Postagem do dia 20.11.2013


Previsão ruim
Chuvas abaixo da média na pré-estação

Deputado João Jaime
 

A Comissão das Secas da Assembleia Legislativa fará uma reunião nesta quarta-feira à tarde para continuar discutindo a questão da seca no Estado. Eu conversei com o deputado João Jaime (DEM), presidente da referida Comissão.

“Nós iremos em primeiro lugar ouvir e confirmar essa informação  de que as chuvas de pré-estação do inverno serão  abaixo da média. Se se concretizar nós queremos saber do Governo, através dos seus órgãos, o que é que tem de plano de contingenciamento, o que o Estado vai fazer perante uma situação gravíssima porque   o açude  Pentecoste vai secar, o General Sampaio vai secar e outros açudes de grande porte irão secar e são eles que estão sustentando as populações com o abastecimento de água... até água para os carros-pipas pode faltar. É importante que a gente debata isso na Comissão e saiba o que terá que ser feito se essa calamidade  se concretizar”, disse ele.

Pentecoste quase seco

O senhor esteve visitando alguns municípios e constatou que a questão do abastecimento de água é muito precária, não é?, perguntei.

“A situação é muito complicada. Eu estive no litoral nos municípios de Acaraú e  Cruz e pude constatar que as lagoas secaram, as cacimbas secaram e até os poços profundos começam a secar; estive também no Vale do Curu, o açude Pentecoste  está quase seco, o General Sampaio está muito baixo e o açude de Tejussuoca está seco. São situações graves, para citar apenas algumas, mas isso se projeta em todo território cearense”, afirmou o deputado.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário