Postagem do dia 15.05.2013

Skal traz a Fortaleza o “trade”
do turismo brasileiro

Ana Carolina Medeiros, Enid Câmara e Marisa Canton


A programação do 43º Congresso Nacional do Skal Internacional do Brasil começa no dia 15, às 8 horas, com  a palestra “Os Desafios e Oportunidades da Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016”  pelo presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, José Wagner Ferreira. Ele foi presidente da VASP e dirigiu outras companhias aéreas. Ainda pela manhã haverá reunião dos presidentes de Skal dos diversos Estados brasileiros que estão em Fortaleza.

Raimundo Peres


De 14 às 16 horas será realizada a palestra “Gestão e Estratégias Frente aos Novos Desafios do Mercado” com  Raimundo Peres e Paulo Gaudenzi (ambos são consultores e diretores  da Academia Brasileira de Eventos e Turismo)  e  Paulo André Holanda – Presidente da Companhia Docas do Ceará, que fará a  apresentação do Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Fortaleza.
Os Debatedores serão: Salmito Filho – Secretário de Turismo de Fortaleza; Marisa Canton – Diretora de Eventos e Projetos da
Academia Brasileira de Eventos e Turismo e Erick Vasconcelos, da Setfor.  Bismarck Maia – Secretário de Turismo do Estado
do Ceará, presidirá a mesa.
Paulo Gaudenzi

À noite será a solenidade de abertura do congresso no La Maison Buffet, às 20h30, quando Enid Câmara passará a presidência do Skal Fortaleza para Priscila Cavalcante.
Haverá ainda, no dia 16,  de 9 às 12 horas,  o seminário “Estratégias de Fortalecimento para a cadeia produtiva de Eventos e Turismo” numa realização conjunta da Câmara Setorial de Eventos do Ceará, Skal Fortaleza, Abeoc e Sindieventos. Será no Salão Escuna do Marina Park Hotel.
O  43º Congresso Nacional do Skal Internacional Brasil acontecerá em Fortaleza e Beberibe. “O evento, que reunirá  as maiores lideranças do turismo brasileiro, é uma grande oportunidade para o destino que o recebe mostrar o seu potencial turístico para aqueles que colocam na prateleira de venda, no dia a dia, suas empresas e seus produtos”, disse  a presidente do congresso Enid Câmara de Vasconcelos. Delegações de vários Estados brasileiros estão em Fortaleza sob o comando da presidente  do Skal Brasil, Ana Carolinma Medeiros.
Romanos Hotéis em Messejana
Empreendimento para eventos e turismo

Surge o Romanos Hotéis, hotel/centro de eventos, localizado em Messejana, com 51 apartamentos, 204 leitos e possibilidade de colocação de mais duas camas por apartamento, o que eleva o número total para 306. O Romanos é uma iniciativa do empresário da hotelaria Darlan Leite, proprietário dos hotéis Praia das Fontes e Coliseum, na Praia das Fontes, em Beberibe.
Empresários José Carlos Pontes e Darlan Leite

O Romanos Hotéis, Eventos e Turismo é um empreendimento inspirado no estilo Roma Antiga com seu padrão rústico e arquitetura imponente. Seu Centro de Eventos tem 15 salões podendo abrigar eventos de pequeno e médio porte e hospedar até 306 pessoas. Ele oferece também ampla área verde e muito espaço ao ar livre. É o único hotel de Fortaleza que não tem problema para estacionar.
Assembléia quer mobilizar todos
em prol de  refinaria para o Ceará
 
Deputado Zezinho Albuquerque comanda reunião
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Albuquerque (PSB), lançou, na AL, durante reunião com os prefeitos dos municípios de Aquiraz, Baturité, Camocim, Crato, Crateús, Iguatu, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Quixadá, Sobral e Tianguá, a campanha em prol da Refinaria Premium do Ceará. Essas cidades irão sediar os debates sobre a instalação do empreendimento ainda nesse semestre.
José Albuquerque reafirmou o compromisso da Assembleia de lutar pelo equipamento, e disse que o debate será um grande encontro regional que irá envolver todos os setores da sociedade. “Não convidaremos apenas lideranças políticas, queremos a participação da sociedade civil organizada, das classes empresariais e das instituições públicas regionais”, afirmou.
O presidente salientou a participação dos prefeitos nessa mobilização, e a importância do petróleo para a economia. “Em tudo precisamos de petróleo e é necessário entendermos o que é uma refinaria. Vamos aos municípios porque todo mundo vai ganhar com o empreendimento, vamos precisar trazer diversas fábricas para o Ceará, gerando empregos e aumentando a arrecadação de impostos em mais de R$ 7 bilhões, distribuídos entre os municípios”, disse.
Projeto no papel
A Refinaria Premium do Ceará é um compromisso firmado há alguns anos pelo Governo Federal com o Ceará. O empreendimento terá capacidade de processar  47,7 milhões de litros de petróleo/dia. A expectativa é que 90 mil empregos diretos e indiretos sejam gerados durante os quatro anos de construção da obra, que tem previsão de conclusão até 2017.

Disseram do blog:

“Grande Rangel...
Parabéns pelo Blog. Sempre nos colocando em dia com as novidades do nosso querido Ceará.
Meu Fraterno Abraço”.
Alberto Gonçalves 
Pres. Abrajet/SC
Hélcio Estrella e Alberto Gonçalves
Luto no turismo
José Carlos



Os pêsames da coluna ao veterano jornalista de turismo José Carlos Araújo pelo falecimento de sua esposa Angelita depois de um prolongado período de enfermidade.
Bandeira Ibis

As empresas Luciano Cavalcante, Caltech Engenharia e Accord se associaram e lançam o Ibis Budget Fortaleza, o primeiro hotel da categoria a ser construído no Ceará. O hotel deverá entrar em operação em 2016. Com 233 apartamentos e 27,7 milhões de reais em investimentos.
O evento acontece nesta quarta-feira, 15, durante um café da manhã no Mercure Fortaleza Meireles Hotel.



Heitor Ferrer contra a criação  
de cargos confiança no TCE
 
Deputado Heitor Ferrer
O deputado Heitor Ferrer está  defendo que a  mensagem 03/13 do Tribunal de Contas do Estado  criando mais 10 cargos de confiança para a corte tem de ser rejeitada .Ele considera que estes cargos, que serão preenchidos sem concurso público, serão indicados pela presidência do Tribunal e em nada melhorarão os serviços de fiscalização do Tribunal.
Sede do TCE

"Em vez de criação de cargos de confiança, o TCE deveria promover concurso público para preencher os cargos efetivos que se encontram vazios", acentuou Heitor Férrer, lembrando que dos sete cargos de Procurador de Contas, apenas dois estão preenchidos.
            De acordo com o parlamentar pedetista, a maioria dos ocupantes de cargos de confiança se limita a cumprir o que os seus chefes determinam, e não têm nenhuma independência para realizar a necessária fiscalização e auditagem das contas do Estado. Os dez novos cargos propostos na mensagem significarão um acréscimo de despesas para o Governo da ordem de R$ 1,2 milhão por ano. 

CURTAS SOCIAIS

*De volta de viagem ao Porto e Santiago de Compostella, Ivana e o ex-vice-governador Maia Júnior.

*Na Fesac houve palestra “A representação da imagem feminina nos veículos de massa.” A advogada Manuela Praxedes entre as articuladoras.
 
Francisco Hissa
*Cumprimentado porque marcou o calendário, ontem, Stênio Carvalho Lima. Também ganharam abraços Francisco Hissa e Waldyr Diogo.

*Neste dia 15 fazem aniversário o ex-deputado estadual Manoel Castro Neto e Vânia Canamary.

*Dia 6 de junho, às 19h30, abertura da exposição “Mato Branco”, de Roberto Galvão, na Galeria JG Arte Visual, de José Guedes, na Rua João Brígido, 934.

*Por hoje contei. Amanhã eu volto.