Postagem do dia 30.09.2015

Tin Gomes anuncia candidatura a Prefeito de Fortaleza
           O deputado Tin Gomes (PHS-foto) é o primeiro candidato oficial a Prefeito de Fortaleza nas eleições do próximo ano. Ele fez o anúncio de sua disposição ao falar na sessão desta manhã na Assembleia Legislativa e disse que já conversou sobre isso com seus amigos Ciro e Cid Gomes, que deverão ter candidato próprio de seu partido, o PDT, para o mesmo cargo.
          Tin não estava tranquilo durante a sua fala pois externava uma certa preocupação com “certas forças ocultas” que estão querendo lhe tirar o comando  do seu partido no Ceará. “Vamos aguardar o desenrolar dos fatos, mas aconteça o que acontecer serei candidato a Prefeito de nossa capital (foto) da qual já fui vereador e vice-prefeito”, disse.
         Diversos deputados, como Dra. Silvana (PMDB), Ferreira Aragão (PDT) e João Jaime (DEM) ressaltaram a capacidade de Tin Gomes para dirigir a cidade. “É um político altamente qualificado para o cargo”, afirmou Ferreira Aragão.

30.09.2015

Previdência: 1ª parcela do 13º até 7 de outubro 
           A primeira parte do 13º salário dos aposentados da Previdência Social, para quem ganha até um salário mínimo, começou a ser depositada no dia 24 de setembro  junto com o pagamento dos benefícios da folha de setembro.  Quem ganha acima do mínimo começa a receber a partir do dia 1º de outubro. Os depósitos seguem até o dia 7 de outubro, segundo revela o órgão previdenciário.
          Mais de 28 milhões de segurados da Previdência Social receberão o adiantamento, o que representa uma injeção extra de R$ 16 bilhões na economia do país.
          Por lei, têm direito à gratificação os aposentados, pensionistas e segurados da Previdência que estão recebendo auxílio-doença. Aqueles que possuem benefícios assistenciais (LOAS) não têm direito ao 13º salário, que corresponde a cerca de 4,3 milhões de benefícios.

30.09.2015

Servidores da CGU no Ceará buscam evitar transformação do órgão
          Lotados na  CGU (Controladoria Geral da União)  no Ceará, diversos servidores  estiveram nesta quarta-feira na Assembleis buscando apoio político  dos deputados para evitar o que, segundo dizem, será a extinção desse órgão de controle dos gastos dos órgãos públicos.
          O deputado Carlos Matos (PSDB) afirmou  considerar um absurdo a transferência das atividades da CGU para a Casa Civil da Presidência da República. “Como é que pode o  próprio Governo fiscalizar os seus gastos?”
          Com a reforma ministerial a CGU perderia o “status” de ministério e teria suas atribuições divididas entre outros ministérios. "As funções  de auditoria e fiscalização seriam transferidas para a Casa Civil, um ministério extremamente político que teve cinco dos últimos seis ministros investigados por corrupção.
          “Além disso, nos últimos seis anos o trabalho de correição feito pela CGU expulsou 3.500 funcionários públicos envolvidos em atos de corrupção e, com a extinção do órgão, o trabalho de correição ficaria a cargo do Ministério da Justiça”, dizem os funcionários.

30.09.2015

Gradeado nas laterais do CEC
          Vocês lembram quando eu falei há alguns meses que as laterais gramadas do Centro de Eventos do Ceará estavam sendo usadas para estacionamento irregular por pessoas que não queriam pagar o estacionamento oficial? Elas não estavam respeitando nem a sinalização nem a grama. Pois bem....
          A solução encontrada pela Secretaria de Turismo, que administra o  Centro de Eventos,  para acabar com o problema  foi erguer barreiras com gradeado de arame em toda área. Operários trabalhavam nessa empleitada na manhã desta terça-feira, 29.
          Agora quem quiser  estacionar grátis vai ter que procurar uma das ruas laterais nas imediações do empreendimento.

30.09.2015

Hoje é o Dia de Santa Terezinha do Menino Jesus
          Teresa de Lisieux, O.C.D., nascida Marie-Françoise-Thérèse Martin, conhecida como Santa Teresinha do Menino Jesus da Santa Face, foi uma freira carmelita descalça francesa conhecida como um dos mais influentes modelos de santidade para católicos romanos e religiosos em geral por seu "jeito prático e simples de abordar a vida espiritual".
          Juntamente com São Francisco de Assis, é uma das santas mais populares da história da Igreja[2] [3] [4] . O papa Pio X chamou-a de "a maior entre os santos modernos"[5] .
          Teresa recebeu cedo seu chamado para a vida religiosa e, depois de superar inúmeros obstáculos, conseguiu, em 1888, com apenas quinze anos, tornar-se freira para juntar-se às suas duas irmãs mais velhas na comunidade carmelita enclausurada em Lisieux, na Normandia.
          Depois de nove anos, tendo ocupado funções como sacristã e assistente da mestra das noviças, Teresa passou seus últimos dezoito meses numa "noite de fé" e morreu de tuberculose com apenas vinte e quatro anos de idade, no dia 30 de setembro  de 1897. (Fonte: Wikipedia).

