Postagem do dia 20.11.2013


Previsão ruim
Chuvas abaixo da média na pré-estação

Deputado João Jaime
 

A Comissão das Secas da Assembleia Legislativa fará uma reunião nesta quarta-feira à tarde para continuar discutindo a questão da seca no Estado. Eu conversei com o deputado João Jaime (DEM), presidente da referida Comissão.

“Nós iremos em primeiro lugar ouvir e confirmar essa informação  de que as chuvas de pré-estação do inverno serão  abaixo da média. Se se concretizar nós queremos saber do Governo, através dos seus órgãos, o que é que tem de plano de contingenciamento, o que o Estado vai fazer perante uma situação gravíssima porque   o açude  Pentecoste vai secar, o General Sampaio vai secar e outros açudes de grande porte irão secar e são eles que estão sustentando as populações com o abastecimento de água... até água para os carros-pipas pode faltar. É importante que a gente debata isso na Comissão e saiba o que terá que ser feito se essa calamidade  se concretizar”, disse ele.

Pentecoste quase seco

O senhor esteve visitando alguns municípios e constatou que a questão do abastecimento de água é muito precária, não é?, perguntei.

“A situação é muito complicada. Eu estive no litoral nos municípios de Acaraú e  Cruz e pude constatar que as lagoas secaram, as cacimbas secaram e até os poços profundos começam a secar; estive também no Vale do Curu, o açude Pentecoste  está quase seco, o General Sampaio está muito baixo e o açude de Tejussuoca está seco. São situações graves, para citar apenas algumas, mas isso se projeta em todo território cearense”, afirmou o deputado.

 

20.11.2013


Bispos falam sobre a seca no Ceará

 
Bispos reunidos

Os Bispos do  Regional Nordeste I da CNBB, que compõe o Estado do Ceará, participam de 18 a 21 de novembro de 2013 da Reunião do Conselho Episcopal Regional (CONSER) na Casa de Encontro Maria, Auxílio dos Cristãos. Durante os três dias, os Bispos e as coordenações diocesanas de Pastoral das nove dioceses do Ceará  refletirão o tema:  Comunidade de Comunidades: Uma nova Paróquia.


Diante da realidade cruel e desumana dos milhares de cearenses  que sofrem com a seca e suas consequências,  os Bispos do Ceará e representantes da Cáritas Regional concederão entrevista coletiva sobre a preocupação com a atual situação do semiárido. Será nesta quarta-feira, 20, às 9 horas, no local da reunião (Avenida Frei Cirilo, 2915 – Cajazeiras).

Concederá a entrevista Dom José Haring, (Presidente do Regional Nordeste I e Bispo de Limoeiro do Norte), Dom Antônio Roberto Cavuto (Bispo de Itapipoca e Presidente da Cáritas Regional) e  Alessandro Nunes (Assessor Técnico da Cáritas Regional).

20.11.2013

Expolog começa no Centro de Eventos

Seminário SEP de Logística traz
a  Fortaleza Ministro dos Portos

A partir de hoje  acontece o VIII Seminário SEP de Logística. A Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP) dará continuidade ao seminário, em sua oitava edição,  apresentando  aos empresários, anuentes do setor e do público em geral o Novo Marco Regulatório, concessões, arrendamentos e debates de outras questões que envolvem o setor portuário. O VIII Seminário será realizado de hoje ao dia  22  no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

O Ministro dos Portos, Antonio Henrique Silveira irá realizar a abertura do Seminário. Segundo ele, o evento é fundamental para o setor portuário. “Seminários e debates sempre trazem novas visões e soluções para questões vistas pelo Governo Federal, empresários e agentes atuantes no setor portuário”. 

Ao mesmo tempo das palestras os presentes poderão visitar a EXPOLOG – Feira nacional de logística. Na feira os visitantes terão a oportunidade de conhecer o funcionamento, projetos e obras apresentados nos stands. Os 34 portos públicos, além de alguns Terminais Privados, estarão presentes no evento que tem coordenação estrutural da Prática Eventos conduzida pela executiva Enid Câmara de  Vasconcelos.

