Postagem do dia 22.06.2016

Ciro Gomes:
“O  impeachement  de Dilma colocou uma quadrilha no  poder”
        Em entrevista ao jornalista Fernando Taquari, do Valor, reproduzida no Ceará por Eliomar de Lima, e da qual eu extraio este trecho,   o ex-ministro Ciro Gomes (foto), pré-candidato à sucessão presidencial, criticou a proposta de eleições antecipadas e também a política de alianças do PT nos últimos anos, que teria provocado a crise atual. Segundo ele, sua pré-candidatura pelo PDT é uma “obrigação moral” com o país. “Me sentiria um covarde se, com a experiência e a vida limpa que tenho, com a compreensão e as conexões que tenho com o mundo acadêmico nacional e internacional, se me omitisse por qualquer razão ou conveniência”, afirma.
        Na entrevista, Ciro explicou por que defende a volta de Dilma, sem que ela convoque eleições antecipadas. “Antes de mais  nada, não interessa se é a volta da Dilma, do Lula ou do PT. A gente precisa perceber o valor intrínseco da legalidade, da estabilidade das regras, para que o elemento maravilhoso que produz milagres ciclicamente, que é a presença do povo no processo político, aconteça, rompendo com a plutocracia escravocrata alienada que há no Brasil”, diz ele.
        Para Ciro, o “impeachment”  colocou uma verdadeira quadrilha no poder. “Será que as  pessoas não estão vendo que estão afastando uma presidente decente, contra a qual inventam um pretexto injurídico, que é a tal pedalada fiscal, para colocar no poder, sem voto, uma quadrilha de ladrões, de bandidos orgânicos da vida republicana contemporânea brasileira? Não tem nenhum exagero no que estou falando. Conheço eles todos. Fomos contemporâneos nas diversas tarefas que tive, em antagonismo ou junto, porque o Lula me obrigou a ser parceiro desses calhordas. Isso eu não perdoo. Aliás, colocar o lado quadrilha do PMDB na linha de sucessão é uma responsabilidade do senhor Luiz Inácio Lula da Silva.”

22.06.2016


22.06.2016

“A Política de segurança pública está falida”,  diz deputado
           “O Governador não vê porque não quer, mas sua política de segurança pública para o Estado está falida, a Polícia não controla mais os presídios nem a marginalidade nas ruas das cidades, da capital ao interior”. Foi esse o brado de alerta do deputado Ely Aguiar na tribuna da Assembleia na manhã desta terça-feira. “Mesmo com minha vivência na reportagem policial estou assustado”, completou.
   O parlamentar disse que em menos de 10 dias houve 19 rebeliões (fotos) nos presídios cearenses, e mais irão acontecer,  foram encontrados mais de 300 celulares com os presos, “que chegam mesmo a realizar festas nas prisões, como aconteceu em Caucaia”. Ele também assinalou que o Secretário de Segurança  “embora homem de bem, bem intencionado, não tem pulso  para manter a disciplina. É preciso mudá-lo antes que o descontrole se generalize”, acrescentou.

22.06.2016

Fortaleza é a  capital da pecuária nordestina
          Com o mesmo sucesso dos últimos anos, o Pecnordeste (Seminário da Pecuária Nordestina), edição 20 anos, abriu suas portas nesta terça-feira, pela manhã, em solenidade muito concorrida no Centro de Eventos do Ceará. O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará, Flávio Saboya (foto), deu as boas vindas às autoridades, convidados especiais e às dezenas de caravanas do interior que vieram para o acontecimento. Ele  disse não ter dúvida de que o Pecnordeste “ é o maior evento da pecuária nordestina, e apesar dos quatro anos seguidos de seca, o Seminário  segue com seus objetivos que é levar  informação e tecnologia para o homem do campo, preparando-o cada vez mais para enfrentar essas adversidades próprias  do semiárido”. 
        Para o Coordenador-Geral Paulo Hélder Braga  “em 20 anos, houve    um crescimento de 169,69% no número de participantes , tendo iniciado em 1997 com 321 inscritos e já em 2015 inscreveu 5.230 pessoas. Nesses 20 anos , o Pecnordeste  recebeu mais de 450 mil visitantes e ofereceu cerca de 3 mil  eventos técnicos entre palestras, seminários, mesas redondas”.  
Expedito ao centro
Zimar Pinheiro
 
Adagri
         Na cerimônia de abertura houve a entrega da Medalha Mérito Rural Prisco Bezerra a Expedito José do Nascimento (Categoria Política e/ou Administrativa), a Maria Zimar Pinheiro Diógenes (Categoria Produção e Liderança Classista) e à Adagri (Categoria Científica, Tecnológica e Ensino). Houve também entrega simbólica de certificados aos concludentes de cursos do Pronatec.
        No encerramento da solenidade falaram o Secretário do Desenvolvimento Rural, Dedé Teixeira, que representou o Governador, e o presidente da CNA (Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil), João Martins da Silva (foto), que criticou a representação política do Nordeste pela falta de interesse e apoio dos projetos que “são realmente importantes para a região.”

Serviço:

O Pecnordeste estará aberto à visitação pública até esta quinta-feira, 23, à noite, no Centro de Eventos do Ceará no Pavilhão Leste.
 

22.06.2016


22.06.2016

Deputada alerta para o crescimento dos casos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes no Ceará
         A deputada estadual Fernanda Pessoa (PR-foto) alertou, na terça-feira (21\06) na tribuna da Assembleia Legislativa quanto ao crescimento dos casos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti. A parlamentar ressaltou os casos graves de febre Chikungunya em diversos municípios e preveniu quanto o aumento dos casos.
          O último boletim epidemiológico mostrou que de janeiro até a primeira quinzena de junho foram notificados 15.605 casos suspeitos de febre Chikungunya. Em menos de quinze dias os casos confirmados pularam de 2.234 para 4.821. " O que mais nos preocupa é que estamos vulneráveis e nosso estado não está preparado para  o atendimento de qualidade nas unidades de saúde para todos " disse.
        A parlamentar pediu empenho de todos os governantes quanto ao combate ao mosquito, vetor de febre amarela, febre Chikungunya, zika vírus e síndrome de Guillain-Barré. Ela ressaltou o papel da Frente Parlamentar em Combate ao Aedes Aegypti que tem realizado diversos encontros com as secretarias de saúde dos municípios e do Estado e o Ministério Público. "Estes surtos, e o reaparecimento de doenças já combatidas no passado, só lançam luz a falta de eficiência dos organismos sanitários e a falta de políticas púbicas eficazes para o enfrentamento destas doenças" comentou. 

22.06.2016

Ainda a fraude de R$ 12,3 milhões contra BNB
         “Apontado pelo  delator Sérgio Machado como o responsável, sob seu comando, por pegar propina em empresas e entregar a caciques do PMDB, como os senadores Renan Calheiros (AL), Romero Jucá (RR) e o ex-presidente José Sarney, Felipe Rocha Parente (na foto abaixo com Paula Sampaio, foto Balada In) é acusado de ser o pivô de uma fraude de pelo menos R$ 12,3 milhões contra o BNB (Banco do Nordeste).
          “Parente tornou-se uma das figuras-chave na delação de Machado, ex-presidente da Transpetro, porque poderá confirmar ou negar os pagamentos em espécie a políticos que, segundo o delator, ocorreram entre 2004 e 2007 – depois Machado mudou o sistema de pagamento, que teria se estendido até 2014.
“A Folha teve acesso a documentos da ação civil de improbidade administrativa ajuizada em 2013 pela Procuradoria da República no Ceará, na qual o procurador Alexandre Meireles Marques acusou Parente e um irmão dele, Marcelo, de terem se beneficiado de uma série de empréstimos concedidos pelo BNB sem as precauções necessárias. Eles são cunhados do então chefe de gabinete do presidente do banco.
      “Auditorias da CGU (Controladoria-Geral da União) e uma sindicância do próprio BNB identificaram, segundo a Procuradoria, irregularidades na liberação dos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste. O que entendemos é que havia um privilégio na concretização das operações de crédito. A segunda conclusão é que o dinheiro não foi aplicado onde deveria", disse o procurador Marques.
O dinheiro foi liberado em cinco operações separadas de 2010 a 2011 para a suposta aquisição de máquinas e equipamentos pelas empresas dos irmãos Parente denominadas Destak e MP Empreendimentos. Segundo a Procuradoria, o BNB apresentou "informações sobre a inidoneidade de várias das notas fiscais apresentadas ao banco pelas empresas rés". "Restou constatada pela auditoria da CGU e pela auditoria interna do BNB a existência de transgressões cometidas pelas empresas rés de diversas normas legais, inclusive de natureza penal", diz a petição. (Luiz Sérgio Santos repercutiu matéria da  Folha de SP, que reproduzo um trecho acima).

22.06.2016

Juliana celebra 15 anos de teatro com “Clitemnestra”
          Mês de celebração de 15 anos de Teatro de Juliana Veras! Na ocasião haverá uma , apresentação especial do solo “Clitemnestra”. O espetáculo traz, de forma poética, um diálogo entre atriz e público sobre o mito grego da mulher que cometeu o ato extremo de assassinar o marido.
           “Gesto, canto e narração exploram o universo feminino e propõem uma visão delicada e intimista da personagem, revisitando o episódio do crime sob o ponto de vista da mesma”, dizem os amigos promotores do evento, que será nesta quarta-feira, 22, às 19 horas, no Theatro José de Alencar numa produção do Coletivo Arremate de Teatro.

22.06.2016


22.06.2016

Mais um do Governo Temer denunciado Novo secretário de futebol do Brasil é envolvido no maior escândalo de cocaína do país
          O ex-deputado tem nome ligado a apreensão de 445kg de cocaína no ano de 2013. Matéria publicada no  domingo pela “TeleSur”  fala sobre o ex-deputado estadual Gustavo Perrella (foto), que foi nomeado no  final de semana como novo Secretário Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor do Ministério dos Esportes. A escolha foi anunciada por Leonardo Picciani, atual ministro da pasta.
        Segundo a reportagem, Perrella é conhecido em todo o país por ser filho do ex-presidente do Cruzeiro, Zezé Perrella, e também por ter seu nome ligado a apreensão de 445kg de cocaína no ano de 2013. Na ocasião, um piloto de helicóptero foi detido em flagrante. A aeronave estava no nome da família Perrella, e o homem detido trabalhava no gabinete do novo secretário.
A escolha  anunciada por Leonardo Picciani (foto), atual ministro da pasta, causou polêmica. (Fonte: TeleSur).

22.06.2016

Guitarrista cearense e cantora norte-americana no palco do Dragão
Após lotar o Teatro do Centro Dragão do Mar para o “show” em homenagem a João Gilberto, Stan Getz e Tom Jobim, com Luciano Franco, Idilva Germano e grupo, o festival "Ceará Jazz Series" continua nesta sexta-feira, 24/6, às 20h, com o show "Carmem Sings Monk - Tributo a Thelonious Monk e Carmem McRae", com o guitarrista cearense Hermano Faltz e a cantora norte-americana Priscilla Odinmah, ao lado de outros grandes nomes da nova cena da música instrumental cearense: Thiago Almeida (piano), Iury Batista (contrabaixo acústico) e André Benedecti (bateria).
Com apoio do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o show terá entrada franca e será, como é característica do festival, precedido de um bate-papo com os músicos, às 18h30, também com acesso livre ao público. Uma conversa informal, sobre a obra e o legado do grande Thelonious Monk (1917-1982), pianista, compositor, arranjador e um dos mais inventivos e ousados músicos de todos os tempos.
No show, o guitarrista cearense Hermano Faltz (foto), um dos mais destacados representantes da nova geração de instrumentistas do Estado, se une à jovem cantora norte-americana Priscilla Odinmah, que vem causando furor em Fortaleza, em apresentações em palcos como o Colosso Lake Lounge e a Maloca Dragão, para recriar o disco "Carmem sings Monk". (Jornalista Dalwton Moura – Ascom/Secult).

22.06.2016

Curaçao e Festuris buscam aproximação
          A ilha caribenha de Curaçao (foto) tem buscado novos destinos no Brasil para promover-se. Quem está à frente desta tarefa são as empresárias Janaína Araújo e Giselle Makinde, sócias-proprietárias da Double Task, empresa de representação de destinos e quem cuida da conta do Escritório de Turismo de Curaçao no Brasil.
Na foto Eduardo Zorzanello, Janaína Araújo e Giselle Makinde e Marta Rossi.

          Numa visita  ao escritório de Curaçao em São Paulo os diretores do Festuris Gramado - Feira Internacional de Turismo, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, acompanhados de Rúbia Andrade, representante da Rossi & Zorzanello na capital paulista, conversaram sobre essa possibilidade.
          "Curaçao é um destino completo. Tem de tudo e atende a todos os públicos desde os jovens, casais em lua de mel, famílias e grupos de terceira idade", comentou Janaína. "Desde o ano passado pensávamos em participar do Festuris, mas por questões estratégicas não conseguimos, mas o mercado do Rio Grande do Sul é estratégico para Curaçao, especialmente pelo voo da Copa Airlines que sai de Porto Alegre", contextualiza Giselle.

 
        Marta Rossi (foto) contou que o Salão Luxury é uma proposta nova e que surgiu após muitos estudos sobre o segmento de turismo de luxo. "Participei da BIT em Milão e pude entender melhor como seria um salão dentro de um Festival de Turismo como o Festuris e chegamos ao formato que estamos apresentando", cita Rossi.
 
   “A visita de cortesia dos diretores da Rossi & Zorzanello ao escritório de Curaçao foi oportuna, pois o destino buscar novos mercados para aproximar-se do trade”, ressalta Eduardo. (Fonte: Jornalista Flávio Prestes).

22.06.2016


22.06.2016

CURTAS SOCIAIS
*Nesta sexta-feira, às 19h30, missa de 7º Dia em sufrágio da alma de Dona Yolanda Queiroz (foto). Será na Catedral Metropolitana.
*O Cariri vem com uma bela candidata ao Miss Ceará 2016: Natália Bragança. A escolha acontece nesta quinta-feira.
*Dia 25 deste, no Ideal Clube,   a 4a edição da festa “Encontro dos Amigos da Barbarella”.  Informações com  Lilia Quinderé -  988788955. Os convites já estão à venda e com reservas de mesas. Hits anos 70,80 e 90.
*O Rotary Fortaleza não realizará o seu almoço reunião desta sexta-feira, segundo informa o presidente Tarcísio Porto. O clube está em preparativos para a posse da nova diretoria no dia primeiro de julho. Depois eu conto mais.
*Neste dia 22 fazem aniversário Gláucia Andrade, Carlos Benevides e Ivan Mota.
*Amanhã eu cumprimento Marcos Dias Branco (na foto com Priscila Dias Branco) e João Batista Fujita (foto abaixo) porque marcam o calendário.

*Por hoje contei. Até amanhã.