Postagem do dia 09.08.2017

Conselheiro aguarda decisão do STF sobre extinção do TCM
                                     
           Conselheiro Francisco Aguiar disse, após saber para extinção do TCM pela Assembleia Legislativa, disse: “O STF, em recente julgamento sobre a ampliação dos TCMs do Rio de Janeiro e São Paulo, deliberou que o fato de as duas Cortes de Contas terem sido recepcionadas pelo Constituição de 1988, somente por meio do Congresso Nacional poderiam ser realizadas qualquer mudança naquelas casas julgadoras.
         “O TCM cearense também foi recepcionado pela Constituição e, desta forma, não demorará muito para uma manifestação da Suprema Corte. A sociedade em geral clama por fiscalização e este não é o momento de acabar com um órgão de controle”.
        O placar dessa votação já era esperado: 30 votos a favor e 9 contra, assim o plenário da Assembleia Legislativa do Ceará aprovou em segunda votação, em sessão especial à tarde de terça-feira, 8, a extinção do TCM-Tribunal de Contas dos Municípios, cujas atribuições passarão a ser desempenhadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).
          Na quinta-feira o presidente da Assembleia, ,deputado Zezinho Albuquerque, promulgará a lei. A direção do TCM vai recorrer aos tribunais superiores.
 Sobre a votação disse o presidente do Legislativo, deputado Zezinho Albuquerque (PDT): “A Assembleia é a Casa do Povo, os deputados votam de acordo com as suas consciências o que acham que o povo quer. No caso da extinção do TCM não haverá prejuízo algum para o controle das contas municipais porque o TCE continuará a fiscalização. O mesmo Auditor verá as contas do Estado e dos municípios.”
  Entre os debates acalorados que se antecederam a votação, o deputado Osmar Baquit (PSD em fase de desligamento) justificou o seu relatório sobre a extinção do órgão: “Vamos fazer justiça ao povo cearense que não merece dispender tanto dinheiro com um tribunal que não serve para nada, só dá despesa e se transformou na sede de um partido político”.
 O deputado Ely Aguiar (PSDC), favorável à manutenção do tribunal, disse: "Tenho vergonha de fazer parte de uma Casa onde, alguns membros, trocam suas posições e consciências por migalhas do governo. Agora, sim, sem controle nas contas prefeitos corruptos e fichas sujas estarão livres para continuar seus assaltos aos cofres públicos.”

09.08.2017


09.08.2017

Camilo em Luanda para ver Angola Cables

          O governador Camilo Santana viajou nesta quarta-feira, 9, a Luanda, na África, para participar do lançamento oficial do Sistema de Cabo do Atlântico Sul (transmissão de dados) pela Angola Cables.
 Esta empresa já está se instalando na Praia do Futuro, em Fortaleza.

09.08.2017

Quixeramobim também quer curso de Medicina
        Esse anúncio de cinco novos cursos de Medicina para o Ceará está cheirando a promessas de campanha política. Os municípios já falados para receberem o benefício são Quixadá, Iguatu, Itapipoca, Russas e Crateús.
  Agora, Quixeramobim entra na disputa e quer também o seu. E o deputado Tomaz Holanda diz que vai à Brasília nesta quarta-feira, 9, conversar com o senador Eunício Oliveira, articulador com deputados federais da iniciativa.
 Quem vai pagar a conta da instalação desses cursos? Sabe-se que é bastante dispendioso instalar, com os equipamentos necessários, um curso de medicina de qualidade. Manter o corpo docente é outro investimento de monta. E, é sabido, o Governo Federal está quebrado.

09.08.2017


09.08.2017

Prefeito Tomás confirmado pelo TSE
                                             
         Terça-feira, 8, o Tribunal Superior Eleitoral aprovou o registro da candidatura de Tomás Figueiredo (PMDB) a prefeito de Santa Quitéria. A questão vem rolando desde 2016 quando o candidato foi eleito com 13.594 votos, 52,30% dos sufrágios válidos. 
          Na decisão, os ministros rejeitaram o motivo de a candidatura ter sido questionada devido a rejeição de contas do candidato em gestão anterior, justificando que isso “não tinha gravidade necessária para afastá-lo do pleito.”

09.08.2017

Bandeira e gravuras da coleção Itaú
          Curadores ministram palestras em lançamento de exposições na Unifor neste dia 10, a partir das 9 horas da manhã, no Teatro Celina Queiroz. Os primeiros a falar são Regina Teixeira de Barros e Giancarlo Hannud que focarão sobre “Antônio Bandeira, um abstracionista amigo da vida.”
  A segunda apresentação é sobre “Imagens Impressas: um percurso histórico pelas gravuras da Coleção Itaú Cultural” feita pelo curador Marcos Moraes. 

09.08.2017

Parcerias para melhorar IDH na capital
          A primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra, a primeira-dama do Estado, Onélia Leite, e a coordenadora do Programa Criança Feliz no Ceará, Valéria Dias, participaram da solenidade que marcou o início da parceria entre o programa municipal Cresça com Seu Filho e o Criança Feliz, do Governo Federal. A ocasião também marcou o início da capacitação dos multiplicadores dos programas. O evento se estende até sexta-feira, 11.
Em Fortaleza, o programa Cresça com Seu Filho atende três regionais com uma atuação em 28 bairros. O objetivo da parceria entre os dois programas é ampliar o número de crianças atendidas no município.
 Para a primeira-dama de Fortaleza, Carol Bezerra (foto),  “o programa do Governo Federal  combina esforços da Prefeitura de Fortaleza na garantia maiores avanços na política de proteção à primeira infância, atendendo regiões de mais baixo IDH da Capital”.
Segundo a primeira-dama do Estado, Onélia Leite de Santana (foto), “o nosso objetivo é levar um atendimento humanizado e de qualidade às famílias e crianças do nosso Ceará”.
De acordo com Valéria Dias (falando na primeira foto), representante do Ministério do Desenvolvimento Social e coordenadora do programa, a estimativa é de que crianças de zero (0) a três (três) anos sejam assistidas junto com suas famílias possibilitando “melhor encaminhamento dos primeiros dias de vida com amplo atendimento no campo da saúde, alimentação e educação”.

