Postagem do dia 08.11.2013


Governador não conversa com grevistas

 
Deputado Sarto ontem na AL
O governador Cid Gomes  não conversa com grevistas seja de qual setor for. Voltem  ao trabalho e o diálogo será aberto”. Foi o que disse quinta-feira, na Assembléia, o líder da bancada do Governo deputado José Sarto referindo-se ao impasse criado entre professores da Universidade Estadual e funcionários do Detran que realizam movimentos de paralisação há vários dias.

Sarto afirmou também  que os professores, de 2009 para cá  já tiveram ganhos reais de 68% acima da inflação.

 

08.11.2013


Aviação  beneficiada  com redução do ICMS

 
Abastecimento de aviões

Com parecer favorável de todas as Comissões Técnicas da Casa, a Assembleia Legislativa aprovou na quinta-feira, 7, a mensagem oriunda do Poder Executivo estabelecendo redução da base de cálculo do ICMS nas saídas de aeronaves, peças, acessórios e outras mercadorias que especifica. Isso significa dizer que todo o segmento aeronáutico irá ser beneficiado. A aviação comercial, por exemplo, terá reduzido de 25 para 12% o imposto sobre o preço do combustível adquirido no Ceará  no caso de voos internacionais.

Plenário da Assembleia

No que se refere as peças de reposição para aeronaves adquiridas no Ceará a redução cai de 17 para 4%, “o que barateará  enormemente os custos das empresas que fizerem a manutenção de aeronaves em nosso Estado”, revelou o deputado e ex-Secretário da Fazenda Mauro Benevides Filho.
 
Deputado Mauro Filho
 

A deputada Eliane Novais (PSB), que votou contra a mensagem, também disse estranhar porque as aeronaves (aviões, helicópteros etc.) dos ricos  não pagam IPVA no Estado “quando deveriam pagar porque o pobre paga pelo seu carro, normalmente um instrumento de trabalho”.

08.11.2013


Moção contra extinção da Base Aérea

 
Em via de desaparecimento
Na sessão desta sexta-feira, 8, do Legislativo estadual o deputado Manuel Duca da Silveira chamou a atenção dos seus pares para um grave fato que está para acontecer: a desmobilização total da Base Aérea de Fortaleza com a transferência de todas as suas equipes e serviços para Natal.

Deputado Duquinha

“Esse é mais um crime que está para se cometer  contra o Ceará e nós não podemos ficar de braços cruzados. Temos que juntar nossas forças e pedir providências da Presidência da República”, disse. O deputado passou a colher assinaturas dos seus pares para a aprovação de uma moção da Assembleia contra a iniciativa do Ministério da Defesa.

08.11.2013


Acesso difícil e sem agentes do trânsito
Em busca do desvio



            Na quarta-feira, 06, entre 18h30-19 horas, o desvio da Avenida Monsenhor Tabosa em direção da Aldeota estava o mais absoluto caos: na única via de acesso, a Rua Dom Joaquim, carros estacionados nos dois lados, apenas um estreito corredor entre eles, e nenhum agente do trânsito. Até chegar e atravessar a Costa Barros, chegar e entrar na Pereira Filgueiras, haja paciência.
            Em todo percurso nenhum agente de trânsito, nenhuma viatura da AMC, nenhum soldado de Polícia, nenhuma Ronda. Parece que estamos mesmo no mais completo abandono!!!!.

08.11.2013


A arte com pequenos pedaços de papel

Guiter e sua arte com pedaços de papel

Miguel Guiter, argentino de nascimento que elegeu Fortaleza para morar, é um artesão por excelência, valorizando a sua excepcional relação com o papel. Ele trabalha pacientemente pequenos pedaços de papel e monta grandes obras que, de alguma forma, no seu processo de formação das imagens, hoje remetem às criações de artistas como Chuck Close e Vik Muniz.


Esta montagem representando o Centro Dragão
do Mar consumiu 300 horas de trabalho e 200
mil pedacinhos de papel

Alguns desses trabalhos dele, também chamados de “Quillng”, estarão em exposição a partir do dia 15 de novembro no restaurante “L´Ô”. Depois irão para outros locais, inclusive tem convite para mostrá-los na Argentina.

08.11.2013


 Oi anuncia edital de Patrocínios
Culturais Incentivados 2013/2014


 
A Oi divulga  o edital do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados 2013/2014. As inscrições podem ser feitas até o dia 02 de dezembro, às 17h (horário de Brasília), por meio do site do  www.oifuturo.org.br.  O programa destina recursos para o financiamento total ou parcial de projetos aprovados em leis estaduais de incentivo à cultura seguindo duas linhas distintas de seleção: uma nacional, contemplando iniciativas de todo o país, e outra voltada para a programação dos centros culturais do Oi Futuro  no Rio de Janeiro e Belo Horizonte.


O destaque desta edição é o foco em projetos que utilizem a tecnologia de forma inovadora, com a criação da categoria Mobile Art (arte feita para dispositivos móveis como celulares e tablets) e também a valorização de projetos que prevejam a produção de conteúdos digitais integrados, favorecendo a circulação da produção cultural brasileira e a democratização do acesso à cultura.

Podem se inscrever iniciativas das categorias Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual, Cultura Popular, Dança, Intermídia (convergência de linguagens), Música e Pensamento, além de Tecnologia e Novas Mídias (criação de jogos eletrônicos e aplicativos culturais) e, novidade no Edital deste ano, a categoria Mobile Art (produções artísticas e interativas à distância que se valem de dispositivos móveis como celulares, tablets e outros aparelhos com conexão sem fio).

08.11.2013


Natureza como tema



Encontro  Intercontinental sobre a Natureza com o tema “Água, sonhar não basta” acontece em Fortaleza de 11 a 15 de novembro enfocando fórum multi-setorial, feira de tecnologia e produção limpa, Eco arte e cultura, rodada de negócios sustentáveis, livraria ecológica, ecoturismo e esporte natureza. Realização do Instituto Hidroambiental Águas do Brasil.

08.11.2013


Estreia com satisfação
 
 

O deputado Dr. Guimarães, advogado, com base eleitoral na região de Crateús, faz sua estreia por 120 dias na Assembleia  com a licença de seu colega do PV, deputado Roberto Mesquita. “Estou feliz por estar aqui me entrosando com todo o processo legislativo. E vou trabalhar pelos municípios de minha região”, me disse ele.

08.11.2013


Romance inédito de Milton Dias

 
Milton Dias, o escritor

Um pedaço de noite de relembranças, histórias, conto de “causos”, muitos amigos, tudo em torno da memória do escritor Milton Dias, falecido  em 1983, que deixou uma alentada produção literária em termos de crônicas, mas até agora inédito em se tratando de romance. E foi o lançamento  póstumo desse romance “A senhora da sexta-feira”, originais lidos há cerca de 35 anos por Paulo Elpídio e que se encontravam em poder do sobrinho do autor, engenheiro Rui Dias,  que motivou a agradável tertúlia literária tendo como cenário um dos salões do Ideal Clube.

Teles, Rui, Paulo e Pedro Paulo

José Teles, diretor de Cultura e Arte da agremiação,  deu as boas-vindas em nome do clube e da Academia Cearense de Letras; os coordenadores do projeto de edição da obra – Paulo Elpídio de Menezes Neto e Pedro Paulo Montenegro – discorreram sobre o autor e Rui Dias, o mecenas do projeto, disse que todo o acervo de Milton Dias, inclusive a preciosa correspondência particular, havia sido doado à Academia Cearense de Letras. Muita gente que conheceu Milton Dias ou que acompanhou parte de sua trajetória literária esteve presente.
 
Paulo, o amigo José e Pedro Paulo, todos com
ligação muito afetiva com o autor.
 

