Postagem do dia 29.05.2014

Seminário de Gestão Pública Continuada começa nesta quinta-feira

Ministro Ubiratan Aguiar


Objetivando transmitir conteúdo de Controle, Gestão, Orçamento, Prestação de Contas e Regulação da Administração Pública para servidores, funcionários e colaboradores que atuam junto ao Poder Público começa nesta quinta-feira, 29, em  Fortaleza o Encontro de Gestão Pública (Educação Continuada), nos dias 29 e 30 de maio, no Hotel Romanos (Rua Padre Pedro de Alencar, 2230),  em Messejana. A coordenação é do Ministro do Tribunal de Contas da União, Ubiratan Aguiar, que ressalta: “Aqueles que trabalham, direta ou indiretamente, com a Administração pública precisam estar cientes das suas diretrizes e dos princípios que a norteiam, além de buscar um constante aprimoramento em relação às suas mudanças”.

Romanos Hotel em Messejana

          Entre os temas que serão enfocados por categorizados especialistas da área, como profissionais, professores e autoridades dos Tribunais, estão as palestras “Aspectos relevantes para o estudo do orçamento público”,  “O repasse de recurso público”, “Sistema informatizado nos tribunais de contas”. “A tecnologia da informação e a sua repercussão na gestão pública”, “O processo nos tribunais de contas” e “As formas de controle e o processo nos tribunais de contas.” Todos esses temas serão divididos em oficinas com conteúdo programático. O evento  será realizado durante dois dias.
 

Ministro Ubiratan falando ao blog

PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR

Na abertura, às 9 horas, a palestra “Aspectos relevantes para o estudo do orçamento público” com Andrei Aguiar, Conselheiro Estadual da OAB/CE e Sócio-Diretor do escritório Aguiar, Veras & Marzagão Advogados Associados, seguindo-se a Oficina Orçamento Público com Nelson Andrade, Analista de Controle Externo do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará.

          À tarde, “Tecnologia da Informação e a sua repercussão na Gestão Pública” tendo como palestrante Augusto Sherman Cavalcanti,  Ministro-Substituto do Tribunal de Contas da União. Segue-se a Oficina “Repasse de Recursos” com Roberto Correia, Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União.
          Encerrando o primeiro dia de trabalho haverá a Oficina “Sistemas Informatizados nos Tribunais de Contas” com Raimir Holanda Filho, Diretor da 13ª Inspetoria de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Ceará .
          O segundo dia será aberto com a palestra “O Repasse de Recurso Público” tendo por palestrante: Ministro Weder de Oliveira, do  TCU – Tribunal de Contas da União seguindo-se a Oficina SICONV com Antônio Araújo Silva, Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União – SECEX/CE. Segue-se nova Oficina “O Processo nos Tribunais de Contas” ministrada por Roberto Sérgio do Nascimento, Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União.
          Depois do almoço haverá a palestra “As formas de controle e o processo nos Tribunais de Contas” com César Wagner Marques Barreto, Secretário Geral do Tribunal de Contas do Estado do Ceará; e “Prestação de Contas” com Nelson Rocha do Nascimento,  Assessor Técnico da Procuradoria do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará. Esta programação poderá sofrer alterações.
Informações e inscrições:
PRÁTICA EVENTOS -  (85) 3433.7684 – (85) 3433.7685

29.05.2014

Nearco Araújo e suas velas e veleiros

Mestre Nearco


          O arquiteto e artista plástico Nearco Araújo lançará nesta quinta-feira (29), às 19h, no Museu de Arte da UFC, o livro Ventos, velas e veleiros, que reúne um conjunto de obras sobre o universo das embarcações cearenses, uma das manifestações mais importantes e diversificadas da nossa cultura material e imaterial. Com pesquisa e texto do arquiteto e urbanista Romeu Duarte Júnior, professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC, a publicação valoriza o tradicional acervo naval cearense. Ao mesmo tempo, registra a trajetória de 78 anos de vida e mais de 50 anos de trabalho, investigação e estudos de Nearco Araújo.


