Postagem do dia 15.02.2017

Milhões que não vão para o combate à pobreza
          Olho vivo! “O FECOP recebe aporte  por ano de mais de 500 milhões de reais, dinheiro que não vai para as finalidades  a que se destina, mas que é diluído em outras aplicações sempre que o Governador precisa gastar com  outras coisas”.
          Foi o  disse na tribuna da Assembleia o deputado Roberto Mesquita (PSD) a respeito da aplicação dos recursos do Fundo de Combate à Pobreza do Ceará (Fecop). “É um fuxico de gastos tão grande, verdadeira farra com esses recursos, que não sobra nada para aplicação no combate à pobreza, tem até gastos no gabinete do Governador”, assinalou o parlamentar.
         Ele completou: “Se desde seu início, há 13 anos,   todos esses milhões tivessem sido aplicados nos municípios e áreas  mais carentes a realidade seria diferente do que é hoje”, afirmou. Portanto, olho vivo.

15.02.2017


15.02.2017

Poluição visível no rio Cocó
        A espuma branca que apareceu no rio Cocó, sábado, 11, conforme o blog registrou na ocasião, na altura do bairro Castelão, após as chuvas, não é mais novidade para as autoridades do meio ambiente. É sabido que há empresas que lançam resíduos químicos no rio. Falta apenas identificar e puni-las por mais esse crime ambiental. Isso já aconteceu na mesma área em outras ocasiões.

      
A Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) diz que vai apurar. Aguardemos.
           “ISSO É UMA VERGONHA!”, manifestou-se um internauta no Facebook. “Crime ambiental causado pelo excesso de produtos químicos jogados na natureza todos os dias. Isso é fosfato Puro! Cada dia aumenta a necessidade de usarmos produtos ecológicos e que preservam a saúde do nosso planeta”, disse.
         A Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), segundo manda dizer, já está agindo para punir os infratores.

15.02.2017

Deputados e seus projetos
          Deputados estaduais apresentaram projetos que começam a tramitar na Assembleia Legislativa. De iniciativa do deputado Walter Cavalcante (PP)  o projeto de lei que denomina de Paulo Moreira Brito o Instituto Médico Legal do município de Crateús.  
        O deputado David Durand (PRB) é autor do projeto denominando de rodovia estadual Patriolino Ribeiro o trecho compreendido entre o km 0 até o km 2,7, em Fortaleza, da CE-040. O parlamentar também é autor do projeto de indicação que dispõe sobre a obrigatoriedade de prazo máximo para marcação de consultas e exames para crianças com deficiência, na rede pública de saúde do Ceará.
        O projeto de indicação do deputado Manoel Duca (PDT)  trata da estadualização da estrada que liga o distrito de Aranaú, em Acaraú, à Vila de Preá, distrito de Caiçara, município de Cruz, num percurso de 24 km.
        Já o projeto de indicação do deputado Danniel Oliveira (PMDB) dispõe sobre o uso obrigatório adequado e progressivo da força nas viaturas policiais.
         Enquanto o deputado Bruno Gonçalves (PEN)  cria as medalhas do Samu 192 Ceará: a Medalha Funcional e a Medalha Honra ao Mérito.

15.02.2017


15.02.2017

Academia de Letras com novo comando
         Nesta quinta-feira, 16, o bibliófilo José Augusto Bezerra transfere a presidência  da Academia Cearense de Letras ao ministro aposentado do Tribunal de Contas da União, o escritor e compositor Ubiratan Diniz Aguiar.
        A solenidade será  às 19 horas, na sede da Academia pedindo-se traje passeio completo para os convidados. Fardão para os imortais.

15.02.2017

Passagem por Fortaleza no retorno à Europa
        O transatlântico MSC Preziosa fará escala em Fortaleza na sua viagem de Santos para Hamburgo, na Alemanha, de volta à Europa, no início da segunda quinzena de abril.
        A DreamLines está vendendo o produto aos apreciadores de viagens marítimas. Esta irá do dia 13 (saída de Santos,SP) de abril  a 03 de maio com chegada no porto de destinação final. Vinte noites.

