Postagem do dia 26.05.2015

Seis ex-deputados morreram de março até ontem
          Na quinta-feira, 21/05, vítima de acidente, morria o ex-deputado Airton Maia Nogueira (foto acima); dia 25, pela manhã, foi a vez do ex-deputado Erasmo Rodovalho de Alencar (foto abaixo), que também foi Prefeito de Iguatu.
           Ele estava hospitalizado (em UTI) numa famosa unidade de saúde da capital há vários dias. Assim, na Assembleia Legislativa, não houve sessão ordinária nesta terça-feira: os trabalhos foram levantados em homenagem a Airton Maia Nogueira. É provável que incluam igual homenagem ao ex-deputado Erasmo Alencar ou serão também levantados os trabalhos na quarta-feira?
           Também registra o jornalista Antônio Viana (foto) que os outros ex-parlamentares falecidos de março para cá foram Deusimar Maciel, Luiz Ximenes Filho, Mozart Gomes de Lima e Jarbas Bezerra. Todos tiveram importante atuação parlamentar em benefício de suas áreas de votação.

26.05.2015

O sertão em Fortaleza no Pecnordeste
         Dois momentos no Agropacto desta terça-feira: o lançamento do XIX Pecnordeste-Seminário Nordestino de Pecuária, que acontecerá em Fortaleza de 16 a 18 de junho, no Centro de Eventos,
 e o lançamento do selo postal dos Correios sobre Abelhas Brasileiras Melíponas – Abelhas sem ferrão, ato realizado pelo diretor-adjunto dos Correios, William Porto, que convidou para obliteração (carimbagem), entre outros, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará, Flávio Saboya (foto abaixo), e o diretor da Confederação Nacional de Agricultura (CNA), José Ramos Torres de Melo.
          O Pecnordeste deste ano, segundo revelou o coordenador-geral Paulo Hélder Braga (foto acima) em sua exposição, incluirá seminários setoriais, minicursos, oficinas de capacitação, a XIX Feira de Produtos e Serviços Agropecuários, IV Pecleite-exposição especializada de bovinos e caprinos leiteiros, Feira Pet, exposição de cavalos da raça Quarto-de-Milha. Encontro dos Secretários Municipais de Agricultura, 70 caravanas vindas do interior do Estado e muitas outras novidades. Os preços para os dias do evento são os seguintes para pagamento até o dia 12 de junho: estudantes – 100 reais; profissional/produtor – 200 reais e participantes de caravanas 40 reais por pessoa.

26.05.2015

Municipalistas cearenses em marcha em BSB
          Após uma extensa preparação organizada e realizada pela Aprece, através de seis encontros regionais da Jornada Municipalista e reuniões com a bancada federal cearense, a entidade está liderando uma comitiva de mais de 100 prefeitos, vereadores e assessores municipais que estão participando, até o dia  28, da XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, no Centro Internacional de Convenções do Brasil.
          “Pela primeira vez, o Ceará participa desse que é o maior evento municipalista da América Latina com um documento elaborado coletivamente por representantes de municípios de todas as regiões do Estado. Esse foi o resultado da Jornada Municipalista da Aprece e certamente daremos uma contribuição fundamental para as conquistas que certamente resultarão da Marcha”, afirmou o presidente da Aprece, Expedito José do Nascimento (foto).
          A Marcha a Brasília é realizada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e tem como objetivo mobilizar os gestores de todo o país em defesa da pauta municipalista. (Fonte: Jornalista Carol Batista-Aprece).

26.05.2015

62 anos de luta pela responsabilidade social da mídia
        O Sindicato dos Jornalistas no Ceará (Sindjorce) completa 62 anos de lutas nesta terça-feira, 26,  promovendo um ato público, às 16 horas, na Praça da Imprensa, em defesa da regulamentação das comunicações no Brasil.
        Conclama Déborah Lima, ex-presidente do Sindicato e uma das lideranças jovens da categoria:  “Participe da nossa Tribuna Livre pela ética, pluralidade e responsabilidade social da mídia!”.

