Notícias do dia 18.01.2013

Novo Desembargador do Trabalho

Novo desembargador Jefferson Quesado e José Rangel.
Juiz do Trabalho por vários anos e Desembargador  convocado, o magistrado Jefferson Quesado assume nesta sexta-feira, às 16 horas, o cargo efetivo de Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª. Região/Ceará, indicado por antiguidade pela Presidenta da República. Entrou na vaga da Desembargadora Laís Rosas Freire, que se aposentou por compulsória. Ele também já presidiu a AMATRA-Associação dos Magistrados do Trabalho.


Aguiar é o novo Presidente do TCM

Conselheiro Francisco Aguiar
O Conselheiro Francisco Aguiar toma posse nesta sexta-feira, 18/01, como presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará (TCM) para o biênio 2013/2014. Substituirá o Conselheiro Manoel Veras.
A solenidade, marcada para as 10 horas da manhã, com presença confirmada do governador Cid Gomes e de outras autoridades, será realizada na sede do TCM, no Centro Administrativo do Cambeba.
Natural de Camocim, Aguiar tem origem em família tradicional e com forte atuação na política partidária cearense. Exerceu cinco mandatos de deputado estadual. Foi presidente da Assembléia Legislativa, onde dirigiu  várias comissões daquele poder, que o elegeu  Governador do Ceará em dezembro de 1994. Está no TCM, como Conselheiro, desde julho de 2006.


Novidades nos cartões da Caixa
A partir deste mês de janeiro serão anunciadas algumas novidades e mudanças  nos cartões de crédito Visa e Mastercard operados pela Caixa Econômica Federal. Uma delas é o aviso de compras ou saque pelo celular. Assim que houver  qualquer tentativa de  operação com o cartão o titular será avisado pelo celular. Mas  esse serviço tem que ser cadastrado. Outra: os cartões Múltiplos passarão a ter “chip”.


Novo Jockey Clube

Nova pista de corrida do Jockey Clube

Os festejos que marcam a inauguração da nova sede do Jockey Clube Cearense começam hoje com apresentações de animais e jantar de confraternização no Marina Park Hotel. Sábado e domingo haverá disputa de páreos, feijoada musicada com chorinho e leilão de 50 animais Quarto-de-Milha, linhagem de corrida. O novo Jockey está situado nas proximidades da localidade Coluna, na BR-116, Km 35. Paulo Miranda é um dos articulares.


Caiu na “expulsória”
Aposentado como Delegado de Polícia pela compulsória, por completar 70 anos de idade,  Francisco Queiroga continua ativo nos seus ótimos contatos de relacionamento e prestativo como sempre. Ele, segundo se diz,  deverá ocupar brevemente uma função  na área da segurança estadual.


Muito mal formada
Em sessão da  Assembléia Legislativa, outro dia,  o deputado Ferreira Aragão teceu severas críticas à composição das Câmaras Municipais do Brasil com enfoque especial na de Fortaleza  eleita em outubro e empossada em janeiro. Para ele, o legislativo municipal nunca esteve tão mal formado.


Dentadura para cearenses
O Ministério da Saúde destinou a importância de 923 mil reais para a produção de próteses  dentárias para atender a 11 cidades cearenses.  A  decisão foi tomada, segundo o Ministério,  “devido à necessidade de implementação de laboratórios regionais de próteses dentárias, ampliando o acesso às ações de reabilitação em saúde bucal”. O público alvo será a população de extrema pobreza.
Irão receber o benefício as cidades de Acaraú, Camocim, Jijoca de Jericoacoara, Sobral, Aracati, Barbalha, Baturité, Icó,  Pindoretama, Russas e  Santana do Cariri.


TAM e Gol as mais inseguras



Segundo levantamento da JACDEC, consultoria alemã que acompanha todos os  acidentes aéreos que ocorrem no planeta, as brasileiras TAM e Gol estão entre as quatro companhias aéreas mais inseguras para se viajar no mundo. O estudo  estipula um índice no qual zero representa total segurança. A TAM teve média de 1.077 – apenas melhor do que a da taiwanesa China Airlines (1.171). Já a Gol recebeu 0,790. A melhor avaliada, a filandesa Finnair, teve índice de 0,005.
Os números são calculados a partir dos acidentes ocorridos nos últimos 30 anos, relacionados com a quilometragem já voada e o número de passageiros de cada empresa. Nenhuma das nove melhores colocadas registrou acidentes no período, mas algumas delas foram fundadas recentemente, como a Etiahad Airways, dos Emirados Árabes Unidos, que existe desde 2003.


Seis grandes acidentes
Pelo levantamento, a TAM (fundada em 1976) registrou seis grandes acidentes aéreos desde 1983, com um total de 336 mortes (o último deles no dia 17 de julho de 2007, quando 187 morreram no vôo 3054, que fazia a rota Porto Alegre-São Paulo).
No caso da Gol (fundada em 2001), a consultoria considera um acidente no mesmo período, com 154 mortes (no dia 29 de setembro de 2006, no voo 1907, que fazia a rota Manaus-Brasília e caiu na Amazônia). No total de acidentes desde 1983, as recordistas são Aeroflot-Russian Airlines e American Airlines (10), seguidas de US Airlines e Korean Air (9) e Air France (7). No número de mortes no período, apenas China Airlines (755), Korean Air (687) e American Airlines (587) superam a TAM. (Fonte: Colunaonline de Jefferson Severino).