 


20.11.2013


Prefeito Raimundo Macedo, de Juazeiro do Norte, diz
estar mais preocupado em administrar do que com política

 
Prefeito Raimundo Macedo
“Demoramos  um pouco para montar a equipe e reestruturar administrativamente a Prefeitura, mas já estamos com importantes ações em Juazeiro do Norte, como a duplicação de acesso ao aeroporto, macro drenagem no riacho das Tibaúbas  numa extensão de quatro quilômetros, por 60 metros de largura e 2 metros de profundidade, estamos fazendo 4 mil casas do programa Minha Casa, Minha Vida (algumas sendo entregues agora, obras iniciandoa construção), estamos revitalizando a cidade com o plantio de árvores, pavimentação,  recapeamento asfáltico e operação tapa-buracos nas ruas, recuperação de todos os postos de saúde, escolas, Hospital São Lucas e instalação de uma UTI pediátrica e Centro Cirúrgico  no Hospital Maria Amélia, adequação dos programas da  Secretaria de Ação Social, reativação do programa Compras Diretas, que estava desativado – estamos comprando produtos de mais de 300 agricultores  locais e distribuindo com as entidades filantrópicas que prestam serviços assistenciais em nossa cidade; manutenção do Restaurante Popular que fornece mais de 1.000 refeições diárias a 1 real; quatro cozinhas comunitárias que oferecem 800 refeições gratuitas à população de baixa renda;  ampliação do programa  Saúde  da Família com a contratação de mais médicos, dinamizando as romarias (a primeira vez na história que o romeiro pode andar nas ruas de Juazeiro sem ter barracas em calçadas nem no meio da rua), colocamos todo mundo em local certo; melhorando ainda os mercados públicos e as galerias de águas pluviais, que é uma responsabilidade da Prefeitura, e estamos pagando os servidores em dia”.
A cidade que mais cresce no Ceará
 

E as questões político partidárias, prefeito?

“No momento. eu estou mais preocupado em realizar obras para a minha cidade do que com as questões políticas. A política se faz no momento certo”, afirmou Raimundo Macedo, a quem encontrei na Assembleia Legislativa, onde desempenhou quatro mandatos eletivos, e que visita sempre os companheiros quando vem a Fortaleza.

 

20.11.2013


Biógrafos se manifestam contra  censura prévia

O último dia do I FIB - Festival Internacional de Biografias, domingo (17), foi  marcado pela Carta de Fortaleza, assinada pelos 12 biógrafos brasileiros participantes do Festival, que teve início na última quinta-feira (14) na capital cearense. Na carta, os biógrafos manifestam apoio irrestrito à Ação Direta de Inconstitucionalidade dos artigos 20 e 21 da Lei 10.406/2002 (Código Civil) e ao projeto de lei 393/2011, de autoria do deputado federal Newton Lima, iniciativas que pretendem abolir a censura prévia imposta a biografias e demais manifestações culturais, acadêmicas e jornalísticas.

Escritor Lira Neto
A Carta foi  lida pelo biógrafo cearense Lira Neto, no encerramento do último debate da programação literária. É assinada por Fernando Morais, Guilherme Fiúza, Humberto Werneck, João Máximo, Josélia Aguiar, Lira Neto, Lucas Figueiredo, Luiz Fernando Vianna, Mário Magalhães, Paulo César de Araújo, Regina Zappa e Ruy Castro.

 
Estoril, local do evento

20.11.2013


Dolce e Gabbana criam a árvore de natal do Claridge´s

O prestigioso Claridge´s
O Claridge’s, o lendário hotel localizado em Mayfair, Londres, anuncia que, neste ano, sua árvore de Natal será projetada por seus hóspedes e amigos de longa data, os estilistas Domenico Dolce e Stefano Gabbana.

Os famosos Dolce e Cabbana

A árvore vai retratar elementos icônicos de uma árvore de Natal tradicional e, reinterpretada com elementos da Sicília, mostrará a  herança italiana dos designers: bonecos artesanais sicilianos conhecidos como "pupi", enfeites  de natal em vidro pintados à mão e uma moldura multicolorida iluminada criada no Sul da Itália.

            A nova árvore será inaugurada no Claridge’s no dia 26 de novembro 2013.


            A árvore de Natal do Claridge´s tem sido há muitos anos um marco festivo, atraindo público de Londres e visitantes, que se maravilham com a decoração.  Este é o quarto ano que o Claridge´s convida um de seus clientes favoritos para criar e decorar a árvore em estilo próprio e inimitável e, pela primeira vez, celebra com as tradições de um Natal italiano, retratadas por Dolce & Gabbana.

            A respeito da parceria, Thomas Koch, Gerente Geral do Claridge´s, diz: "Estamos felizes em receber Domenico Dolce e Stefano Gabbana retratando a magia do Natal no átrio do Claridge´s.  Tanto o  Claridge´s como a marca Dolce e Gabbana, são sinônimos de glamour atemporal, espírito inovador e valores familiares tradicionais, que são tão importantes nesta época do ano."