26.05.2015

Empreendedorismo inteligente na hotelaria
          A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e o Sindicato Intermunicipal de Hotéis e Meios de Hospedagem  do Ceará (Sindihotéis-CE) estão promovendo mais uma edição do ‘Encontro FBHA – Excelência em serviços de hospedagem e gastronomia’. O evento acontece  nesta quarta-feira, 27,  no Mareiro Hotel, em Fortaleza. Esta é a 15ª edição do Encontro e a segunda na capital cearense.
O evento é direcionado aos empresários e gestores dos segmentos de hotelaria e gastronomia. Nesta edição, as palestras terão temas diferentes das apresentadas no primeiro Encontro realizado na capital cearense, em maio de 2014. Manoel Cardoso Linhares (foto), presidente do Sindihotéis, está entusiasmado com as palestras, pois, como diz, “o objetivo principal do encontro é elevar a qualidade dos serviços prestados a turistas e consumidores da hotelaria e gastronomia locais”.
Para o presidente da FBHA, Alexandre Sampaio (foto),  “A troca de experiências que o encontro proporciona é, sem dúvida, bastante enriquecedora. Com a proximidade dos Jogos Olímpicos de 2016, precisamos valorizar o setor em lugares com grande potencial turístico, como é o caso de Fortaleza”, declarou.
Uma das palestras mais aguardadas é ‘Empreendedorismo Inteligente – Construindo um negócio de sucesso hoje, amanhã e sempre’, do autor da Teoria da Inteligência Comportamental Humana, Jô Jurlan (foto). 
De acordo com o presidente do Sindhotéis Ceará, Manoel Linhares, eventos como este são importantes para que os empresários percebam a importância de estar filiado a uma entidade sindical patronal. “O primeiro Encontro foi um sucesso e tenho certeza de que a segunda edição também será. Estamos esperando massiva participação do trade”, declarou Linhares.

26.05.2015

De Fusca de Fortaleza a Águas de Lindoia-SP
Com saída programada para o dia 30 (sábado), às 5:00 horas, do Posto Sobral e Palácio, na Av. Aguanambi, um grupo de proprietários de “fuscas” viaja com destino a Águas de Lindóia, em São Paulo. A presidente da Associação da categoria, Izabel Romcy (foto abaixo), com seu navegador de bordo Ricardo de Paula, à frente.
  O grupo já traçou as paradas: Primeiro dia, Fortaleza até Salgueiro-PE, percorrendo 610 Kms; segundo dia, Salgueiro a Jequié-BA percorrendo 727 Kms; terceiro dia Jequié a Governador Valadares, MG, percorrendo 703 Kms; quarto dia, Governador Valadares a Congonhas- MG percorrendo 863 Kms; quinto dia, Congonhas a Águas de Lindoia-SP,
Percurso total ; 2.903 Kms.

26.05.2015

Medalhas e comendas da Fecomércio
          A Medalha Clóvis Arrais Maia, criada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará - Fecomércio-CE, homenageará o empresário João Carlos Paes Mendonça, presidente do Grupo JCPM. A solenidade de entrega ocorre nesta terça-feira, dia 26 de maio, a partir das 19:30h, no Lulla’s Plazza. Criada em 1992, a outorga é concedida em reconhecimento às personalidades que tenham realizado trabalhos relevantes na busca pelo desenvolvimento do comércio no Estado.
Outras duas comendas de grande relevância também serão entregues: no âmbito de atuação do Sesc, a Comenda de Excelência na Prestação de Serviços João Luiz Ramalho de Oliveira  homenageará Cláudia Fadel, diretora da Escola Sesc de Ensino Médio. Já a Comenda de Excelência na Prestação de Serviços José Leite Martins, no âmbito de atuação do Senac, irá reconhecer o trabalho do Diretor-Geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Sidney da Silva Cunha.

26.05.2015

Revista cearense de altíssima qualidade
          Marcondes Viana  (na foto com Juliana), o agitado de sempre, lança a  edição de 10 anos de sua excelente revista “Chic Automóveis & Sociedade”, que mistura inteligentemente a vida social de Fortaleza com os lançamentos mundiais e brasileiros da área automobilística passando pela gastronomia e uma grande diversidade de assuntos de interesse do leitor.
Nesse número, por exemplo, tem o BMW M3, Jetta, Bravo, Sprinter 20 anos; na área gastronômica você encontra  o Sal da Terra e os sabores da Turquia; tem a matéria sobre a esplêndida Noite Chic que o editor ofereceu à sociedade com as fotos v das personalidades homenageadas e, na capa, tem a beleza de Bruna Mesquita.
O novo Jóckey Club cearense também está na publicação numa entrevista com o presidente Paulo Moreira de Sousa (foto).

