26.05.2015

Brasil e Chile no cinema de arte
     O “cinemeiro”  Pedro Martins Freire (foto) manda dizer que  Cinema de Arte/Cinépolis promove  nesta 5ª feira, 28, duas importantes estréias: a produção brasileira “Permanência”, de Leonardo Lacca; e “Nostalgia da Luz”  do chileno Patricio Guzzman.
          Drama pernambucano, “Permanência” (foto)  marca a estréia do cineasta pernambucano Leonardo Lacca e da atriz Laila Pas, no longa-metragem. A produção participou de diversos festivais nacionais e internacionais, tendo recebido os prêmios de melhor Diretor e Ator (Irandhir Santos) no Festival de Cinema da Fronteira (Bagé, RGS); do Público no Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira (Portugal); e 5 troféus no CINE-PE-2015.
          “Nostalgia da Luz”  é um documentário ganhador de 11 prêmios internacionais. Patrício Guzmán, 74, respeitado documentarista, é um cronista crítico da História do Chile com obras como A Batalha do Chile (1970), Em Nombre de Dios (1987), El Caso Pinochet (2011) e Salvador Allende  vive em la Memoria (2004). Seu mais recente longa, El Botón de Nácar (2015).
          O cenário é do deserto do Atacama (foto), no Chile. Enquanto astrônomos utilizam o Observatório Europeu do Sul na exploração dos mistérios do universo, na imensidão da areia, dezenas de mulheres, com pequenas pás de jardinagem, buscam fragmentos de ossos, os quais, através de exames de DNA, podem dizer se são de familiares desaparecidos durante a ditadura Pinochet. Ali, os acampamentos dos mineiros de cobre se tornaram cárceres dos quais jamais saíram. O filme registra um pedaço da história do Chile, até então ignorado internacionalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário