29.05.2014

Nearco Araújo e suas velas e veleiros

Mestre Nearco


          O arquiteto e artista plástico Nearco Araújo lançará nesta quinta-feira (29), às 19h, no Museu de Arte da UFC, o livro Ventos, velas e veleiros, que reúne um conjunto de obras sobre o universo das embarcações cearenses, uma das manifestações mais importantes e diversificadas da nossa cultura material e imaterial. Com pesquisa e texto do arquiteto e urbanista Romeu Duarte Júnior, professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC, a publicação valoriza o tradicional acervo naval cearense. Ao mesmo tempo, registra a trajetória de 78 anos de vida e mais de 50 anos de trabalho, investigação e estudos de Nearco Araújo.


Editado pela Modo Maior, o livro tem 108 páginas e desenhos que traduzem o segredo de ver e representar do artista, em uma homenagem aos jangadeiros, pescadores e operários cearenses. "A vida é sempre possível, mesmo teimosamente. Sou artesão no risco das coisas simples", revela Nearco.


Até o dia 29 de junho, o Museu de Arte da UFC (MAUC) realiza exposição aberta ao público, com desenhos do artista que estarão no livro, com visitação em horário comercial. A obra, que tem projeto gráfico, capa, diagramação e tratamento de imagens de Henrique Baima, será apresentada pelo arquiteto Romeu Duarte e haverá, no lançamento, participação da banda Navale durante o coquetel. O MAUC fica na Av. da Universidade, 2854 – Bairro Benfica.

 O AUTOR – Nearco Barroso Guedes Araújo é natural de Manacapuru, Amazonas. Nascido em 8 de setembro de 1936, chega ao Ceará na década de 1950. É graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFC desde 1971. Participou de 17 exposições individuais e 40 coletivas, obtendo 12 prêmios nacionais e um prêmio internacional. Em 1969, antes de se graduar em Arquitetura, recebeu a Medalha de Ouro da Bienal Internacional de São Paulo, concedida a um projeto elaborado por um grupo de estudantes do Curso de Arquitetura da UFC, do qual fazia parte.

Entre pinturas e desenhos, diversos de seus trabalhos compõem coleções públicas e privadas no Brasil e no exterior. Nearco Araújo também realizou trabalhos como consultor de projetos de arquitetura e artes visuais.

(Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC).

Nenhum comentário:

Postar um comentário