Postagem do dia 29.08.2016

Um dia que ficará na história triste do Brasil
          Hoje será o dia mais importante do ano para a democracia brasileira com o início da conclusão do processo de “impeachment” da presidente legitimamente eleita pelo povo, mas que deverá perder o seu mandato por um golpe arquitetado pelo PMDB, através do vice-presidente Michel Temer, e pelo PSDB de Aécio Neves.
        Essa é a curta história do processo que está chegando ao fim e que todos já conhecem.

29.08.2016


29.08.2016

Eleições no Ceará em números
         Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), nos 184 municípios do Ceará, o número de mulheres candidatas às eleições deste ano representa 30,95%, somados todos os cargos (prefeito, vice-prefeito e vereador). As candidaturas de homens somam 69,05% do total. Estão incluídos no Sistema de Registro de Candidaturas da Justiça Eleitoral 14.591 candidatos, 4.516 do sexo feminino e 10.075 do sexo masculino.
          Em todo o Estado, dos 506 candidatos a prefeito, 430 são do sexo masculino (84,98%) e apenas 76 são mulheres (15,02%). Para o cargo de vereador, dos 13.574 candidatos que entraram com o pedido de registro, 9.248 são homens (68,13%) e 4.326 do sexo feminino (31,87%). No cargo de vice-prefeito, existem 511 pedidos no Cand – 114 mulheres (22,31%) e 397 homens (77,69%).
          Somente no município de  Baixio é  onde a relação de candidatos por sexo mais se aproxima. Dos 25 candidatos registrados no Sistema Cand, em todos os cargos, 12 são mulheres (48%) e 13 homens (52%).
          Em Fortaleza, dos 1.117 candidatos que pediram o registro para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador, 338 são mulheres (30,25%) e 779 homens (69,75%).
        O TRE  também informa   que esses números não são definitivos, porque alguns partidos e coligações ainda deverão se adequar para cumprir o percentual mínimo de 30% por sexo para o cargo de vereador, exigido em lei. Além disso, poderá haver substituição de candidatos e os juízes eleitorais julgarão os pedidos de registro de candidaturas. No dia 13 de setembro, o Sistema Cand será fechado para que todos os candidatos possam ser incluídos na urna eletrônica. (Fonte: TRE).

29.08.2016

Bom Jardim volta a ter centro cultural
 
Reinaugurado na sexta-feira, 26, pelo governador Camilo Santana, o  Centro Cultural Bom Jardim reabriu suas portas.  A solenidade aconteceu   na sede do equipamento, na Rua Três Corações, número 400, no Bairro Bom Jardim, em Fortaleza,  como parte da programação de comemoração aos 50 anos da Secretaria da Cultura do Estado (Secult). A  noite contou  ainda com shows do cantor Marcos Lessa e do grupo Dona Leda.
 
          A retomada das atividades do CCBJ foi   celebrada com o Festival Bom Demais, apresentando  uma vasta programação artística e cultural para o equipamento durante todo o final de semana, com música,   dança, teatro, para diferentes faixas etárias, envolvendo também  circo, contação de histórias e pintura. Houve  ainda feiras criativas de artesanato, culinária regional e exposições de fotografias.

29.08.2016


29.08.2016

Está nas redes sociais
         O principal aeroporto do Rio de Janeiro está sendo alvo de críticas pelo mundo por falta de conforto para os passageiros.

29.08.2016

Mulher na transformação da sociedade
          Segundo registrou em seu blog a jornalista Silvana Frota, o  candidato a prefeito de Sobral pelo PDT, Ivo Gomes, foi recebido na noite de quarta-feira (24/8) com muito entusiasmo e carinho pelo grande número de mulheres que  no evento de campanha “Movimento Mulheres de Sobral, Mulheres de Futuro”.

          A vice-governadora  Izolda Cela  e a primeira-dama  Onélia Leite  participaram daquele momento. Ivo fez questão de cumprimentar Christianne Coelho e ressaltar que, “pela primeira vez, uma mulher é candidata a vice em Sobral”. Para ele, as mulheres são fundamentais na transformação de uma sociedade.

