30.09.2015

Outubro Rosa para advertir as mulheres contra o câncer
                         A programação do Outubro Rosa na Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, está bem diversificada. De palestras a atendimento especializado em Mastologia, as atividades terão abertura oficial no dia 9 de outubro, às 8h30min, no auditório do Hemoce (Rua Capitão Francisco Pedro, esquina com Rua Delmiro de Farias – Rodolfo Teófilo).
         Entre os destaques da programação estão uma exposição de fotos e depoimentos de pacientes com câncer de mama, um painel com espaço tira-dúvidas sobre câncer de mama, além de dicas, passeios e várias palestras sobre o tema. A programação completa está disponível no site da MEAC (http://goo.gl/gSpBxx).
           A informação e a consciência da mama, ou seja, o conhecimento que a mulher tem da forma e das características de suas mamas, são grandes aliados para perceber quando há algo diferente. Mas a melhor forma de diagnóstico é o exame clínico realizado pelo profissional de saúde.
        O câncer de mama é o que mais acomete mulheres no Brasil, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que em 2015 serão identificados 57.120 novos casos no País. Este câncer origina-se de uma multiplicação rápida e descontrolada das células mamárias. Quando o tumor se localiza em uma camada superficial da célula da mama não há risco de disseminação da doença e a chance de cura pode chegar a 100%. Já nos tumores chamados "invasivos" as células malignas ultrapassam essa camada superficial da célula mamária. Mesmo assim, ainda podem ser curados, principalmente quando o diagnóstico é feito precocemente.(Fonte: Assessoria de Comunicação do Complexo Hospitalar da UFC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário