Postagem do dia 21.08.2015

Advogados têm agora piso salarial no Ceará
          A Assembleia Legislativa aprovou na quinta-feira projeto do deputado Bruno Pedrosa (PSC-foto) que estabelece o piso salarial de 2 ou 3 mil reais (dependendo se 20 horas semanais ou tempo integral) mensais para advogados em início de carreira em empresas privadas ou escritórios no Estado do Ceará.
A lei vai agora para sanção do Governador e publicação no Diário Oficial para entrar em vigor.

21.08.2015

Cid Gomes e aliados aceitam convite para se filiar ao PDT

Cid, Lupi e Zezinho em conversa

        O ex-governador Cid Gomes e seus aliados no Ceará decidiram, nesta sexta-feira (21/08), aceitar o convite feito pelo presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e se filiarão ao partido até o início de setembro. A decisão se deu durante reunião no gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa, quando Carlos Lupi convidou pessoalmente o ex-governador e os atuais filiados ao Pros para ingressar na sigla trabalhista.
          No encontro liderado pelo presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque, e pela atual bancada do Pros na Casa, Carlos Lupi fez uma análise da atual conjuntura do País, destacando o equilíbrio com que o PDT tem procurado conduzir a discussão sobre diversos temas em votação no Congresso Nacional. “Atuamos com independência durante as votações e somos críticos em relação à política econômica do Governo Federal”, destacou.
          Carlos Lupi destacou as relações mantidas entre o PDT e as lideranças do Pros do Ceará, lembrando que, em 2002, foi um dos coordenadores da campanha do ex-governador Ciro Gomes à Presidência da República. Para ele, o momento é de construir uma alternativa para o Brasil nas eleições presidenciais de 2018.
          Ao falar em nome do grupo político que lidera, o ex-governador Cid Gomes aceitou o convite pedetista, destacando a convergência de pontos de vista com o PDT. “Compromisso e disposição de luta não nos falta nem nos faltará”, afirmou Cid Gomes. O presidente estadual do PDT, deputado federal André Figueiredo, destacou a sintonia entre os diretórios nacional e estadual do partido ao convidar o grupo político, sendo apoiado pelos deputados estaduais Evandro Leitão e Ferreira Aragão.
          Também participaram do encontro lideranças do Pros como os deputados federais Antônio Balhmann, Domingos Neto e Leônidas Cristino, os deputados estaduais Antônio Granja, Manoel Duca, Laís Nunes, Jeová Mota, Sérgio Aguiar, José Sarto e Odilon Aguiar, além do presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Filho. Integrantes de outros partidos, os deputados estaduais Gony Arruda (PSD), Professor Teodoro (PSD), Leonardo Pinheiro (PSD), Júlio César Filho (PTN), Nizo Costa (PSDC), Joaquim Noronha (PP) e Carlos Felipe (PCdoB) prestigiaram a reunião, bem como ex-deputados estaduais e lideranças partidárias de Fortaleza e do interior do Estado. (Fonte: Ascom-AL, jornalista Salomão Castro).

21.08.2015

Gerente do Comitê Olímpico vem a Fortaleza falar sobre projetos e organização de eventos
          Especialista na estruturação de megas   eventos, Edgar Antônio Hubner (foto), gerente-geral da Juventude e Infraestrutura do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e diretor-geral dos Jogos Escolares da Juventude, estará em Fortaleza no dia primeiro de setembro para falar sobre “Estratégia em gestão de projetos e organização de eventos” quando apresentará toda a sua expertise nessa área.
          Hubner, em palestra no Hotel Marina Park, das 17 às 22 horas, destacará sua experiência na  Concepção de Eventos Exclusivos, Montagem e Infraestrutura, Arquitetura e Acessibilidade, Segurança e Logística, Planejamento de Eventos Complexos, Eventos Esportivos, Megaeventos, Gestão de Projetos e XVII Jogos Pan-Americanos-Experiências e Diferenciais. 
          Ele vem a Fortaleza a convite do Instituto Future que deseja apresentar aos produtores e organizadores de eventos do Ceará todo conhecimento por ele adquirido   nessa área ao longo de muitos anos..  A organização é da Prática Eventos. As inscrições estão abertas nos sites www.praticaeventos.com e www.institutofuture.com.br. Mais informações: 3433.7684.

21.08.2015

Câmara Municipal quer CPI para investigar Coelce
          O jornalista Macário Batista fez o seguinte “post”: “O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Salmito Filho (foto), anunciou a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar supostas irregularidades cometidas pela Companhia Energética do Ceará (Coelce) na capital cearense. O pedido, porém, não é referente ao apresentado pelo vereador Robert Burns (PTC), mas ao vereador Joaquim Rocha (PV) solicitado, em 2014, ainda na gestão Walter Cavalcante (PMDB) – hoje, deputado estadual.
“Salmito esclareceu que, depois de pedido de alguns parlamentares, procurou o departamento jurídico e legislativo e validou o requerimento de Joaquim Rocha. Ele explicou ainda que o pedido de Robert Burns não teria validade em virtude a retirada das assinaturas inviabilizando o documento. Alguns detalhes, porém, precisam ser observados para dar início a formalização da comissão, que ainda não tem data para começar os trabalhos.
        Burns (foto), por sua vez, voltou a defender a instalação da comissão, afirmando que a população do Ceará não pode mais pagar pelo preço que a energia elétrica está sendo cobrada. Robert explicou que, enquanto o país vive uma época de crise, a Coelce obteve um lucro de 146%. “A Coelce não pode continuar a tomar dinheiro do nosso povo. Nós, cidadãos de Fortaleza, pagamos a expansão da Coelce. Quem tem que pagar é ela, não o povo. Isso é um absurdo”, concluiu.

21.08.2015

Skal confraterniza e lança programa de promoção e negócios
          Durante almoço super concorrido, que teve como cenário o Salão Pedro Lazar do Hotel Oásis Atlântico, a presidente do Skal Internacional de Fortaleza, Priscila Cavalcanti (foto), comandou a recepção a novos associados, festejou os aniversariantes dos meses de abril a agosto, apresentou sua nova diretoria ampliada.
           Na ocasião lançou  o programa “Skal Mundo Agora – Promoção & Negócios”, que tem por objetivo “um novo conceito de Gestão de Negócios, onde os envolvidos terão a oportunidade de se integrar usufruindo de novas perspectivas de desenvolvimento sustentável”, segundo a apresentação feita pela diretora Selma Cabral, que ressaltou o lema do projeto: Integrar, Capacitar e Promover (foto abaixo).

          Marcos Pompeu (foto acima) é um dos novos associados e recebeu o seu “pin” das mãos do vice-presidente Colombo Cialdini, que destacou a importância, no “trade” do turismo, de ser Skal. Eu coloquei o “pin” na lapela do jornalista Marcos Saraiva.
          Foi também assinado convênio de colaboração em parceria com a AJE - Associação dos Jovens Empresários do Ceará.
          Os “pasts” presidentes Valmir Rosa Torres, Enid Câmara, Edgar Sá  e Sabino Henrique  estiveram presentes e ganharam elogiosas referências da presidente Priscila. O deputado Sérgio Aguiar, os hoteleiros Manoel Cardoso Linhares e Régis Medeiros entre as muitas presenças de skalegas associados que fizeram os ótimos momentos de confraternização.
          Ao final houve o tradicional brinde Skal - S K A L, Skal............

21.08.2015

Cearense com Medalha de Ouro  em filatelia
           A filatelia brasileira, e a  cearense em particular,  está de parabéns. Há muitos anos  uma coleção de peças filatélicas da América Latina não  ganhava  Medalha de Ouro Temática FIP com nota máxima (93 pontos) em uma exposição internacional como aconteceu agora na Singapore 2015 com a coleção do cearense Fernando Cavalcante Veiga (foto abaixo) “Linking  Borrowers to Lenders” (tradução livre como relação financeira entre tomadores e instituições financeiras). Além do Ouro a coleção ainda ganhou Menção Especial.
          Cearense de Fortaleza, Fernando é Engenheiro Elétrico e trabalha na agência do Banco Central. Seu lazer principal é a filatelia e, além dessa coleção, ele tem outra (sobre televisão)  igualmente  premiada com Medalha de Ouro em exposição internacional, em Portugal.

21.08.2015

Windows 10 envia nossos dados para a Microsoft
Na França autoridades  da área da informática estão alertando e discutindo  sobre  o que  está  embutido no novo aplicativo, o Windows 10, lançado no dia 29 de julho, e que já superou a venda de 100 milhões de cópias até o dia 15 deste mês. Um sucesso mundial  faraônico.
Mas a preocupação é com o  que existe embutido no sistema, escondido em seu código, algumas funções polêmicas, como as que enviam todos os dados que passam pelos nossos computadores  para os servidores da Microsoft permanentemente. “Mesmo que você desative certas opções, as informações do seu computador continuarão  indo para a Microsoft”, dizem os especialistas. (Fonte: Le Point, França).

21.08.2015

Agência padrão é campeã em vendas
          Diretora da Turisforma, Melânia Torres (na foto com Graça Dias Branco da Escóssia) acaba de receber em São Paulo certificado da TAM como primeiro lugar em vendas de passagens aéreas da empresa no Ceará.
         A Turisforma, criada e presidida  por Valmir Torres (na foto com Melânia), é a agência de viagem padrão do Estado com uma carteira de clientes composta pela quase totalidade das grandes empresas cearenses.

21.08.2015

Festa de 80 anos
O Juiz aposentado Manoel Cândido Sobrinho chega aos 80 anos de idade nesta sexta-feira, 21, e comemora no dia seguinte, sábado, com “big” festa organizada pela esposa Ângela Maria Ramalho Façanha no restaurante Caravelle.
         Ele nasceu em distrito pobre de Lavras da Mangabeira, estudou em escola pública, fez as faculdades de  Direito e Letras, exerceu as funções de Juiz titular nas Comarcas de Pentecoste, Assaré, Aurora,  Baturité e Fortaleza. Está aposentado desde 1996.

 

21.08.2015

Sociedade filatélica aos 80 anos
          Medalhas, canetas e peças filatélicas alusivas aos 80 anos da Sociedade Numismática e Filatélica Cearense, ocorridos em julho passado, já podem ser adquiridas.
          O presidente da entidade, Roberto Moreira Azevedo (foto), todos os domingos pela manhã está na feirinha dos colecionistas na Cidade da Criança com esse material à disposição.

21.08.2015

Alerta para fraudes nas agências de viagem
          Entidades ligadas às agências de viagem, com a ABAV à frente, e todos os participantes da  cadeia produtiva de viagens, fornecedores, agências e até clientes, estão preocupados e engajados na prevenção às fraudes  que estão se  multiplicando muito nos últimos anos, “mas, na contramão, e com o mesmo engajamento, temos os  criativos profissionais do mal, hackers e fraudadores de sistemas, buscando, o tempo todo, uma forma de enganar sistemas e pessoas, provocando enormes prejuízos”, dizem.

           Por isso, ABAV-SP, ABRACORP e AIR TICKET decidiram unir esforços para criar e estimular a comunicação para orientar e alertar todo o setor para as práticas fraudulentas, sempre criativas e inesperadas, desses verdadeiros bandidos.
           Um dos canais utilizados, agora, são as mídias sociais como oLINKEDIN, FACEBOOK,  entre outros, espaços onde as pessoas, inocentemente, compartilham hábitos, viagens e outras informações que são  maldosamente utilizadas pelos fraudadores para enganar os consultores e emissores das agências de viagens.
       “Portanto, recomendamos redobrada atenção para atraentes propostas de  negócios ou aquela venda fácil que surge, de repente, vinda, até de suposta e ingênua indicação de pessoas ou  profissionais de seu relacionamento, tanto  como pessoa física ou jurídica.
 
      “Atenção especial, também, para o uso de  cartão de crédito, seja como pessoa física ou jurídica, pois é outra forma de acesso frequente à fraude. Somente a atenção redobrada pode ajudar você e sua agência na prevenção à fraude. A internet  trás consigo a agilidade da informação, mas também a invasão da individualidade das pessoas, fique atento, o tempo todo”, dizem esses dirigentes.

A observação é válida para todos os que fazem operações financeiras, de compra ou venda pela Internet. Olho vivo.

21.08.2015

Encíclica Papal discutida no parque
          A ​ Agência de Informação Frei Tito para a América Latina, a Edital e o Movimento Proparque apresentam no domingo, de 9 às 12 horas, reflexões sobre a Carta Encíclica do Papa Francisco sobre o “Cuidado da Casa Comum, da Terra, nossa mãe e a casa de todos”. A principal entrada do Parque Rio Branco é pela Av. Pontes Vieira).
           Na ocasião, duas apresentações de 20 minutos serão feitas pelo Prof. Manfredo Araújo de Oliveira (filósofo, teólogo, professor na UFC), e pela Profa. Maria do Céu Lima (Dra. em Geografia, do Departamento de Geografia da UFC). Segundo os organizadores “o Parque é o lugar mais adequado para se falar da “carta verde” que o Papa nos ofereceu para pensarmos sobre nosso mundo e nossa sociedade”. (Informações: Jornalista Ademir Costa – (85) 9994-9052).

21.08.2015

CURTAS SOCIAIS
*A jornalista Mara Cristina (na foto à esquerda com Daniel e Izakeline) foi  a aniversariante do  dia 20. Também fez aniversário na data Mirian Holanda (na foto abaixo com o marido João Batista).
*Nesta sexta-feira, 21, eu cumprimento a Silvinha, sra. Francisco Ribeiro (foto abaixo).
*Sábado, 22, os abraços vão para o empresário João Soares Neto (foto abaixo), Flávia Castelo e o colunista Francisco Campelo.
 
*Por hoje contei. Bom final de semana.