15.02.2017

Carnaval no teatro rende alimentos
        O Theatro José de Alencar, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), entregou mais de 800 quilos de alimentos às instituições Lar Amigos de Jesus e Lar Torres de Melo, na tarde desta terça-feira, 14/2, em reunião realizada nos jardim do Theatro. Os alimentos foram arrecadados durante o Baile à Fantasia do TJA, promovido no dia 4 de fevereiro, com grande sucesso e ingressos esgotados.
Dirigentes da promoção e beneficiadas
          "Acreditamos que a arte e a solidariedade andam de mãos juntas para fazer com que a criatividade e a generosidade de nosso povo possam fazer do Ceará um Estado cada vez melhor", destacou Selma Santiago, diretora do Theatro José de Alencar.

15.02.2017


15.02.2017

Tombamento definitivo do prédio do Colégio Cearense
          O tombamento definitivo, em nível estadual, do prédio do Colégio Cearense, na avenida Duque de Caxias, 101, Centro de Fortaleza, poderá ser aprovado nesta quarta-feira, 15/2, em reunião do Conselho Estadual de Preservação do Patrimônio (Coepa), marcada para acontecer às 9h, no próprio prédio. Na ocasião, a Coordenadoria de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Cophac), da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), estará encarregada de apresentar ao Conselho o parecer para tombamento definitivo do Colégio Cearense do Sagrado Coração, popularmente conhecido como Colégio Marista, onde atualmente funciona o Centro Universitário Estácio do Ceará - Campus Centro.
 
          "Compreendemos a importância dada a esse imóvel, tanto pela qualidade da sua arquitetura, como também pela representação que possui na memória e na história da educação no Estado do Ceará", ressalta o coordenador de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secult, Alênio Carlos. Caso aprovado o tombamento definitivo, o conjunto arquitetônico do Colégio Marista Cearense,  que teve suas obras iniciadas em 1910, deverá ter realizada pelo governador do Estado sua inscrição no Livro de Tombo Histórico e Etnográfico.

15.02.2017

Cultura búlgara em dias finais
        O Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), recebe até 17 deste a segunda edição do Panoramas Internacionais de Cultura (2017), que traz a Bulgária contemporânea para perto do povo cearense, através da Vitrine de Cinema Búlgaro Contemporâneo, mostra inédita de cinema de iniciativa do "Zenon  Instituto Cultural" e produção da "Arte Pensamento".
        Nas palavras da curadora da mostra, a cineasta búlgara Irina Kitova, a Vitrine do Cinema Búlgaro Contemporâneo constitui-se de “artistas de diferentes gerações - diferentes quanto a ideias, filosofia e estilo autoral”, cujas obras “carreiam sentimento, sinceridade e preocupação com o destino do homem”, numa “arte que nos diz que se pode alcançar muito ao se acreditar na capacidade das pessoas de serem nobres, sábias, fortes, boas, a ponto de enxergarem a beleza e distribuírem esperança.”

15.02.2017


15.02.2017

CURTAS SOCIAIS
*Marcam o calendário na data Luiza Cavalcante (na foto entre o marido Pantaleão Cavalcante, à esquerda, e Freitas Cordeiro) e Nereu Aguiar.
*É também a data natalícia de Simone Bellin (foto acima), Mariá Frota e Fred Guilhon.
*Na quinta-feira os abraços vão para o publicitário Tom Barbosa (na foto, à esquerda, recebendo premiação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Albuquerque) e para o “chef” Alex Rangel Rocha, cearense de Barcelona.
*Iniciando viagem à Miami com cruzeiro pelo Caribe Nazaré e Bob Sales (foto acima), Ângela e Luciano Moreno (foto abaixo).
*Camocim já com o seu carnaval estruturado para a folia de 2017 que, segunda a prefeita Mônica Aguiar, vai de 25 a 28 deste mês.
*A Secretária de Turismo Rosana Lima (foto abaixo) garante que o período momino de Camocim é “mais que uma paixão, é tradição” e anuncia entre as atrações já confirmadas Real Eletrônico, Gabriel Diniz, Júnior Viana e Iohannes.
*Marcília Tavares (na foto com Augusto Braga) volta a movimentar o seu quintal, hoje, recebendo para uma “paella” assinada por Adriano Paiva. Foto da BalladaIn.
 
*Por hoje contei. Até amanhã.