26.05.2015

“Diálogos circenses” nesta quarta-feira
          As memórias e documentos sobre as presenças e evolução do circo e de seus profissionais no Ceará  motivam bate papos e exposição acerca dessa manifestação artística até 03 de julho, sempre às quartas no Centro Cultural do BNB.
          E o terceiro encontro da série “Diálogos Circenses” pela Associação dos Proprietários, Artistas e Escolas de Circo do Ceará (Apaece) será nesta quarta-feira,  27, das 14h às 17h, no Centro Cultural Banco do Nordeste (Av. Conde d’Eu, 560 – Centro).
 Na ocasião, os papos entre agentes do Circo, pesquisadores e comunicadores versarão sobre o extensivo tema dos “Saberes: Arquitetura Nômade, Figurinos e Gastronomia”, a partir das memórias e revelações de três novos convidados: Maria Aparecida da Silva, a Dona Cida; Josileudo de Souza Simões, o Palhaço Limãozinho e Francisco de Assis de Lima, o Palhaço Novidade. A conversa terá mediação de Izabel Gurgel e de Alencar Lage, com documentação dos relatos por Andrei Bessa e Urik Paiva. (Fonte: Jornalista Kiko Bloc-Boris).

26.05.2015

Brasil e Chile no cinema de arte
     O “cinemeiro”  Pedro Martins Freire (foto) manda dizer que  Cinema de Arte/Cinépolis promove  nesta 5ª feira, 28, duas importantes estréias: a produção brasileira “Permanência”, de Leonardo Lacca; e “Nostalgia da Luz”  do chileno Patricio Guzzman.
          Drama pernambucano, “Permanência” (foto)  marca a estréia do cineasta pernambucano Leonardo Lacca e da atriz Laila Pas, no longa-metragem. A produção participou de diversos festivais nacionais e internacionais, tendo recebido os prêmios de melhor Diretor e Ator (Irandhir Santos) no Festival de Cinema da Fronteira (Bagé, RGS); do Público no Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira (Portugal); e 5 troféus no CINE-PE-2015.
          “Nostalgia da Luz”  é um documentário ganhador de 11 prêmios internacionais. Patrício Guzmán, 74, respeitado documentarista, é um cronista crítico da História do Chile com obras como A Batalha do Chile (1970), Em Nombre de Dios (1987), El Caso Pinochet (2011) e Salvador Allende  vive em la Memoria (2004). Seu mais recente longa, El Botón de Nácar (2015).
          O cenário é do deserto do Atacama (foto), no Chile. Enquanto astrônomos utilizam o Observatório Europeu do Sul na exploração dos mistérios do universo, na imensidão da areia, dezenas de mulheres, com pequenas pás de jardinagem, buscam fragmentos de ossos, os quais, através de exames de DNA, podem dizer se são de familiares desaparecidos durante a ditadura Pinochet. Ali, os acampamentos dos mineiros de cobre se tornaram cárceres dos quais jamais saíram. O filme registra um pedaço da história do Chile, até então ignorado internacionalmente.

26.05.2015

CURTAS SOCIAIS
 *Francis Bringel (foto), que eu trouxe para duas apresentações nos galas internacionais que realizei, volta a Fortaleza no dia 12 de junho para se apresentar em evento a ser realizado pelo Dia dos Namorados no Spazzio Residence.
 *Aymar Rodrigues (na foto acima com Vidal Neto) coordena. Preço: 120 reais por pessoa. 
 *O Mucuripe Clube (foto), agora Mucuripe Music, volta a movimentar suas noitadas a partir desta sexta-feira.
*¨Você é nosso convidado para participar do relançamento da “Lez a Lez” em Fortaleza, agora sob o comando de Larissa Coelho, Natália Marques e Marcella Camurça. O coquetel, dia 27 de maio, será somente para pessoas especiais”. Mandam dizer essas empreendedoras.
*Hoje ganham abraços pelo “nat” Suely Carvalho e Odete Aragão.
 *Dulce Freitas é a aniversariante desta quarta-feira, 27. Também fazem aniversário Oto Sá Cavalcante, Deusmar Queirós (juntos na foto), Maggy Morais Correia, Gilberto do Egypto e Francisco Jatahy.
*Por hoje contei. Até amanhã.