Postagem do dia 28.11.2013


Deputados juntos com grevistas em conversa franca

Sentado no chão,

o deputado Zezinho Albquerque (de paletó)

conversa com os grevistas na madrugada de

quarta-feira.

A greve de professores, alunos e servidores das três universidades estaduais – UECE, UVA e URCA – dominaram os debates em plenário na Assembléia Legislativa nesta quinta-feira com a minoria da oposição fazendo barulho e a maioria da situação dando explicações. Além disso, o barulho era ainda maior no “hall” de entrada do plenário onde os grevistas estão acampados desde a noite de quarta-feira ostentando cartazes, cantando, dançando e gritando palavras de ordens. Na realidade foi uma negociação do presidente do Legislativo, deputado José Albuquerque, e do vice-presidente Tim Gomes, com eles, que os tirou na noite passada do recinto do plenário que  eles pretendiam ocupar.
Em pé, participando da conversa, José
Sarto, Lucílvio Girão e Manuel Duca.
 

O que querem o  grevistas? Melhores condições de trabalho e estudo, material didático, mais professores, laboratórios, restaurante universitário (reivindica a Universidade Vale do Acarau-UVA, em Sobral), investimentos na infra-estrutura dos campi. “Não se trata de greve por salário, mas de investimento na estrutura das universidades”, disse o deputado Dr. Guimarães (PV). “As três universidades têm um déficit de 789 professores”, completou.

Dom Edmilson Cruz (quase 90 anos) esteve
nesta quinta-feira pela manhã em conversa
com o deputado Tin Gomes.
 
Outra voz da oposição que se levantou foi a do deputado Heitor Ferrer (PDT): “Ao longo dos últimos 7 anos o governador Cid Gomes só investiu 120 milhões de reais nas universidades do Estado, mas gastou há poucos dias  160 milhões de reais com a aquisição de viaturas, comprou helicópteros por 180 milhões de reais, gasta 80 milhões de reais com bandas de forró e pretende gastar 700 milhões com a construção da ponte estaiada”, afirmou.

Os grevistas cantam e dançam no "hall"

da Assembleia.

 
O deputado José Sarto (PROS), líder do Governo, voltou a afirmar que o deputado Heitor (PDT) sempre manipula os números em seu interesse. “Em 2006, o governador da época investiu apenas 99 milhões de reais nas três universidades; em 2012, o governador Cid Gomes aplicou 294 milhões nas universidades do Estado; também foi dado aumento aos professores da UECE num montante de 104%, por isso não está incluída nas reivindicações aumento salarial” – afirmou.

Esperando deitados

“O Governador vai conversar, sim, com uma comissão de grevistas para uma discussão ampla sobre toda a pauta de reivindicação e não vai estabelecer horário para isso, pode durar horas ou dias, mas só aceitará o encontro após o término do ano letivo, quando toda carga de estudos for cumprida para que os mais de 1.200 alunos que aguardam  a conclusão  dos seus cursos para assumirem empregos, bolsas de pós-graduação e até mesmo concurso público não venham a ser prejudicados pela greve”, disse o deputado José Sarto.

Muitos grevistas fora querendo entrar

 
Ele também  garantiu  que esse compromisso é real, garantido pelo próprio Governador e que tem o aval da direção da Assembleia Legislativa. A mediação política entre os grevistas e a área governamental está sendo conduzida pelo presidente da Assembleia, deputado  José Albuquerque; o vice-presidente  deputado Tin  Gomes (PHS)  e o líder do Governo deputado José Sarto.

As negociações entre parlamentares e professores, técnico-administrativos e estudantes da Uece, Universidade Regional do Cariri (Urca) e Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) começaram na noite de  quarta-feira (27)  e se estenderam até a madrugada de quinta-feira (28), no “hall”  da Assembleia Legislativa. Tratar da pauta de negociações das universidades estaduais foi o motivo do encontro.

Além do presidente da Casa, José Albuquerque (Pros), também estavam presentes  os deputados Sérgio Aguiar (Pros), Tin Gomes (PHS), Lucílvio Girão (SDD), Manoel Duca (Pros), Júlio César Filho (PTN), José Sarto (Pros) e Osmar Baquit (PSD) e o vereador Deodato Ramalho (PT).   

Até amanhã.