Postagem do dia 23.03.2015

Ciro Gomes pede renúncia do presidente da Câmara Federal

Após a demissão de seu irmão Cid Gomes do Ministério da Educação, Ciro (foto) compartilhou em seu perfil no Facebook uma página que exige a renúncia do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB): "Se o Cid saiu por falar a verdade, então como pode alguém envolvido no escândalo da Lava Jato presidir a Câmara dos Deputados do Brasil", diz a página do dia 21 deste.

Cid na Câmara Federal

Cid Gomes entregou seu cargo à presidente Dilma Rousseff após se envolver em polêmica no Congresso por chamar deputados de ‘achacadores’. O movimento intitulado "Eu exijo a renúncia de Eduardo Cunha" foi criado após a demissão de Cid e até o início da noite de sexta-feira (20/03)  contava com 3.297 curtidas.
          Ao comentar a situação do irmão, Ciro disse recentemente que falar a verdade no Brasil é um "preço que deve ser pago", além disso, falar a verdade "custa caro"."Falar a verdade neste País, especialmente, nestes tempos, custa muito caro. Mas acho que esse preço tem que ser pago, porque quem faz história não são os pilantras que hoje dominam a cena nacional e sim os homens que não se abatem diante dos constrangimentos", afirmou. É o que cita o jornal digital “Brasil 247”, de Brasília.

23.03.2015

Repercussão certa na Assembleia

Plenário

          Certamente que na sessão desta terça-feira, 22, da Assembleia Legislativa (segunda-feira não há reunião plenária)  o assunto  envolvendo o ex-governador Cid Gomes e a Câmara Federal será enfocado por alguns dos deputados que presenciaram “in loco” o episódio. Eu soube que Heitor Ferrer (PDT-foto) irá analisar o assunto.  Vamos ver o que tem a dizer.
Parte da mídia nacional está fazendo um estardalhaço sobre a tempestuosa saída de Cid Gomes do Ministério da Educação afirmando que, com isso, ele quis jogar para a platéia e se promover para uma possível candidatura a Presidente da República. Gente nenhum fato sobrevive a tanto tempo. Faltam 3 anos e 5 meses para nova eleição presidencial.

 

23.03.2015

Passageiros do MSC se irritam com demora

Terminal de passageiros - Maquete

          Na realidade é injustificável. O Governo investiu cerca de 250 milhões de reais na estação de passageiros marítimos e não criou infraestrutura para que os referidos passageiros não fiquem ao relento – ao sol e chuva – enquanto esperam o taxi ou o ônibus, como se viu na última sexta-feira, 20, com a chegada do navio MSC Preziosa com mais de 4.000 pessoas. E o mais agravante: a demora para a chegada  de taxis ao local de desembarque, o que os irritou.

MSC Preziosa

Em todo porto de passageiros do mundo o taxi ou o ônibus ficam em frente à estação, logo à saída da área de desembarque. Em Fortaleza isso parece não acontecer pois, às vezes,  é preciso fazer uma longa caminhada para se ter acesso a esse tipo de serviço. Mais agilidade com os taxis e melhor serviço  de ônibus parece ser o ideal para suprir essa deficiência e evitar reclamações.

23.03.2015

Comitê Olímpico  quer apoio de hoteleiros
O Secretário Adjunto do Esporte do Ceará, Carlo Ferrentini (foto), acompanhado do Gerente de Esporte Educacional do Comitê Olímpico Brasileiro – COB,  André Mattos, estiveram reunidos  na sede da ABIH-Ceará ocasião que explanaram sobre os Jogos Escolares da Juventude, aos hoteleiros. O evento está previsto acontecer no período de 03 a 12 de setembro de 2015, e Fortaleza está concorrendo para sediar os jogos.
 
Durante a sua fala André Mattos mostrou a importância do certame e solicitou o apoio da hotelaria para que enviem ao COB a disponibilidade e tarifas, tendo em vista, que a adesão dos hotéis é um item importantíssimo para o processo de escolha da cidade.(Fonte: Imprensa ABIH-CE).

23.03.2015

Jeri com festival de cinema digital

           Pela quinta vez, realizadores audiovisuais de diversos estados brasileiros, responsáveis pelo novo cinema nacional, vão se encontrar em uma das praias mais belas do mundo. Quando o mês de junho chegar, o Festival de Jericoacoara – Cinema Digital realizará a sua quinta edição. Sempre fiel à proposta original  de oferecer um novo olhar sobre o cinema brasileiro – um panorama da nova produção do audiovisual nacional, democratizada tanto em conteúdo quanto em forma, por meio da tecnologia digital.

Plateia jovem e perguntas

O V Festival de Jericoacoara – Cinema Digital acontece de 7 a 13 de junho e contará, como principal atração, com a Mostra Competitiva de Curtas. As inscrições ja estão abertas e seguem até 31 de março, através do site www.jeridigital.com.br, de modo gratuito e aberto a realizadores audiovisuais de todo o País. Podem participar do festival filmes de até 20 minutos, concluídos depois de junho de 2013 e sobre quaisquer temas, nos gêneros documentário, ficção, animação e experimental.
          Para a quinta edição, a expectativa é de ampliação da quantidade de filmes inscritos, afirma o diretor do festival, o cineasta, escritor e produtor cultural cearense Francis Vale, coordenador da Anhamum Produções. A edição anterior do festival contou com 30 filmes, selecionados entre 260 inscricoes, de realizadores de 14 estados.

Organizador Francis Vale

          “Chegando ao marco importante da quinta edição, vamos dar prosseguimento ao festival, consolidando cada vez mais sua dimensão nacional, buscando reunir os novos realizadores do cinema brasileiro, que estão em todas as regiões, fazendo seus trabalhos, mesmo enfrentando, muitas vezes, dificuldades para divulgação, repercussão, visibilidade”, afirma Francis Vale. (Fonte: jornalista Dalwton Moura).

23.03.2015

Não há indício para “impeachment”
          “Não há nenhum indício de envolvimento da presidente Dilma em  qualquer ato ilícito, daí não haver razão para essa invocação de impeachment”, disse na tribuna da Assembleia na semana passada o deputado Elmano Freitas (PT-foto). Fala seguida atentamente pelos seus pares da casa.
          “De todos os partidos que receberam dinheiro de empresas para campanhas políticas, o PT é o terceiro, com 33 milhões de reais, mas à frente dele estão o PMDB com 55 milhões e o PSDB com 35 milhões. Eu não aceito a crimilização do PT sozinho”, afirmou o deputado.

23.03.2015

Selos personalizados 40 anos da UECE e 140 anos do TJ
          Devido ao lançamento do Selo Personalizado 40 Anos da UECE - Universidade Estadual do Ceará, a se realizar na tarde desta  segunda-feira (23/03), no Campus do Itaperi, a unidade de atendimento filatélico dos Correios funcionará para atendimento somente até o meio-dia.
Informa ainda Valécia Patrícia de Souza que o Selo Personalizado do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará - 140 anos, já se encontra disponível para os filatelistas e que a unidade ainda   aguarda o recebimento do Selo UFC - 60 Anos.

* Lembrete: No dia  28/03 haverá o  Encontro com os adultos.

 

23.03.2015

"Tá ruço" mesmo
 A Prefeitura mandou podar as árvores e arbustos da Avenida Virgílio Távora, que estavam atrapalhando a visão dos motoristas e o tráfego há 15 dias ou mais.
          Pois bem, mas até o dia 20/03 não havia retirado os galhos cortados, que já estão assim como se vê na foto. Pode? Desleixo total.

23.03.2015

Compartilhando sonhos

Monte Everest

          “Sonhos, metas, mudanças, planejamento, conquistas. Você sabe qual é o seu Everest? É o que pergunta o montanhista e palestrante Rosier Alexandre (foto) que fará uma última apresentação antes de partir para a sua próxima expedição, o Everest, a maior montanha da terra.
           A palestra acontece nesta segunda-feira, 23, às 19 horas, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará – FIEC. Entrada franca. Confirme sua presença pelo e-mail: tbc@rosier.com.br ou (85) 9711.6600. Rosier diz mais: “Vamos compartilhar nossos sonhos? Esperamos por você.”

23.03.2015

Insegurança jurídica no licenciamento ambiental
          O secretário do Meio Ambiente do Governo do Estado, Artur Bruno (foto), será o mediador do debate sobre os desafios do licenciamento ambiental no Ceará, que a Câmara Brasil Portugal irá realizar na próxima terça-feira, 24 de março. 
José Maria Zanocchi (foto), presidente da Câmara Brasil Portugal no Ceará, será o primeiro orador do evento com uma palestra sobre a (in)segurança jurídica no licenciamento ambiental no tempo e no espaço. Em seguida, o advogado Daniel Pagliuca irá apresentar o conflito normativo entre a resolução COEMA 24/2014 e a Lei Completar 140, que tratam sobre definição da noção de impacto ambiental local e o estabelecimento de critérios para o exercício da competência do licenciamento ambiental municipal no âmbito do Ceará.
O advogado Rômulo Alexandre Soares irá falar sobre os avanços e retrocessos da atual lei ambiental no que se refere às Áreas de Proteção Permanente (APP). O jurista Aloísio Neto é o orador da palestra sobre quem tem e não tem competências no âmbito do licenciamento ambiental. O evento “Desafios do Licenciamento Ambiental no Ceará” é uma realização da Câmara Brasil Portugal no Ceará. Começa às 8 horas da manhã no Auditório José Flávio Costa Lima, FIEC.(Fonte: CBPCE).
CURTAS SOCIAIS


Padre Luizinho, Melissa, Vinicius, Júnior, Márcia e Felinto

*Missa de batizado de mais de 30 crianças neste domingo, 22, na capela de Nossa Senhora das Graças do Hospital Militar, em Fortaleza, reuniu centenas de fiéis. Padre Luizinho conduziu.
*Decola esta semana para evento sobre beleza em São Paulo o “coiffeur” Gurgel do Amaral (na foto com as manas Cremilda e Herbênia). É sempre tempo de atualização.

*O Movimento e Consciência Corporal realiza no dia 31, às 12 horas, no Espaço Terapêutico Tempo de Cuidar, evento articulado por Lema Moreira.
*Dia 31, a partir das 18 horas, a Cia. Marítima chega ao Ceará mostrando sua Coleção Inverno 2015 com a presença de Gabriela Pugliesi (foto). Será no shopping Riomar Fortaleza. Pompeu Vasconcelos como “promoter”.

*Elza Moreira voltando a circular após cirurgia nas pálpebras.
*O jornalista, escritor  e poeta Carlos Augusto Viana (foto) foi o aniversariante deste domingo.

*Também mudaram de idade no domingo o conselheiro Artur Silva, Adriano Nogueira, Lucile Nóbrega e Leonardo Carvalho.

*Em Brasília, no sábado, 21, foram cumprimentados o deputado federal Mauro Benevides e o advogado Estênio Campelo.
*Nesta segunda-feira, 23, eu cumprimento os aniversariantes juiz Mantovani Colares, João Carlos Mendonça, Osterne Feitosa, Auxiliadora Meyer, Denise Pontes, André Jucá e Erlane Ramalho.

*Por hoje contei. Até amanhã.