            Os designers Domenico Dolce e Stefano Gabbana comentam: "Quando pensamos em Londres, sempre pensamos no Claridge’s e em sua atmosfera tipicamente inglesa que tanto nos fascina como se fosse a nossa primeira vez na cidade. A nossa árvore de Natal não é apenas uma comemoração natalina como fazemos na Itália, mas uma homenagem à tradição artesanal italiana, a mesma que adoramos exportar para o mundo com tudo o que fazemos”.

20.11.2013


Ah, Fortaleza tão maltratada!!!

          
Há poucos dias terminaram as obras de reforma das calçadas da Avenida Antônio Sales. E hoje ao meio-dia já havia alguém cavando um buraco para colocar uma placa. Êta obras públicas mal planejadas nesta Fortaleza que tanto amamos!!!

20.11.2013


Estado do Rio mostra seus encantos


No Salão Estadual de Turismo 2013 o Estado do Rio de Janeiro vai apresentar  o melhor dos seus atrativos turísticos, oportunidades de negócios, conhecimento sobre o setor, produção cultural, moda e gastronomia do interior fluminense. O evento acontece nos dias 22, 23 e 24 de novembro em uma área de 10 mil metros quadrados, localizada em um dos cartões postais mais famosos do mundo: o Caminho Niemeyer, em Niterói. 

Caminho de Niemeyer

A Secretaria de Estado de Turismo, produtora do evento, espera receber mais de 50 mil visitantes na terceira edição do Salão.  A Setur conta com a parceria da Prefeitura de Niterói, município anfitrião, através da Neltur – Niterói Empresa de Lazer e Turismo, e apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária, SEBRAE RJ e Universidade Federal Fluminense – UFF, entre outras instituições do setor.

Na programação, aberta ao público e totalmente gratuita, o visitante ainda encontrará exposição de carros antigos, estande de aventura com escaladas, passeios de saveiro pela Baia de Guanabara, visitas guiadas por todo o Caminho Niemeyer e outros roteiros locais, além de shows e muitas atrações musicais e artísticas. 


20.11.2013


Muda regras o Seguro-Desemprego


O governo alterou uma das regras para que trabalhadores desempregados recebam o seguro-desemprego. A mudança torna um pouco mais rígida a concessão do benefício. Decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff e publicado no “Diário Oficial da União” (Decreto 8.118/2013) determina que quem solicitar o benefício a partir da segunda vez em um prazo de dez anos terá que frequentar curso de qualificação ou formação inicial ou continuada habilitado pelo Ministério da Educação. Antes, essa exigência era feita apenas a partir da terceira vez que o desempregado solicitava o seguro em um prazo de dez anos.

 

20.11.2013


UFC abre preparação para o ENEM


            O programa Pré-Vestibular do Centro de Ciências da Universidade Federal do Ceará prossegue com inscrições para o curso preparatório para o Enem 2014. São ofertadas 400 vagas e podem se inscrever estudantes que estejam concluindo ou tenham concluído o Ensino Médio.
 

             As aulas começam no dia 6 de janeiro de 2014 e ocorrem de segunda a sexta-feira, das 18h30min às 22h, e aos sábados, das 8h às 11h30min. A taxa de matrícula é no valor de R$ 60,00 e uma resma de papel A4. A mensalidade do curso é de R$ 75,00.
            As inscrições estão sendo realizadas, no horário das 15h às 19h, no Bloco 902, no Campus do Pici (Av. Mister Hull, s/n, Pici.  (Fonte: Prof. Carlos Falconiere, coordenador do Curso Pré-Vestibular do Centro de Ciências – fones: 85 3366 9780 / 8740 7980).


20.11.2013


CURTAS SOCIAIS

Carlos Matos
 
*Ganharam abraços ontem, 19, porque marcaram o calendário Carlos Matos, João de Deus Costa Lima,  Marciano Lopes e Luiz França.

 *Neste dia 20 eu cumprimento a Flávia Barros (Sra. Eliseu Barros), Ângela Gabrielle (Sra. Domenico Gabrielle) e José Feliciano de Carvalho pela idade nova.
 
Flávia e Eliseu Barros
 

 *O Aquacville Resort anunciando a sua festa de passagem de ano com a banda Aviões do Forró.

 *No dia 6 de dezembro, na Livraria Cultura, às 19 horas, lançamento do livro “Patrimônio Afetivo” de  Zenilce Bruno.

*Até amanhã.