 

08.11.2013


João Pessoa ganha novo Centro de Convenções

Bela cidade de João Pessoa

Vários eventos já estão agendados, até 2016, no Centro de Convenções de João Pessoa Poeta Ronaldo Cunha Lima. A segunda etapa do equipamento, que contempla o Mirante, o Restaurante Panorâmico e o Centro de Congressos foi inaugurada  no último  dia 30 de outubro  pelo governador Ricardo Coutinho. O novo equipamento  possui blocos administrativos em três pavimentos, salas multiuso, auditório com capacidade para 2.340 pessoas adaptado conforme o público dos eventos. 

Estrutura imponente

O Mirante, que é uma estrutura em concreto no formato de pirâmide invertida, tem altura equivalente a um edifício de 17 andares (57m). No topo, as pessoas terão ampla visão de praias e pontos turísticos da cidade. O acesso dos visitantes à área de contemplação vai ser feito por meio de dois elevadores. No primeiro piso fica o Restaurante Panorâmico.

Para o secretário de Estado do Turismo e do Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano, o Centro de Convenções vai propiciar um salto para a indústria do turismo. “A Paraíba está entrando para o rol  de grandes eventos aumentando o fluxo de turistas e, consequentemente, a geração de emprego e renda. Se aumenta o fluxo hoteleiro é preciso haver mais contratações, como por exemplo, camareiros, recepcionistas, garçons e inclusive profissionais na área de gastronomia. Até o setor de suprimentos alimentícios como a Empasa ganha com o aumento no fluxo das vendas”, observou o secretário.

A última etapa a ser concluída no Centro de Convenções será o teatro, com capacidade para mais de 3 mil pessoas, programada para o primeiro semestre de 2014. A área total do Centro de Convenções é de 34,52 hectares, sendo 48.676 metros quadrados de área construída. Os três estacionamentos – já em funcionamento – comportam mais de mil automóveis. Até a conclusão da obra deverão ser investidos R$ 240 milhões. (Fonte: Setur-PB).

08.11.2013


Livro de Gilmar sobre Ednardo

 
Ednardo, cantor
O novo livro de Gilmar de Carvalho,  "O Ceará do Ednardo" (2013, 92p. R$ 20,00, Editora Expressão Gráfica), será lançado na próxima terça-feira (12), das 17h30 às 19h, no Museu de Arte da UFC (Avenida da Universidade, 2854-Benfica).

Gilmar, escritor

Ilustrado com fotos de Francisco Sousa, o livro  apresenta um estudo sobre a apropriação das tradições e da história do Ceará feita pelo cantor e compositor Ednardo e expressas nas letras de suas canções. Maracatu, bumba meu boi, pastoril, Padaria Espiritual, Bárbara de Alencar, Iracema são elementos inspiradores na obra de Ednardo.

08.11.2013


CURTAS SOCIAIS

 
Ary Albuquerque, avô

*Neste sábado, Luís Carlos Gadelha de Queiroz e Larissa recebem pelos 15 anos da filha Amanda, a partir das 21 horas, no La Maison Buffet. Vovô Ary Albuquerque também vai dançar a valsa.

 *Rubinho Sales e Mônica Alves ganharam abraços na quarta-feira, 5, porque marcaram o calendário. Também foram cumprimentados na mesma ocasião  o conselheiro Luiz Sérgio Vieira, Maryanne Machado e Affonso Taboza.

Graça e Roberto Maia

*Roberto Fiúza Maia e o herdeiro Bernardo fazem aniversário neste sábado.  

*Também são folhinhas na data Stênio Dantas e Padre Manoel Ferreira.

*O Sítio Tunga, que fica no bairro Jardins das Oliveiras e foi cenário de bons encontros sociais anfitrionados pelos donos, Fernando e Helena Macedo, é mais uma das boas áreas das imediações da Washington Soares que poderá virar centro comercial. Anotem.

*Em mais uma viagem pelo mundo com seu grupo de amigas Rita Cruz e Ana d´Áurea Chaves.

 *Por hoje contei. Tenham todos um bom final de semana.