09.08.2017

Fórum de turismo analisa mídias que depreciam o turismo em Fortaleza
            Nesta quinta-feira, das 14 às 17h30, o Fórum de Turismo do Ceará realiza a sua Assembleia Geral Ordinária marcando a abertura dos seus trabalhos para o segundo semestre deste ano.
         O fórum tem como coordenadores Edgar Sá e Pedro Carlos da Fonseca (os dois primeiros da foto). O evento acontece no Complexo de Comissões da Assembleia Legislativa.
  Na pauta, palestra do Secretário de Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira (foto acima), sobre as ações de sua pasta; apresentação do superintendente da AMC, Arcelino Lima (na foto à direita com o prefeito Roberto Cláudio), acerca das ações no trânsito;
posse dos conselheiros da AMC; debate sobre as barracas da Praia do Futuro, e “apreciação e posicionamento sobre as mídias e equipamentos que vêm depreciando o turismo em Fortaleza”.

09.08.2017


09.08.2017

Mobilização no Dia do Estudante em defesa da educação
             Em defesa da educação pública, neste momento de fortes ataques e cortes orçamentários, contra a Reforma da Previdência e contra o desmonte do Estado brasileiro, diversos sindicatos e entidades de Fortaleza promovem de forma coletiva ações de manifestação e conscientização popular nesta sexta-feira, 
11/8, Dia do Estudante. As ações integram o Dia Nacional de Mobilização em Defesa da Educação Pública e contra a Reforma da Previdência.
Às 7h da manhã haverá panfletagem no Terminal do Siqueira, debatendo com a população a atual situação da educação pública e o ataque à Previdência Social. 
 Às 14h acontece aula pública no pátio da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) sobre o mesmo tema. As entidades denunciam os graves problemas pelos quais vem passando a educação pública, com muitos cortes de orçamento pelo Governo Federal.

09.08.2017

Aplicativo para turismo e  viajantes
           Criada em  2016, a  Wanderpatths é uma  plataforma inovadora que surge no território cearense, com visão inédita sobre o mundo dos aplicativos e também do turismo. De posse da informação de que o Ceará é um dos destinos mais buscados por turistas, a plataforma vislumbra torná-lo ainda mais procurado por viajantes de todo o mundo através do concurso Revelando o Turismo do Ceará”. 
 A ideia  quer incentivar e aprimorar a produção de roteiros no Estado. Neste sentido serão concedidos prêmios aos três melhores roteiros. Além do trio ganhador, será também premiado, independentemente da pontuação obtida, o roteiro que tiver maior quantidade de visualizações no período de 10 de agosto 10 setembro de 2017. 
O Wanderpanths surge, ainda, como uma rede de compartilhamento de imagens e novidades relacionadas a passeios e viagens. (Fonte: Sílvia Guimarães – (85) 98803-5462).

09.08.2017

Poesia e artes visuais
            O cineasta cearense Lucas Paz, que reside em Los Angeles, está em Fortaleza, e lança nesta quarta-feira, 09,  a partir das 19 horas, no BNB Clube,  “Vestes de Que: Vazão a Poemas Presos”, o seu primeiro livro em verso e prosa, desde a sua publicação acadêmica “A Performance em Espaços Públicos a Partir do Mínimo Gesto ou da Ação Simples”.
Trata-se de uma coletânea de poesias, contos, músicas e uma série inédita do artista visual, escritos ao longo de sua vida, que  abordam temas como: tempo, morte, amor, divagar e mar. A noite de autógrafos ocorrerá no embalo da programação de Chorinho Ao Vivo do Clube, em Fortaleza.
Lucas, que se prepara para dar início à sua pesquisa de Doutorado, realizou de 20 a 23 de julho, em Fortaleza, terra natal, a sua primeira exposição de artes visuais chamada de “Marés”. A mostra  reúne 98 obras entre pinturas, desenhos, fotografias e esculturas.

09.08.2017


09.08.2017

CURTAS SOCIAIS
*Reunidos os  grãos-mestres Roberto Araújo (foto acima) e Tarcísio Porto (foto abaixo) detalhando as comemorações dos 80 anos da loja Grande Oriente do Brasil, Fortaleza,
 e o primeiro encontro de grãos-mestres dessa loja fora de Brasília. Depois eu conto detalhes.

*Ganha cumprimentos na data por conta do aniversário o amigo Sérgio Cavalcante.
*Nesta quinta-feira, 10, eu cumprimento os amigos Adriano Josino da Costa 
 e Edson Ventura (na foto com a sua Ítala) que fazem aniversário. 
 *É também o aniversário de Francisco Souto (na foto com a sua Ledinha) e de Inácio Parente Neto.
 *Nesta sexta-feira, no Iate Clube, festa de 18 anos da excelente banda Caribbean Kings.
Vale a pena conferir. Flávio Melo comanda.
 *O Náutico movimenta seu restaurante no domingo para os associados que desejarem comemorar o Dia dos Pais.
 *O restô “Casa de Moá” encerra atividades de abertura ao público e só vai abrir quando fecharem com grupo de mais de 60 pessoas, segundo a “chef” Louise Benevides.
 *Por hoje contei. Até amanhã.