhas aéreas de baixo custo, a maior da Europa Central, anunciou que firmou memorando de entendimento com a Airbus para a compra de mais 146 aeronaves da família Airbus A320neo (72 A320neo e 74 A321neo).
  A entrega começará em 2022 e a maior parte dos aviões será entregue em 2025 e 2026. A empresa já havia encomendado 110 Airbus A321 em 2015. A  preço de hoje esses aviões valem mais de 17 milhões e 200 mil dólares, mas a Airbus vai conceder descontos.

17.11.2017


17.11.2017

CURTAS SOCIAIS
*Selma Cabral, presidente da Alfe-Associação de Lojistas e Líderes Femininas (primeira à direita), comandou solenidade para aposição do retrato de Fátima Duarte (segunda a partir da direita)  na Galeria das ex-Presidentes. O colunista Flávio Torres entre os que marcaram presença.
*Por sinal, Selma vai comandar cerimônia para a entrega do Troféu Amigo da Alfe ao empresário Deusmar Queirós. Será no dia 21, às 19 horas, no auditório da CDL.
*O presidente  do Sinduscon, André Montenegro (fpto), comanda  a cerimônia do Prêmio da Construção Civil e a comemoração dos 75 anos do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará, dia 24, no La Maison Dunas.
*Eleição da nova diretoria da ABEOC (Associação Brasileira das Empresas Organizadoras de Congressos  e Eventos), secção Ceará, escolheu   Enid Câmara para ser a nova presidente no triênio 2018/2020. Substitui a Rafael Bezerra. A entidade fica em boas mãos.
*O cirurgião plástico Ageu Brasil está em Florianópolis participando de congresso brasileiro de sua especialidade.
*Aproveitou e levou a esposa Rafaela e o herdeirinho Ricardo para uma esticada pré-congresso ao parque de Beto Carreiro.
*Este dia 17 é consagrado na Liturgia católica a Santa Isabel. Seus devotos lhe rendem homenagem na data.
*Teresa Borges e Teresa Lima serão as figuras centrais do tradicional almoço do grupo de amigas, neste sábado, ainda por conta dos seus aniversários.
*Sábado, 18, os abraços vão Luciano Pamplona e Nestor Chaves (na foto acima com a sua Lara) que marcam o calendário.
*No domingo, 19, serão cumprimentadas Flávia Barros (sra. Eliseu Barros),
Ângela Gabriele (sra. Domênico Gabriele, foto acima)) e Marlene Braga (sra. Aristides Braga, foto abaixo).
*Por hoje contei. Tenham todos um bom final de semana.