29.08.2016

Amigos, alta astral e boa mesa no jantar natalício de Chico Campelo
          Por conta do seu aniversário, o colunista e  “promoter”  Francisco Campelo foi agraciado com uma comemoração organizada por amigos do “Mango, Casa de Eventos” na noite de segunda-feira, 22. Infelizmente, acamado com gripe,  não pude comparecer, mas sei muito bem o que perdi. O  momento foi marcado pelo bom gosto nos detalhes, como gosta o homenageado, numa nítida demonstração de carinho ao aniversariante.
Bel Machado, Gláucia Andrade, Ana
Marta Coutinho e Melânia Torres
Com a amiga Teresa Borges
 Muitos amigos em volta, serviço de buffet de altíssima qualidade,  em pratarias e cristais, além de  muitas flores,  que  deram o tom da ambientação criada  por  de Dito Machado. Os frutos do mar foram as “pièces de résistence” do jantar, que encantou a todos,  e contou com a participação da “chef”  Marana Figlioulo. Música com o Dj Rômulo Bravo e apresentação de Franklin Dantas. As fotos são de Geovanne Jinkings.

29.08.2016

Espécies florestais nativas no Agropacto
        Nesta terça-feira, 30,  às 7h30, o Agropacto em sua reunião quinzenal enfoca o tema  ”Pesquisa com espécies florestais nativas e introduzidas para múltiplos  usos”, que será apresentado pelo professor Gustavo Augusto Saavedra Pinto.
        O palestrante é também pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical. O evento conduzido por Flávio Saboya terá como cenário o auditório da Faec/Senar (Av. Eduardo Salgado, 317).

29.08.2016


29.08.2016

Troféu centenário homenageia Gonzagão
Rendendo homenagens a Luiz Gonzaga em seu programa da Rádio Cidade, o radialista Pedro Sampaio promoveu a entrega do Troféu Centenário a diversas personalidades cearenses durante festa no Náutico, em Fortaleza. Na ocasião teve o “show” de Messias Holanda.
Dentro da linha de seu programa, sempre prestigiando as músicas de Luiz Gonzaga e os seus seguidores da sanfona, Pedro Sampaio homenageou com o troféu garotas e garotos do interior cearense que se dedicam ao instrumento com alguns deles já fazendo apresentações públicas.
Um belo trabalho de incentivo a esses jovens talentos como ressaltou Messias Holanda na entrevista que concedeu ao radialista Domingos Távora, um dos coordenadores do grupo Radialistas do Ceará do WhatsApp e que tem sido o maior apoiador dessas crianças através dos companheiros do rádio cearense.

29.08.2016

Cinema para todos os gostos
        Até quarta-feira, 31, as salas do Cinépolis do RioMar estão com a exibição dos filmes “Bem-Hur”, “Esquadrão suícida”, “A vida secreta dos bichos”, “Café-Society”, “Pré-Star Treck – sem fronteiras”, “Quando as luzes se apagam”, “A era do gelo”,  “Carrossel 2 – Serviço da Maria Joaquina”, “Águas rasas” e “Nerve, um jogo sem regras”.
No cinema de arte tem “Black buther, o mordomo de preto”. Na quinta-feira, 1º., a programação já sofre alteração. É o que manda me dizer Vinicius Celestino, executivo para a área Nordeste.

29.08.2016

Polêmica no Rotary
          Publiquei no meu Facebook: Polêmica entre alguns membros do Rotary Fortaleza porque alguém postou esta foto no grupo de WhatsApp da entidade. Uma rotariana escreveu: "não gosto de bunda de mulher". Um doutor rotariano também escreveu explicando: "Do ponto de vista médico evita o stress que é um fator importante nos enfartes".
          E você o que pensa....?

29.08.2016


29.08.2016

CURTAS SOCIAIS
*Faz aniversário nesta data  Cibele Hissa, nascida Pontes (sra. José Hissa). Na foto, à direita, com Ana Mindêllo.
 
*Também muda de idade o jovem empresário da área de combustível Felipe Bezerra.
*A folhinha de amanhã, penúltimo dia do mês, é Inez Villaventura, que forma uma beleza de casal com Lino Villaventura.
*Nesta segunda acontece “workshop” sobre Arranjos florais e curso de Cenografia de eventos. O RioMar como cenário.
*Sábado, na casa da Prainha, Socorro e Olavo Moreira (foto acima) receberam para almoço Maria Vanda e Valdélio Leite.
 

*Por hoje contei.