Postagem do dia 18.07.2016

A Europa vai endurecer com estrangeiros
            Esses atentados terroristas, como o de Nice, com 84 mortos e duas centenas de feridos, atingindo exclusivamente os civis, só servem para, em toda Europa, aumentar a pressão, o controle e a discriminação contra as populações de origem árabes mesmo as que já estão nos territórios há anos.




          Os nativos e seus descendentes, que nada têm a ver com os terroristas, irão pagar um preço muito elevado somente pelo parentesco geográfica.



           Todos sabem que, assim como nos Estados Unidos, os europeus também não veem com bons olhos os estrangeiros, sobretudo os residentes, sejam de que origem for porque dizem que estão lá para tomar o emprego deles, sobrecarregar a Previdência social deles, introduzir hábitos exógenos na cultura deles. Quando morei em Paris, como estudante de jornalismo, pude fazer essas observações, que agora, com os atentados, serão muito mais agravadas.
         A França vai sair de seu pacifismo nostálgico e endurecer a sua política de aceitação de estrangeiros, sobretudo árabes, em seu território. A nova Primeira Ministra inglesa já disse a que veio e a Chanceler alemã também vai endurecer. Os demais países do bloco acompanharão os três.
          A pergunta que se faz agora é a seguinte: como ficarão os milhares de refugiados que estão sitiados nas fronteiras de países dos balcãs e mesmo mais próximo, na Áustria, na Grécia e na Turquia?
          Cada Estado-Membro da Europa está tomando medidas drásticas para impedir chegadas irregulares. Migrantes e refugiados são expulsos ilegalmente da Bulgária, Grécia e Espanha, sem acesso aos procedimentos de asilo e muitas vezes de maneiras que os colocam em grave risco.
          Eles são maltratados por guardas de fronteira e guarda costeira. Além disso, alguns países da UE estão usando a ameaça de detenção de longo prazo como um impedimento para aqueles que pensam em ir para a Europa.
          A Europa pacífica, acolhedora, que conhecemos doravante não será mais a mesma.

18.07.2016


18.07.2016

Detento  cavando túnel no presídio
A questão da segurança e da liberalidade nos presídios do Ceará chegou a um ponto que não se vê em nenhum presídio do mundo. Os detentos cavam os túneis para fuga, fotografam em seus celulares e ainda divulgam no WhatsApp. É ou não é a falência do sistema?
 Estas fotos foram divulgadas pelo Grupo Radialistas do Ceará do WhatsApp e reflete  muito bem, ultimamente,  a imagem cotidiana das prisões  cearenses com as fugas de detentos (mais de 40 somente este ano), as rebeliões, os ataques a prédios da segurança  e a caça, com mortes,  a policiais no meio da rua e em plena luz do dia.
 
        O que dizer de tudo isso?

18.07.2016

16 deputados estaduais pré-candidatos a Prefeitos

      Temos hoje 16 deputados estaduais pré-candidatos a Prefeitos no Ceará, segundo uma lista preparada por jornalistas do Comitê de Imprensa que cobrem a Assembleia Legislativa.
          Vejamos. Em Fortaleza... Heitor Ferrer,  Capitão Wagner, Ely Aguiar e Tin Gomes; Ivo Gomes em Sobral; João Jaime em Jijoca; Júlio César Filho em Maracanau; Dr. Santana em Juazeiro do Norte;, Jorge Valentim em Maranguape; Naumi Amorim em Caucaia; Tomaz Holanda em Quixeramobim; Laís Nunes em Icó; Bethrose em São Gonçalo do Amarante; Carlomano Marques em Pacatuba;  Robério Monteiro em Itarema e Zé Ailton em Crato.

18.07.2016


18.07.2016

60 anos de Verdinha
          A Rádio Verdes Mares (AM, a Verdinha) fez no dia  16 de julho, sábado,  60 anos de funcionamento (começou em 1956). Foi montada pelos Diários Associados, depois vendida a Hildo Furtado Leite e Flávio Marcílio, logo em seguida adquirida pelo empresário Edson Queiroz.
          Pois bem, aí está o meu crachá de Repórter que colava na camisa quando saia para fazer matéria  externa. Isso no começo  dos anos 1960. Início de carreira quando tudo era sonhos. Nessa época, na rádio (Ed. Pajeú, hoje sede do Tribunal de Contas), o comando de Astrolábio Queiroz e o companheirismo, entre vários outros, de Edilmar Norões, Cid Carvalho, Tarcísio Tavares, Leorne Belém, Mardônio Sampaio, Cirênio Cordeiro etc.

18.07.2016

Feijoada de bota fora na Marinha
         Na sexta-feira, 15, aconteceu a tradicional feijoada na Escola de Aprendizes Marinheiro, anfitrionada pelo comandante Mário Luís Machado Brandão (na foto à esquerda), que está nos deixando. Vai servir no Rio de Janeiro.
          Na ocasião ele apresentou o novo comandante Marcos Werneck Regina, que assumirá na terça-feira, 19, em solenidade cívico militar prestigiada inclusive pelo Comandante do 3º Distrito Naval no Nordeste, vice-almirante Afrânio de Paiva.

           Autoridades militares, como o general da reserva Júlio Lima Verde, e o ex-comandante da EAM, Bretislau de Castro, e amigos da Marinha, como Eliseu Barros, Renato Bonfim, Mônica Arruda e o amigo José (foto) marcaram presença.