30.09.2015

Música erudita em Fortaleza
Neste dia 3, sábado, às 20 horas, única apresentação em Fortaleza da mezzo soprano  Graciela Araya (foto) celebrando o  Dia Mundial da Música. Graciela já protagonizou as mais importantes óperas pelos grandes teatros do mundo.
          O espetáculo  acontece no La Brasilerie (Rua Tibúrcio Cavalcante, 736) numa realização da Arx Eventos. Traje esporte fino. Não será permitido o acesso à sala do concerto após o início da apresentação.

30.09.2015

Outubro Rosa para advertir as mulheres contra o câncer
                         A programação do Outubro Rosa na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, está bem diversificada. De palestras a atendimento especializado em Mastologia, as atividades terão abertura oficial no dia 9 de outubro, às 8h30min, no auditório do Hemoce (Rua Capitão Francisco Pedro, esquina com Rua Delmiro de Farias – Rodolfo Teófilo).
         Entre os destaques da programação estão uma exposição de fotos e depoimentos de pacientes com câncer de mama, um painel com espaço tira-dúvidas sobre câncer de mama, além de dicas, passeios e várias palestras sobre o tema. A programação completa está disponível no site da MEAC (http://goo.gl/gSpBxx).
           A informação e a consciência da mama, ou seja, o conhecimento que a mulher tem da forma e das características de suas mamas, são grandes aliados para perceber quando há algo diferente. Mas a melhor forma de diagnóstico é o exame clínico realizado pelo profissional de saúde.
        O câncer de mama é o que mais acomete mulheres no Brasil, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que em 2015 serão identificados 57.120 novos casos no País. Este câncer origina-se de uma multiplicação rápida e descontrolada das células mamárias. Quando o tumor se localiza em uma camada superficial da célula da mama não há risco de disseminação da doença e a chance de cura pode chegar a 100%. Já nos tumores chamados "invasivos" as células malignas ultrapassam essa camada superficial da célula mamária. Mesmo assim, ainda podem ser curados, principalmente quando o diagnóstico é feito precocemente.(Fonte: Assessoria de Comunicação do Complexo Hospitalar da UFC).

30.09.2015

A super lua em Paris
           A super lua apareceu assim na noite de domingo, 27, em Paris, ao lado da Torre Eiffel nesse eclipse quando a Terra privou a lua de sua luz solar por mais de uma hora proporcionando esse belo espetáculo, segundo a revista Le Point. A foto é de Mustafá Yalcin para a Anabolu Agency.

30.09.2015

Professores de Boa Viagem conquistam reajuste salarial
 
          Após incessante luta dos profissionais da educação do município de Boa Viagem, através do Sindicato APEOC, foi aprovada na segunda-feira,  28, por unanimidade dos vereadores, Projeto de Lei Nº 033/2015, que promove a partir do dia 1º de outubro  revisão salarial do magistério da educação básica de nível superior e eleva a gratificação dos diretores e secretários escolares.

             A prefeitura de Boa Viagem  nos últimos três anos vinha reajustando apenas o valor do piso, deixando os demais profissionais do magistério sem reajuste. Professores graduados e pós-graduados receberão aumento de 20% e 30%, respectivamente.
          No último dia 22/09, o Vice-Presidente do Sindicato APEOC, professor Reginaldo Pinheiro, manteve encontro com a classe naquele município já mobilizando para a apreciação da matéria na Câmara Municipal, e também acompanhou denúncias já formalizadas ao Ministério Público, de irregularidades na contratação temporária no ensino municipal e na composição do Conselho Municipal do FUNDEB. (Fonte jornalista Haroldo Holanda - Apeoc).