Editado pela Modo Maior, o livro tem 108 páginas e desenhos que traduzem o segredo de ver e representar do artista, em uma homenagem aos jangadeiros, pescadores e operários cearenses. "A vida é sempre possível, mesmo teimosamente. Sou artesão no risco das coisas simples", revela Nearco.


Até o dia 29 de junho, o Museu de Arte da UFC (MAUC) realiza exposição aberta ao público, com desenhos do artista que estarão no livro, com visitação em horário comercial. A obra, que tem projeto gráfico, capa, diagramação e tratamento de imagens de Henrique Baima, será apresentada pelo arquiteto Romeu Duarte e haverá, no lançamento, participação da banda Navale durante o coquetel. O MAUC fica na Av. da Universidade, 2854 – Bairro Benfica.

 O AUTOR – Nearco Barroso Guedes Araújo é natural de Manacapuru, Amazonas. Nascido em 8 de setembro de 1936, chega ao Ceará na década de 1950. É graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFC desde 1971. Participou de 17 exposições individuais e 40 coletivas, obtendo 12 prêmios nacionais e um prêmio internacional. Em 1969, antes de se graduar em Arquitetura, recebeu a Medalha de Ouro da Bienal Internacional de São Paulo, concedida a um projeto elaborado por um grupo de estudantes do Curso de Arquitetura da UFC, do qual fazia parte.

Entre pinturas e desenhos, diversos de seus trabalhos compõem coleções públicas e privadas no Brasil e no exterior. Nearco Araújo também realizou trabalhos como consultor de projetos de arquitetura e artes visuais.

(Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC).

29.05.2014


Deputados querem suplência de senador

Deputado Vanderlei


Conta o jornalista Antônio Viana que, na Assembleia Legislativa,  teve início um movimento entre parlamentares de oito partidos ligados ao governador Cid Gomes,   que querem cobrar as duas suplências de senador para indicação entre deputados que não desejam mais disputar a reeleição. Pelo menos nove  deputados  lembraram logo o  nome do colega Vanderlei Pedrosa (PTB)  sendo que o mais entusiasmado era Tomaz Holanda.

O primeiro secretário da AL, deputado Sérgio Aguiar (Pros), em entrevista ao  jornalista revelou que a pretensão é legítima.

29.05.2014


Oi investe R$ 33 milhões no primeiro trimestre de
2014 para aprimorar qualidade de serviços no Ceará

 

A Oi investiu R$ 33 milhões no Ceará no primeiro trimestre de 2014. A operadora está priorizando investimentos em suas redes de telecomunicações, com foco no tripé Operações, Engenharia e TI, para melhoria da qualidade do serviço aos clientes em todas as regiões.  A Oi é líder em market share na banda larga fixa no Ceará, com 44,3% do mercado, e tem no estado a maior velocidade instantânea do serviço, segundo o último levantamento divulgado pela Anatel (março/2014).

A companhia é também a operadora com maior ganho líquido de clientes pós-pagos no acumulado dos últimos doze meses, com um aumento da base de clientes de 23,2% no mesmo período, e tem a maior a participação no mercado de telefonia móvel na Grande Fortaleza, com mais de 47% de market share.

Zainal Bava, presidente da Oi, em Fortaleza

 
           A Oi tem investido fortemente na expansão de sua rede local. Em 2013, a companhia instalou mais de 26,9 mil portas de acesso à internet banda larga no Ceará. O ritmo se intensificou esse ano, e já nos primeiros quatro meses de 2014 foram instaladas mais de 5,5 mil portas. Também foram  implantados 219 novos sites 2G, 3G e 4G de janeiro de 2013 até abril deste ano. Os sites são os locais onde ficam as antenas que realizam a transmissão do sinal do telefone celular.

29,05.2014

Livro “O Brasil que queremos....”


A escritora Laudecy Ferreira e o Lar Amigos de Jesus convidam para o lançamento do Livro “O Brasil      que temos, o Brasil que queremos – Manual do Fazedorismo”.

         O evento acontecerá no Lar Amigos de Jesus, dia 31 de maio de 2014, às 18 horas, a Rua Ildefonso Albano, 3052, Bairro Joaquim Távora, esquina com a Rua Soriano Albuquerque, em Fortaleza (CE)


Irmã Conceição e seus abrigados

        A participação de todos  é fundamental para que o evento seja um sucesso! Convidam a   Irmã Maria da Conceição Dias de Albuquerque,   presidente do Lar Amigos de Jesus,  e  a escritora Laudecy Ferreira.   

29.05.2014


Exames na Aliança Francesa


As inscrições para os exames Delf (Diploma de Estudos em Língua Francesa)  e Dalf (Diploma Aprofundado de Língua Francesa), que serão realizados na Aliança Francesa Fortaleza em agosto, vão até a próxima sexta-feira (30 de maio).
          Os interessados devem procurar a Secretaria ou ligar para (85) 3244.7887 / 3048.9150. E lembre-se: a Secretaria funciona das 8h às 12h e das 13h30 às 19h30 (de segunda a quinta) e das 8h às 12h (sextas).

29.05.2014

Oficina une literatura e bordado para
homenagear  Moreira Campos

Escritor Moreira Campos


A oficina Bordando a Literatura, a ser ministrada pela Profª Elizabeth Ziani, é um convite para "uma viagem bordada pela literatura de Moreira Campos". Aberta ao público em geral, será realizada de 2 a 6 de junho, das 9h às 11h30min, na Biblioteca de Ciências Humanas da UFC, no Campus do Benfica. A iniciativa é do Acervo do Escritor Cearense e da Biblioteca, coordenado pela Profª Neuma Cavalcante, e da Biblioteca de Ciências Humanas. Objetiva celebrar o centenário de nascimento do escritor Moreira Campos (1914-1994).

 
 

Lídia Barroso, colaboradora do Acervo e integrante da comissão organizadora da oficina, explica que as inscrições estão abertas até o preenchimento das 30 vagas. O interessado deve enviar nome e contato telefônico para o e-mail: acervodoescritorcearense@gmail.com. Para participar, basta gostar de bordar ou ter afinidade com desenho, mesmo que não tenha muita habilidade. Antes da oficina, a comissão enviará, para os inscritos, uma série de contos do escritor Moreira Campos como fonte de inspiração para os bordados.

SOBRE ELIZABETH ZIANI – Criadora do projeto Bordando a Literatura, ela é doutoranda na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa, na Universidade de São Paulo (USP). Idealizou o projeto Memória Viva, com desdobramentos em São Paulo e Minas Gerais (Memória Viva do Sertão, Memória Viva do Morro, Memória Viva da Estação). Desde 1997 participa das Semanas Culturais em Cordisburgo (cidade natal do escritor João Guimarães Rosa), Morro da Garça e Andrequicé (MG), ministrando oficinas e cursos. Participa também do Teia de Aranha, grupo de bordadeiras de São Paulo.

29.05.2014


CURTAS SOCIAIS



Maia Júnior e Ivana com amigos em um casamento

*O brinde pela idade nova do ex-vice-governador Maia Júnior aconteceu na Provence, na França. Ele ao lado da sua Ivana e de familiares.

*Dulce Freitas também teve o seu aniversário brindado pela lista afetiva.

*Neste dia 29 os abraços vão para Arialdo Pinho, o super secretário do governador Cid.

Arialdo Pinho, aniversariante


*Adeildo Lima e Wilma Nobre marcam o calendário nesta sexta-feira, 30.

*Aconteceu  na Avenida Santos Dumont, 1912,  o 12º Encontro de Mulheres Empreendedoras do Ceará. Stelinha Salles entre as articuladoras.

*“Constelações Familiares e Organizacionais” é o nome do evento que o especialista Evandro Moreira está organizando para acontecer segunda-feira, 2 de junho, de 19h30 às 22 horas, no Instituto Roda da Vida, em Fortaleza. Informações: 3055.5029 – 9924.3291.

*Por hoje contei. Até amanhã.