18.07.2016

Medalhas da Fecomercio com “show” de Fagner
            Em reconhecimento ao trabalho de significativa relevância social, o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac/Ipdc homenageia, in memorian, a ex-presidente do grupo Edson Queiroz, Yolanda Vidal Queiroz, com a Medalha Clóvis Arrais Maia.

          A solenidade ocorre na próxima sexta-feira, dia 22 de julho, a partir das 19h30, no Lulla’sPlazza. O evento, anteriormente marcado para o último dia 17 de junho, coincidiu com o falecimento da homenageada e por isso sofreu alteração.
          Na mesma cerimônia, recebem as comendas do Sesc e do Senac a primeira-dama do Estado, Onélia Maria Moreira Leite de Santana e o presidente do Instituto da Primeira Infância –IPREDE, Francisco Sulivan Bastos Mota.
        “Show” do cantor Fagner encerrará a noite.

18.07.2016


18.07.2016

Almir Sater em Fortaleza
Com o seu violão de 10 cordas, mais conhecida como viola caipira, Almir Sater sobe ao palco em Fortaleza e mostra ao público alguns clássicos de sua carreira como “Tocando em Frente”, “Chalana”, “Moreninha Linda”, entre outros. As apresentações acontecem dia 09 de outubro, no Teatro RioMar, em Fortaleza.
Os músicos que acompanham Almir são: Rodrigo Sater (Violão), Guilherme Cruz (Violão), Marcelus Anderson (Acordeon) e Reginaldo Feliciano (Baixo).

18.07.2016

Jornalismo de turismo perde Fenelon
          Com a morte de Fenelon Gonçalves, que me sucedeu na presidência da Abraget/CE (Associação Brasileira dos Jornalistas de Turismo/Ceará), o turismo cearense perde um companheiro idealista e solidário, sempre disposto a ajudar. Trouxe-o para a nossa entidade e o apresentei aos demais do segmento. Nesta foto a última reunião que ele presidiu, em janeiro deste ano.
  Logo ele se integrou ao Skal Internacional de Fortaleza, a convite da presidente Priscila Cavalcanti, onde editou a revista do capítulo,  ao Fórum e ao Conselho Municipal de Turismo, onde ajudou aos Coordenadores Pedro Carlos e Edgar Sá como Assessor de Imprensa. O sepultamento de seu corpo aconteceu neste domingo, 17.
          Na foto, nesta reunião, ele é o primeiro à esquerda. E está ao lado de Ivonildo Lavor, seguindo-se  José Carlos Araújo, José Rangel, Antônio José  Oliveira, Hélio Rocha Lima e Vicente Alencar.

18.07.2016

Cadeia de turismo apresenta reivindicações ao Prefeito
           Nesta terça-feira, 19, a partir das 8h30 da manhã, café da manhã com o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, no Salão Atlântico Hall do Hotel Marina Park. A iniciativa é da cadeia produtiva do turismo no Ceará, através de seus dirigentes e associados.
          Na ocasião estarão em pauta as demandas do segmento, que são muitas e estão reprimidas há muito tempo. Entre as solicitações mais urgentes  estão segurança do turista, mobilidade urbana,  reforma da avenida Beira-Mar, entorno do Centro Dragão do Mar (foto), inclusive a invasão de feirantes à noite e nos finais de semana.
          As entidades envolvidas são: Abav, Abih, Abrasel, Amth, Visite Ceará, Abbtur-Ce, Abeoce, Aceter, Mercado Central, Skal, Sindieventos, Sindihoteis, Sindetur, Sindgetur, Fórum e  Acla.

18.07.2016

Crise hídrica no Agropacto
           Nesta terça-feira, 19, o Agropacto focaliza “A crise hídrica e as atividades agropecuárias do Ceará” com o Secretário de Recursos Hídricos Francisco José Teixeira (foto).
        Será no auditório da FAEC (Rua Eduardo Girão, 217) com início às 7h30. O presidente Flávio Saboya conduz.

18.07.2016

“Tô fora”
          Agora colocaram até a “rainha” do basquete, Hortência,  de notáveis arremessos,   para encher o saco da gente com a propaganda do Ômega 3 através do telemarketing...

18.07.2016

Para acessar as CURTAS SOCIAIS clique em Postagens mais Antigas.

18.07.2016

CURTAS SOCIAIS
*O Náutico realizou na sexta-feira, 15, a noite “New York, New York” com o tenor Franklin Dantas e a banda Caribbean Kings  mostrando sua roupagem nova.
*Na ocasião foram lançadas a festa dos 87 anos do clube e o “réveillon” 2016 pelo presidente Pedro Jorge Medeiros (na foto à direita com o presidente do Conselho Meton César) e o produtor musical Flávio Melo. Depois eu conto mais.
*O 9º. Seminário de Business de Moda do Nordeste (Maximoda 2016) será realizado no Teatro RioMar, em Fortaleza, no dia 18 de agosto. Todas as providências já estão tomadas pelos organizadores.
*Neste 18 abraço uma queridíssima amiga, Inês Távora (na foto com a amiga Tânia Sancho), que faz aniversário. Parabéns, saúde, paz e longa vida. Também faz aniversário na data Marcelo Gentil.
*Foi abraçada no domingo pelo “nat” a querida cerimonialista Teresa Borges (nafoto entre as amigas Sarah Aragão e Zeneida Rangel), que recebeu casal amigo para almoçar em casa.
*O jornalista José Augusto Lopes (foto) abriu Bazar Cultural no Shopping Benfica, com edições de revistas e livros raros, peças decorativas e quadros de pintores cearenses. Funcionará até o dia 21.

*Por hoje contei. Até amanhã.