30.09.2015

Câmara Municipal de Sobral vai fazer concurso para 204 vagas
          As inscrições para o concurso da Câmara Municipal  de Sobral estarão disponíveis até o dia primeiro de novembro. As provas estão previstas para acontecer no dia 6 de dezembro de 2015.
           Para os cargos que exigem apenas Ensino  Fundamental  estão disponíveis 60 oportunidades (incluídas as reservas), sendo 40  para Auxiliar de Serviços Gerais  e 20 oportunidades para Assistente Administrativo. Todos com remuneração de R$ 1.230,03.
           Para Nível Médio são oferecidas 128 vagas   (incluídas as reservas),  distribuídas entre os cargos Técnico Legislativo, Recepcionista, Secretário, especialidade em Transporte etc.
          No Nível Superior são oferecidas 8 vagas (incluídas as reservas) para Procurador Jurídico, 4 para a área Contábil.  e mais 04 para Controle Interno.  

30.09.2015

EUA querem aumentar presença de seus estudantes nas Américas
          No âmbito do programa "100.000 Strong in the Americas", uma iniciativa do governo dos Estados Unidos visando a aumentar a presença de estudantes norte-americanos nas Américas, a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil organizou uma missão técnica àquele país, composta por assessores internacionais de 20 IES brasileiras.
Após uma seleção que contou com a participação de cerca de 90 IES (instituições de ensino superior) , a UFC foi uma das universidades escolhidas, sendo representada por seu coordenador de Assuntos Internacionais, Prof. Tito Lívio Cruz Romão. Os assessores das IES brasileiras foram divididos em dois grupos: uma parte da missão está sendo realizada na Costa Oeste, e a outra, na Costa Leste, entre os dias 24 de setembro e 4 de outubro.
          O objetivo primordial da missão é contatar diversas IES norte-americanas, a fim de buscar pontos comuns entre os diferentes perfis dos parceiros binacionais, que permitam incrementar o número de estudantes dos Estados Unidos em IES brasileiras.

30.09.2015

Lojistas femininas com nova diretoria
A presidente Fátima Duarte (na foto com o marido Juvenal) conduz nesta quarta-feira, 30, as comemorações alusivas aos 40 anos de criação da Associação de Lojistas e Líderes Femininas (ALFE)  quando  lança Álbum de Memória, empossa a nova Diretoria e entrega o Troféu Idelzuite Carneiro ao prefeito Roberto Cláudio. A solenidade terá como cenário o auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas.
Assume  o comando da entidade  Selma Cabral (na foto com Tereza Neumann), que tem se dedicado com muito afinco ao desenvolvimento da associação. Após a posse ela  anunciará as integrantes de sua diretoria.

30.09.2015

CURTAS SOCIAIS
*Em sua turnê pelo Brasil, o guitarrista Simon Kinny Lewis se apresenta nesta quarta-feira, às 21 horas, no Café Pagliuca. Daniel Pagliuca articulou.
*A Zug Choperia apresenta nesta quarta (30), show de Ellis Mário (foto), um dos grandes representantes da música clássica no Ceará, acompanhado de Marcos Maia, David Krebs, Claudio Miranda. .O artista já participou de vários festivais de jazz, incluindo o Festival de Blues e Jazz de Guaramiranga, além de correr o Brasil e o mundo com sua música.
*A “Le Lis Blanc” (foto) lança nesta sexta-feira, 2, das 11 às 18 horas,  sua nova coleção Alto Verão. E convida.
*Neste dia 30, há 60 anos (1955), morria em acidente o ator James Dean (foto) que, ainda hoje, continua sendo reverenciado por seus fãs de apenas três filmes – Vidas Amargas, Juventude Transviada e Assim Caminha a Humanidade.
*Nesta quarta-feira o restaurante “Mucuripe” do Hotel Gran Marquise estará apresentando o evento “Caminhos da cozinha cearense, suas raízes e a busca pela modernidade” com jantar elaborado pelos “chefs” Edilson Araújo, Pedro Emídio, Alessandra Divani, Onildo Rocha, Ana Luiza Trajano e Marie Anne. Será a partir das 20 horas. Vale a apena ir degustar.
*Ontem ganhou abraços pela idade nova o deputado Tin Gomes,  artista plástico Vando Figueiredo (foto) e  Irene Delne Lopes.
*Nesta quarta-feira os abraços vão para o senador Eunício Oliveira (foto),  Verinha Costa,  Sônia Machado e Margareth (Margô) Gonçalves.
*Amanhã  a Academia do Bacalhau (foto) realiza o seu décimo jantar do mês e comemora o 4º aniversário realizando o tradicional jantar mensal das primeiras quintas-feiras. Será no restaurante Varandas do Dão (Flat New Life) da Rua Tibúrcio Cavalcanti com Silva Jatahy. Como “pièces de résistence” bacalhau ao Dão e pernil no forno, mas será no tipo “self-service”.

*Por hoje contei. Até amanhã.